Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Sugestoes 21 22set 1 980 2500
18 Setembro 2019

Mesmo no fim do verão em Matosinhos não falta animação! Veja aqui algumas das muitas sugestões para este fim de semana.

Porto Design Biennale – Matosinhos e Porto
A Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. A primeira edição decorrerá entre setembro e dezembro de 2019 em diversos locais das cidades de Matosinhos e do Porto. Em torno do tema Post Millennium Tension, a programação da PDB’19 propõe uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. Promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos, é organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.
Programa completo em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5104 
Inauguração: 19 de setembro, pelas 15h00, na Casa do Design em Matosinhos e pelas 22h00, na Galeria Municipal do Porto
Quando: de 19 setembro a 8 de dezembro
Onde: Matosinhos e Porto

Arte fora do Sítio – Praça Guilherme Pinto - Matosinhos
Música, artes circenses, dança, graffiti, desporto, animação de rua e solidariedade – a décima quarta edição do festival Arte Fora do Sítio volta a trazer para a rua o resultado do trabalho artístico dinamizado ao longo de todo o ano pelas associações locais com os jovens do concelho de Matosinhos. Nos dias 28 e 29 de setembro (NOVAS DATAS), a Praça Guilherme Pinto acolherá um evento que, de um modo informal, reúne milhares de pessoas e celebra o culto das artes.
Ginastas, mimos, equilibristas, poetas, bailarinos e músicos – todos estão convocados para a grande festa da cultura informal de Matosinhos. A participação e entrada no evento é livre.
Mais informação em:
Quando: 28 (sábado, 14h30 - 20h00) e 29 (domingo, 14h30 - 19h00) de setembro
Onde: Praça Guilherme Pinto, Matosinhos

“A matança ritual de Gorge Mastromas” (M/14) de Dennis Kelly – Teatro Municipal Constantino Nery
Tiago Guedes regressa a Dennis Kelly, o dramaturgo britânico com quem já foi feliz na descida vertiginosa aos infernos da complexidade humana. Depois de órfãos, o realizador e encenador aborda agora A Matança Ritual de Gorge Mastromas, texto de 2013 sobre a banalidade do mal na pessoa do homem que a peça de Kelly escrutina em retrospetiva: "A existência não é aquilo que até este momento pensaste que era. Não é honesta, não é gentil, não é justa. A maior parte do mundo não faz ideia disso, acreditam em Deus, ou no paizinho ou em Marx ou na mão invisível do mercado ou em honestidade ou bondade. Atravessam a vida, de olhos fechados, a levar porrada e ser lixados. Ele é assim. Tu és assim. Mas uma ínfima parte de nós, chamemo-nos a resistência, sabemos a verdadeira natureza da vida. É-nos dado o mundo. Somos poderosos e ricos e temos tudo, porque faremos tudo o que for preciso.”
Encenação Tiago Guedes
Texto original Dennis Kelly
Elenco - António Fonseca, Beatriz Maia, Bruno Nogueira, Inês Rosado, José Neves, Luís Araújo, Rita Cabaço
Cenário Fernando Ribeiro com assistência de Carolina Caetano e montagem de João Teixeira
Desenho de luz Nuno Meira com assistência de Manuel Abrantes
Sonoplastia João Pratas
Figurinos Ângela Rocha
Coordenação de produção Manuel Poças
Assistência de encenação Sara Inês Gigante
Coprodução TNDM II, Pueblozito, Teatro Viriato
Apoio Decenio
Duração - 135’ aproximadamente
Maiores de 14
Preço dos bilhetes 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.
Quando: 19 e 20 de setembro, pelas 21h30
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

"Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses” - Real Vinícola
Um ano depois de se ter mudado para um novo espaço na renovada Real Vinícola em Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos volta a abrir as portas para celebrar com o público esta mudança tão desejada ao longo dos 22 anos de percurso.
O 1.º aniversário do novo estúdio da OJM na Real Vinícola vai ser celebrado ao som de "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses" no próximo dia 21 de setembro, pelas 22h00, e com entrada livre.
Este concerto, estreado em abril no âmbito da exposição "Infinito Vão – 90 anos de Arquitectura Brasileira", em parceria com a Casa da Arquitectura, conta com curadoria do musicólogo brasileiro Zuza Homem de Mello e tem como convidado o baterista gaúcho Kiko Freitas.
Uma oportunidade singular para ouvir o repertório conhecido da história da música brasileira, com arranjos específicos, que serão interpretados pelos músicos da OJM e o baterista Kiko Freitas, dirigidos por Pedro Guedes.
Pixinguinha, António Carlos Jobim, João Bosco, Dorival Caymmi, Moacir Santos e Nelson Ayres são alguns dos compositores que vão ser revisitados ao vivo em clássicos como "Carinhoso", "Corcovado", "Nanã", "Linha de Passe", "Canto prá Nanã" e "Organdi e Gomalina".
Mais informação em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5143 
Quando: 21 de setembro, pelas 22h00
Onde: Real Vinícola, Matosinhos

Exposição FRONTIERE – Expressões do Design Contemporâneo – Casa do Design
A exposição Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano. Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.
A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.
De novos materiais e consequentes aplicações, até novos projetos de reciclagem, baseados numa ideia diferente de cultura material, ainda hoje muito ligada à necessidade exacerbada de consumo, estes projetos aspiram uma proposta regenerativa capaz de introduzir mudanças e produzir ações e objetos duráveis.
Quando: 19 de setembro a 8 de dezembro
Onde: Casa do Design

Exposição “into de PURE” de Renata Carneiro - Biblioteca Municipal Florbela Espanca
“Into the Pure é uma exposição que pela sua composição cromática quer simbolizar o que de mais puro e angelical há. Tons claros: branco fresco, cinza claro, rosa pálidos vão ao encontro do mais inocente.
São luzes, são flores. Natureza efémera, Natureza humana.
E esta simbiose entre o efémero e a necessidade do perpétuo, entre o amor e a saudade, entre a ânsia e a vontade culminam na imagem, numa necessidade de libertação para colmatar o vazio.” Renata Carneiro
A exposição estará patente ao público até dia 19 de outubro de 2019.
Quando: de 14 de setembro a 19 de outubro de 2019 | horário da biblioteca: Seg. a sexta: 9h30 - 19h00; Sáb.: 9h30 - 12h30 | 13h30 - 17h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Põe-te a mexer nas Praças e Jardins – Leça do Balio / Santa Cruz do Bispo
O Põe-te a Mexer...nas Praças e Jardins está de regresso. Haverá fitness para adultos e crianças, insufláveis para os mais novos, rastreios de saúde e atividades para toda a família, durante o mês de setembro, sábados e domingos, das 10h00 às 12h30 e das 14h31 às 18h00, em diferentes praças e jardins do concelho de Matosinhos.
A participação é gratuita, mas a sua realização está condicionada a imprevistos e dependente das condições meteorológicas.
A organização é da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto, com o apoio da das juntas de freguesia.
Quando: 21 de setembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Onde: Igreja do Padrão, Leça do Balio
Quando: 22 de setembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Onde: Largo da Viscondessa, Santa Cruz do Bispo

Feira dos Golfinhos – Jardim Basílio Teles
Se gosta de colecionismo e de antiguidades, não perca a Feira dos Golfinhos, já neste domingo!
A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês nesse amplo e bem cuidado espaço diante dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. A fama da Feira dos Golfinhos já mereceu destaque, em Londres, na B.B.C.
Quando: ao quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

“Dominguinhos” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em:
https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019 
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping