Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Setor Cultural e Criativo de Matosinhos

Matosinhos aposta de forma consistente no setor cultural e criativo, por via de eventos de grande escala e equipamentos, com destaque para a literatura, o design/arquitetura e a música.

 


 

LITERATURA

Biblioteca-modified

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

O atual edifício da Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi inaugurado em 2005 com projeto da autoria do arquiteto Alcino Coutinho e o efeito visual de suspensão é uma das principais caraterísticas estéticas do edifício. Com 90000 documentos disponíveis ao público, o acervo da biblioteca inclui obras que cobrem todas as áreas do conhecimento, da literatura clássica às últimas novidades, passando pelas ciências ou obras destinadas ao público infantil. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca (BMFE) integra a Rede Nacional de Leitura Pública, é o eixo principal da rede concelhia, onde se incluem a Biblioteca Anexa de S. Mamede de Infesta (BASMI) e a Biblioteca Itinerante, a qual leva os livros e a leitura aos “recantos” do concelho.

LeV – Literatura em Viagem

O festival LEV – Literatura em Viagem acontece na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional para vários dias de conversas, conferências, concertos e exposições.

Encontro de Escritores Matosinhenses

Inserido nas festas de Senhor de Matosinhos, o Encontro de Escritores Matosinhenses celebra e reconhece as raízes da terra e a sua ligação ao mar, tão gloriosa quanto trágica.

Salvé a Língua de Camões

Um dos vários projetos desenvolvidos pela Câmara Municipal de Matosinhos é Salvé a Língua Portuguesa, com fim a difundir a língua portuguesa, especialmente em guiões teatrais e na dramatologia.

Feira do Livro Municipal

A Feira do Livro Municipal acontece em três espaços do concelho, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, no MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos e na Galeria Municipal. Nesta feira os visitantes terão disponíveis uma grande variedade de obras editadas, coeditadas ou adquiridas pela Câmara de Matosinhos nas áreas da literatura, artes plásticas e património que têm como objetivo divulgar e promover o concelho, a sua riqueza histórica, cultural e as suas gentes.

Festa da Poesia

Com data que celebra o dia do nascimento e da morte da poetisa Florbela Espanca (8 de dezembro), a Festa da Poesia é um evento anual de participação gratuita criado para homenagear a poesia portuguesa e, desta forma, despertar interesse pela literatura no público.

 


 

DESIGN

CasaDesign-modified

Casa do Design

Proveniente de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD IDEA, a Casa do Design é um espaço expositivo e investigativo de design e arte onde o dinamismo e a reflexão permanecem e que faz parte de uma rede de equipamentos.

QUADRA, Incubadora do Design

QUADRA, Incubadora de Design é uma associação e estrutura de incubação sem fins lucrativos realizada no Mercado Municipal de Matosinhos, com o apoio da ESAD e da Câmara Municipal, com fim a desenvolver, investigar e promover diversos projetos criativos e culturais.

Casa da Arquitectura-modified

Casa da Arquitetura

A Casa da Arquitetura é uma associação sem fins lucrativos que se foca em preservar os traços icónicos da arquitetura contemporânea e divulgá-la a nível nacional e internacional.

Porto Design Bienalle

A Porto Design Biennale, organizada pela ESAD, tem desenvolvido mais de 300 projetos entre exposições, conferências, workshops e publicações e captado mais de 50.000 pessoas. Em 2023, a 3ª edição, é dedicada à temática da Água.

OPEN HOUSE

Open House Porto é organizada pela Casa da Arquitetura em Matosinhos e integra-se na iniciativa internacional Open House Worldwide, que reúne dezenas de voluntários e milhares de visitantes num pograma de visitas excecionais e edifícios emblemáticos.

Semana do Design Social

Integrada no programa da Pós-Graduação em Design para o Impacto Social da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Semana do Design Social tem como objetivo, a partir de conferências e workshops, fazer todos os participantes refletir sobre o impacto do design na sociedade e sobre como este pode impulsionar o crescimento económico e social no país.

 


 

MÚSICA

CARA, Centro de Alto Rendimento Artístico

Com fim a vincar a prevalência da música na região, a OJM – Orquestra Jazz de Matosinhos (uma instituição que visa divulgar a música jazz e a formação desta entre as camadas jovens) cria o CARA, Centro de Alto Rendimento Artístico, no quarteirão da Real Venícola. Este tem três papéis: estúdio de gravação, espaço performativo e estrutura de investigação. O CARA procura novos usos de tecnologia que levarão à excelência artística, assim como acolhe e nutre novos paradigmas da educação musical para a desenvolver e dinamizar.

Matosinhos em Jazz

Promovido pelo Município, o evento Matosinhos em Jazz acontece no Jardim Basílio Teles e traz à cidade alguns dos grandes nomes da música internacional e nacional.

Festival Maracujália

A partir do Terminal de Cruzeiros de Leixões, um dos edifícios mais emblemáticos do país, Matosinhos acolheu o Festival Maracujália em 2022, um evento cultural que une a diversidade através da música, da arte, do cinema, de debates e da moda.

 


 

ARTS AND CRAFTS

Juntos Pel’Arte

Realizado na biblioteca municipal, no Salão Nobre e no parque Basílio Teles, Juntos Pel’Arte é um evento cuja programação inclui exposições, espetáculos, workshops, ateliers e concertos que visam chamar a atenção das crianças e cultivar o seu lado artítico e criativo.

Arte Fora do Sítio

Arte Fora do Sítio é um aglomerado de diversas formas de arte que une pessoas de diferentes grupos demográficos através da criatividade e liberdade de expressão.

FAMA – Feira de Artesanato

FAMA – Feira de Artesanato é um evento que decorre duas vezes por ano em conjunto com as festas do Senhor de Matosinhos e é uma excelente oportunidade para conhecer o talento do povo matosinhense enquanto se aproveitam as festividades.

 


 

CINEMA

CI GA – MOSTRA DE CINEMA GASTRONÓMICO

O CIGA é um evento único que une cinema e gastronomia. Num período de quatro dias, o Mercado de Matosinhos transforma-se numa mistura de sala de cinema e restaurante, onde o público tem a oportunidade de ver filmes relacionados com a gastronomia enquanto são servidos os mesmos pratos que vão aparecendo no ecrã.

Festival de Cinema Aventura

Também na área do cinema e no Mercado de Matosinhos decorre o Festival de Cinema Aventura. Este festival, uma coprodução entre a agência de viagens Nomad e a Câmara Municipal de Matosinhos, dura três noites e passa mais de vinte e cinco filmes sobre aventuras entusiasmantes e viagens inspiradoras. O formato de vídeo é visto como uma ponte entre culturas e pretende inspirar à proteção do planeta e dos recursos e vida à nossa volta.

 


 

MEDIA ARTS

ESAD (Escola Superior de Arte e Design) – Curso de Media Arts

Matosinhos traz a oportunidade da formação em Media Arts a partir do curso de Artes Digitais e Multimédia (licenciatura, mestrado e pós-graduação) da Escola Superior de Arte e Design (ESAD). Com mais de cinquenta vagas disponíveis por ano, este curso compele à formação profissional da área que leva, consequencialmente, ao maior número de profissionais na área que poderão, no futuro, levar a cidade e o país mais avante.

 


 

OUTRAS INFRAESTRUTURAS CULTURAIS E CRIATIVAS

MUMMA-modified

MuMMa

A magia do Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa) começa logo nas suas instalações – o Palacete Visconde de Trevões. Em tempos casa, escola, biblioteca, entre outros, o edifício mantém-se firme e alto desde 1909 e é hoje um ponto de encontro entre o passado e o presente. A sua inauguração como museu foca-se especialmente nas pessoas de Matosinhos e convida os seus visitantes a fazer parte do povo que fez crescer a região a partir de uma experiência interativa, com serviços educativos e salas de exposição temáticas.

O MuMMa (Museu da Memória de Matosinhos) terminou o primeiro ano de atividade, 2022, com o registo de mais de 12.000 visitantes. Ao longo do ano foram realizadas neste espaço 199 atividades regulares, que contaram com a participação de 4.199 pessoas.

MuseuQuintaSantiago-modified

Museu da Quinta de Santiago

Originalmente uma residência construída em 1896, o Museu da Quinta de Santiago foi, a 1996, inaugurado e é, hoje, considerado como uma prova das transformações urbanísticas por que passou Matosinhos no final do século XIX. Constituído por três edifícios – a Casa do Bosque, o Espaço Irene Vilar e o Museu em si – o Museu da Quinta de Santiago faz parte da Rede de Museus de Matosinhos (MuMa) e acolhe vários eventos da cidade, como a Feira do Livro.

A Câmara Municipal de Matosinhos promoveu 9 grandes momentos que contaram com a participação de 4 716 pessoas no Museu da Quinta de Santiago.

NERY-modified

Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Inaugurado a 10 de Junho de 1906, foi mandado edificar por um pedreiro, retornado do Brasil e que participou também da construção do porto de Leixões. Durante décadas foi a mais importante sala de espetáculos de Matosinhos. Em 2001 foi adquirido pela Câmara Municipal e desde então apresenta uma programação diversificada.

No teatro municipal durante o ano de 2022 foram realizados 62 eventos e o número de participantes presenciais foi de 11.346.

Biblioteca-modified

Galeria Municipal

Localizada na Avenida Afonso Henriques, a Galeria Municipal é um projeto inaugurado em 2005 pela Autarquia de Matosinhos que procura divulgar os vários ramos da arte contemporânea portuguesa como a pintura, a escultura, o design, a fotografia, entre outros. O seu objetivo é avançar o enriquecimento da coleção municipal da arte a partir da exposição de vários projetos contemporâneos artísticos.

Em 2022, a Galeria Municipal acolheu 14 exposições, visitadas por 17911 pessoas.

Museu2-modified

MuMa – Rede de Museus de Matosinhos

No centro de quase todas as infraestruturas culturais e criativas da cidade está a MuMa – a Rede de Museus de Matosinhos. Constituída por catorze museus e núcleos museológicos, esta rede congrega e dinamiza os museus no território e oferece uma maior divulgação destes, postando horários mensais e oportunidades de serviços educativos, pois reconhece a imprescindibilidade destes na dinamização das comunidades.

2