Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Obras de Siza na lista da UNESCO

31 Maio 2016

Lista de bens inscritos a Património Mundial já foi atualizada.

A Comissão Nacional da UNESCO incluiu as obras arquitetónicas de Álvaro Siza em Portugal, entre as quais a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial.

O processo de atualização da lista, iniciado em finais de 2013, ficou concluído ontem e abrange 22 bens. Além das obras do arquiteto matosinhense, a lista integra um património muito variado como a rota de Fernão de Magalhães, que em 1522 concluiu a primeira viagem de circum-navegação, os caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela, a Fundação Gulbenkian, o Aqueduto das Águas Livres, a Baixa Pombalina, entre outras.

Conduzido pela Comissão Nacional da UNESCO, entidade responsável pelo acompanhamento em Portugal da Convenção da UNESCO para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural, o processo decorreu da recomendação da UNESCO de que as Listas Indicativas dos Estados parte na Convenção do Património Mundial sejam atualizadas a cada 10 anos. As Listas Indicativas constituem um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património Mundial.

Consulte a lista dos 22 bens:
https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/ 

Atualmente as listas indicativas de 175 Estados apresentam no total 1.641 bens que poderão vir a ser inscritos na Lista do Património Mundial. Portugal, com 15 bens inscritos, está entre os 20 países com maior número de classificações.

20070724143716713215
1463046938
DSC_0032