Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

10 Abril 2024

Já arrancou um dos mais antigos e icónicos festivais literários do país – o LeV – Literatura em Viagem. Na sua 18ª edição, o LeV volta a Matosinhos, de 8 a 14 de abril, com alguns dos maiores nomes do panorama literário. Veja esta e outras sugestões que Matosinhos apresenta para o próximo fim de semana.

 

LEV – LITERATURA EM VIAGEM – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Matosinhos volta a ser palco de um dos mais antigos e icónicos festivais literários do país, com uma edição especial dos 50 anos da Revolução de Abril.

Já na sua 18ª edição, o LeV - Literatura em Viagem volta a embarcar na Biblioteca Municipal de Matosinhos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, de 8 a 14 de abril, com alguns dos maiores nomes do panorama literário.

Prémio Nobel da Literatura, Orhan Pamuk, Valter Hugo Mãe, Miguel Esteves Cardoso e Afonso Cruz são alguns dos nomes desta edição.

Programação completa em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/lev-literatura-em-viagem-33 

Quando: 8 a 14 de abril

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Salão Nobre dos Paços do Concelho e no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

lev2024_jornal_publico_teste__1__1_1250_2500


 

ACTS OF COD – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe, nos dias 13 e 14 de abril, a peça Acts of Cod.

“Uma peça de teatro-dança que conta a história do Bacalhau. Desde a perspetiva do pescador e da sociedade à do próprio bacalhau, o espectador é levado a explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe na humanidade e no mundo. Entre o sonho e a realidade viajamos desde o alto mar às profundezas dos oceanos. Acts of Cod é uma peça multidisciplinar, em que o teatro, a dança, o mimo, as marionetas, o vídeo e a música constituem os seus principais meios de expressão.”

Mais informação: https://cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/acts-of-cod 

Bilhetes: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/138496-acts_of_cod-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 13 de abril às 21h30 e 14 de abril às 19h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

acts_of_god_v2_1_1250_2500


 

CRIANÇA TRAZ ADULTO – DOMINGO DE FAMÍLIAS - JOGO DA MEMÓRIA - MUMMA

No próximo domingo, no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos, realiza-se mais uma atividade lúdico-pedagógica destinada a famílias. Desta vez o desafio será o jogo da memória.

Quando viajamos pelas salas do museu há pormenores que chamam a nossa atenção, histórias que nos cativam e objetos que nos ficam na memória! A partir dessa viagem em família, vamos registar de forma artística o que queremos guardar, criando um Jogo da Memória que seja espelho desta experiência no museu.

Atividade gratuita direcionada para famílias com crianças dos 4 aos 12 anos

Faça a sua inscrição pelo email casadobosque@cm-matosinhos.pt 

Quando: 14 de abril, 10h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

Crianças traz adulto


 

AGRICULTURA BIOLÓGICA – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

No dia 14 de abril, realizar-se-á uma oficina de fruticultura, onde poderá receber dicas de manutenção de árvores de fruto.

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 14 de abril, 10h00-13h00

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 


 

SQUASH OPEN'24 - SÃO MAMEDE DE INFESTA

De 12 a 14 de abril irá decorrer a edição deste ano do PSA ProRacket Squash Open, torneio nacional.

Uma organização da Proracket Squash e Padel, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Mais informações em: https://linktr.ee/proracket?fbclid=IwAR2M8vrksrSVSoc7sLdbzWqnkEaVH-zT_uzq-wl7sLIKCPiTN42JSLAMlaw

Quando: 12 a 14 de abril de 2024

Onde: Proracket Squash e Padel, São Mamede de Infesta

evento_squash_1_1250_2500


 

LIGA MEO SURF - PRAIA INTERNACIONAL PORTO/MATOSINHOS

A 2ª etapa da Liga MEO Surf, que conta com a elite da modalidade, irá disputar-se de 12 a 14 de abril na praia Internacional ou, em alternativa, na praia de Leça da Palmeira, e promete aquecer a luta pelos títulos nacionais. Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot são os atuais líderes da Allianz Triple Crown mas tudo continua em aberto.

Evento que integra o calendário da Wave Series 2024. Organização da ANS-Associação Nacional de Surfistas e Federação Portuguesa de Surf, apoio das Câmaras do Porto e Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 12 a 14 de abril

Onde: Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira)

evento_liga_meo_surf_1_1250_2500


 

CAMPEONATO DISTRITAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA - CUSTÓIAS

Numa organização conjunta da Associação de Patinagem do Porto e do Rolar Matosinhos – Associação Desportiva, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport, o Pavilhão Municipal de Custóias, em Matosinhos, vai acolher nos próximos dias 13 e 14 de abril a segunda de quatro etapas do Campeonato Distrital de Patinagem Artística.

Este ano, devido ao elevado número de atletas inscritos, sinal do enorme dinamismo que a modalidade atravessa, o Campeonato Distrital da Associação de Patinagem do Porto será disputado ao longo de quatro fins de semana, tendo-se iniciado nos dias 6 e 7 de abril, no Pavilhão de Alfena, para terminar apenas nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Municipal de Gulpilhares.

O Pavilhão de Custóias será o palco de quatro finais, duas em Patinagem Livre, para os escalões de Infantis e Iniciados, e duas na especialidade de Solo Dance, para os escalões de Juniores e Seniores, tanto em femininos como masculinos.

Em competição nesta segunda jornada do Campeonato Distrital de Patinagem Artística estarão cerca de 80 atletas em representação de 13 clubes inscritos na Associação de Patinagem do Porto, 20 quais em representação do clube da casa, o Rolar Matosinhos, atual detentor dos títulos coletivos em Patinagem Livre e Solo Dance.

Mais informações e programa: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/campeonato-distrital-de-patinagem-artistica 

Quando: 13 e 14 de abril

Onde: Pavilhão de Custóias

cartaz_cdistrital_insta_1_1250_2500


 

RISE FIGHTING CHAMPIONSHIP - CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS, MATOSINHOS

No dia 13 de abril decorrerá no Centro de Desportos e Congressos, o maior evento de MMA em Portugal.

Organização da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/rise-fighting-championship 

Quando: 13 de abri, 21h00

Onde: Centro de Desportos e Congressos, Matosinhos

rise_fighting_championship_1_1250_2500


 

CAFÉ LITERÁRIO DA ARAL – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

O Café Literário de abril será realizado no espaço do Aurora da Liberdade, na próxima sexta-feira, 12 de abril. Aqui, os frequentadores são convidados a desfrutar de uma experiência única: enquanto o café é pago, a literatura é oferecida de forma gratuita. E se tudo correr conforme planeado, a literatura não só será gratuita, mas também trará sorrisos aos nossos rostos, pois o prato principal será o humor presente na literatura portuguesa ao longo dos tempos, desde os tempos medievais até aos dias de hoje.

Convidamo-lo a juntar-se a nós para tomar um café, divertir-se e mergulhar no património literário que é parte integrante da nossa cultura. Neste ambiente descontraído, teremos o prazer de explorar juntos as nuances do humor presente nas obras dos nossos escritores, desde os clássicos até aos contemporâneos.

Venha fazer parte deste encontro mensal, onde o aroma do café se mistura com as histórias e as gargalhadas ecoam pelos corredores. Reserve já na sua agenda e junte-se a nós para uma experiência literária memorável.

Quando: 12 de abril, 21h30-22h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

 


 

6.ª EDIÇÃO DO MOINHO CINE FEST - JUNTA DE FREGUESIA DE CUSTÓIAS

A 6.ª edição do Moinho Cine Fest, um festival de micro e nanometragens que ocorre na União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, realiza-se nos dias 5, 6, 13 e 20 de abril.

São 36 filmes de 18 países em competição e 2 filmes convidados que constituem a seleção oficial desta edição do Moinho Cine Fest.

A entrada é livre.

As sessões da 6.ª edição do Moinho Cine Fest serão:

– 13 de abril – 21h00 – Junta de Freguesia de Custóias

– 20 de abril – 21h00 – Centro Cultural de Leça do Balio

A programação já está disponível em:

https://www.moinhocinefest.com 

A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões é um parceiro institucional do festival, organizado pela Anartem, coordenada pelo Cineasta Baliense - André Almeida Rodrigues.

Quando: 13 de abril, 21h00

Onde: Junta de Freguesia de Custóias

moinho_1_1250_2500


 

PALESTRA DE HOMENAGEM A SALGUEIRO MAIA "CAPITÃO DE ABRIL" – SALÃO NOBRE DA JUNTA DE FREGUESIA DA SENHORA DA HORA

A Palestra de Homenagem a Salgueiro Maia "Capitão de Abril" terá lugar no dia 12 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora.

Orador: Coronel Andrade Silva Presidente da Associação Salgueiro Maia

Complemento Musical: Álvaro Vilaverde

Organização: Associação de Pais da Senhora da Hora

Mais informações em: https://www.facebook.com/ufsmish 

Quando: 12 de abril, 21h00

Onde: Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora

 


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 14 de abril de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada: 1€.

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

mumma_expoescolas_instagrampost2024


 

EXPOSIÇÃO “ANTES E DEPOIS - O PODER LOCAL EM MATOSINHOS” - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Abriu ao público a 18 de março a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.

A exposição dá a conhecer documentos originais que testemunham o antes e o depois da revolução, selecionados dos acervos do Arquivo Histórico e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre os quais se destacam os que estão relacionados com as primeiras eleições autárquicas livres de dezembro de 1976.

Com a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, a autarquia pretende contribuir para que a memória da origem do poder local democrático permaneça viva enquanto memória coletiva fundamental do país.

Esta exposição documental pode ser vista até 27 de abril, de 2ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é livre.

Quando: 18 de março a 27 de abril de 2024 | Horário: 2 ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expo_doc_antes_depois_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Atividade gratuita, mas carece de inscrição prévia: bmfe@cm-matosinhos.pt , Máximo 20 inscrições

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2