Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

MR DHEO

As minhas visitas

Mr.Dheo esteve sempre ligado à Arte.

Aos três anos de idade começou a copiar frases de jornais e revistas e a desenhar sozinho. Rejeitando sempre qualquer tipo de envolvência a uma escola ou curso de Arte durante a adolescência desenvolveu as suas próprias técnicas, o que lhe permitiu registar uma evolução sem influências diretas.

Como autodidata, o seu primeiro contacto com o graffiti surgiu aos quinze anos e rapidamente os seus desenhos se transformaram em inúmeros estudos de letras. Meses mais tarde fez o primeiro trabalho na rua e foi conhecendo outros artistas com os quais se identificava e que o motivavam a continuar.

Hoje – depois de dezasseis anos de trabalho contínuo – Mr.Dheo já fez intervenções em mais de trinta cidades internacionais. Colabora com conhecidas marcas e empresas internacionais apesar de eleger a rua como o local perfeito para criar. Versátil, dedica-se sobretudo a produções foto realistas que, conjugadas com componentes gráficas, lhe conferem um estilo próprio em constante crescimento e desenvolvimento.

Sobre "Freedom fighter" - “Lutador pela liberdade”

"Guerra. Milhares de vidas que se perdem todos os dias. Ou que nunca mais voltarão a ser as mesmas. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos, numa tristeza angustiante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que lhe espera do outro lado.


Na frente de combate uma réstia de esperança e um exemplo de resistência, de um amor incondicional à pátria e de uma coragem ímpar vinda de quem não teve outro caminho senão ficar e defender o que é seu.

Nenhuma ação política justifica o ataque a alvos civis inocentes. Esta é a minha homenagem a todos os que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo a quem continua no terreno a desafiar o destino. À união de um povo, à defesa da sua honra e à sua resiliência em prol da bandeira. Um apelo para que os valores humanos falem mais alto e para que a paz prevaleça. ”

Na obra predominam as cores frias à esquerda, tonalidades de cinza e preto representando os destroços, as colunas de fumo, o caos. À direita, diferentes graus de saturação e luminosidade de amarelo, laranja e vermelho contrastam com o negro do canto inferior e superior, representando o fogo e a destruição que ocorre neste contexto de guerra.

Vemos casas, prédios esventrados, barricadas feitas com pedras e sacos de areia, dois tanques, entre outros elementos que evocam a situação atual da guerra na Ucrânia. Lê-se a palavra «PEACE» iluminada por uma chama. Está pintada no muro cinzento à esquerda e é preenchida a branco.

A figura central, um homem de costas ajoelhado com os braços esticados, veste as cores da bandeira Ucraniana. Usa calças e casaco com capuz azul e, no meio das costas, o foco principal da obra, pintado a amarelo: o símbolo da paz criado por Gerald Holtom em 1958.

(…) eu que estou ali retratado, precisava daquela expressão, daquela perspetiva do corpo, portanto fui eu o próprio modelo para aplicar aqui.

Procurei que a força fosse exatamente no símbolo que está nas costas dele, nas cores e na própria postura corporal que transmite essa resistência e essa vontade de lutar.(…)”

A assinatura do artista encontra-se a branco, no canto superior direito.

O "Freedom fighter" -"Lutador pela liberdade" está localizado na Rua Roberto Ivens, em Matosinhos Sul, junto à zona das praias e da escultura “She Changes” (a.k.a. Anémona).

Consulte a rota de street art para conhecer mais obras de MR DHEO em Matosinhos.

freedomfighter
2282_1_980_500_1_980_2500
Morada

Av. da Liberdade, 4450-016 Matosinhos, Portugal

Coordenadas
Latitude
41.18088268091944
Longitude
-8.6814683675766
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1538 visualizações

Próximos

Sugestões