Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
23 Setembro 2020

Este fim de semana, venha saborear o melhor peixe do mundo e usufrua da programação diversificada que Matosinhos tem para lhe oferecer!

XII Edição dos Fins-de-semana Gastronómicos 2019-2020

O Turismo do Porto e Norte de Portugal E.R, em parceria com os Municípios da Região Norte tem vindo a promover esta iniciativa como evento âncora no âmbito da dinamização do produto estratégico "Gastronomia e vinhos".
Quando: de 25 a 27 de setembro | Refeições desde o jantar de sexta-feira até ao almoço de domingo
Onde: Restaurantes e empreendimentos turísticos de Matosinhos aderentes a esta iniciativa

 

Concerto de Tiago Bettencourt- Teatro Municipal Constantino Nery

Autor de várias composições de referência da nova música portuguesa, foi há mais de dez anos que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, com os Toranja, marcando para sempre o panorama musical português.
A riqueza da simplicidade dos seus poemas e melodias depressa captou a atenção do público com os álbuns "Esquissos" e "Segundo". Temas inesquecíveis como "Carta" e "Laços" são indissociáveis da sua voz marcante. Em 2006 os Toranja anunciam uma pausa prolongada e é então que Tiago Bettencourt parte para o Canadá e tendo como banda de apoio os Mantha, grava o álbum "Jardim" com produção de Howard Billarman (Produtor de “Funeral” dos Arcade Fire), editado em 2007 com êxitos como "Canção Simples", “o Jogo”, “o Lugar” e “o jardim”.
Em 2010, é editado "Em fuga", também com produção de Howard Bilerman, com o single "Só mais uma volta" e canções como “chocámos tu e eu” ou “caminho de voltar”. A mesma edição exclusiva CD DVD contém imagens inéditas de estúdio durante a gravação de “Em Fuga”, juntamente com um concerto ao vivo que inclui também músicas de “O Jardim”.
No final do ano de 2011 é editado "Tiago na Toca e os Poetas". Neste álbum, que surge acompanhado de um livro, Tiago musica poemas de autores portugueses como Florbela Espanca e José Carlos Ary dos Santos, na companhia de amigos como Carminho, Camané, Pedro Gonçalves (Dead Combo), entre outros.
A 26 de Novembro de 2012 chega às lojas “Acústico”, uma imensa celebração onde reúne os convidados Lura e Jorge Palma, e munido dos melhores momentos de uma carreira exemplar assinala um percurso de uma década de muitas experiências e sucessos reveladores de uma das maiores vozes nacionais e de um dos grandes autores da sua geração.
Em 2014, Tiago Bettencourt apresenta o novo disco “Do Princípio”, contando com três colaborações de luxo, Jacques Morelenbaum, Mário Laginha e Fred Pinto Ferreira), além dos seus músicos habituais. Neste disco Tiago renova-se apresentando, entre outros, os surpreendentes “Aquilo que eu não fiz”, “Morena” e “Maria”.
2015 e 2016 foram anos dedicados à apresentação ao vivo deste último álbum, concertos onde não faltaram todos os grandes sucessos da sua carreira.
2017 fica marcado pelo lançamento do seu novo disco “A Procura”, uma viagem incessante que Tiago Bettencourt nos guia ao longo desde sexto disco da sua carreira, entre a acústica trovadoresca, a pop e as eletrónicas discretas. Um disco marcado pelas colaborações de Márcia, Vanessa da Mata e os singles “Se me deixasses ser”, “Partimos a Pedra” e “Diz Sim feat. Vanessa da Mata”.
“A Procura” reflete ao longo das suas 11 canções esta busca incessante do artista pelos vários quadrantes musicais característicos do próprio e mais além ainda. De resto, as letras têm o dom de nos transportar numa visão, num sentimento e para determinados momentos, porque são os momentos que nos definem, nesse instante perene no qual o tempo e o espaço parecem não existir, que reforçam o cunho próprio deste vocalista, multi-instrumentista e produtor.
PRODUÇÃO: Ruela Music
Os bilhetes estão à venda em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/89957-tiago_bettencourt-teatro_municipal_constantino_nery/ 
Bilhete: 12,50€
Quando: 26 de setembro, pelas 22h00
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

 

Concerto Quarteto de Cordas – Antiga Igreja da Senhora da Hora

No dia 26 de setembro, o Quarteto de Cordas de Matosinhos levará a música erudita à Antiga Igreja da Senhora da Hora. Não perca esta oportunidade de ouvir música de incontornáveis autores da história da música, interpretadas por um dos melhores agrupamentos de música erudita, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente.
Programa:
Quarteto de Cordas nº10 em Mib maior, op.74 (1809) - ca 30', Ludwig van Beethoven (1770-1827; Quarteto de cordas em Mi menor, op.121 (1923) - ca 22', Gabriel Fauré (1845-1924)
Quando: 26 de setembro, pelas 17h30
Onde: Antiga Igreja da Senhora da Hora

 

Cultura na Rua – diversos locais do concelho de Matosinhos

De 22 de agosto a 15 de outubro, o evento “Cultura na Rua” animará locais como a zona envolvente ao Mercado de Angeiras, a Praça da Cidadania de S. Mamede de Infesta, a Praça das Sete Bicas na Senhora da Hora, o Largo do Souto em Custóias, o Largo do Castelo em Leça da Palmeira, o Largo da Igreja de Guifões e os parques de estacionamentos da Igreja Paroquial de Lavra e de Perafita.
O evento “Cultura na Rua” prossegue até ao dia 15 de outubro e passará por outros locais como a Praça das Sete Bicas na Senhora da Hora, o Largo do Souto em Custóias, o Largo da Igreja de Guifões e o parque de estacionamento da Igreja Paroquial de Perafita.
Do cartaz fazem ainda parte Projeto 65, Eventos com Arte, The Beetones, Andarilhos e Baleia Baleia Baleia.
Este fim de semana:
- 26 de setembro, pelas 17h30 - Parque de estacionamento da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo - Baleia, Baleia, Baleia - É uma coleção de canções mordazes, contemporâneas, tão urgentes como viciantes, construídas entre tensão rock e a mais pura filigrana pop.
- 26 de setembro, pelas 19h00 – Largo do Souto em Custóias - THE BEETOES - Em Liverporto 4 músicos reBEATLElizam Portugal. Os THE BEETOES apostam na máxima fidelidade musical e visual percorrendo numerosas pérolas como She Loves You, Lucy In The Sky With Diamonds, A Hard Day´s Night, Help, Hey Jude, All You Need Is Love e tantos outros êxitos do vasto repertório da mítica banda em Liverpool.
Consulte o programa e os horários dos espetáculos em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/cultura-na-rua 
A entrada é livre, mas a lotação é limitada em virtude das orientações da Direção-Geral da Saúde para o combate à pandemia por COVID- 19. Se pretende assistir, terá de levantar o convite (máximo 2 convites por pessoa) na Câmara Municipal, no Posto de Turismo de Matosinhos ou nas juntas de freguesia locais três dias antes de espetáculo.
Quando: 26 de setembro
Onde: diversos locais do concelho de Matosinhos

 

Leituras Encenadas - Salvé Língua de Camões: “NINGUÉM VAI AO TEATRO”, Tiago Patrício (Portugal)– Museu da Quinta de Santiago

"Sinopse: Numa noite de temporal, três pessoas chegam atrasadas a uma sala de teatro e são impedidas de entrar pelo porteiro e pela funcionária da bilheteira. Na sala principal, os atores da companhia fazem a última representação de uma peça de teatro documental enquanto na antecâmara, os recém-chegados, que compraram bilhete, tentam lidar com a frustração das suas legítimas expectativas.
Ao contrário dos grandes textos clássicos que abordam a relação do homem com o cosmos, a instauração de uma ordem a partir de grandes conflitos, o nascimento do direito, a relação dos indivíduos com as leis da cidade ou as dificuldades dos seres humanos escaparem à sua condição de mortais, esta peça, em três atos, centra-se nos pequenos conflitos entre personagens que, apesar de tentarem superar a condição de anónimos, tendem a expressar emoções básicas como o ressentimento, a raiva, a inveja e a vingança."
Iniciativa gratuita.
Reservas: ( casadobosque@cm-matosinhos.pt ) até às 17h00 do dia da atividade
Limite máximo de participantes: 20
Quando: 25 de setembro, pelas 21h30
Onde: Museu da Quinta de Santiago

 

PML 2020 - Encontros com autores na cidade - Afonso Reis Cabral

No âmbito do PML 2020 o autor Afonso Reis Cabral estará à conversa com o público da Biblioteca.
Quando: 24 de setembro, pelas 18h30
Onde: Streaming - Página do Facebook da CMM e BMFE

 

Matosinhos em forma running

Matosinhos em Forma Running é um novo programa organizado pela Matosinhos Sport e pela Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico da RunPorto, e que consiste na realização de treinos cronometrados de 5 km (para todas as idades) e 10km (para maiores de 18 anos), onde são respeitadas todas as recomendações da DGS e é dado apoio de treinadores especializados.
De 1 de agosto a 30 de setembro, às segundas, quartas e sábados nas Marginais de Leça da Palmeira e de Matosinhos.
Segunda-Feira (Marginal de Leça da Palmeira) 10 km - 18h30m / 5 km - 19h00
Quarta-Feira (Marginal de Matosinhos) 10 km - 18h30m / 5 km - 19h00
Sábado (Marginal de Leça da Palmeira) 10 km - 9h30m / 5 km - 10h00
Estes treinos estão limitados a um máximo de 20 pessoas por distância, sendo que as inscrições são efetuadas individualmente para cada dia/treino.
A participação é gratuita e destina-se exclusivamente a residentes no concelho de Matosinhos.
Inscrições em: www.runporto.com/pt/eventos/matosinhos-em-forma/matosinhos-em-forma-2020/inscricoes/ 

 

Aprende a patinar! – Marginal de Matosinhos

Aprende a Patinar!
Não sabe andar de patins?
A Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto e a Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico do Rolar Matosinhos, levam a cabo um programa gratuito, destinado a todas as idades, que permitirá pôr em prática esse seu objetivo.
Na Marginal de Matosinhos, às quartas-feiras das 18h às 20h e aos domingos das 10h30 às 12h30.
Não necessita de levar patins, a Matosinhos Sport disponibiliza patins e todo o material necessário gratuitamente. As inscrições são efetuadas por ordem de chegada.
Nunca é tarde para (re)aprender a andar de patins!
Venha fazê-lo connosco!
Quando: de 19 de agosto a 27 de setembro
Onde: Marginal de Matosinhos

 

Exposição “Século Monstro” de Agostinho Santos – Galeria Municipal de Matosinhos

Exposição pintura, escultura e objetos
Inauguração: 26 de setembro, pelas 17h00
Quando: de 26 de setembro até 24 de janeiro de 2021 | Horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 

Fragmentos da História de Matosinhos

"Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico.
As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram.
Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço."
Quando: sábados
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

O que se passa na casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão e estará patente na Casa do Design.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5331 
Quando: até 25 de outubro de 2020
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho)

 

Cascata Gigante em Miniatura - Museu da Quinta de Santiago/ Espaço Irene Vilar

Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
Visitas: segundas-feiras
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

 

Exposição ‘A Cor dos Sonhos’ – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Exposição de projeto desenvolvidos pelos alunos de Pintura da Universidade Sénior Florbela Espanca.
Quando: de 12 de setembro a 4 de outubro
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

Festas de aniversário no museu: “O museu é mais velho do que eu!” – Museu da Quinta de Santiago

O Museu da Quinta de Santiago promove festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos. As festas infantis incluem uma visita especial ao museu ou á cascata gigante e a realização de uma oficina. Os preços dependem do número de participantes: até 15 crianças: 5€ cada e a partir de 16 participantes: 4,50€, com um mínimo de 10 e máximo de 25 crianças. Para mais informações contatar casadobosque@cm-matosinhos.pt  ou pelo telefone 229 392 410.
Quando: sábados, das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago | Espaço Irene Vilar

 

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
O dia da abertura da exposição “O Tempo as Mulheres” ficou, ainda, marcado pela apresentação do livro com o mesmo nome.
Inscrições via: casadobosque@cm-matosinhos.pt 
Quando: até março de 2021, horário: Terça a domingo 10h-13h e 15h-18h | 1€ (entrada no Museu)

 


EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 7 de março de 2021.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: até 7 de março de 2021
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

 

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: 26 de setembro das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles