Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Terminal de Cruzeiros de Leixões em destaque na Lituânia

24 Agosto 2016

Obra arquitetónica premiada nacional e internacionalmente, o Terminal de Cruzeiros de Leixões tem sido notícia um pouco por todo o mundo, merecendo uma especial atenção por parte da imprensa internacional especializada.

Da Lituânia chega-nos um artigo na revista “Centras” dedicado ao Terminal de Cruzeiros de Leixões.

A “Centras” é uma importante publicação mensal da área da arquitetura e do design, distribuída por vários países do leste europeu.

O Terminal de Cruzeiros, inaugurado em 2015, é já uma referência na paisagem da Costa Atlântica, um espaço de investigação e divulgação científica e de dinamização turística, considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pela Seatrade Awards 2015. Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros foi também considerado o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística.

O Terminal de Cruzeiros de Leixões está agora nomeado para o prémio “World Building of the Year 2016” e é o único projeto português numa lista de 343 candidatos de 58 países.

O Terminal de Cruzeiros concorre com 11 projetos na categoria “Uso Misto”.

O anúncio dos vendedores será feito em Berlim, no World Architecture Festival que decorre de 16 a 18 de novembro.

O Terminal de Cruzeiros, no valor de 50 milhões de euros, foi co-financiado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Além de um novo cais, a obra envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade.

Uma das grandes valências do novo edifício é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto. A gestão dos gabinetes e laboratórios experimentais está a cargo do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

1
2
3