Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

29 Maio 2024

Venha celebrar connosco o Dia Mundial da Criança. No próximo fim de semana, as crianças vão estar em destaque com uma série de iniciativas preparadas a pensar nelas. Aproveite ainda o último fim de semana das Festas do Senhor de Matosinhos. Veja aqui as sugestões que lhe apresentamos para o próximo fim de semana em Matosinhos.

 

"DELAYED – DEPARTURE" – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

Inaugura hoje, pelas 19h00, mais uma exposição do ciclo de exposições do Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago.

A exposição "DELAYED – DEPARTURE" representa uma incursão destemida na experimentação visual, uma tentativa de transcender convenções e desafiar os limites entre tecnologia e expressão artística. A metodologia empregada procura capturar a natureza efémera da realidade digital, convidando à contemplação das infinitas possibilidades de representação na interseção entre tecnologia em movimento e expressão visual.

“Nesta série atual de fotografias abstratas, intitulada DELAYED - DEPARTURE, mergulhei destemidamente no cerne da fotografia experimental. Este projeto visa consolidar uma metodologia de representação que transcende a mera captura de imagens, explorando as intricadas inconsistências da câmara em movimento e ao longo do tempo e espaço.

A metodologia explorada desdobra-se em quatro vetores distintos, cada um contribuindo para a singularidade desta jornada visual.” David Marques

A exposição, de entrada livre estará patente até 30 de junho no horário do museu, apresentando também a programação paralela:

Dia 8 de Junho (15h), o artista, David Marques, promove um workshop de fotografia direcionado para as técnicas de manipulação de imagem, utilizadas para a conceção desta exposição.

Dia 22 de junho (15h), também pelo artista, um workshop de sound-design - ou sonoplastia - onde se explora a criação de ambientes acústicos inspiradas nas fotografias da exposição.

Estas atividades são da responsabilidade do coletivo Devity Studio e para mais informações e pagamento: contact@devitystudio.com 

Quando: 29 de maio a 30 de junho. Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h

Onde: Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago.

evento_delayed_departure_1_1_2500_2500


 

FESTAS DO SENHOR DE MATOSINHOS 2024 - MATOSINHOS

Até ao próximo domingo, 2 de junho, Matosinhos continua em festa, preparando-se, a cada evento da romaria, para receber milhares de visitantes.

Feira de artesanato, feira da louça e dos bonecos de barro, brinquedos, carrosséis e as habituais iguarias típicas voltam a marcar presença na maior romaria do norte do país. Exposições, concertos, visitas à igreja ornamentada, folclore, festival de tunas, arruadas e muito mais ajudam a completar a programação das festas da cidade.

Recorde-se que, a propósito destas festas, a Câmara de Matosinhos lançou uma campanha de incentivo à compra no comércio tradicional, dando prémios a quem apresentar faturas com número de contribuinte num valor igual ou superior a 5 euros.

A roleta da sorte está no Jardim Basílio Teles e os prémios vão desde entradas nas piscinas das Marés e da Quinta da Conceição e nos museus municipais, oferta de livros, viagens na roda gigante e nos carrosséis, pipocas, farturas, algodão doce e vales de compras para serem trocados nas lojas aderentes.

Mas há muito mais para ver e ouvir no terceiro fim de semana das Festas da Cidade. Consulte toda a programação em 

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos/cultura/senhor-de-matosinhos 

Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024

Onde: Matosinhos


 

FAMA – FEIRA DE ARTESANATO DE MATOSINHOS - AVENIDA D. AFONSO HENRIQUES

A FaMa regressou a Matosinhos e às Festas do Senhor de Matosinhos. Até 2 de junho, cerca de 78 artesãos, oriundos de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira, dão a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

A décima-nona edição da FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos decorre até 2 de junho entre o Parque Basílio Teles e a Avenida D. Afonso Henriques.

Peles, tapeçarias, bijuterias, pinturas em tela e em tecido, filigranas, velas decorativas, perfumes artesanais, cosmética de sal, sabão, cremes e sais de banho, marionetas, fantoches e brinquedos tradicionais são apenas alguns dos artigos que poderão ser vistos nos expositores instalados, mas também a doçaria tradicional, os queijos e os enchidos.

A FaMa pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 16h00 às 23h00, sextas e vésperas de feriado das 16h00 às 24h00, sábados e feriados das 14h00 às 24h00, e domingos das 14h00 às 23h00. No dia 2 de junho, o horário será das 14h00 às 20h00.

A entrada é livre.

Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024

Onde: Avenida D. Afonso Henriques, Matosinhos


 

CABARÉ CONSTANTINO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Após três anos de casas cheias, a trupe da companhia Réptil regressa novamente com os cabarés mais divertidos, ousados e aclamados.

Desta vez, em residência na cidade de Matosinhos, a Réptil e o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery têm o prazer de apresentar o espetáculo “CABARÉ CONSTANTINO”. Um cabaré onde artistas variados, e públicos curiosos, reúnem-se numa união que celebra a arte, o amor e a liberdade!

Para jovens e graúdos, este espetáculo contemporâneo e absurdo, preenchido de talentos nacionais e internacionais das mais diversas áreas performativas, decorrerá todas as últimas quintas-feiras do mês no café-concerto do teatro.

Mais informações e bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/140165-cabare_constantino-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 30 de maio, 21h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Café-concerto


 

DAR ASAS AOS LIVROS - CLUBE DE LEITURA - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE INFESTA

Dar Asas aos Livros é um encontro de leitores onde cada um apresenta e põe à discussão uma obra que o marcou. O objetivo é a partilha com o grupo da interpretação do texto lido e a reflexão sobre de que forma esta é influenciada pela mundividência de cada um.

Todas as últimas sextas-feiras de cada mês, pelas 17h, na Biblioteca de São Mamede Infesta.

A entrada é livre e gratuita.

Quando: 31 de maio, 17h00

Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta


 

UM MUSEU VIVO DE HISTÓRIAS PEQUENAS E ESQUECIDAS - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Espetáculo inserido no ciclo da revolução - a programação do Teatro Municipal dedicada aos 50 anos do 25 de abril.

O emblemático espetáculo-reconstituição de Joana Craveiro. Compilação de sete palestras performativas sobre o Estado Novo, a Revolução e o PREC, resulta de uma aturada investigação histórica e política – mas também afetiva – sobre memórias, narrativas e imagens dos últimos 89 anos da história de Portugal, a partir da ditadura militar que deu origem ao Estado Novo. Construído sobre testemunhos, arquivos particulares, descobertas casuais e uma exaustiva pesquisa bibliográfica, o espetáculo do Teatro do Vestido luta contra uma visão hegemónica da História, contrapondo uma pequena memória – ou a História escrita por quem a fez enquanto a vivia, reconstituída por quem a ouviu de viva voz. Um espetáculo que desafia consensos, hegemonias, omissões e revisionismos, estendendo esse desafio num debate com o público no final de cada récita.

Investigação, texto, direção e interpretação: Joana Craveiro

Quando: 1 de junho

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


 

DIA DA CRIANÇA NO MERCADO MUNICIPAL – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Vem celebrar o Dia da Criança no Mercado Municipal de Matosinhos, com a seguinte programação:

- Oficina de construção de Brinquedos com Simão Bolivar aberta ao público escolar e a decorrer durante a manhã deste dia

- Montagem final da Instalação "Cardume" no Mercado de Matosinhos e primeiro teste feito com a participação da Scholé, escola vizinha do Mercado.

Quando: 31 de maio, 9h00-13h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


 

“CARDUME”, POR SIMÃO BOLIVAR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"Inauguração da instalação comunitária interativa e lúdica “Cardume”, de autoria do artesão Simão Bolivar, construída a partir das oficinas com o mesmo nome realizadas desde final de 2023 até ao passado mês de maio no Mercado de Matosinhos, com a participação da comunidade, incluindo o público escolar, clientes e os próprios operadores do Mercado,

Criar uma instalação dinâmica apta a reforçar a importância da união, do valor que o todo tem sobre a mera soma das partes e da manutenção de dinâmicas que mantenham este todo vivo ao longo do tema, foram os motes propostos ao artesão Simão Bolivar para esta iniciativa, que será finalmente inaugurada neste Dia Mundial da Criança.

Durante esta manhã decorrerá uma oficina de construção de brinquedos associada à instalação "Cardume" 

Quando: 1 de junho, 9h00-13h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


 

MINI PORTO BELO - MERCADO DE MATOSINHOS

No Dia Mundial da Criança o Mini Porto Belo regressa ao Mercado Municipal de Matosinhos para, entre as 10h30 e as 12h30, juntar pequenos e grandes vendedores no mercado que se orgulha de ser especialista em momentos especiais!

O Mini Porto Belo é um mercado de crianças, para crianças e não só, onde se podem vender brinquedos, jogos, livros, roupas infantis, pinturas, objetos de decoração e de bijutaria de crianças e até bolos e biscoitos que os mais pequenos fizeram com todo o carinho. Tudo a até 1€, um preço reduzido, à medida dos pequenos comerciantes, que irão estar com certeza muito atentos e aprender mais sobre a arte de “bem vender” junto dos super vendedores de um dos nossos mais emblemáticos mercados!

Inscrições como pequenos vendedores em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzUyRKB8knRrXO4jvC74co9HKt0FS6XjmKhypKWouxoEzJSA/viewform 

Quando: 1 de junho, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

evento_mini_porto_belo_1_2000_2000


 

SENSATIONS MARKET – O MERCADO DOS SENTIDOS – PRAÇA GUILHERME PINTO

O Sensations Market, o mercado dos sentidos, está de regresso à Praça Guilherme Pinto, trazendo a Matosinhos propostas de moda e vestuário, joias e bijuteria, acessórios, artigos para crianças, arte, vinhos, gourmet e doçaria.

Quando: 2 de junho, 11h00 - 19h00

Onde: Praça Guilherme Pinto


 

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE – OFICINA “MAR À VISTA” – PRAIA DA AGUDELA

No âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Ambiente, de 2 junho e a 9 junho, o Município de Matosinhos vai dinamizar diversas atividades de sensibilização ambiental, para oferecer à comunidade.

Destaque para a oficina “Mar à Vista” destinada às famílias que decorrerá na Praia da Memória no próximo domingo, 2 de junho, entre as 10h e as 12h.

Inscrições gratuitas através do email ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt   

Quando: 2 de junho, 10h-12h

Onde: Praia da Agudela


 

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

Pelas 16h00 do próximo sábado, 1 de junho, decorrerá na Casa do Design de Matosinhos, o lançamento do catálogo da exposição “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO,”

A apresentação estará a cargo de Andreia Faria, com Nuno Medeiros, João Queirós, Jorge Silva e José Bártolo.

Quando: 1 de junho, 16h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos


 

CONTAMOS CONTIGO! – HORA DO CONTO ESPECIAL DIA MUNDIAL DA CRIANÇA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA.

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Este sábado, a hora do conto é especialmente dedicada ao Dia Mundial da Criança.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt. Max. 20 inscrição.

Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.

De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

ESCULTURA ABRIL SOLAR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Desde o dia 20 de abril que está exposta no Mercado Municipal de Matosinhos a escultura “Abril Solar” criada pelo artista Leonel Moura no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Uma criação artística que contou com a parceria tecnológica da Smartenergy, empresa Suíça que desde 2020 tem o seu centro global de competências instalado no nosso município.

A escultura tem a forma de um cravo e integra um conjunto de painéis fotovoltaicos, colocados no meio das folhas superiores, que lhe permitem detetar a presença de pessoas, emitir sons de natureza, iluminar-se à noite e ainda uma tomada USB para carregar telemóveis.

Com 3 metros de altura e cerca de 150 quilos de peso esta escultura pode ser vista num dos mais emblemáticos espaços do nosso comércio tradicional, reforçando desta forma a sua associação ao passado, presente e futuro, num hino à liberdade e à sustentabilidade

Quando: até 1 de junho de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


 

PISCINA DAS MARÉS – LEÇA DA PALMEIRA

A piscina das Marés prepara-se para abrir portas. A partir do próximo sábado, 1 de junho, a Piscina das Marés estará aberta todos os dias das 9h00 às 19h00.

Mais informações em: www.cm-matosinhos.pt 

Quando: 1 de junho a 15 de setembro de 2024

Onde: Piscina das Marés, Leça da Palmeira


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Quando: até dezembro de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


 

SURF PARA TODOS – PRAIA INTERNACIONAL PORTO/MATOSINHOS

No âmbito do Porto&Matosinhos Wave Series, na próxima sexta-feira, 31 de maio, realizar-se-á uma sessão de surf para jovens de várias instituições de solidariedade social do Porto e Matosinhos.

Uma organização de Onda Pura, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 31 maio de 2024

Onde: Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira)


 

JOGOS AQUÁTICOS PARA CRIANÇAS "O PEQUENO PRÍNCIPE” – PISCINAS MUNICIPAIS DE MATOSINHOS

Para comemorar o Dia Internacional da Criança, as Piscinas Municipais de Matosinhos vão promover jogos aquáticos para crianças, ao longo do dia 1 de junho.

Público-alvo: bebés e crianças

Para mais informações consulte balcão da sua piscina.

Quando: 1 de junho de 2024

Onde: Piscinas Municipais de Matosinhos


 

FINAIS REGIONAIS ANIVERSÁRIO AVP – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

Nos dias 1 e 2 de junho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, terá lugar o Torneio de Voleibol.

Organização da Associação de Voleibol do Porto, apoio Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 1 e 2 de junho

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos


 

VOLEIBOL: III TORNEIO DE DUPLAS – PAVILHÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA SRA. DA HORA

O torneio será realizado no dia 1 de junho, no Pavilhão da Escola Secundária da Sra. da Hora. As equipas podem ser femininas e/ou masculinas, sub 18.

Cada equipa será distribuída no quadro competitivo de acordo com o escalão e o tipo de dupla das e dos participantes”.

Inscrições: https://linktr.ee/realclubesenhorense  | Preço: 5€

Organização do Real Clube Senhorense / Apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Quando: 1 de junho de 2024

Onde: Pavilhão da Escola Secundária da Sra. da Hora


 

CABO DO MUNDO CUP - KARTÓDROMO DO CABO DO MUNDO

Até ao dia 6 de julho, no Kartódromo do Cabo do Mundo, decorre a competição pelo Troféu de Kart Amador.

Mais informações e calendário das provas em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/cabo-do-mundo-cup 

Próximas provas:

R5 - 1 de junho

R6 – 6 de julho

Quando: 13 de janeiro a 6 de julho de 2024

Onde: Kartódromo do Cabo do Mundo


 

ESTÁGIO NACIONAL K1 - MUAY THAI - PAVILHÃO MUNICIPAL DA BIQUINHA

No próximo sábado, 1 de junho, no Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate, realiza-se um estágio nacional de k1 - Muay Thai com Pedro Alves, um dos nomes mais carismáticos da nova geração de treinadores portugueses.

Preço: 15€. Cada clube com 10 atletas inscritos/as receberá uma oferta de inscrição para o/a treinador/a.

Inscrições em arenamatosinhos@gmail.com 

Informações através do número 966031154. Organização da Arena Matosinhos / Apoio CM Matosinhos e Matosinhos Sport

Quando: 1 de junho, 14h00-19h00

Onde: Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate (Pavilhão Municipal da Biquinha)


 

VELA: TROFÉU LUÍS FERREIRA ALVES 2024 - MARINA PORTO DE LEIXÕES

Está a chegar mais uma edição do emblemático Troféu Luís Ferreira Alves, prova que homenageia um dos precursores da fotografia de Arquitetura e personalidade do mundo da Vela.

No próximo dia 2 de junho decorrerá a regata dedicada à Classe Cruzeiro com o percurso da Póvoa de Varzim até Leixões. No dia anterior, 1 de junho, decorrerá o Troféu Cidade da Póvoa 2024, organizado pelo Clube Naval Povoense sendo o percurso inverso, de Leixões até à Póvoa de Varzim.

Organização do Clube de Vela Atlântico, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 2 de junho

Onde: Marina Porto de Leixões


 

CORRIDA DE PERAFITA 2024 - PERAFITA

O Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport, organiza a Corrida de Perafita no próximo domingo, 2 de junho.

Para além da corrida de 10km o evento inclui uma caminhada, na distância 5000 metros, e a corrida para os escalões de formação.”

Mais informações e inscrições: https://corridaperafita2024.statusmarathon.net/ 

Quando: 2 de junho, 9h00

Onde: partida e chegada nas Avenidas das Ribeiras, junto à sede social.

evento_corrida_perafita_1_2000_2000


 

CAMPEONATO NACIONAL DE VOLEIBOL DE PRAIA DE CLUBES – PRAIA DE MATOSINHOS

A praia de Matosinhos recebe nos dias 1 e 2 de junho, mais uma jornada do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes. Uma organização da Federação Nacional de Voleibol com apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Mais informações em: https://fpvoleibol.pt/cnvpc2024/ 

Quando: 1 e 2 de junho de 2024

Onde: Praia de Matosinhos

evento_volei_praia_1_2000_2000


 

ACADEMIA DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

De 1 de junho a 31 de agosto, na Praia de Matosinhos, realizar-se-ão jogos de voleibol de praia. Uma organização do Leixões Sport Clube, da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 1 de junho a 31 de agosto

Onde: Praia de Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Integrada na programação das Festas do Sr. de Matosinhos, e dando continuidade à programação expositiva da Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer", de Conceição Abreu, apresenta um conjunto de trabalhos cuja temática explora a proximidade entre as práticas inerentes à atividade piscatória, - o fazer, o tecer as redes - e a prática artística.

A exposição tem curadoria de Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição de Conceição Abreu, apresentada em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos, é também uma celebração de identidade, uma valorização das gentes e cultura de Matosinhos, a ser vivenciada e explorada Entres as Linhas de Pescar e de Tecer.

Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expo_ca_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO “UMA LENDA ILUSTRADA” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, foi inaugurada a 18 de maio a exposição “Uma Lenda Ilustrada”, um projeto da EB de Perafita com trabalhos dos alunos da escola a partir da Lenda "Montedouro e as suas mouras encantadas".

A mesma ficará patente até 30 de junho no Museu da Memória de Matosinhos, de terça a sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 18h.

Quando: 18 de maio a 30 de junho de 2024

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_exposicao_ilustrada_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO “FOGO QUE ARDE PARA SE VER” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Abriu a 18 de maio a nova exposição temporária do Museu da Memória de Matosinhos, inserida no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e assinalando o Dia Internacional dos Museus, celebrado neste dia.

Na exposição “Fogo que arde para se ver” o público irá descobrir os principais segredos do célebre e quase centenário “Fogo dos bonecos” do Senhor de Matosinhos, único vestígio desta tradição popular que se realiza em Portugal, bem como da arte da pirotecnia.

A exposição centra-se na arte efémera do fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos, tradição que sempre fascinou e encantou gerações de miúdos e graúdos na Romaria do Bom Jesus de Matosinhos, graças ao movimento dos seus bonecos, bem como ao jogo de cores e sons estridentes, combinação que não deixa ninguém indiferente.

O público poderá contemplar imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas, essenciais para a sua fabricação, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outras materialidades, parte delas cedidas pela empresa Macedos Pirotecnia, unidade com quase 100 anos de existência e com uma ligação umbilical às Festas de Matosinhos.

A mostra estará patente ao público até 11 de agosto.

Quando: até 11 de agosto de 2024 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h / das 15h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 15h às 18h; encerra às segundas.

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_expo_fogo_bonecos_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura


 

EXPOSIÇÃO “LAURA COSTA BELA ADORMECIDA” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

A Casa do Design de Matosinhos acolhe, até 15 de setembro, a exposição Laura Costa - A Bela Adormecida, uma mostra com a curadoria de Jorge Silva dedicada à obra da ilustradora portuense, que marcou de forma peculiar a ficção para crianças, os manuais escolares, os postais ilustrados e as ilustrações para jornais ao longo do século XX.

Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, mas as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.

É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que se encontra o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças e nos manuais escolares. As suas temáticas preferidas, crianças e costumes tradicionais, e a abundância de ilustrações ligadas à religião católica poderiam fazer dela uma propagandista do Estado Novo, mas a sensualidade (e mesmo sexualidade) das suas personagens nunca foi vista com bons olhos pela propaganda do regime e pela “Política do Espírito” de António Ferro. É por isso que fica de fora das grandes encomendas oficiais do regime, que também a prejudica pela sua condição de mulher e pelo facto de viver no Porto.

Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e uma miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas, mas ilustrações riquíssimas.

Quando: 16 de maio a 15 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

evento_laura_costa_1_2000_2000


 

"CIDADE, CASA E CORPO - OS MAPAS E A LINGUAGEM" – CASA DA ARQUITECTURA

"Cidade, Casa e Corpo - Os Mapas e a Linguagem" é o título da exposição que inaugurou no dia 25 de maio na Galeria da Casa da Arquitectura.

A exposição resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.

A mostra estará aberta até 29 de setembro 2024.

Quando: 25 de maio a 29 de setembro de 2024

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura


 

EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.

A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.

Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.

Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2


 

CURSO LIVRE “A POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA NOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL" (DE JOSÉ GOMES FERREIRA A MANUEL GUSMÃO), COM ANTÓNIO CARLOS CORTEZ – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca iniciou no dia 25 de maio, o curso Livre “A poesia portuguesa contemporânea nos 50 anos do 25 de Abril" (de José Gomes Ferreira a Manuel Gusmão), ministrado por António Carlos Cortez. É mais uma iniciativa que pretende assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e homenagear alguns dos poetas cuja ação e obras marcaram a resistência e vontade de renovação. O discurso poético permanece atual na interpretação nos desafios coletivos e na procura de respostas que transcendam o presente e alimentem a esperança no futuro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, presencialmente, por telefone 229 390 950 ou por email (bmfe@cm-matosinhos.pt). (As inscrições já estão esgotadas)

Quando: sábados de 25 de maio a 29 de junho, 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_curso_poesia_1_2000_2000


 

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2024 – PARQUE ENG.º FERNANDO PINTO DE OLIVEIRA

Leça da Palmeira irá comemorar, no dia 2 de junho, o Dia Mundial da Criança, com um dia cheio de brincadeiras e diversão, no Parque Eng. º Fernando Pinto de Oliveira, onde haverá insufláveis, música, dança, desporto, atividades e workshops.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt/freguesia/agenda/02-06-2024/75-dia-mundial-da-crianca-2024 

Quando: 2 de junho, 10h00-18h00

Onde: Parque Eng. º Fernando Pinto de Oliveira

 


 

REBORN MARKET - PARQUE ENG. º FERNANDO PINTO DE OLIVEIRA

A Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove, no próximo dia 2 de junho mais uma edição do REBORN MARKET.

Mais informações e inscrições em:

https://www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt/freguesia/agenda/02-06-2024/70-reborn-market-4aedicao-leca-da-palmeira 

Quando: 2 de junho, pelas 10h00-18h00

Onde: Parque Eng. º Fernando Pinto de Oliveira, Leça da Palmeira

 


 

VII FEIRA SOCIAL E DIA DA CRIANÇA – LEÇA DO BALIO

No próximo dia 1 de junho, no Parque das Varas, em Leça do Balio, das 10H00 às 17H00, a União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões vai levar a cabo a 7ª Edição da Feira Social.

Este evento visa divulgar as boas práticas das instituições e entidades que trabalham diariamente em prol do bem-estar da população desta União de Freguesias, bem como potenciar uma cultura de parceria aberta e eficaz, através do intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre instituições e estimular o seu conhecimento junto da população.

A Feira Social é aberta a toda a população, que poderá não só visitar a exposição das diferentes entidades/instituições, praticar atividade física e jogos tradicionais, como também divertir-se nos insufláveis instalados no local e assistir a diferentes momentos de animação proporcionados pelas entidades/instituições participantes”.

Quando: 1 de junho, 10h00-16h00

Onde: Parque das Varas

 


 

X EDIÇÃO DO MÊS DO FADO – TRIBUTO A ÁLVARO MARTINS – MATOSINHOS

De 6 de maio a 2 de junho, em diversos locais do concelho de Matosinhos, decorrerão espetáculos de fado com entrada gratuita.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/mes-do-fado-89 

Quando: 6 de maio a 2 de junho

Onde: vários locais do concelho de Matosinhos

evento_fado_1_2000_2000


 

MARCHAS SANJOANINAS 2024 - UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PERAFITA, LAVRA E SANTA CRUZ DO BISPO

As Marchas Populares de São João estão de volta a Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. As marchas recordam, além de tradições do São João, o amor dos marchantes, em viver os Santos Populares, com uma explosão de felicidade e integra a coreografia apresentada.

Quando e onde:

1 de junho, 21h00 – Largo Ezequiel Seabra (Lavra)

15 de junho, 21h00 – Campo de jogos da Guarda (Perafita)

22 de junho, 21h00 – Largo da Viscondessa (Santa Cruz do Bispo)

 


 

MUSICATE’SI – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA

O Musacate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das 2 cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos até dezembro, complementos com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.

Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/ 

Quando: até dezembro de 2024

Onde: rua das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora