Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Lenda das Fanecas dos três F’s

A fama e arte de cozinhar bom peixe em Matosinhos, já vem de tempos bem remotos.

Em 1832, D. Pedro IV e suas tropas liberais, desembarcaram em Pampelido, no areal da praia dos Ladrões, hoje conhecida como praia da Memória, em Perafita, para lutarem contra o regime absolutista, em Portugal.

Esfomeado, D. Pedro procura uma taberna local, onde o único petisco servido era o peixe dos 3 fff, segundo o taberneiro, as Fanecas dos três F’s – Fanecas Frescas e Fritas.

D. Pedro IV delicia-se com o manjar, mas não tenciona pagar a despesa, dizendo ao taberneiro, que o confunde com um oficial do exército, para acrescentar mais um F ao seu peixe - Fanecas Frescas, Fritas e… Fiadas.

Furioso, mas receoso do suposto oficial, o taberneiro diz-lhe que teria de pagar da próxima vez que lá passasse. No entanto, D. Pedro IV estava apenas a divertir-se com o taberneiro e paga-lhe nesse mesmo dia, oferecendo-lhe duas peças de ouro para o taberneiro comprar uns brincos para a sua noiva.

No dia seguinte, as tropas de D. Pedro iniciaram a marcha em direcção à cidade do Porto e o taberneiro assistiu ao desfile das tropas descobrindo que o oficial que servira era D. Pedro IV,

A partir desse momento e em sua honra, o taberneiro adotou como slogan o dito de el-rei – “Fanecas Frescas, Fritas e… Fiadas”.
Hoje, não serão fiadas, mas são frescas e habilidosamente cozinhadas as fanecas e todas as maravilhas do mar servidas em Matosinhos.


imagem