Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

08 Maio 2024

Está aí mais uma edição das Festas do Senhor de Matosinhos, a maior romaria do norte do país que atrai milhares de pessoas ao nosso concelho. Prepare-se para reencontrar as tradições, saborear a sardinha assada, as doçarias, o algodão doce e outras delícias típicas. Aproveite para explorar a feira da louça e dos bonecos de barro, os brinquedos e o artesanato, os carrosséis e muitas outras atrações.

Também neste fim de semana decorre mais uma edição do WRC Rally de Portugal! Veja aqui as sugestões para os próximos dias.

FESTAS DO SENHOR DE MATOSINHOS 2024 - MATOSINHOS

De 10 de maio a 2 de junho, Matosinhos volta a estar em festa, com mais uma edição das Festas do Senhor de Matosinhos.

Para além dos principais atrativos das festividades como o fogo de artifício, a procissão e missa solenes, os altares decorados da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos ou o fogo de bonecos, a edição deste ano trará algumas novidades, entre as quais, a Marcha dos Bonecos, um cortejo de marionetas gigantes inspiradas no espetáculo do fogo dos bonecos e no figurado do barro em geral, com três sessões nos dias 10, 11 e 12 de maio. O cortejo partirá do edifício dos Paços do Concelho até ao Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.

Destaque ainda para o concerto de Diogo Piçarra, nos jardins da biblioteca municipal, no dia 17 de maio, pelas 22h, e para o lançamento do livro das festas "Matosinhos. O Fogo de Bonecos", de Joel Cleto, no feriado municipal de 21 de maio, pelas 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Feira de artesanato, feira da louça e dos bonecos de barro, brinquedos, carrosséis e as habituais iguarias típicas voltam a marcar presença na maior romaria do norte do país.

Mais informações e programação completa: https://www.cm-matosinhos.pt/cmmatosinhos2020/uploads/writer_file/document/33488/senhor_de_matosinhos_2024___programa.pdf 

Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024

Onde: Matosinhos

evento senhor de matosinhos 2024

 


 

CICLO MISTÉRIOS DO FOGO ‘MARCHA DOS BONECOS’, DE JORGE LOURAÇO FIGUEIRA – AV. D. AFONSO HENRIQUES, FESTAS DO SENHOR DE MATOSINHOS

A Marcha dos Bonecos é um cortejo de marionetas gigantes inspiradas num agora raro espetáculo de fogo preso, o Fogo de Bonecos, uma singular tradição matosinhense, do século XIX, que representa nos Bonecos de Fogo, as figuras típicas das artes e dos ofícios locais, e no figurado do barro em geral, uma criação do artista Jorge Lourenço Figueira.

Direção artística, guião e pesquisa: Jorge Louraço Figueira |Assistência da direção artística: Micaela Soares |Desenho de marionetas e direção de arte: Sandra Neves |Equipa de construção: Bruno Capucho | Ohcupa! | Interpretação e manipulação: Flora Miranda, Isabel Carvalho, João Lourenço, Mário Moutinho, Pedro Lamares, Sara Henriques, Vítor Gomes |Produção: Sofia Carvalho.

Entrada gratuita.

Quando: 10,11 e 12 de maio, 19h00

Onde: Avenida D. Afonso Henriques, Festas do Senhor de Matosinhos

 


 

FAMA – FEIRA DE ARTESANATO DE MATOSINHOS - AVENIDA D. AFONSO HENRIQUES

A FaMa está de regresso a Matosinhos e às Festas do Senhor de Matosinhos. A décima-oitava edição da FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos (Edição Sr. De Matosinhos) decorre até 2 de junho entre o Parque Basílio Teles e a Avenida D. Afonso Henriques.

Até 2 de junho, dezenas de artesãos, oriundos de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira, dão a conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

Cestaria, peles, tapeçarias, bijuterias, pinturas em tela e em tecido, filigranas, velas decorativas, perfumes artesanais, cosmética de sal, sabão, cremes e sais de banho, marionetas, fantoches e brinquedos tradicionais são apenas alguns dos artigos que poderão ser vistos nos expositores instalados, mas também a doçaria tradicional, os queijos e os enchidos.

A FaMa estará aberta de segunda a quinta-feira das 16h00 às 23h00, sextas e vésperas de feriado das 16h00 às 24h00, sábados e feriados, das 14h00 às 24h00 e domingos das 14h00 às 23h00. No dia 2 de junho, o horário será das 14h00 às 20h00.

A entrada é livre.

Quando: 10 de maio a 2 de junho de 2024

Onde: Avenida D. Afonso Henriques, Matosinhos

evento FAMA 2024 - Senhor de Matosinhos

 


 

VODAFONE WRC RALLY DE PORTUGAL!

De 9 a 12 de maio, a Exponor volta a ser o centro operacional da prova maior do automobilismo português

A Exponor, em Matosinhos, já ‘respira’ o ambiente do Vodafone Rally de Portugal. As primeiras equipas (de um total de 69, de 22 nacionalidades – maior lista de inscritos até ao momento) já chegaram ao recinto que, mais uma vez, recebe o Parque de Assistência e o centro operacional da prova.

Com a abertura do recinto ao público, entre quinta-feira e domingo, espera-se verdadeira enchente na Exponor, até porque as previsões apontam para condições de céu limpo durante o rally.

Para lá do interesse competitivo, o Vodafone Rally de Portugal 2024 recebe, na Exponor, a estreia do filme “Race for Glory”, a obra de Stefano Mordini, que retrata uma fase épica do Mundial de Ralis, em particular, o duelo nos míticos Grupo B entre Audi e Lancia, e que terá “Premiere” nacional hoje, dia 8 de maio.

Ainda enquadrado no programa do Vodafone Rally de Portugal 2024 decorre amanhã na Exponor o "Beyond Rally Forum - Driving Sustainable Development Through Rallying", um fórum de sustentabilidade com a chancela da FIA, que que se propõe apontar os caminhos de inovação através do Campeonato do Mundo de Ralis.

A edição deste ano volta a ter a partida cerimonial em Coimbra, amanhã, inaugurando um percurso que inclui 22 classificativas, o maior número desde 2012, atravessando 15 concelhos das regiões Centro e Norte do país: Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.

Entre 9 e 12 de maio, o Parque de Assistência na Exponor tem acesso livre para o público no seguinte horário:

09/05 - Quinta Feira

- Abertura: 10h00

- Fecho: 21h00

10/05 - Sexta Feira

- Abertura: 10h00

- Fecho: 24h00

11/05 - Sábado

- Abertura: 10h00

- Fecho: 24h00

12/05 - Domingo

- Abertura: 09h00

- Fecho: 14h00

O WRC Vodafone Rally de Portugal termina em festa junto ao mar de Matosinhos, domingo, a partir das 14h30, com a cerimónia de entrega de prémios.

Mais informações: www.rallydeportugal.pt 

Quando: 9 a 12 de maio de 2024

Onde: ponto de concentração na Exponor, em Leça da Palmeira e entrega de prémios na marginal de Matosinhos

evento rally portugal

 


 

LANÇAMENTO DO LIVRO “25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA” – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Integrada na programação complementar da exposição patente na Galeria Municipal de Matosinhos, e no dia em que este equipamento celebra o seu 19º aniversário, será apresentado o livro ‘25 de abril de 1974, quinta-feira’’. O livro, com título homónimo da exposição, conta com fotografia de Alfredo Cunha, textos originais de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas, e intervenções de Vhils sobre imagens icónicas do fotógrafo - para a capa e separadores.

Para celebrar os 50 anos de democracia, Alfredo Cunha concebeu, a partir das suas imagens, um livro em três partes. Guerra — com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; Dia 25 de Abril — com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; Depois de Abril — com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos quentes.

A apresentação do livro em Matosinhos, na Galeria onde atualmente Alfredo Cunha apresenta uma exposição fotográfica com uma seleção dos registos fotográficos captados pelo próprio, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam à Revolução de Abril, estará a cargo do fotógrafo e da jornalista Ana Sousa Dias.

Quando: 9 de maio, 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento exposição livro 25abril

 


 

CONTAMOS CONTIGO! - "OS SONHOS DE ALGODÃO SÃO VERDES COR DO LIMÃO"- BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

No dia 11 de maio, sábado, pelas 11h, contamos contigo a história “Os sonhos de algodão são verdes cor do limão”, de Susana Duarte, com a presença da autora.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt. Max. 20 inscrições

Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.

De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar

Quando: 11 de maio, 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento hora do conto 11maio

 


 

EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU

A exposição de desenho, pintura e instalação, da artista plástica Conceição Abreu, inaugura no próximo sábado, pelas 16h00, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. A exposição tem curadoria de Sofia Marçal.

Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento expo Conceição Abreu

 


 

NEW MARKET – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O New Market está de regresso ao Mercado de Matosinhos com propostas de vestuário e artigos para bebé, bijuteria, acessórios de moda, produtos artesanais e muitas outras propostas com condições especiais para começar o ano com novidades.

Próximas edições: 31 de maio e 1 de junho

Quando: 10 e 11 de maio | Horário: Sexta: 09h00-18h00, Sábado: 09h00-16h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

SHOWCOOKING & DIVERCOOK CHALLENGE - PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

No dia 11 de maio (sábado), das 10h00 às 16h00, o Parque Ecológico Monte de S. Brás vai receber mais uma edição do “Showcooking & Divercook Challenge”.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, promovendo o envolvimento ativo das famílias que assumem um papel fundamental na alimentação das crianças e jovens, esta iniciativa será composta por quatro momentos: um showcooking, um concurso de culinária com as famílias, um almoço e um momento de animação com músicas do mundo.

Todos os interessados em participar nesta iniciativa, deverão realizar a sua inscrição, até 30 de abril, para o e-mail claudia.rodrigues@cm-matosinhos.pt (limitado às primeiras 100 inscrições).

Quando: 11 de maio, 10h00-16h00

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

evento_showcooking_1_2000_2000

 


 

XV CONCURSO DE FLAUTA DE BISEL DE MATOSINHOS – SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, em colaboração com a autarquia, e no âmbito do trabalho realizado na AEC Oficinas de Música, vai organizar o XV Concurso de Flauta de Bisel de Matosinhos. Cada Escola, do 1.º e 2.º CEB, poderá fazer-se representar por dois alunos por escalão etário. A seleção e ensaio dos alunos, no caso do 1º ciclo, contará com a colaboração dos professores da AEC das Oficinas de Música.

Quando: 11 de maio, 10h00

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

 


 

ESCULTURA ABRIL SOLAR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Desde o dia 20 de abril que está exposta no Mercado Municipal de Matosinhos a escultura “Abril Solar” criada pelo artista Leonel Moura no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Uma criação artística que contou com a parceria tecnológica da Smartenergy, empresa Suíça que desde 2020 tem o seu centro global de competências instalado no nosso município.

A escultura tem a forma de um cravo e integra um conjunto de painéis fotovoltaicos, colocados no meio das folhas superiores, que lhe permitem detetar a presença de pessoas, emitir sons de natureza, iluminar-se à noite e ainda uma tomada USB para carregar telemóveis.

Com 3 metros de altura e cerca de 150 quilos de peso esta escultura poderá ser vista agora num dos mais emblemáticos espaços do nosso comércio tradicional, reforçando desta forma a sua associação ao passado, presente e futuro, num hino à liberdade e à sustentabilidade

Quando: até 1 de junho de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Quando: até dezembro de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

VELA: TROFÉU FREITAS E IBÉRICO VAURIEN 2024 – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES

É já nos próximos dias 11 e 12 de maio que o Clube Naval de Leça irá organizar a sua primeira regata de 2024: “Troféu Freitas e Ibérico.

A regata, de classe única (Vaurien), será disputada em dois dias, e tem como objetivo homenagear o carpinteiro e construtor de Vauriens – Sr. Freitas, que durante os anos 60 se dedicou à construção de centenas de Vauriens da marca “Freitas” no seu estaleiro em Leixões, atual armazém do Clube Naval de Leça.

A iniciativa conta com organização do Clube Naval de Leça, o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Mais informações e inscrições em: https://navaldeleca.com/trofeu-freitas/ 

Quando: 11 e 12 de maio

Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões

evento_trofeu_freitas_e_iberico_1_2500_2500

 


 

CAMPEONATO EUROPEU DE SQUASH - SÃO MAMEDE DE INFESTA

De 8 a 12 de maio, decorrerá o Campeonato Europeu de Squash, Sub17 e Sub15.

Uma organização da Federação Nacional de Squash e Proracket Squash e Padel com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Mais informações em: https://fnsquash.pt/ 

Quando: 8 a 12 de maio

Onde: Proracket Squash e Padel, São Mamede de Infesta

evento_campeonato_europeu_de_squash_1_2500_2500

 


 

CAMPEONATO NACIONAL DE DESPORTOS DE GRAVIDADE - CORRIDA CARRINHOS DE ROLAMENTOS GUIFÕES 2024 – GUIFÕES

No domingo, dia 12 de maio, pelas 14h00, a emoção e adrenalina regressam a Guifões, com mais uma prova do Campeonato Nacional de Desportos de Gravidade.

A corrida Carrinhos Rolamentos de Guifões tem como particularidade a utilização de veículos desenhados e construídos apenas para serem propulsionados pela força da gravidade, e que pretende trazer à Freguesia de Guifões a emoção das brincadeiras de velocidade dos velhos tempos.

Este evento que percorre as ruas de Guifões, é organizado pela Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, em parceria com o Clube Aventura D'Aldeia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Mais informações: https://www.jf-custoias-lecabalio-guifoes.pt e redes sociais da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões

Quando: 12 de maio, 14h00

Onde: ruas de Guifões

evento_rally_guifoes_1_2500_2500

 


 

HUMOR E EXPERIÊNCIAS DA VIDA COM ONOFRE VARELA

A Associação de Pais da Senhora da Hora promove um momento de humor com Onofre Varela já na próxima sexta-feira, 10 de maio.

A entrada é gratuita.

Mais informações: https://www.facebook.com/ufsmish e redes sociais da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora.

Quando: 10 de maio, 21h15

Onde: Associação de Pais da Senhora da Hora

 


 

CAFÉ LITERÁRIO DA ARAL – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

É já na próxima sexta-feira, 10 de maio, que acontece mais uma sessão do Café Literário no espaço do Aurora da Liberdade. Aqui, os frequentadores são convidados a desfrutar de uma experiência única: enquanto o café é pago, a literatura é oferecida de forma gratuita. E se tudo correr conforme planeado, a literatura não só será gratuita, mas também trará sorrisos, pois o prato principal será o humor presente na literatura portuguesa ao longo dos tempos, desde os tempos medievais até aos dias de hoje.

Venha fazer parte deste encontro mensal, onde o aroma do café se mistura com as histórias e as gargalhadas ecoam pelos corredores.

Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/ 

Quando: 10 de maio, 21h30-22h30 (segunda sexta-feira de cada mês)

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

 


 

UMA BOMBA CHAMADA ETELVINA – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

Após um período prolongado sem que o Corpo Cénico da Associação Recreativa Aurora da Liberdade (ARAL) apresentasse um espetáculo, foi aceite o desafio de reunir a equipa, iniciar os ensaios e trazer uma nova peça ao palco.

A peça escolhida para encenar foi “Uma Bomba Chamada Etelvina”, uma comédia em três atos escrita por Henrique Santana. A escolha foi motivada por diversas razões, incluindo o facto de ter sido a primeira peça representada pela ARAL e pelo seu conteúdo ser leve e repleto de trocadilhos, visando proporcionar momentos de bom humor.

SINOPSE:

Etelvina e Inácio Pires são um casal de classe média alta que se prepara para casar a sua única filha Clara, com o bon-vivant Eduardo Rodrigues.

Como o passado do futuro genro suscita dúvidas a Etelvina, esta manda o sobrinho, Jorge Vilar, a Espanha, para “investigar”.

No meio de grande azáfama com os preparativos para o casamento, tudo parece correr bem, até que de repente…

Mais informações e reservas: https://auroradaliberdade.com/evento/ 

Quando: 11 de maio, 21h30-23h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

evento_bomba_etelvina_1_1000_1000_1_2500_2500

 


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt / www.cm-matosinhos.pt / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.

A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.

Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.

Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

evento_exposicao_casa_design_livro_1_2500_2500

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles