Infográficos
O município de Matosinhos desenvolveu um processo participativo e envolvente, que mobilizou os principais intervenientes da comunidade numa reflexão sobre o presente e futuro do setor gastronómico local. Participaram através de entrevistas ou em grupo dezenas de representantes do ecossistema económico e criativo de Matosinhos.
Este projeto colaborativo é parte de uma estratégia maior para impulsionar não só a gastronomia, mas também o turismo, setores fundamentais na economia de Matosinhos.
Deste debate surgiram vários contributos de grande valor para a sustentabilidade e desenvolvimento do setor gastronómico e turístico de Matosinhos como, a título de exemplo, a criação de uma "identidade alimentar" única, valorizando tanto os processos de produção tradicionais e os produtos locais. Tal identidade irá capitalizar a proximidade aos produtores locais, e sublinhar a autenticidade, rastreabilidade e práticas sustentáveis que a realidade de Matosinhos proporciona, numa tendência que acompanha a crescente exigência internacional por transparência e sustentabilidade na indústria alimentar.
Com vista a fomentar a inovação e a excelência na gastronomia, foi sugerida uma forte aposta na oferta formativa local, diversificada e orientada para a qualificação em áreas como o serviço a cliente e a sustentabilidade.
Foi ainda proposta a criação de um "selo" que certifique a origem local dos produtos, assim como uma chancela que identifique pratos típicos locais e da região.
Do lado dos desafios identificados, destaca-se a necessidade de melhorar as acessibilidades e a ligação a cidades vizinhas, como o Porto, com vista a atrair mais turismo. Foi igualmente enfatizada a importância de investimento em infraestruturas de apoio, melhoramento do ambiente urbano, e a formação de empresários do setor de restauração para aprimorar a apresentação dos serviços e espaços.
A realização de eventos e festivais gastronómicos, bem como a valorização de pratos antigos e produtos distintivos, como as conservas, foram identificados como uma aposta a manter e desenvolver.
O município continuará a desenvolver as suas políticas de promoção económica e turística sempre em estreita colaboração com os representantes do setor, garantindo o sucesso destas atividades de que dependem centenas de empresas e milhares de trabalhadores que suportam a atividade turística em Matosinhos.