Projetos Locais
A ACADEMIA DE GASTRONOMIA tem como objetivo de capacitar os técnicos e gestores do setor da restauração, os produtores agrícolas, de aquacultura e das pescas e a população vulnerável em idade ativa. A Academia irá atuar em três vertentes: na capacitação da população em idade ativa em situação de desemprego ou com baixas qualificações de modo a integrá-los no mercado de trabalho; na capacitação dos agentes económicos do setor alimentar para efetuarem a transição verde, digital e qualificarem serviços; e, por fim, na troca de know-how e fortalecimento das relações entre produtores e restauração. Espera-se robustecer o profissionalismo, a qualidade do serviço e sustentabilidade do setor.
Alinhamento: Projeto em linha com Farm to Fork, Acordo Verde Europeu e ODS 2, 8, 10, 12 e 17. |
FOOD-CARE é um programa de literacia alimentar que pretende educar para hábitos alimentares mais saudáveis. O projeto é destinado à comunidade escolar, estudantes (em particular, os que estão em risco de abandono escolar), famílias (em particular, as que estão no limiar da pobreza) e comunidades imigrantes.
As ações serão conduzidas por nutricionistas, chefs, operadores do mercado, pescadores e agricultores e consistem na troca de conhecimento entre agentes do setor e públicos de várias gerações, de modo a promover a alimentação saudável e sazonal (ODS 3, 4), a inserção de alimentos locais, nomeadamente comida do mar, nas ementas locais (ODS 12), a redução do desperdício alimentar (ODS 12) e boas práticas ambientais (ODS 13), a interculturalidade e respeito pela diferença (ODS 11). Para esse efeito, serão desenvolvidos recursos pedagógicos, como um website, vídeos, podcasts, jogos, visitas aos mercados de peixe, conserveiras e hortas. Estes recursos pedagógicos serão criados em colaboração com designers, ilustradores, fotográfos e outros criativos para promover o cruzamento com outras disciplinas criativas que têm maior potencial de comunicar a gastronomia e literacia alimentar junto das comunidades abrangidas.
Alinhamento: O projeto segue as orientações do Farm to Fork e Agenda 2030. |
SEA OF CULTURE é um evento de celebração da gastronomia de Matosinhos e da sua relação intrínseca com o mar, promovendo ativamente a restauração local através de rotas gastronómicas, menus especiais com produtos locais e eventos exclusivos com chefs. Além disso, o projeto prevê a documentação e narração da história gastronómica de Matosinhos, traduzida numa publicação/exposição dedicada aos produtos, receitas e espaços de usufruto, cruzando a gastronomia com a Literatura e o Design.
Neste evento, chefs serão convidados a trabalhar com outros agentes do setor como profissionais da pesca ou da indústria das conservas, bem como com artistas contemporâneos, sendo desafiados a criar verdadeiras obras de arte comestíveis. Ao juntar gastronomia e arte contemporânea, promove a inovação e a criatividade, estimulando a experimentação e a colaboração entre chefs e artistas.
O evento decorrerá enquanto ação de rua paralela à iniciativa “Oceans Future Summit” (ver 11.2).
Alinhamento: O projeto contribui ativamente para a notoriedade gastronómica do destino e para exemplificar modelos responsáveis de consumo (ODS 12). Relação com outros campos criativos: Literatura e Design |