Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

17 Abril 2024

O programa das comemorações do 25 de abril estará em destaque este fim de semana com uma série de iniciativas de homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos. Exposições, tertúlias, visitas guiadas, feira da proteção civil, showcookings, eventos desportivos, atividades ambientais, estão entre as muitas sugestões que temos para si. Veja aqui a programação completa.

 

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - MATOSINHOS

A Câmara Municipal de Matosinhos vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, com a realização de visitas orientadas pelo património.

Na quinta-feira, 18 de abril, pelas 14h30, decorrerá um percurso orientado sobre um património cultural e natural que foi recentemente alvo de um processo de reabilitação através da execução do programa Corredor Verde do Leça. Durante este percurso, os participantes irão contactar com a riqueza de um património histórico milenar, com elementos que nos evocam os tempos longínquos do império romano e da idade média, desde a Ponte da Pedra até ao Mosteiro de Leça do Balio e da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários. Ao mesmo tempo, o contacto com a biodiversidade existente no rio Leça, tanto da flora como da fauna, que se conjugam com as práticas agrícolas, permitirá perceber a resiliência e a recuperação deste ecossistema.

Na sexta-feira, 19 de abril, pelas 10h30, a visita orientada terá como foco a Quinta de S. Gens, na Rua do Senhor 14, Senhora da Hora, com a abertura ao público, pela primeira vez, de uma quinta histórica que ainda mantém marcas da remodelação delineada no século XVIII por Nicolau Nasoni, mas cuja origem remonta ao século XVI. Além de elementos patrimoniais relevantes, esta quinta abrange ainda um notável espaço verde, com grande biodiversidade, que passa desapercebido no meio da cidade e que resistiu às diversas modificações e utilizações que esta propriedade atravessou.

As visitas orientadas ao património são gratuitas, mas carecem de inscrição. Aconselha-se a utilização de calçado confortável, chapéu e água. Mais informações e inscrições devem ser feitas através do email mumma@cm-matosinhos.pt  ou do telefone 229390967.

Quando: 18 e 19 de abril

Onde: Corredor Verde do Leça/ Quinta de S. Gens - Matosinhos

evento_dia_monumentos_sitios_1_1250_2500

 


 

XII FEIRA DA PROTEÇÃO CIVIL – PARQUE BASÍLIO TELES

Workshops, rastreios, ações de sensibilização, demonstrações e exposições são algumas das atividades previstas para a XII edição da Feira da Proteção Civil de Matosinhos.

O evento, que decorre entre os dias 18 e 20 de abril, no Parque Basílio Teles, visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no concelho em áreas como Incêndios, Prevenção Rodoviária, Segurança, Matérias Perigosas e Saúde.

Estas ações visam sobretudo sensibilizar a população em geral para o trabalho desenvolvido pela proteção civil e os seus agentes, com vista à capacitação dos seus cidadãos para a segurança, prevenção e proteção.

Durante três dias, poderá assistir a ações de prevenção rodoviária com crianças e as diversas forças da autoridade, visitar a exposição de meios e veículos da proteção civil municipal e dos diversos agentes, acompanhar a demostração cinotécnica, fazer rastreios diversos, experimentar o suporte básico de vida, entre outras atividades.

Mais informações e programação completa em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/xii-feira-da-protecao-civil-de-matosinhos 

Quando: de 18 a 20 de abril

Onde: Parque Basílio Teles

cartaz_1_1250_2500


 

QUINTA DE SÃO GENS – SENHORA DA HORA

Pela primeira vez, a Quinta de São Gens vai abrir as suas portas ao público, numa iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR- Norte) e da Câmara Municipal de Matosinhos.

É uma das quintas cujo arranjo e embelezamento são atribuídos a Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.

Ao longo dos anos, a Quinta de São Gens foi alvo de várias intervenções e, pela primeira vez, abrirá as suas portas ao público, no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril. Haverá, nos dias 18, 19 e 20 de abril, um conjunto de atividades, onde se incluem visitas temáticas conduzidas por Joel Cleto, Elvira Rebelo e Ivo Gomes, uma visita com escolas, a arte do desenho com o Porto Urban Sketchers e o espetáculo “Nos 50 anos de abril... cantar a liberdade” pelo Coral de Letras da Universidade do Porto.

A entrada é livre, mas de inscrição obrigatória. Consulte toda a informação do evento e inscreva-se em https://www.ccdr-n.pt/noticia/destaque/ccdr-norte-abre-portas-da-quinta-de-sao-gens-nas-comemoracoes-do-dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios 

A abertura ao público da Quinta de São Gens será progressiva e pretende afirmar o espaço como “pulmão cultural (e verde) do Grande Porto”.

Quando: 18, 19, 20 de abril de 2024

Onde: Quinta de São Gens

sgens_1_1_1250_2500

 


 

CONFERÊNCIA “AS CASAS PRECISAM DE PESSOAS” – EXPOSIÇÃO MANIFESTHABITAÇÃO - MATOSINHOS

Paralelamente à exposição MANIFESTHABITAÇÃO, decorre, até 13 de junho, um ciclo de cinco conversas dedicadas a vários temas ligados à problemática da habitação.

A segunda sessão do ciclo de conversas acontece já amanhã, 18 de abril, sobre o tema “As Casas Precisam de Pessoas” e conta com a participação de Helena Roseta e Lígia Nunes.

A exposição pode ser visitada até 30 de junho, na Edifício antiga Fábrica Vasco da Gama, Av. Menéres.

Quando: 18 de abril, 18h00

Onde: Edifício antiga Fábrica Vasco da Gama, av. Menéres

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

REVIVER O LEÇA – CORREDOR VERDE DO LEÇA

"Reviver o Leça – Plogging Challenge Portugal 2024" é um evento gratuito, limitado a 100 vagas, e que consiste numa caminhada/corrida ao ar livre, no Corredor Verde do Leça para a limpeza das suas margens.

A ação decorre já no sábado, 20 de abril, no Corredor Verde do Leça (segunda fase da obra), pelas 9h00, e tem como ponto de encontro o Parque da Ciência, no lugar de Pinguela, em Santa Cruz do Bispo.

Os participantes serão desafiados numa atividade que combina corrida ou marcha com a recolha de resíduos, aconselhando-se a utilização de roupas leves, calçado confortável, chapéu, garrafa com água e alguns snacks.

As inscrições destinam-se a maiores de 18 anos e podem ser feitas através do link https://forms.gle/LTi94ryTtxPtGwZA7 

Refira-se que o projeto Plogging Challenge Portugal é uma iniciativa de caráter nacional que será realizada entre os dias 20 de abril e 1 de maio. Por todo o país vão ser organizadas caminhadas com recolha de resíduos e a respetiva reciclagem.

Mais informações através do email voluntariadoemmatosinhos@cm-matosinhos.pt 

O projeto é cofinanciado pelo #PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

Quando: 20 de abril

Onde: Parque da Ciência e Corredor Verde do Leça

evento_reviver_o_leca_1_1250_2500


 

LANÇAMENTO DE LIVRO “PARABÉNS LIBERDADE – 25 DE ABRIL – 50 ANOS” DE JOAQUIM QUEIRÓS

No próximo sábado, Joaquim Queirós apresenta o seu novo livro “Parabéns Liberdade”, integrado nas comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Editada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a obra dá a conhecer as memórias e experiências pessoais de Joaquim Queirós no período de transição para a liberdade, abordando ainda as transformações e o impacto da democracia no território e na comunidade. O livro conta ainda com os testemunhos de diferentes personalidades que presenciaram e viveram as conquistas de Abril e, outras, mais novas, que tendo já nascido em liberdade, puderam usufruir, em pleno, das conquistas da geração que fez a revolução.

Quando: 20 de abril, 16h30

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

evento_parabens_liberdade_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abre ao público já no próximo sábado, 20 de abril, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias de Alfredo Cunha.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho no seguinte horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho/ inauguração - 20 de abril, 18h30

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

02_instagram4_logoc_1_1250_2500


 

NEW MARKET – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O New Market está de regresso ao Mercado de Matosinhos com uma edição especial Férias de Páscoa, com propostas de vestuário e artigos para bebé, bijuteria, acessórios de moda, produtos artesanais e muitas outras propostas com condições especiais para começar o ano com novidades.

Próximas edições: 10 e 11 de maio, 31 de maio e 1 de junho

Quando: 19 e 20 de abril| Horário: Sexta: 09h00-18h00, Sábado: 09h00-16h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

VOLTA AOS MERCADOS – MERCADO MUNICIPAL DE ANGEIRAS

Venha (re)descobrir tudo o que gira à volta dos Mercados Municipais de Matosinhos.

A Volta aos Mercados é uma experiência de aprendizagem da modalidade de orientação ideal para exercitar a mente e o corpo e aberta a participantes de todas as idades.

Participe sozinho, em família ou com amigos!

Atividade de acesso gratuito sujeita a inscrição prévia. Inscreva-se já em https://gd4caminhos.com/matosinhos/ 

Próximas edições:

• 18 maio – Ponto de Partida: Mercado Municipal de Matosinhos

• 22 junho – Ponto de Partida: Mercado Municipal de Angeiras

Quando: 20 de abril, 9h00

Onde: Mercado Municipal de Angeiras

post1_angeiras_1_1250_2500


 

ESCULTURA ABRIL SOLAR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A partir do próximo dia 20 de abril vai estar exposta no Mercado Municipal de Matosinhos a escultura “Abril Solar” criada pelo artista Leonel Moura no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Uma criação artística que contou com a parceria tecnológica da Smartenergy, empresa Suíça que desde 2020 tem o seu centro global de competências instalado no nosso município.

A escultura tem a forma de um cravo e integra um conjunto de painéis fotovoltaicos, colocados no meio das folhas superiores, que lhe permitem detetar a presença de pessoas, emitir sons de natureza, iluminar-se à noite e ainda uma tomada USB para carregar telemóveis.

Com 3 metros de altura e cerca de 150 quilos de peso esta escultura poderá ser vista agora num dos mais emblemáticos espaços do nosso comércio tradicional, reforçando desta forma a sua associação ao passado, presente e futuro, num hino à liberdade e à sustentabilidade

Quando: 20 de abril a 1 de junho de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

abrilsolar1_1_2500_2500


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Live paint: 20 de abril

Inauguração: 24 de abril às 14:30

Quando: 20 a 24 de abril de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

“MERCADO VESTIDO DE ABRIL” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O Mercado Municipal de Matosinhos veste-se de abril para celebrar os 50 anos do 25 de abril.

• Projeto de decoração dos 2 pisos do mercado com cravos de grandes dimensões: 20 de abril a 1 de maio

• Oficinas de construção de cravos em papel abertas à comunidade (acesso livre e participação por ordem de chegada):

- 20 de abril: 10:00-13:00

- 24 de abril: 09:00 e as 13:00 / 14:00-16:00

Quando: 20 de abril a 1 maio de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

DO MERCADO PARA O PRATO! – SHOWCOOKING COM O CHEF DAVID VIEIRA – MERCADOS MUNICIPAIS DE MATOSINHOS

É já no próximo sábado que o Mercado de Matosinhos volta a transformar-se num verdadeiro espaço de laboratório, onde a magia acontece diretamente da banca para o prato.

Desta vez, recebemos o Chef David Vieira, que promete partilhar connosco sabores que refletem as suas paixões: um estilo de vida saudável e viagens. Formado pela Escola de Hotelaria de Lisboa (2009), David Vieira passou o início da sua carreira a trabalhar em vários restaurantes pela Europa - onde se inclui Murano, restaurante com 1 estrela Michelin. Atualmente a trabalhar como chef principal do The Decadente e The Insólito, restaurantes do grupo Independente Collective, regressou a Portugal para cozinhar com amor e partilhar com os outros o que mais o faz feliz: comida cheia de caráter, história e sabor.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, disponíveis aqui: https://www.workshops-popup.com/workshop/davidvieira/ 

Quando: 20 de abril, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

evento_mercado_prato_20abr_1_1250_2500


 

CONVERSAS LOCAIS COM ASSOCIAÇÃO PASSADO FUTURO – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, realizar-se-á uma partilha de experiências e memórias de quem passou pela revolução, com Maria Clara Barata América, António Moreira Alves, José Aluai Neves e José Figueiredo Rocha.

Conta ainda com participação do coro "Os Afónicos". Entrada livre até lotação do espaço.

Quando: 19 de abril, 18h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_conversa_passado_futuro_1_1250_2500


 

V+ VISITA COM A PERSONAGEM ZIRA FANECA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Na próxima sexta-feira, às 21h30, no Museu da Memória de Matosinhos, terá lugar uma vista dramatizada com Zira Faneca, uma pitoresca peixeira de Matosinhos, com muitas histórias para contar ligadas ao mar e à venda do peixe, uma tradição secular na sua família.

Inscrições por e-mail ( mumma@cm-matosinhos.pt ) ou por telefone (22 939 0967), até às 17h00 do dia da atividade.

Entrada: 3€. Visita não indicada a menores de 8 anos.

Quando: 19 de abril, 21h30

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

V+ - Visita com Zira Faneca 19 abril


 

OFICINA DE ARTES - CRAVOS DE PAPEL! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Vem participar na oficina de artes onde poderás construir cravos de papel e assistir à leitura da História “Tesouro!

Atividade gratuita, mas carece de inscrição prévia: bmfe@cm-matosinhos.pt 

Máximo 20 inscrições/ Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos

Quando: 20 de abril, pelas 11h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar, com a presença da autora Marta Sousa e o seu livro "E agora?".

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos

Atividade gratuita, mas carece de inscrição prévia: bmfe@cm-matosinhos.pt , Máximo 20 inscrições

Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos

Quando: 20 de abril, pelas 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

PML 2024 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.

Objetivo: Fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.

Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade

Atividade gratuita inserida na programação do Plano Municipal de Leitura, com inscrições limitadas através do e-mail bmfe@cm-matosinhos.pt  ou https://forms.gle/Xg3V52A9PGyBoDSC6 

Quando: 20 de abril, 10h00-13h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

UM PRESENTE EM SETE PASSADOS. CICLO DE LEITURAS E CONVERSAS COM NUNO CAMARNEIRO "HERANÇAS COLONIAIS" - O RETORNO, DULCE MARIA CARDOSO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai realizar mais uma edição da Comunidade Leitores “25 de Abril - Um Presente em Sete Passados. Ciclo de conversas".

Esta iniciativa pretende assinalar uma efeméride marcante da história portuguesa – A celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Em sete momentos desafiamos todos os leitores a explorar sete livros em sete momentos que refletem temas fundamentais que contribuíram para a construção do Portugal contemporâneo em que vivemos.

Quando: 20 de abril, 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

MISSA DOS LAICOS, EDITORA SALIVA DIVA – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

A editora discográfica independente Saliva Diva, fundada em 2020, apresenta, no próximo dia 21 de abril, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o projeto “Missa dos laicos”.

Uma vez por mês e sempre ao domingo, serão dados a conhecer projetos musicais independentes marcados pela liberdade criativa selecionados pela Saliva Diva.

No próximo domingo, a partir das 17h30, haverá a atuação de Daniel Catarino, Palankalama e Galgo.

Mais informações e bilhetes em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/138706-missa_dos_laicos_da_saliva_diva-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 21 de abril, 17h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

missa_dos_laicos_21_abril_instagram_1_1250_2500


 

COMEMORAÇÃO DO DIA TERRA – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

As ilhas de calor urbanas são locais da cidade que, por causa da grande densidade urbana, pela falta de vegetação e ventilação, acabam por ficar mais aquecidos do que fora da cidade. Através de uma técnica ancestral japonesa, conhecida como “agricultura selvagem”, as bombas de sementes permitem o reflorestamento rápido e simples de zonas deprimidas. Nesta oficina para famílias vamos produzir bombas de sementes autóctones para semear no Parque Ecológico do Monte de S. Brás.

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 21 de abril, 10h00-13h00 

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 


 

CONCURSO NACIONAL DE SALTOS - B - CENTRO HÍPICO DO PORTO E MATOSINHOS

De 19 a 21 de abril, decorrerão no Centro de Hípico do Porto e Matosinhos, as provas de equitação.

Uma organização do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 19 a 21 de abril de 2024

Onde: Centro Hípico do Porto e Matosinhos

evento_hipismo_19_21abr_1_1250_2500


 

LIGA IN GOLD HOTEL & SPA – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES

Está a chegar a próxima etapa da competição do Clube de Vela Atlântico, o Troféu IN GOLD Hotel & SPA que será disputado pelas Classes de Vela Ligeira e Cruzeiro NHC.

Este Troféu terá um total de 3 Jornadas em 3 fins de semana, distribuídos pelos meses de março, abril e maio.

Vela Cruzeiro: 20 abril // 18 maio

Vela Ligeira: 21 abril // 19 maio

Organização do Clube de Vela Atlântico, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 20 e 21 de abril de 2024

Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões

evento_trofeu_in_gold_1_1250_2500


 

"ENCONTRO DE MINI POLO" - PISCINA MUNICIPAL DE PERAFITA

A piscina municipal de Perafita recebe este sábado, 20 de abril, o 5º "Encontro de Mini Polo" destinado aos alunos de natação dos níveis 1, 2 e 3.

Esta ação, que pretende o fomento e a promoção do polo aquático, encontra-se a percorrer todas as piscinas municipais do concelho estando a próxima data prevista para o dia 18 de maio em Leça do Balio.

Se gostas de convívio, exercício físico e de desportos em equipa, vem experimentar gratuitamente.

Quando: 20 de abril, 14h00

Onde: Piscina Municipal de Perafita

 


 

50º ANIVERSÁRIO DO 25 ABRIL I “50 ANOS DE DEMOCRACIA” – JUNTA DE FREGUESIA DE MATOSINHOS

“Integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove, no próximo dia 18 de abril, uma conversa dedicada à juventude intitulada “50 Anos de Democracia”.

“Perspetivas e problemas” serão abordados por Daniel Soares, dinamizador da sessão, que pretende fomentar uma conversa aberta para troca de ideias e partilha de reflexões.

A sessão está marcada para as 21h30 no Salão Nobre Guilherme Pinto (Edifício da Junta de Freguesia – Matosinhos).

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!”

Quando: 18 de abril, 21h30

Onde: Salão Nobre Guilherme Pinto - Junta de Freguesia de Matosinhos

 


 

HINOS DE LIBERDADE – CONCERTO COM ANABELA SILVA E JOÃO GUSMÃO – SALÃO PAROQUIAL DE LEÇA DA PALMEIRA

No próximo dia 19 de abril, sexta-feira, a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira promove o concerto “Hinos da Liberdade”, que contará com a voz de Anabela Silva, acompanhada por João Gusmão.

Este concerto integra o programa comemorativo do 50º aniversário do 25 de abril e será composto por temas que marcaram o período da revolução, não só em Portugal, mas também, no estrangeiro.

A entrada é livre, contudo, limitada ao número de lugares existentes.

Todos/as os/as interessados/as poderão fazer a sua marcação prévia através dos contactos da Junta de Freguesia de Matosinhos – 229 380 586 ou Leça da Palmeira – 229 997 030.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!”

Quando: 19 de abril, 21h30

Onde: Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira

evento_hinos_liberdade_1_1250_2500


 

CONCERTO 50 ANOS DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

“A Associação Recreativa Aurora da Liberdade (ARAL), em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, tem o prazer de apresentar uma homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, através das belas canções de Zeca Afonso, interpretadas por André Castro”, acompanhado à viola por Rogério Rocha.

A entrada é livre.

Mais informações em: https://auroradaliberdade.com/evento/concerto-50-anos-do-25-de-abril/ 

Quando: 20 de abril, 21h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

 


 

CONCERTO DE PRIMAVERA GCP 2024 – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

“A Associação Grupo de Cavaquinhos do Porto, sediada em regime de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, tem o prazer de anunciar o tão aguardado “Concerto de Primavera 2024”!

Junte-se a nós para uma tarde de música e encanto, onde os sons acústicos tradicionais e instrumentais ganham vida no palco do magnífico auditório da Associação Recreativa Aurora da Liberdade.

Não perca esta oportunidade única de celebrar a chegada da primavera ao som dos talentosos músicos do Grupo de Cavaquinhos do Porto.

Prepare-se para uma tarde de boa música e momentos memoráveis!

Contamos com a sua presença!”

Mais informações e reservas em: https://auroradaliberdade.com/evento/concerto-de-primavera-gcp-2024/ 

Quando: 21 de abril, 16h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

 


 

6.ª EDIÇÃO DO MOINHO CINE FEST - JUNTA DE FREGUESIA DE CUSTÓIAS

A 6.ª edição do Moinho Cine Fest, um festival de micro e nanometragens que ocorre na União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, decorre até 20 de abril.

São 36 filmes de 18 países em competição e 2 filmes convidados que constituem a seleção oficial desta edição do Moinho Cine Fest.

A entrada é livre.

Próxima sessão do Moinho Cine Fest:

– 20 de abril – 21h00 – Centro Cultural de Leça do Balio

Programação disponível em: https://www.moinhocinefest.com 

Organizado pela Anartem, coordenada pelo Cineasta Baliense - André Almeida Rodrigues, com o apoio da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Quando: 20 de abril, 21h00

Onde: Centro Cultural de Leça do Balio

moinho_1_1250_2500


 

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2024

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Hora estão de regresso. Conheça aqui o programa que vai os dias freguesia da Senhora da Hora de 19 de abril a 9 de maio.

Programação em: https://www.uf-smish.pt/festa-de-nossa-senhora-da-hora/ 

Quando: 19 de abril a 9 de maio

Onde: Senhora da Hora

evento_festas_sra_hora_1_1250_2500


 

50º ANIVERSÁRIO DO 25 ABRIL - PROGRAMA COMEMORATIVO – MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA

Durante este mês de abril, a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira preparou uma programação cultural, desportiva e social com o objetivo de assinalar os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974. Entre os eventos programados destaque para concertos, exposições e tertúlias.

A programação do 50º aniversário do 25 de abril contará com várias instalações artísticas em diferentes pontos da cidade.

Os trabalhos serão realizados em colaboração com os agrupamentos escolares da freguesia e os seus alunos.

No que diz respeito à música, estão agendados dois grandes concertos. O primeiro terá lugar no próximo dia 19 de abril, sexta-feira, com a atuação de Anabela Silva e João Gusmão que farão uma homenagem não só às canções de abril, mas também, às canções “importadas” de outros países que marcaram a década de 70 e o período da revolução. O concerto está marcado para as 21h30, no salão paroquial de Leça da Palmeira.

No dia 20 de abril a Junta de Freguesia e Associação Recreativa e Cultural Aurora da Liberdade apresentam “Canções de Zeca Afonso”, um concerto intimista que contará com a interpretação de André Castro, acompanhado por Rogério Rocha (viola). Este concerto terá lugar na ARAL, pelas 21h30.

No que diz respeito ao Desporto, o programa comemorativo juntará também várias associações e clubes locais para a realização de encontros amigáveis. Esta iniciativa terá lugar no dia 25 de abril a partir das 10h00 e passará pelo Complexo Desportivo da Bataria, Pavilhão dos Desportos e Congressos de Matosinhos e CCD Vítor Oliveira.

A programação integral do programa comemorativo do 25 abril pode ser consultada em www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt e/ou nas redes sociais da Junta de Freguesia. O programa desta autarquia integra a programação da Câmara Municipal de Matosinhos, que pode também ser consultado em www.cm-matosinhos.pt

Quando: até 30 de abril

Onde: Matosinhos e Leça da Palmeira

 


 

50 ANOS DO 25 DE ABRIL – PERAFITA, LAVRA E SANTA CRUZ DO BISPO

A União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo preparou uma programação dedicada aos 50 anos do 25 de abril. Exposição, concertos, cerimónias protocolares de hastear de bandeiras, entre outros momentos, fazem parte do programa.

Programa completo em: https://www.perafita-lavra-santacruzbispo.pt/25-de-abril/ 

Quando: 1 a 30 de abril de 2024

Onde: Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo

 


 

EXPOSIÇÃO “ANTES E DEPOIS - O PODER LOCAL EM MATOSINHOS” - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Abriu ao público a 18 de março a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.

A exposição dá a conhecer documentos originais que testemunham o antes e o depois da revolução, selecionados dos acervos do Arquivo Histórico e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre os quais se destacam os que estão relacionados com as primeiras eleições autárquicas livres de dezembro de 1976.

Com a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, a autarquia pretende contribuir para que a memória da origem do poder local democrático permaneça viva enquanto memória coletiva fundamental do país.

Esta exposição documental pode ser vista até 27 de abril, de 2ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é livre.

Quando: 18 de março a 27 de abril de 2024 | Horário: 2 ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expo_doc_antes_depois_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada: 1€.

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

mumma_expoescolas_instagrampost2024


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2