Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Mosteiro de Leça do Balio

As minhas visitas

Mosteiro de Leça do Balio

Monumento Nacional e marco dos Caminhos de Santiago

Situado em Recarei, junto ao rio Leça e a curta distância do traçado da antiga estrada romana que ligava o Porto a Braga, o Mosteiro de Leça do Balio é um dos mais importantes monumentos históricos e arquitetónicos do norte de Portugal. A sua origem remonta ao século X, assumindo desde cedo um papel central na história religiosa, militar e cultural do território.

Foi nos inícios do século XII que o mosteiro ganhou particular relevância ao tornar-se a primeira sede, em Portugal, da Ordem religiosa-militar dos Cavaleiros Hospitalários, hoje conhecida como Ordem de Malta. A sua localização estratégica fez deste espaço um importante ponto de apoio aos peregrinos que seguiam para Braga e para Santiago de Compostela, integrando-se plenamente nos Caminhos de Santiago.

A igreja atual, reconstruída no início do século XIV, é uma das primeiras grandes edificações góticas do norte do país, representando uma notável transição do estilo românico para o gótico. Destaca-se a imponente torre de traça românica, com cerca de 27 metros de altura, que confere ao conjunto uma presença marcante na paisagem.

O Mosteiro de Leça do Balio foi palco de acontecimentos históricos de grande relevância, entre os quais o casamento, em 1372, do rei D. Fernando com D. Leonor Teles, frequentemente referido como o primeiro casamento verdadeiramente por amor de um monarca português.

No interior, merecem especial atenção o túmulo de Frei João Coelho, Grão-Mestre da Ordem, da autoria de Diogo Pires, o Moço, a arca tumular de Frei Vasques Pimentel, com inscrição latina de carácter biográfico, a pia batismal de 1514 e a rosácea da fachada principal. No exterior, o cruzeiro de 1513 é igualmente um elemento de grande valor artístico e simbólico.

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Leça do Balio é considerado um dos melhores exemplares arquitetónicos do país na transição do românico para o gótico, sendo hoje um local incontornável para quem visita Matosinhos e percorre os Caminhos de Santiago, reunindo património, espiritualidade e história num único espaço.

Morada

Rua do Mosteiro
4465 - 703 Leça do Balio

Coordenadas
Latitude
41.20989338
Longitude
-8.62349510
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1226 visualizações

Próximos

Sugestões