Inclusão e sustentabilidade
Matosinhos é uma cidade vibrante que prima pela diversidade e criatividade na sua abordagem à educação e cultura. Com uma política cultural abrangente, a cidade promove a inclusão por meio de uma ampla gama de expressões artísticas e culturais, criando oportunidades para todos, independentemente da idade ou do background.
Iniciativas como o evento "Conservar Afetos Femininos" destacam o nosso compromisso com a inclusão. Este evento, focado em mulheres entre 45 e 75 anos que trabalharam no setor da pesca e indústria conserveira, promove o fortalecimento do sentimento de comunidade, partilha de experiências e a mitigação de situações de vulnerabilidade.
Além disso, a iniciativa "Mercado Solidário" sublinha o nosso compromisso com a responsabilidade social, proporcionando acesso a alimentos para famílias carenciadas e incentivando a responsabilidade social dos operadores dos mercados municipais.
Como cidade educadora, Matosinhos também se preocupa com a integração de todos na sociedade. O programa "Matosinhos à volta da Mesa", promovido pela ADEIMA, utiliza a gastronomia como um meio de promoção de hábitos de vida saudáveis e inclusão social, convidando pessoas de diferentes nacionalidades para compartilhar os pratos típicos de seus países.
Na mesma linha, o Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC) demonstra a dedicação da cidade à inclusão, através do desenvolvimento de competências parentais e da promoção de uma alimentação saudável.
Com estas ações, Matosinhos está determinada a construir uma comunidade criativa e inclusiva que celebre a diversidade e promova a sustentabilidade.