Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Centenário de Fernando Távora

Centenário de Fernando Távora
23 Agosto 2023

Exposição a não perder na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Na próxima sexta-feira, a partir das 18h00, a Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugura uma exposição dedicada a Fernando Távora, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do arquiteto.

Trata-se de uma exposição documental com a apresentação de imagens e plantas representativas (integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Matosinhos), dividindo-se em três núcleos distintos: Projetos realizados pelo Arquiteto, Projetos iniciados por Fernando Távora e concluídos por Álvaro Siza Viera, e Projetos não realizados.

Recorde-se que Fernando Távora (Porto, 1923 – Matosinhos, 2005) é um dos pais da “Escola do Porto”. Abraçou uma filosofia construtiva que elevava o papel social da arquitetura e que o tornou mentor de alguns dos arquitetos mais consagrados do panorama português.

Como principal máxima, ambicionava a integração no espaço e o respeito pela paisagem original. Desde cedo despertou para uma forte ligação com a cidade de Matosinhos, que veio a traduzir-se na realização duma série de trabalhos, muitos dos quais realizados em espaços patrimoniais, onde procurou conjugar e aliar a magnificência da sua presença com a inovação do traçado e a adaptabilidade às necessidades.

Destacam-se a recuperação e valorização da Quinta da Conceição (1957) onde integrou na paisagem o pórtico manuelino, a Capela de S. Francisco, o claustro e chafarizes, em sintonia com o novo pavilhão de ténis e a recuperação e adaptação do edifício da Quinta de Santiago em Museu e Centro de Arte de Matosinhos (1996) onde manteve e conjugou harmoniosamente o espírito e ambiência da época (séc. XIX) com as novas funcionalidades, tornando-o num espaço aberto e atraente.

A exposição ficará patente ao público até ao dia 23 setembro, e poderá ser visitada nos seguintes horários: segunda a sexta-feira das 9h às 19h, sábados das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30. Ao domingo, o espaço está encerrado. A entrada é livre.

cmm_fernandotavora_cartaz_1_1250_2500