Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

20 Março 2024

Este fim de semana será marcado pelo regresso do maior evento Ibérico de Cultura Pop – Comic Con Portugal – entre muitas outras iniciativas que não vai querer perder. Consulte aqui toda a programação para o próximo fim de semana, em Matosinhos.

 

COMIC CON PORTUGAL – EXPONOR

Em 2024, ano em que completa 10 anos de existência, o maior evento ibérico de cultura pop está de regresso a Matosinhos, mais concretamente à Exponor, em Leça da Palmeira.

De 21 a 24 de março, são esperados milhares de visitantes na “Comic Con Portugal”, naquela que será a maior edição de sempre, ocupando toda a área disponível do recinto, cerca de 200 mil metros quadrados.

Cinema e televisão, banda desenhada e literatura, gaming, Pop Asia e área comercial, mundo do Cosplay, new media, música, CCTP Experience e Comic- Con Kids, são os universos em destaque na edição deste ano do evento.

Das presenças já confirmadas, destaque para as dos atores Ed Westwick (série “Gossip Girl”), André Lamoglia (série “Elite”) e Finn Jones (série “Guerra dos Tronos”), das atrizes do universo Harry Potter Anna Shaffer e Evanna Lynch , do realizador Juan Carlos Fresnadillo (“Damsel”), do elenco da série “Morangos com Açúcar”, da equipa do programa televisivo “Taskmaster”, entre outros convidados.

Consulte toda a informação sobre o evento em https://evento.comic-con-portugal.com/ 

Quando: 21 a 24 de março de 2024

Onde: Exponor, Leça da Palmeira

evento_comiccon_1_1250_2500


 

V+ VISITA D’ARQUITETURA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Pelas 21h30 de 22 de março, no Museu da Memória de Matosinhos, realizar-se-á, uma visita especial direcionada para as transformações arquitetónicas do edifício ao longo dos anos, despertando o olhar para as diferentes correntes estilísticas, elementos decorativos, harmonia e beleza do interior e exterior do Palacete.

Entrada:3€ / Visita não recomendada a menores de 8 anos.

Inscrição prévia até às 17h00 do dia da atividade em mumma@cm-matosinhos.pt  ou (+351) 229390967.

Quando: 22 de março, 21h30

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_v__visita_ao_palacete_1_1250_2500


 

DAR ASAS AOS LIVROS - CLUBE DE LEITURA - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE INFESTA

Dar Asas aos Livros é um encontro de leitores onde cada um apresenta e põe à discussão uma obra que o marcou. O objetivo é a partilha com o grupo da interpretação do texto lido e a reflexão sobre de que forma esta é influenciada pela mundividência de cada um.

Todas as últimas sextas-feiras de cada mês, pelas 17h, na Biblioteca de São Mamede Infesta.

A entrada é livre e gratuita.

Quando: 22 de março, 17h00

Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta

dar asas aos livros


 

NEW MARKET – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O New Market está de regresso ao Mercado de Matosinhos com uma edição especial Férias de Páscoa, com propostas de vestuário e artigos para bebé, bijuteria, acessórios de modo, produtos artesanais e muitas outras propostas com condições especiais para começar o ano com novidades.

Próximas edições: 19 e 20 de abril, 10 e 11 de maio, 31 de maio e 1 de junho

Quando: 22 e 23 de março, | Horário: Sexta: 09h00-18h00, Sábado: 09h00-16h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

MINI PORTO BELO - MERCADO DE MATOSINHOS

O Mini Porto Belo está de regresso a Matosinhos e ao Mercado Municipal.

O Mini Porto Belo é um mercado de crianças, para crianças e não só, onde se podem vender brinquedos, jogos, livros, roupas infantis, pinturas, objetos de decoração e de bijutaria de crianças e até bolos e biscoitos que os mais pequenos fizeram com todo o carinho. Tudo até 1€, um preço reduzido, à medida dos pequenos comerciantes, que irão estar com certeza muito atentos e aprender mais sobre a arte de “bem vender” junto dos vendedores de um dos nossos mais emblemáticos mercados!

Inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzUyRKB8knRrXO4jvC74co9HKt0FS6XjmKhypKWouxoEzJSA/viewform 

@miniportobelo

Quando: 23 de março, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

evento_mini_porto_belo_23mar_1_1250_2500


 

FEIRA DOS GOLFINHOS – JARDIM BASÍLIO TELES

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 17h00, no Jardim de Basílio Teles.

Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt 

Quando: 24 de março, das 10h00 às 17h00

Onde: Jardim Basílio Teles

evento_feira_dos_golfinhos___marco_1_1250_2500


 

MISSA DOS LAICOS, EDITORA SALIVA DIVA – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

A editora discográfica independente Saliva Diva, fundada em 2020, apresenta, no próximo dia 24 de março, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o projeto “Missa dos laicos”.

Uma vez por mês e sempre ao domingo, serão dados a conhecer projetos musicais independentes marcados pela liberdade criativa selecionados pela Saliva Diva.

No próximo domingo, a partir das 17h30, haverá a atuação das bandas Fugly, Lonzdale's Fantasy e Baleia Baleia Baleia.

Mais informações e bilhetes em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/137704-missa_dos_laicos_de_saliva_diva-teatro_municipal_constantino_nery/ 

Quando: 24 de março, 17h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

evento_missa_dos_laicos_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “ANTES E DEPOIS - O PODER LOCAL EM MATOSINHOS” - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Abriu ao público a 18 de março a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.

A exposição dará a conhecer documentos originais que testemunham o antes e o depois da revolução, selecionados dos acervos do Arquivo Histórico e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre os quais se destacam os que estão relacionados com as primeiras eleições autárquicas livres de dezembro de 1976.

Com a exposição “Antes e depois - O poder local em Matosinhos”, a autarquia pretende contribuir para que a memória da origem do poder local democrático permaneça viva enquanto memória coletiva fundamental do país.

Esta exposição documental pode ser vista até 27 de abril, de 2ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é livre.

Quando: 18 de março a 27 de abril de 2024 | Horário: 2 ª a 6ªfeira, das 9h30 às 19h00 e sábados, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expo_doc_antes_depois_1_1250_2500


 

PML 2023 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.

Objetivo: Fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.

Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade

Atividade gratuita inserida na programação do Plano Municipal de Leitura, com inscrições limitadas através do e-mail bmfe@cm-matosinhos.pt ou https://forms.gle/Xg3V52A9PGyBoDSC6 

Quando: 23 de março, 10h00-13h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expresso_poesia_23mar_1_1250_2500


 

“SÍNTESE POÉTICA” – DIA MUNDIAL DA POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Matosinhos vai assinalar o Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, com uma “Síntese Poética” na Biblioteca Municipal Florbela Espanca no próximo sábado, 23 de março.

O evento promete uma síntese poética para todos os amantes deste género literário e contará com nomes como Aurelino Costa, Helga Moreira, José Viale Moutinho, Renato Filipe Cardoso, Francisca Bartilotti, Gabriela do Amaral, João Rios e Pedro André.

A programação terá início de manhã, pelas 10h00, com o "Expresso Poesia: Laboratório Poético", uma oportunidade para os participantes mergulharem na possibilidade de leitura em voz alta e explorarem suas próprias competências enquanto diseures e partilhar as suas leituras poéticas com o público.

Pelas 15h00, a primeira mesa-redonda do dia contará com a presença dos poetas Aurelino Costa, Helga Moreira e José Viale Moutinho, e moderação de Renato Filipe Cardoso. Este momento promete ser uma reflexão sobre o papel da esperança na poesia e na vida.

Logo a seguir, haverá nova leitura em voz alta pelos participantes do "Expresso Poesia" que servirá de introdução à segunda mesa-redonda, onde os poetas Francisca Bartilotti, Gabriela do Amaral e João Rios irão discutir os desejos e anseios humanos, novamente mediados por Renato Filipe Cardoso.

O evento encerrará com a performance poético-musical intitulada "Como usar gruas para transportar contrabaixistas", com Francisca Bartilotti e Pedro André.

A entrada é livre gratuita.

Mais informações e programa completo: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/sintese-poetica 

Quando: 23 de março, 10h00-18h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO [A(MOR]TE) - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE DE INFESTA

A Biblioteca de São Mamede vai receber no próximo dia 23 de março às 16:00h a autora Marina Ferraz para a apresentação da sua obra “[A(MOR]TE)”.

A mais recente obra de Marina Ferraz conta com prefácio do ensaísta e professor catedrático Carlos Reis, assim como com notas de contracapa pelas mãos do autor galardoado Nuno Camarneiro, do comunicador Júlio Isidro e das cantoras Sofia Escobar e Rita Redshoes. Reconhecida como letrista reflete também sobre a vida, a morte e o amor e os seus efeitos sobre as pessoas.

A entrada é livre e gratuita.

Quando: 23 de março, 16h00

Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta

 


 

LANÇAMENTO LIVRO ‘PERPÉTUA TRANSPARÊNCIA’ - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

No dia 22 de março, pelas 18h30, a Galeria Municipal de Matosinhos será palco do lançamento do livro ‘Perpétua Transparência’, de Francisco Laranjo, no âmbito da exposição patente na Galeria Municipal.

Com coordenação editorial de Miguel von Hafe Pérez (curador da exposição), esta edição da Câmara Municipal de Matosinhos surge como elemento que transcende o catálogo expositivo: além de repositório visual da mostra apresentada em Matosinhos, trata-se de uma publicação onde se reúnem textos vários, com depoimentos dirigidos a, e sobre, Francisco Laranjo.

A exposição ‘Perpétua Transparência’ abriu o calendário programático de 2024 da Galeria Municipal, reafirmando a importância deste artista no panorama nacional e internacional das Artes Plásticas. A exposição apresenta uma seleção obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea. A exposição pode ser visitada até dia 30 de março.

Quando: 22 de março, 18h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_larajo_1_1250_2500


 

CONCERTO CICLO NOVOS TALENTOS DO JAZZ – ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS E A SAXOFONISTA CATALÃ IRENE REIG – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

No próximo sábado, 23 de março, decorrerá no Teatro Municipal Constantino Nery, mais um Concerto Ciclo Novos Talentos do Jazz – Orquestra Jazz de Matosinhos e a Saxofonista Catalã Irene Reig.

Irene é uma saxofonista com uma grande personalidade, tão grande como o seu som, ligada à tradição do Jazz, mas com um carácter próprio, contemporâneo e unapologetic. Basta ouvir uma nota para a reconhecer.

O ciclo Novos Talentos do Jazz realiza-se desde 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Bilhetes:

https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/137379-orquestra_jazz_de_matosinhos_irene_reig-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 23 de março, 22h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

evento_ojm_novos_talentos_1_1250_2500


 

SENSATIONS MARKET MATOSINHOS – O MERCADO DOS SENTIDOS

É já no próximo domingo, 24 de março, entre as 11:00 e as 19:00, que o Sensations Market Matosinhos fará a sua 1ª edição na Praça Guilherme Pinto, prometendo tornar os domingos por cá ainda mais convidativos.

O "Sensations Market" é um mercado multimarcas onde pode encontrar propostas de marcas de vestuário, acessórios, jóias e bijuteria, artigos para a praia, decoração, artigos para criança e bebé, entre outras. Nesta primeira edição conta ainda com animação musical cargo do Dj Tata e um bar onde, às 17:00, haverá happy hour!

Não perca este mercado com muito para ver e comprar, com animação paralela e entrada gratuita para toda a família.

Próximas datas: 1º domingo de cada mês.

Quando: 24 de março, das 11h00-19h00

Onde: Praça Guilherme Pinto

flyer


 

"COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO RESÍDUO ZERO" – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

No âmbito do Dia Internacional do Resíduo Zero, a Câmara de Matosinhos promove a realização de uma oficina em que vão ser exploradas pequenas dicas para a redução de produção de resíduos.

Refira-se que a celebração do Dia Internacional do Resíduo Zero visa promover padrões de consumo e produção sustentáveis e aumentar a conscientização sobre como as iniciativas de resíduo zero contribuem para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 24 de março, pelas 10h00-13h00

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 


 

GYM SPORT MATOSINHOS 2024 - CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS

O Centro de Desportos e Congressos recebe nos dias 23 e 24 de março o 13º Torneio Internacional de Ginástica Artística, o Gym Sport Matosinhos.

A edição deste ano contará uma vez mais com cerca de 300 participantes, entre ginastas, juízes e treinadores.

Mais informações em: https://www.gymsport.org/index.php/en/ 

Organização do Sport Club do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 23 e 24 de março

Onde: Centro de Desportos e Congressos

evento_gym_sport_1_1250_2500


 

FESTIVAL DE TEATRO AMADOR – “UMA BOMBA CHAMADA ETELVINA” - AUDITÓRIO AURORA DA LIBERDADE

O Corpo Cénico do AURORA da LIBERDADE está de regresso ao palco. Esperado há muito, os AURORISTAS e todos os que apoiam o Teatro “Amador” feito com Amor e dedicação à Arte de Talma, vão poder assistir, no próximo sábado, pelas 21h30, no Auditório Aurora da Liberdade, ao regresso do Corpo Cénico ARAL.

“UMA BOMBA CHAMADA ETELVINA”, comédia em 3 atos da autoria de Henrique Santana, volta ao palco ARAL.

Esta peça foi levada à cena pelo Corpo Cénico da ARAL há 3 décadas. O regresso será, também, uma forma de homenagear atores e atrizes, alguns, infelizmente, já desaparecidos, mas recordados com saudade, que em 1993 representaram esta brilhante comédia.

Você e nós, público, não vamos perder a oportunidade de ver Teatro Am(ad)or de Qualidade.

Esperamos que gostem do nosso trabalho, e que pelo menos, durante 2 horas, esqueçam os problemas do dia-a-dia… E riam, riam muito, porque rir é o melhor dos remédios.

Junte-se a nós para uma noite agradável e em boa companhia.

Viva o Teatro! Viva a ARAL - Associação Recreativa Aurora da Liberdade

Faça já a sua reserva:

Telf: 22 938 1561 (custo de chamada rede fixa nacional)

Telm: 938 984 560 (custo de chamada para móvel nacional)

Email: aral.reservas@gmail.com 

Quando: 23 de março, 21h30

Onde: Auditório Aurora da Liberdade

evento_bomba_etelvina_1_1250_2500


 

REBORN MARKET - PRAÇA GUILHERME PINTO

A Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove, no próximo dia 23 de março mais uma edição do REBORN MARKET.

Mais informações e inscrições em:

https://www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt/autarquia/noticias/326-reborn_market_2024 

Quando: 23 de março, pelas 10h00-18h00

Onde: Praça Guilherme Pinto

 


 

REGATA DA PRIMAVERA - MARINA E BACIA DE LEIXÕES

É já no próximo sábado, 23 de março, que se realiza a Regata Primavera, uma Prova de Vela (classes ORC, Platu e Open).

Organização do Yatch Clube do Porto, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 23 de março

Onde: Marina e Bacia de Leixões

 


 

EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo patente na Galeria Municipal de Matosinhos.

Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Na exposição estão patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.

A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia 

Quando: 20 de janeiro a 30 de março de 2024 | horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_larajo_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada: 1€.

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

mumma_expoescolas_instagrampost2024


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 14 de abril de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA

Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.

Quando: Todos os domingos de cada mês

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “INFERNO –A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB

A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.

Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A entrada é gratuita.

Quando: até 30 de março de 2024

Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt  (máximo 25 participantes).

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2