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Vodafone Rally de Portugal

31 Janeiro 2017

Estudo de impacto económico revela crescimento no que respeita ao retorno para a economia nacional.


Já são conhecidos os números do impacto económico da edição do Vodafone Rally de Portugal do ano passado.

Matosinhos, recorde-se, foi um dos 13 municípios envolvidos na organização da prova, repetindo a experiência este ano. De 18 a 21 de maio, a Exponor acolherá o parque de assistência da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.

Uma equipa composta por elementos das universidades do Algarve e do Minho levou a cabo a realização de inquéritos a adeptos nacionais e estrangeiros que assistiram à prova do ano passado.

Dados divulgados pelo Automóvel Club de Portugal e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal indicam que a edição de 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal gerou um total de 129,3 milhões de euros de retorno para a economia nacional.

Mais de metade desse valor foi despesa direta (alimentação e bebidas, transportes internos e alojamento) total na economia do turismo no Norte de Portugal assegurada por adeptos e equipas: 67,6 milhões de euros, representando mais 2,4 milhões de euros face à edição anterior.

Só o Estado Português arrecadou com o Rally uma receita fiscal bruta de superior a 24 milhões de euros (IVA e ISP).

Quanto a índices de satisfação, 8 em cada 10 adeptos classifica o destino como bom ou muito bom. Nos quatro dias da prova, os adeptos permaneceram em média 3,2 noites e 24,6% prolongaram a sua estada além das três noites.

A nível local, os 13 municípios envolvidos na organização garantiram no conjunto um impacto agregado na ordem dos 49,2 milhões de euros (72,8% do impacto económico direto total do Rally), isto é, cada um dos municípios terá assegurado um retorno económico direto que oscila entre os 413 mil e os 10,1 milhões de euros.

Os restantes municípios da Região Norte garantiram 18,4 milhões de euros de impacto direto (27,2% do total).

O retorno económico da prova através dos Media – impacto indireto – segundo o critério de valor monetário das notícias (AEV) proveniente da exposição nacional e internacional, projeta que o WRC Vodafone Rally de Portugal 2016 gerou um impacto adicional indireto de 61,7milhões de euros. Os principais mercados internacionais alcançados foram França, Espanha, Polónia, Finlândia e Itália.

Só na última década, esta competição gerou 898,9 milhões de euros para a economia nacional.

Em 2017 assinala-se os 50 anos do Rally de Portugal.

Além de Matosinhos, o percurso do Vodafone Rally de Portugal passará pelos municípios de Amarante, Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vieira do Minho.