O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
Aproveite o último fim de semana das Festas do Senhor de Matosinhos e usufrua de muito mais que Matosinhos tem para lhe oferecer. Consulte aqui toda a programação para este fim de semana.
![]()
SENHOR DE MATOSINHOS – FESTAS DA CIDADE - MATOSINHOS
A inauguração das iluminações decorativas nas principais artérias que acolhem as Festas da Cidade assinalaram o início de uma das maiores romarias do país.
Ao longo de três semanas, o centro de Matosinhos transformou-se para receber a visita de mais de um milhão de pessoas.
Das farturas, ao fogo dos bonecos, dos carrosséis à Feira da Louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, Feira de Artesanato, ruas decoradas a preceito, nada tem faltado nestas festas do Senhor de Matosinhos.
Exposições, Feira de Artesanato, encontros de coros, arruadas, desfiles de grupos de bombos e de vestidos de chita, altares decorados a preceito na igreja matriz, concertos de bandas filarmónicas e muita música no palco das festas são mais alguns dos pontos altos de um vasto programa que se prolonga até ao dia 11 de junho.
Programação completa: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/senhor-de-matosinhos-17
Quando: 19 de maio a 11 de junho de 2023
Onde: cidade de Matosinhos
![]()
FAMA – FEIRA DE ARTESANATO DE MATOSINHOS – MATOSINHOS
A FaMa regressou a Matosinhos e às Festas do Senhor de Matosinhos. A décima-oitava edição da FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos (Edição Sr. De Matosinhos) decorre até 11 de junho entre o Parque Basílio Teles e a Avenida D. Afonso Henriques.
Até 11 de junho, cerca de 80 artesãos, oriundos de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira, dão a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.
Cestaria, peles, tapeçarias, bijuterias, pinturas em tela e em tecido, filigranas, velas decorativas, perfumes artesanais, cosmética de sal, sabão, cremes e sais de banho, marionetas, fantoches e brinquedos tradicionais são apenas alguns dos artigos que poderão ser vistos nos expositores instalados, mas também a doçaria tradicional, os queijos e os enchidos.
A FaMa estará aberta de segunda a quinta-feira das 16h00 às 23h00, sextas e vésperas de feriado das 16h00 às 24h00, sábados e feriados, das 14h00 às 24h00 e domingos das 14h00 às 23h00. No dia 11 de junho, o horário será das 14h00 às 20h00.
A entrada é livre.
Quando: 19 de maio a 11 de junho de 2023
Onde: Matosinhos
FEIRA DA LOUÇA - JUNTO À IGREJA DO BOM JESUS DE MATOSINHOS
A arte tradicional da olaria faz parte da história da romaria do Senhor de Matosinhos. A Feira da Louça começou a estar associada às festas no século XVIII, passando a integrar a programação apenas no século XX e nem sempre de forma regular. Começou por anteceder a romaria, que tinha apenas quatro dias de duração, permanecendo um ou dois meses.
Da louça para cozinhar ou para decoração, passando pelos brinquedos, a Feira da Louça era o local de abastecimento de muitas famílias da região.
Ao longo de décadas, a louça foi mudando, de origens e de formato, assistindo-se ao aparecimento do vidro, da porcelana, do alumínio e do plástico, que transformaram a atividade. Novos utensílios de cozinha e eletrodomésticos como o micro-ondas, a máquina de lavar a louça ou o congelador, foram surgindo e a loiça de cerâmica foi perdendo a sua funcionalidade em detrimento de outros materiais mais resistentes e mais baratos.
Este ano, como sempre, a Feira da Louça volta a fazer parte da festa, ocupando a zona envolvente da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, o lugar central e de maior prestígio do recinto.
A romaria do Senhor de Matosinhos termina, recorde-se, no próximo dia 11 de junho, mas a feira da Louça, como habitualmente, irá manter-se durante mais uma semana, ou seja, até ao dia 18 de junho.
Quando: até 18 de junho
Onde: junto à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
![]()
"VAMOS AO POTE!" – TEATRO PARA BEBÉS – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
Espetáculo para bebés da companhia “Nuvens De Sonho”, baseado na ligação de três elementos performativos diferentes (teatro, canto e dança).
Sinopse: “Vamos ao Pote?”, disse a mamã. O que é o pote? Só conheço a fraldinha, a chupeta, o pato de borracha… Será que já o vi em algum lado? Será um foguetão? Um animal? Ou será um castelo encantado? A mamã diz que ele é importante, por isso deve ser interessante. Estou curioso para descobrir se esse “Pote” me vai fazer rir!
Texto e encenação - Catarina Santos | Interpretação - Pedro Ferreira e Sofia Abreu | Cenografia - José Luís Pinto e Vitor Hugo Santos | Sonoplastia e Voz - Ricardo Casaleiro | Direção artística, Desenho de luz e Figurinos - Nuvens de Sonho
Classificação etária: dos 3 aos 36 meses, famílias
Quando: 11 de junho, 11h00 e 15h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
MARCHAS SANJOANINAS – SANTA CRUZ DO BISPO, PERAFITA E LAVRA
Nos dias 10, 17 e 24 de junho, pelas 21h00, as freguesias de Santa Cruz do Bispo, Perafita e Lavra encher-se-ão de cor, música e animação, com a edição das Marchas Sanjoaninas. Junte-se à festa!
Quando e onde: 10 de junho, Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo | 17 de junho, Campo de Jogos da Guarda, em Perafita | 24 de junho, Largo Ezequiel Seabra, Lavra
TARDE DE FADOS – JARDIM BASÍLIO TELES
O Jardim Basílio Teles será animado por mais uma tarde de fados, que terá lugar no dia 10 de junho, pelas 15h00, com a participação da Associação Amigos do Fado de Matosinhos.
Quando: 10 junho 15h00
Onde: Jardim Basílio Teles
MOALDE MEDIEVAL – SÃO MAMEDE DE INFESTA
De 8 a 10 de junho, São Mamede de Infesta faz uma viagem até à Idade Média, com a recriação da Feira Medieval, no Parque Urbano, arruadas, música e muita animação.
Consulte o programa em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/moalde-medieval-27
Quando: 8 a 10 de junho de 2023
Onde: Parque Urbano de São Mamede de Infesta
IV TORNEIO DE ROPE SKIPPING - CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS
Algumas centenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico vão participar no próximo sábado, 10 de junho, no IV Torneio de Rope Skipping (salto à corda), que se realiza na Nave Prof. Costa Pereira, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
A participação no torneio foi preparada nas AEC- Atividades de Enriquecimento Curricular de Educação Física e Modalidades Desportivas Locais, no âmbito de uma parceria com a Associação Portuguesa de Rope Skipping para implementação desta modalidade no concelho.
Quando: 10 de junho, 14h00 – 18h00
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
13ª EDIÇÃO DO TORNEIO “A MAGIA DO FUTEBOL DE RUA” - PRAÇA GUILHERME PINTO
A 13.ª edição desta competição, que pretende estimular e enquadrar os jovens segundo outro contexto social e desportivo, o futebol "de outros tempos", é promovida pela Associação de Futebol do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
O torneio arrancou a 3 e terminará a 17 de junho.
Quando: 8 e 10 de junho
Onde: Praça Guilherme Pinto
1º TORNEIO DE FUTSAL SÉRGIO GUERRA - PAVILHÃO DOS FERROVIÁRIOS
De 7 a 10 de junho, o Pavilhão dos Ferroviários, acolhe o 1º Torneio de Futsal Sérgio Guerra.
Organização do G.D. Mini Águias. Apoio da CM Matosinhos e Matosinhos Sport.
Quando: 7 a 10 de junho de 2023
Onde: Pavilhão dos Ferroviários, Guifões
FASE FINAL VOLEIBOL – APURAMENTO CAMPEÃO NACIONAL
Nos próximos dias 9, 10 e 11 de junho, o Colégio Efanor é o anfitrião da fase final do campeonato nacional de infantis em voleibol feminino.
Os clubes estão distribuídos em duas séries e a equipa do PV 2014 Colégio Efanor lutará pelo título de campeão nacional em infantis.
Uma organização do Pavilhão do Colégio Efanor e da Federação Portuguesa de Voleibol e Colégio Efanor que conta com o apoio da Câmara de Matosinhos e Matosinhos Sport.
Quando: 7 a 10 de junho de 2023
Onde: Pavilhão dos Ferroviários
PISCINA DA QUINTA DA CONCEIÇÃO – LEÇA DA PALMEIRA
Depois da Piscina da Marés ter aberto as suas portas à população no passado sábado, é agora a vez na Piscina da Quinta da Conceição. 10 de junho é a data que deverá marcar no seu calendário para início da época balnear nesta piscina de Leça da Palmeira.
A Piscina da Quinta da Conceição é uma obra do Arq. Álvaro Siza Vieira e foi inaugurada em 1965, encontrando-se inserida na Quinta da Conceição, um parque público localizado na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.
Na década de 60, a Quinta foi alvo de importantes melhoramentos coordenados por Fernando Távora, renomado arquiteto do sec. XX, onde se destaca o pavilhão de ténis e a piscina.
Além da piscina, o espaço dispõe de vestiários e balneários e um bar/lounge.
Preço de bilhetes em https://www.matosinhosport.pt/piscinas/bilheteira-online
Quando: 10 de junho
Onde: Leça da Palmeira
MATOSINHOS SURF SCHOOL CUP – COMPETIÇÃO INTER ESCOLAS DE SURF DE MATOSINHOS
Está de regresso a competição Inter Escolas de Surf de Matosinhos!
É já no dia 11 de junho que vai decorrer a primeira prova da segunda edição deste circuito único e inovador, que junta todas as Escolas de Surf que operam no concelho de Matosinhos.
Promovida pelo Município de Matosinhos e organizada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, esta competição será constituída por 4 provas em diversas praias do concelho e com a disputa a decorrer por equipas, em formato estafeta (tag-team).
Quando e Onde:
Calendário das Provas:
Praia do Cabo do Mundo | 11 de junho
Praia Pedras do Corgo | 25 de junho
Praia do Aterro | Data a definir
Praia da Agudela | Data a definir
OPEN NACIONAL DE INICIADOS E SENIORES- CENTRO DE ARTES MARCIAIS E DE COMBATE DE MATOSINHOS
Realizar-se-ão nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Centro de Artes Marciais e de Combate de Matosinhos (Pavilhão da Biquinha), os combates de boxe com
Organização do Arena de Matosinhos. Apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.
Quando: 9 a 11 de junho
Onde: Centro de Artes Marciais e de Combate de Matosinhos (Pavilhão da Biquinha)
![]()
EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DE NÓS” – COLEÇÃO DE MARIA JOSÉ E HÉLDER PACHECO -GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
"Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco" é a exposição integrada e dedicada, este ano, às Festas do Senhor de Matosinhos.
A exposição foi inaugurada na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca , a 27 de maio, revelando ao público um conjunto de cerâmica popular das mais diversas tipologias e origens, com um enquadramento muito peculiar: trata-se da apresentação pública da coleção particular que Maria José e Helder Pacheco foram construindo ao longo dos anos, constituindo dessa forma um testemunho de memória pessoal deste casal, porém, representativo de uma identidade coletiva da tradição de olaria nacional, produzida país fora. Uma coleção representativa de múltiplas tipologias e de vários centros de produção de cerâmica nacional.
Quando: 27 de maio a 19 de agosto | Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00; Sábados das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
![]()
INTERRUPÇÕES E CONTINUIDADES NA COLEÇÃO DE ARTE MUNICIPAL - DÉCADAS DE 30 A 50 - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
Inaugurada a 18 de maio, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museu, a exposição centra-se na coleção de arte da autarquia, especialmente nas obras produzidas entre as décadas de 30 e 50 do séc. XX.
A mostra resulta de um projeto pedagógico da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O desafio lançado pela autarquia aos estudantes da Licenciatura em História da Arte visa permitir um maior contacto e valorização das obras que integram a sua Coleção de Arte.
A exposição conta com espólio artístico, documental e vídeo da autarquia, em que nomes incontornáveis da coleção e da história de arte portuguesa, como Augusto Gomes, Joaquim Lopes, Agostinho Salgado, entre outros, criam esse percurso narrativo entre as interrupções e continuidades que caracterizam as teorias e práticas artísticas de início até meados do século XX.
A exposição pode ser visitada até 17 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 13 e das 15h às 18h.
Quando: 18 de maio a setembro de 2023 | Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS DE MONUMENTOS DE LEÇA DA PALMEIRA, DA AUTORIA DO ARTESÃO LECEIRO JOSÉ OLIVEIRA
No âmbito das festas dos Santos Populares, inaugurou no passado dia 6 de junho, no Museu da Quinta de Santiago, uma exposição de miniaturas de monumentos de Leça da Palmeira, da autoria do artesão leceiro José Oliveira.
As inúmeras capelas de Leça, o Forte de Nossa Senhora das Neves ou o Farol de Leça serão algumas das peças a descobrir nesta mostra, que ficará patente até 2 de julho.
Quando: 6 de junho a 2 de julho
Onde: Museu da Quinta de Santiago
![]()
EXPOSIÇÃO JOSÉ DE LEMOS – CASA DO DESIGN
“A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças.
José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra.
A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas.
Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição que chega agora à Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”.
Mais informações em: https://casa-design.pt/pt
Quando: até 17 de setembro | Horário:2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design, em Matosinhos
![]()
EXPOSIÇÃO “SAPATILHAS: MARCAS PORTUGUESAS DE SAPATILHAS: ENTRE O ESTADO NOVO E O VIRAR DO MILÉNIO” - CASA DO DESIGN
“Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos.
Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo.
Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.
Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados.
Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável.
Próximas conversas:
17 junho, Sábado, 15h30–17h00 – Para uma Ecologia do Design
Quando: de 11 de fevereiro a 27 de agosto de 2023 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design
![]()
EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DA CASCATA DE JOÃO CAFOCA” - MUMMA
30 anos depois, a célebre cascata do leceiro João Cafoca volta a ganhar vida com a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”, no Museu da Memória de Matosinhos.
Trata-se de uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas da Leça da Palmeira de antigamente, que inclui cerca de uma centena de peças e bonecos em madeira e cartão construídos de raiz nos últimos cem anos por três gerações da família Soares, bem como documentos, fotos e vídeos. Um projeto que tem como objetivo (re)visitar antigos usos e costumes leceiros, e dar a conhecer os principais segredos por detrás desta atividade.
João da Silva Ferreira Soares (1927-2006), também conhecido por João “Alfaiate” ou João “Cafoca”, alfaiate, artesão e poeta popular de Leça da Palmeira, cumpria anualmente a tradição de construir cascatas sanjoaninas, maioritariamente na Rua das Icas, no lugar da Amorosa, que fascinaram e alimentaram os sonhos de várias gerações de crianças.
A cascata foi sendo construída de forma mais assídua, entre 1963 e 1994, incorporando ainda elementos anteriormente elaborados pelo seu pai Francisco Ferreira Soares e pelo seu avô João Augusto Ferreira Soares, tornando-se uma referência emblemática na cultura popular de Leça da Palmeira.
O legado familiar destas três gerações de cascateiros, consubstanciado nas centenas de elementos que compunham a cascata, bem como por um registo documental e audiovisual, foi doado pelos descendentes à Autarquia, em 2020.
Após o estudo e inventário deste acervo, o MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos, apresenta a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”.
Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária)
Quando: 20 de maio a 13 de agosto de 2023 | Horário: terça a domingo, incluindo feriados, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas.
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
![]()
EXPOSIÇÃO DE FERNANDO CALHAU – OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
De 27 de maio a 27 de agosto, estará patente, na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição de obras da autoria de Fernando Calhau.
Fernando Calhau foi um artista consagrado que iniciou a sua carreira de artista na gravura, pintura e desenho, e posteriormente à fotografia ao filme e vídeo. Serão apresentadas obras de diferentes períodos da sua carreira de quatro décadas desde 1970 (pintura, desenho, instalação, vídeo…).
Todas as obras pertencem ao espólio de Serralves. Trata-se da primeira mostra individual do artista a expor na Galeria Municipal.
Quando: 27 de maio a 27 de agosto | horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 ás 12h30 e das 14h00 às 17h30 Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
![]()
"PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA
“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma perspetiva mais alargada da sua visão do mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.
Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
Paralelamente a esta, a nave expositiva alberga a Exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha". Com as duas exposições, vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha.”.
Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/
Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA
“A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público a 26 de maio de 2023, às 21h30. A mostra tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura.
Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, a mostra faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
"Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público acompanhada da Exposição "Paulo" na Galeria da Casa. Com as exposições, é lançado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha”.
Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/
Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITETURA
Ao domingo, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.
Quando: Todos os domingos de cada mês
Onde: Casa da Arquitectura
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira
Entrada: 1€
Quando: 2 a 31 de maio | Horário: 3ª a domingo: 10h-13h e 15h-18h
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
![]()
O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
![]()
CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
Durante a Hora do Conto as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.
Quando: sábado às 11h00 ou 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
![]()
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado
Quando: sábados das 8h00 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles
