O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
O auge das Festas do Senhor de Matosinhos é já este fim de semana, com o concerto de Diogo Piçarra, o fogo de artifício, a procissão solene, e muito mais! Veja aqui toda a programação para os próximos dias, em Matosinhos.
FESTAS DO SENHOR DE MATOSINHOS 2024 - MATOSINHOS
Até 2 de junho, Matosinhos continua em festa, preparando-se, a cada evento da romaria, para receber milhares de visitantes.
Na próxima sexta-feira, 17 de maio, pelas 22h, nos Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Diogo Piçarra estará de regresso ao concelho para apresentar os seus maiores êxitos e o seu novo álbum, num espetáculo de entrada livre.
No sábado, dia 18 de maio, pelas 15h00, abrirá ao público, no Museu da Memória de Matosinhos, a exposição “Fogo que arde para ser ver”. Os Bonecos de Fogo, que representam as figuras típicas das artes e dos ofícios locais, é uma tradição que remonta ao século XIX e estará em destaque nesta mostra patente ao público até ao dia 11 de agosto.
À noite, pelas 24h de sábado, os céus vão voltar a iluminar-se com o sempre esperado fogo de artifício do Senhor de Matosinhos. “QUIMERA” foi o nome escolhido para o espetáculo piromusical e multimédia deste ano que iluminará durante cerca de 20 minutos os céus da cidade. O lançamento acontecerá, como habitualmente, a partir das instalações do Porto de Leixões. Este ano, pela primeira vez, será possível assistir ao espetáculo de fogo de artifício nos jardins do Museu Quinta de Santiago, uma iniciativa que se insere no programa das comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, cujas atividades decorrem de 17 a 19 de maio. Os interessados deverão dirigir-se ao Museu Quinta de Santiago até às 18h00 de sexta-feira, 17 de maio, para levantar o seu bilhete. A abertura dos jardins do museu à comunidade para observar o fogo de artifício do Senhor de Matosinhos é gratuita, mas tem uma limitação de entrada de 200 pessoas.
Mas o principal atrativo das festas do Senhor de Matosinhos é a devoção ao Senhor de Matosinhos, motivo pelo qual, como manda a tradição, decorrerá a 19 de maio, pelas 16h00, mais uma procissão do Bom Jesus de Matosinhos, que percorrerá a Avenida D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, parando no Monumento do Senhor do Padrão.
Recorde-se que, a propósito destas festas, a Câmara de Matosinhos lançou uma campanha de incentivo à compra no comércio tradicional, dando prémios a quem apresentar faturas com número de contribuinte num valor igual ou superior a 5 euros.
A roleta da sorte está no Jardim Basílio Teles e os prémios vão desde entradas nas piscinas das Marés e da Quinta da Conceição e nos museus municipais, oferta de livros, viagens na roda gigante e nos carrosséis, pipocas, farturas, algodão doce e vales de compras para serem trocados nas lojas aderentes.
Mas há muito mais para ver e ouvir no segundo fim de semana das Festas da Cidade. Consulte toda a programação em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos/cultura/senhor-de-matosinhos
Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024
Onde: Matosinhos
FAMA – FEIRA DE ARTESANATO DE MATOSINHOS - AVENIDA D. AFONSO HENRIQUES
A FaMa está de regresso a Matosinhos e às Festas do Senhor de Matosinhos. Até 2 de junho, cerca de 78 artesãos, oriundos de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira, dão a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.
A décima-nona edição da FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos decorre até 2 de junho entre o Parque Basílio Teles e a Avenida D. Afonso Henriques.
Peles, tapeçarias, bijuterias, pinturas em tela e em tecido, filigranas, velas decorativas, perfumes artesanais, cosmética de sal, sabão, cremes e sais de banho, marionetas, fantoches e brinquedos tradicionais são apenas alguns dos artigos que poderão ser vistos nos expositores instalados, mas também a doçaria tradicional, os queijos e os enchidos.
A FaMa pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 16h00 às 23h00, sextas e vésperas de feriado das 16h00 às 24h00, sábados e feriados das 14h00 às 24h00, e domingos das 14h00 às 23h00. No dia 2 de junho, o horário será das 14h00 às 20h00.
A entrada é livre.
Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024
Onde: Avenida D. Afonso Henriques, Matosinhos
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO E MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS
“Museus, Educação e Investigação” é o tema escolhido pelo ICOM- Conselho Internacional de Museus para as celebrações em 2024 do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, efeméride assinalada a 18 de maio.
Em Matosinhos, o Museu da Quinta de Santiago e o Museu da Memória de Matosinhos prepararam um programa de atividades para os dias 17, 18 e 19 de maio, que aposta em parcerias com a comunidade e com vários estabelecimentos de ensino de Matosinhos.
Em ambos os museus, no fim de semana, as famílias serão convidadas a participar na oficina “Um jardim guardado para mim”, atividade de serviço educativo que visa a exploração dos jardins destes museus, com vista à produção de um passaporte das espécies naturais aí existentes.
Mas há muito mais para fazer em cada um destes espaços municipais.
No Museu Quinta de Santiago, no dia 17, pelas 21h00, alunos da Escola Secundária da Boa Nova e da Escola de Música de Leça da Palmeira vão homenagear poetas e músicos associados ao período da Revolução do 25 de Abril, que este ano completa 50 anos, com a performance poética e musical “Cantar Abril”.
No dia 18, irá realizar-se a “Expedição entre Quintas”, com a participação especial do jovem Dinis Rocha, um apaixonado pela biologia e pelos animais, que dará a conhecer aos participantes as principais espécies da fauna que habitam nas Quintas de Santiago e da Conceição.
Perto da meia-noite, o Museu da Quinta de Santiago abrirá os seus jardins à população que queira assistir à sessão de fogo de artifício das Festas do Senhor de Matosinhos.
No domingo, dia 19, o Salão Luís XVI do museu será palco de uma sessão de bordado comunitário, com a participação de Maria Teresa Dias, do atelier “ZingaComigo”, e de entusiastas por esta atividade.
No Museu da Memória de Matosinhos, no dia 18 de maio, abrirá ao público a mostra "Ilustrar uma lenda”, baseada na lenda das Mouras encantadas, da autoria da arqueóloga municipal Conceição Pires, que contou com a participação de cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Perafita, no âmbito do projeto “A Arqueologia vai à escola”. A exposição estará patente no átrio do museu até ao dia 30 de junho.
Também a partir de sábado poderá visitar a a exposição “Fogo que arde para se ver”, centrada no fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos. Imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas essenciais para a sua preparação e realização, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outros materiais, podem ser vistos nesta exposição.
Programação completa em https://www.cm-matosinhos.pt/atualidade/noticia/museus-municipais-de-matosinhos-em-festa
Quando: 17 a 19 de maio
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
47ª EDIÇÃO DO FITEI - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
O FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso entre os dias 15 e 26 de maio. Desde a sua criação, em 1978, o FITEI tem promovido o diálogo entre diferentes culturas, celebrando a diversidade e a inovação no teatro.
'Trauma, bravura e fantasmagoria' é o tema deste ano do festival, que se associa ainda às comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Portugal.
Em Matosinhos, o FITEI marcará presença com três espetáculos distribuídos pelos dias 16, 17, 23 e 24 de maio, sempre no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
A 47ª edição do festival trará a Matosinhos, nos dias 16 e 17 de maio, pelas 21h, “María Isabel”, de Ana Luz Ormázabal.
Ana Luz Ormazábal, artista chilena, estreia María Isabel, a personagem central desta obra, que conta e recorda uma investigação que nunca viu a luz do dia. Esta médica chilena, prisioneira em Tres Álamos enquanto membro do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR), escreveu um manifesto feminista, juntamente com outras militantes, que abordava a realidade discriminatória das mulheres num partido revolucionário. Bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/138831-fitei_47_maria_isabel-teatro_municipal_constantino_nery/Sessoes
Seguir-se-á, no dia 17 de maio, pelas 22h30, “Trajetória”, do Teatro do Frio, uma performance audiovisual que emerge da recolha de sons e imagens, tecendo uma linha imaginária através dos trilhos percorridos em bicicleta por Rodrigo Malvar (sonoplasta e performer) e Gonçalo Mota (cineasta e antropólogo), durante as expedições do projeto de pesquisa Gyrovagus. A direção artística é de Rodrigo Malvar. Bilhetes em https://constantinonery.bol.pt/Comprar/Bilhetes/139075-fitei_47_trajetoria-t_m_constantino_nery/
Por fim, e no âmbito da celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Teatro Municipal receberá duas sessões, nos dias 23 e 24 de maio pelas 21h30, de “Dona pura e os camaradas de abril”, da SAARACI Coletivo Teatral.
Em palco, a companhia portuguesa/cabo-verdiana recriará os eventos da revolução violando a cronologia sequencial, qual peças de puzzles de memórias paralelas, em distintos horizontes temporais, que convergem em torno de cravos e liberdade. Com encenação de João Branco, texto original de Germano Almeida e música original de Mário Lúcio.
Mais informações e programação completa do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica em www.fitei.com
Quando: Dias 16, 17, 23 e 24 de maio
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
PORTO CELLO FESTIVAL – PORTO E MATOSINHOS
De 18 a 26 de maio, em Matosinhos e no Porto, decorrerá a 2.ª Edição do Festival Internacional de Violoncelo, com concertos, masterclasses e workshops.
Mais informações e programação:
Bilhetes à venda na BOL e https://portocellofestival.com/
Quando: 18 a 26 de maio de 2024
Onde: Porto e Matosinhos
GRANDE PESCA SONORA – OFICINAS E CONCERTOS – REAL VINÍCOLA
Durante a tarde do próximo domingo, 19 de maio, na Real Vinícola, poderá participar em oficinas e concertos do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos.
Na Grande Pesca Sonora de 2024, o Cluster - Grupo Experimental de Matosinhos faz uma reflexão sobre o tempo, pelas 18h00. "À la minute" é uma criação coletiva dos 17 jovens músicos, com uma banda sonora para imagens que os próprios filmaram. O que faz a música à imagem? Que história se constrói justapondo estes minutos? De onde virá a nossa necessidade em atribuir significado às coisas?
Mas antes, a partir das 15h00 as portas estarão abertas para outros concertos, oficinas e instalações! Todas as atividades são de entrada livre.
Mais informações em: www.ojm.pt e https://www.facebook.com/events/1412680399451826/?acontext=%7B%22event_action_history%22%3A[]%7D
Quando: 19 de maio, 15h00-19h00
Onde: CARA, Real Vinícola, Matosinhos
"JUNTOS, SOMOS SEGURANÇA E SAÚDE" – MAR SHOPPING MATOSINHOS
A prevenção em áreas como a segurança e a saúde desempenha um papel vital na vida das comunidades. É nesse sentido que o MAR Shopping Matosinhos, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, está a organizar entre 16 e 19 de maio a 3ª edição de "Juntos, somos segurança e saúde", que contará com várias ações de formação e de sensibilização, e exposições.
Em destaque estará o "Firefighter Mayday", um exercício internacional que será uma oportunidade para os bombeiros aprimorarem as suas habilidades em situações críticas.
A iniciativa visa o envolvimento da comunidade escolar e da população em geral, pois só uma população informada pode contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.
O acesso às atividades é gratuito, embora algumas delas sejam exclusivas a escolas.
Programa completo em https://www.cm-matosinhos.pt/evento/juntos-somos-seguranca-e-saude-86
Quando: 16 a 19 de maio
Onde: Marshopping
VOLTA AO MERCADO - MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Venha (re)descobrir tudo o que gira à volta dos Mercados Municipais de Matosinhos.
A Volta aos Mercados é uma experiência de aprendizagem da modalidade de orientação ideal para exercitar a mente e o corpo e aberta a participantes de todas as idades.
Participe sozinho, em família ou com amigos!
Atividade de acesso gratuito sujeita a inscrição prévia. Inscreva-se já em https://gd4caminhos.com/matosinhos/
Quando: 18 de maio, 10h00-13h00
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
“CARDUME” - OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS PARA INSTALAÇÃO COLABORATIVA - MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
No dia 18 de maio, terá lugar no Mercado Municipal de Matosinhos, “Cardume” I oficina de construção de brinquedos para instalação colaborativa por Simão Bolivar.
“Como os peixes se movimentam em sincronia, o cardume aparenta muitas vezes ser um só peixe, bem maior do que os indivíduos que o compõem.”
O desafio de fazer parte deste “Cardume” maior tem vindo a ser dirigido a todos, e todos podem fazer parte deste “Cardume”, uma instalação colaborativa concebida pelo artesão de brinquedos Simão Bolivar pensada para promover a união entre as pessoas e que tem vindo a ganhar forma no Mercado de Matosinhos pelas mãos de miúdos e graúdos que, ao longo de um conjunto de oficinas já iniciadas em 2023 têm sido desafiados a construir peixes em materiais reaproveitados que vão integrar este projeto que será inaugurado no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.
Sem inscrição prévia; admissão por ordem de chegada e sujeita à lotação da atividade
Neste mês de maio decorrerão outras 2 oficinas para envolvimento da comunidade escolar local e dos operadores, em datas a confirmar.
Quando: 18 de maio, 9h00-13h00
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
DO MERCADO PARA O PRATO! – SHOWCOOKINGS NOS MERCADOS MUNICIPAIS DE MATOSINHOS
Os Mercados Municipais de Matosinhos oferecem diariamente viagens curtas e cheias de sabor guiadas pelos melhores especialistas em sabores da terra e do mar. Desta vez a viagem proposta será guiada por conceituados especialistas na arte de bem cozinhar estes sabores!
Desenvolvida sob o mote ‘do produtor ao consumidor’, esta iniciativa propõe a confeção e a degustação de pratos de autor, elaborados a partir das melhores matérias-primas produzidas e/ou vendidas localmente.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (total de 15 participantes).
Todos os showcookings são transmitidos em live streaming nas páginas oficiais de Facebook e Instagram dos Mercados Municipais de Matosinhos.
Chef convidado: Tânia Durão.
Quando: 18 de maio, 10h30-12h30
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
PML 2024 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.
Objetivo: Fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.
Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade
Atividade gratuita inserida na programação do Plano Municipal de Leitura, com inscrições limitadas através do e-mail bmfe@cm-matosinhos.pt ou https://forms.gle/ocXNimA5hxDLMsqV9
Quando: 18 de maio, 10h00-13h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
UM PRESENTE EM SETE PASSADOS. CICLO DE LEITURAS E CONVERSAS COM NUNO CAMARNEIRO "DEMOCRACIAS, UTOPIAS E DISTOPIAS" - ECOLOGIA, JOANA BERTHOLO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai realizar mais uma edição da Comunidade Leitores "25 de Abril - Um Presente em Sete Passados. Ciclo de conversas". Esta iniciativa pretende assinalar uma efeméride marcante da história portuguesa – A celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Em sete momentos desafiamos todos os leitores a explorar sete livros em sete momentos que refletem temas fundamentais que contribuíram para a construção do Portugal contemporâneo em que vivemos.
Quando: 18 de maio, 17h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO- RESÍDUOS MARINHOS – PRAIA DA AGUDELA
No dia 18 de maio, na Praia da Agudela, realizar-se-á uma ação de limpeza de praia e expedição dunar.
Depois de fazer uma ação de limpeza da praia, pretende-se dar a conhecer as dunas – uma zona de transição entre o ambiente marinho e o ambiente terrestre – e as plantas que ali vivem, com grande importância ecológica. O nosso lema é sempre conhecer para proteger! Os participantes vão descobrir as espécies nativas deste ecossistema assim como as espécies invasoras que o infestam e ameaçam.
Quando: 18 de maio, 10h00-12h00
Onde: Praia da Agudela
“COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE” – OFICINA/PRÁTICA – CASA DAS DUNAS NA PRAIA DA MEMÓRIA
Vamos aprender, com ‘mãos na massa’, as consequências das alterações climáticas nas zonas costeiras, o que significa a acidificação oceânica, ou como algumas espécies se transformam em organismos invasores.
Prevenir, agir e conservar serão palavras de ordem na Oficina Maré Sustentável.
A oficina destina-se a famílias e requer inscrição.
Quando: 19 de maio, 10h00-13h00
Onde: Casa das Dunas, na Praia da Memória
BIOBLITZ - RIO LEÇA
Vamos conhecer a biodiversidade do Rio Leça?
São 4 Bioblitz no Rio Leça, que vão acontecer em cada um dos 4 municípios integrantes do Corredor do Rio Leça. Município de Santo Tirso, Município de Valongo, Município da Maia e Município de Matosinhos.
A organização em parceria com a FLORADATA contará com a orientação de especialistas que vão partilhar a dar a conhecer a biodiversidade do Rio Leça tanto de plantas como de animais.
Os Bioblitz acontecem de manhã, tarde e noite, são gratuitos, mas com inscrição obrigatória.
Em Matosinhos, a iniciativa decorre no domingo, 19 de maio.
Programa: CORREDOR VERDE DO LEÇA - Matosinhos
MANHÃ 09h30 - 12h15
Aves - João Lima
Plantas vasculares - Paulo Alves
TARDE 15h00 - 17h45
Líquenes - Sandrina Rodrigues
Insetos diurnos - Catarina Silva
NOITE 21h30 - 22h45
Insetos noturnos - Francisco Gil
Inscrições no link: https://forms.gle/xtG7RreBgkVwCAXy5
Conheça a natureza, num passeio cheio de vida.
Quando: 18 e 19 de maio
Onde: Corredor Verde do Leça
EXPOSIÇÃO ITINERANTE CAP&ART – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
A exposição CAP&ART rumou até ao Mercado Municipal de Matosinhos, onde marcará presença até 18 de maio.
No âmbito do projeto FUTURAGRI, coordenado pela consultora INOVA+, esta exposição itinerante, inspirada nas principais iniciativas do Pacto Ecológico, como a "Estratégia de Biodiversidade da UE", a "Estratégia do Prado ao Prato" e a "Estratégia Florestal da UE" tem por objetivo fundir diferentes visões artísticas para explorar e ilustrar de forma criativa o modo como a Política Agrícola Comum contribui para prioridades vitais. Foram desafiados artistas e coletivos a criarem um total de 9 obras de arte inspirados nestas três estratégias. Landra, Letreiro Galeria e Luís Octávio Costa, vão presentear todo o público com as suas visões através de fotografias, letreiros luminosos e uma instalação que irá impactar o público. Pretende-se promover a sensibilização e o diálogo em torno da intersecção entre arte, agricultura e sustentabilidade. O projeto FUTURAGRI, conta com o apoio essencial de três Municípios, Braga, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão que permitiram expor as obras de arte nos seus Mercados Municipais. O projeto conta também com o apoio da Porto Canal que em cada um dos mercados municipais irá filmar e entrevistar personalidades chaves, transmitindo depois os episódios numa edição especial do programa Planeta Verde.
Visite a exposição CAP&ART no Mercado Municipal de Matosinhos até dia 18 de maio e fique a conhecer as três estratégias da União Europeia de uma forma criativa.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/exposicao-cap-art
Quando: 14 a 18 de maio de 2024
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
ESCULTURA ABRIL SOLAR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Desde o dia 20 de abril que está exposta no Mercado Municipal de Matosinhos a escultura “Abril Solar” criada pelo artista Leonel Moura no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Uma criação artística que contou com a parceria tecnológica da Smartenergy, empresa Suíça que desde 2020 tem o seu centro global de competências instalado no nosso município.
A escultura tem a forma de um cravo e integra um conjunto de painéis fotovoltaicos, colocados no meio das folhas superiores, que lhe permitem detetar a presença de pessoas, emitir sons de natureza, iluminar-se à noite e ainda uma tomada USB para carregar telemóveis.
Com 3 metros de altura e cerca de 150 quilos de peso esta escultura poderá ser vista agora num dos mais emblemáticos espaços do nosso comércio tradicional, reforçando desta forma a sua associação ao passado, presente e futuro, num hino à liberdade e à sustentabilidade
Quando: até 1 de junho de 2024
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.
Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.
Quando: até dezembro de 2024
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
REGATA SENHOR DE MATOSINHOS 2024– MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES
Realiza-se no próximo sábado, 18 de maio, a Regata Senhor de Matosinhos para as classes Cruzeiros e Sportboats.
A iniciativa conta com organização do Yate Clube do Porto, o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Mais informações e inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/187SWU_Up1G50F8I3V2SxoRbPQjJR5ucOFY7d5mG18lg/viewform?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1w9ZM8ZTDZM2sIPoy5N9uW-IjA223yFvcnM7Miw6z9SmFhDi7Z-Dr_xY0_aem_AYYFSOK4DMSnxl3haG9Owh2ksC8QZP69Dh8NJwL4ffspOAUK-qNA4ot-LyCPGX-T3dqRSlCtBLOfaqb4pgxhGWdA&edit_requested=true
Quando: 18 de maio de 2024
Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões
VELA: CAMPEONATO REGIONAL NORTE – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES
O Sport Club do Porto organiza, no fim de semana de 18 e 19 de maio, o Campeonato Regional Norte para a classe Snipe.
A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.”
Mais informações e inscrições em: https://www.sportvela.org/
Quando: 18 e 19 de maio de 2024
Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões
VELA: TROFÉU IN GOLD HOTEL & SPA 2024 – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES
Termina este fim de semana a competição do Clube de Vela Atlântico, o Troféu IN GOLD Hotel & SPA, que será disputado pelas Classes de Vela Ligeira e Cruzeiro NHC.
Este troféu tem um total de 3 jornadas que decorreram em três fins de semana, distribuídos pelos meses de março, abril e maio e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 18 e 19 de maio de 2024
Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões
CAMPEONATO NACIONAL DE VOLEIBOL DE PRAIA DE CLUBES – PRAIA DE MATOSINHOS
“A praia de Matosinhos recebe nos dias 18 e 25 de maio e 1 e 2 de junho, algumas das jornadas do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes”.
Organização da Federação Nacional de Voleibol com apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Mais informações em: https://fpvoleibol.pt/cnvpc2024/
Quando: 18 e 25 de maio; 1 e 2 de junho de 2024
Onde: Praia de Matosinhos
EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Integrada na programação das Festas do Sr. de Matosinhos, e dando continuidade à programação expositiva da Galeria da Biblioteca Municipal Florbela espanca, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer", de Conceição Abreu, apresenta um conjunto de trabalho cuja temática explora a proximidade entre as práticas inerentes à atividade piscatória, - o fazer, o tecer as redes - e a prática artística.
A exposição tem curadoria de Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição de Conceição Abreu, apresentada em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos, é também uma celebração de identidade, uma valorização das gentes e cultura de Matosinhos, a ser vivenciada e explorada Entres as Linhas de Pescar e de Tecer.
As práticas associadas à atividade piscatória e a sua intrínseca ligação ao mar, são aqui abordadas através do olhar e sensibilidade da artista Conceição Abreu, cuja criação resultou num conjunto de trabalhos de diferentes tipologias e técnicas – desenho, escultura, instalação – que emergem de um criativo diálogo entre conteúdo etnográfico e as artes plásticas. Esta exposição que agora se apresenta na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, insere-se precisamente nesta ligação, como redes que interligam passados e futuros.
Esta temática de proximidade e identidade local fez desta exposição uma escolha privilegiada para integrar a programação num dos principais momentos festivos da cidade - as Festas do Sr. Matosinhos.
Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.
Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.
É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.
A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.
Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA
Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.
Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.
A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h
Mais informação: www.manifesthabitacao.pt / www.cm-matosinhos.pt / www.matosinhoshabit.pt
Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.
Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos
EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA
A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.
Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
Mais informações em:
Quando: até 8 de setembro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.
A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.
Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.
Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Mais informações em:
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira
Entrada: 1€
Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
CONTAMOS CONTIGO! - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt. Max. 20 inscrição.
Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.
De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles
X EDIÇÃO DO MÊS DO FADO – TRIBUTO A ÁLVARO MARTINS – MATOSINHOS
De 6 de maio a 2 de junho, em diversos locais do concelho de Matosinhos, decorrerão espetáculos de fado com entrada gratuita.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/mes-do-fado-89
Quando: 6 de maio a 2 de junho
Onde: vários locais do concelho de Matosinhos
EM PALCO COM – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE - MATOSINHOS
Nos festejos do 118º aniversário da Associação Recreativa Aurora da Liberdade, preparamos uma programação especial.
Entre os eventos planeados, destaque para a tertúlia “118… Em Palco Com”. A iniciativa vai contar com a presença de alguns convidados especiais, entre eles, Jorge Louraço, ator, encenador, historiador e Diretor Artístico do Teatro Constantino Nery, que estará presente para compartilhar as suas experiências e João Lourival, ator, encenador e Diretor Artístico da ARAL, trazendo a sua perspetiva única sobre a arte de TALMA dentro e fora da ARAL..
Marcará ainda presença Beatriz Prada, cenógrafa, aderecista e aluna de Belas Artes, que trará a sua visão criativa e inovadora para a discussão. E para completar o painel, teremos Nuno Sá, ator, encenador e professor das Oficinas de Teatro da ARAL, partilhando a sua paixão pelo teatro e o seu trabalho pedagógico.
A tertúlia será moderada por Mónica Santos, locutora, sonoplasta na Rádio Nova, copywriter e narradora, que guiará a conversa de forma dinâmica e envolvente.
Não perca esta oportunidade de mergulhar no mundo do teatro e das artes cénicas, explorando o passado, presente e futuro desta forma de expressão tão rica e significativa.
Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/
Quando: 16 de maio, 21h00-22h00
Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos
PEDAÇOS DO ZÉ, PEDAÇOS DE TODOS NÓS – TUNA MUSICAL SANTA MARINHA – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE
Em “Pedaços do Zé, Pedaços de Todos Nós”, o corpo cénico da Tuna Musical de Santa Marinha retorna ao seu elemento de excelência, o Teatro de Revista, destacando mais uma vez todo o potencial dos textos e rábulas de José Guimarães, que um dia foram o alicerce deste grupo cénico.
Os refletores iluminam um cenário vibrante e cheio de energia, dando vida a uma produção teatral emocionante. No coração de uma cidade que nunca dorme, um teatro histórico se prepara para apresentar uma série de atos que combinam música, dança, comédia e glamour.
A peça é uma celebração da arte do entretenimento, da resiliência humana e da magia que acontece quando pessoas apaixonadas se unem para criar algo extraordinário. Com números musicais memoráveis, figurinos deslumbrantes e uma pitada saudável de comédia, o espetáculo promete uma experiência teatral envolvente e divertida, onde as emoções se entrelaçam tanto no palco quanto nos corações daqueles que o assistem.
Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/
Quando: 18 de maio, 21h30-23h00
Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos
A TITI É BOAZONA – TUNA MUSICAL SANTA MARINHA – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE
Ria e divirta-se por uma boa causa! No dia 19 de maio, pelas 17h00, na Associação Aurora da Liberdade.
Reserva já o teu bilhete para ‘A Titi é Boazona’, uma hilariante comédia organizada pelas MS-ID Matosinhos e apresentado pela Associação Recreativa e Cultural Valis Longus.
Contribuição de 5 tias para capacitar a incapacidade, a favor do Instituto Português de Afasia. Reservas com a coordenadora MS-ID, Paula Santos: 919438469 ou através do preenchimento do formulário aqui.
Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/
Quando: 19 de maio, 17h00-18h30
Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos
MUSICATE’SI – UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA
O Musacate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das 2 cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos de abril a dezembro, complementos com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.
Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/
Quando: até dezembro de 2024
Onde: rua das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR FLORBELA ESPANCA – SALÃO NOBRE GUILHERME PINTO, JUNTA DE FREGUESIA DE MATOSINHOS
A exposição conta com quadros pintados pelos alunos da Universidade Sénior Florbela Espanca no decorrer do ano letivo e ficará patente até ao dia 18 de maio.
A entrada é livre e poderá ser visitada dentro do horário de funcionamento da Junta de Freguesia, 9h00-12h30 | 14h00-17h30.
Quando: até 18 de maio de 2024
Onde: Salão Nobre Guilherme Pinto, junta de freguesia de Matosinhos