Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

ARM COLLECTIVE

As minhas visitas

Chart?chst=d map spin&chld=0
armcollective

Sobre a intervenção do ARM COLLECTIVE

Criado em 2005, o ARM Collective surge da colaboração de dois artistas: Miguel Caeiro aka RAM e Gonçalo Ribeiro aka MAR.

Dedicam-se exclusivamente à arte urbana desde 2000 e 2005 respetivamente. Com estilos diferentes (RAM pratica um graffiti freestyler, experimental e psicadélico e MAR trabalha com motivos figurativos surgidos de um imaginário particular), dos ARM COLLECTIVE, podemos conhecer diferentes intervenções em larga escala, caso do Mural em Olaias, realizado a convite do Clube Intercultural Europeu, do Mural dos Lusíadas, um trabalho comissariado a propósito das comemorações dos 20 anos da revista Visão; o Tour Paris 13, organizado pela Galerie Itinerrance, e, em Matosinhos, o Mural no bairro da Biquinha, no âmbito do projeto UP THERE Festival.

Miguel Caeiro - RAM (Rapid Aerosol Movements), denomina-se o primeiro “street artist” português a viver exclusivamente da pintura de murais, há mais de 15 anos. Autodidata, tem trabalhos realizados em mais de três dezenas de países. Nascido em Sintra (1976) começa a pintar ilegalmente nas ruas de Lisboa. O nome foi-lhe cedido: “RAM é um nome que tenho desde pequeno, uma alcunha. Como era rápido a pintar, adoptei também este nome como assinatura, que significa “Rapid Air Movement.” Do seu currículo diferentes experiências: como designer gráfico, formador de Design e Comunicação. Na comunidade, RAM é considerado um writter cuja estética Freestyle experimental e psicadélica se expressa na “nova” arte urbana, diversificada em expressões e cruzamentos artísticos. Quer estejam em murais ou em pranchas de surf, nas suas obras observamos o dinamismo e a fluidez da natureza pela cor.

Gonçalo MAR é licenciado em Design de Moda pela F.A.L. Movido por convicções artísticas, MAR procura evoluir, sempre, com e para o Movimento de Graffiti. Conhecido pelos seus bonecos ou characters, destaca-se pela forma como constrói as suas personagens e ambientes. Nascido em Lisboa (1974) descobriu o giz branco e colorido ainda era um pré-adolescente. É com 12 anos de idade que desenha as primeiras personagens irreais e desassossegadas, gizadas no alcatrão das ruas. Durante a sua licenciatura em Design de Moda, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, concorre a um lugar de desenhador num estúdio de animação, o “MagicToons”. Estávamos em 1998, um período importante para MAR pois é nesse ano que realiza os primeiros graffitis, dando vida a characters únicos, graças à fusão de elementos vindos de universos como o da banda desenhada, da animação, do anime e de outros mais ligados à linguagem e códigos da street art.

Sobre a obra “S/título”, no bairro da Biquinha

Esta pintura de cores fortes e vibrantes, onde predomina o uso do azul, do rosa e do branco, representa uma figura alta e esguia. A figura está curvada, com os pés dentro da água, tendo o corpo manchado de cores e formas difusas desenhadas no seu interior. O seu rosto é enigmático e esconde-se atrás de uma máscara roxa e branca, na qual uma âncora se desenha na testa. O coração é retratado por um barco de papel, o elemento central e de destaque nesta produção, quer pelo uso da cor branca, quer pela tensão superficial representada por linhas circulares, também de cor branca, que percorrem todo o corpo desta figura. Utilizando formas quadradas abertas, o coletivo exibe quatro peixes laranjas com cauda e barbatanas a rosa, motivos que pontuam este Mural: dois pintados na empena e os restantes numa estrutura de apoio, que funciona como anexo do prédio.

Sabia que:

Pode conhecer outras obras dos artistas em Matosinhos, mais concretamente em Leça do Balio, no Mural da Lionesa? RAM é o criador da obra “Rosácea dos tempos”, e MAR o criador da obra “Cayo Carpo”.

ARM COLLECTIVE
Morada

R. Ruy Belo 9, 4450 Matosinhos, Portugal

Coordenadas
Latitude
41.17678050644525
Longitude
-8.670927286148071
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1180 visualizações

Próximos

Sugestões