Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

28 Fevereiro 2024

Exposições, debates, teatro, concertos, eventos desportivos são algumas sugestões que lhe apresentamos para este fim de semana. Consulte aqui a nossa programação para os próximos dias.

 

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO PERPÉTUA TRANSPARÊNCIA DE FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Na próxima sexta-feira, 1 de março, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Matosinhos, realizar-se-á uma visita guiada à exposição de Francisco Laranjo, com o curador Miguel von Hafe Pérez.

A entrada é gratuita.

A exposição estará patente até 28 de março.

Quando: 1 de março, 18h30

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_visita_expo_laranjo_1_1250_2500


 

PHOSPHORUS - ENTRE VÉNUS E LÚCIFER – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

A peça viaja entre as vicissitudes ligadas à descoberta do fósforo e a discussão de problemas ambientais, onde se releva o papel crucial deste elemento químico na sustentabilidade da vida. Os recursos minerais de fósforo (um nutriente indispensável para o crescimento das plantas) revelam-se escassos perante as necessidades básicas de uma população que já atingiu os oito mil milhões. Não há, nem haverá, um substituto para o fósforo enquanto componente da vida e, infelizmente, existe um desequilíbrio temporal, entre o ciclo geológico da formação de rochas fosfatadas (milhões de anos) e o ciclo do seu uso antrópico, que justifica a urgência da sua reciclagem.

Uma coprodução TriActo – Zaparmilhas, Assoc. Cultural. Teatral e Performativa, SPQ – Sociedade Portuguesa de Química e CMM – Câmara Municipal de Matosinhos/Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Bilhetes: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/135216-phosphorus_entre_venus_e_lucifer-teatro_municipal_constantino_nery/ 

Quando: 28 de fevereiro e 2 de março, 21h30 (público geral) ; 29 de fevereiro e 1 de março, 10h30 (escolas)

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

phosphorus_instagram_1_1250_2500


 

 

CONCERTO DE GUITARRA MATT ELLIOT – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

No próximo domingo, 3 de março, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá o concerto de guitarra de Matt Elliot.

Matt Elliott é um músico e compositor inglês que nos tem habituado à sua presença em Portugal desde o início da sua carreira a solo em 2003, quando decidiu encerrar o capítulo musical dos Third Eye Foundation. O músico inglês regressa com mais um punhado de canções que não são cinzentas mas também não totalmente negras, que fluem entre uma absoluta tristeza e uma provável alegria. Sempre com aquela voz cheia de graves que ajuda na acentuação das histórias contadas. Desta feita, junta-se à guitarra e à voz, um saxofone. Nada de virtuosismos à John Coltrane, apenas o complementar de um tipo de som específico, de uma narrativa. Continuamos a ouvir na música de Matt Elliott, a tradição dos lamentos, dos desajustados, das injustiças, da incompreensão que passa de continente em continente, de país para país. Do Fado, ao Blues do Delta, às fanfarras dos balcãs, à morna de Cabo Verde ou à música Yiddish. Neste Matt Elliott, existe este espaço de expansão musical, de retirar tudo o que está em excesso. O que nos resta é apenas pura emoção.

M/5.

Bilhetes: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/135891-matt_elliott-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 3 de março, 19h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

matt_elliot_bol_1_1250_2500


 

KARATÉ: EXAMES DE GRADUAÇÃO - PAVILHÃO MUNICIPAL DO PADRÃO DA LÉGUA

Pelas 16h30 do próximo sábado, 2 de março, no Pavilhão Municipal do Padrão da Légua, terão lugar os exames de graduação do Clube de Escolas de Karate Bells & Belts CEKBB.

Quando: 2 de março, 16h30

Onde: Pavilhão Municipal do Padrão da Légua

evento_exames_graduacao_1_1250_2500


 

PORTUGAL X FINLÂNDIA– CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

O Centro de Desportos e Congressos recebe no próximo domingo jogo de andebol, seleções nacionais AA seniores femininas, qualificação para o campeonato da Europa.

Quando: 3 de março de 2024, 19h30

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

evento_ehf_porxfin_1_1250_2500


 

CABO DO MUNDO CUP - KARTÓDROMO DO CABO DO MUNDO

De 13 de janeiro a 6 de julho, no Kartódromo do Cabo do Mundo, decorrerá a competição pelo Troféu de Kart Amador.

Próximas provas: 2 de março

Mais informações e calendário das provas em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/cabo-do-mundo-cup 

Quando: 13 de janeiro a 6 de julho de 2024

Onde: Kartódromo do Cabo do Mundo

 


 

OFICINA DE CULINÁRIA SUSTENTÁVEL - DESPERDÍCIO ZERO – PARQUE ECOLÓGICO MONTE DE S. BRÁS

O Parque Ecológico Monte de S. Brás acolhe já próximo domingo mais uma oficina. Desta vez o tema será “Culinária sustentável – desperdício 0”.

Atividade gratuita e limitada às vagas existentes.

Inscrição obrigatória através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 3 de março, 10h00

Onde: Parque Ecológico Monte de S. Brás

evento_oficina_culinaria_sustentavel_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo patente na Galeria Municipal de Matosinhos.

Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Na exposição estão patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.

Francisco Laranjo nasceu em Lamego, em 1955. Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expôs individual e coletivamente em galerias e museus em Portugal e em vários continentes desde 1978, tendo sido conferencista em instituições tais como a École nationale supérieure des Beaux-Arts (França), Winthrop University (EUA), Ottawa University e Alberta College of Art and Design (Canadá), Marmara University (Turquia), Sheffield Hallam University (Reino Unido), Universidade de São Paulo (Brasil), Facultad de Bellas Artes – Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), National Academy of Art Sofia (Bulgaria), Dresden Academy of Fine Arts (Alemanha), entre outras. Está representado nas coleções da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea (Portugal), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Museu de Arte de Porto Alegre (Brasil), Museu de Arte Contemporânea KNU (Coreia do Sul), Museu ASP (Polónia), Museu Amadeo de Souza Cardoso (Portugal), Colecção do Ministério das Finanças (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Benetton (Espanha), Institute of Contemporary Arts Kunsan (Coreia do Sul), Museu de Tomar (Portugal), entre outros. Recebeu medalha de mérito, grau ouro, pelo município do Porto, em 2009 e medalha de mérito, grau ouro e prémio de mérito cultural, pelo município de Lamego, em 2013. Foi ainda agraciado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, 2015.

A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia 

Quando: 20 de janeiro a 28 de março de 2024 | horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_larajo_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PETRICHOR, O CHEIRO DA CHUVA" - PORTO DESIGN BIENNALE - CASA DO DESIGN, MATOSINHOS

Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.

A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.

Curador: Fernando Brízio

Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: até 16 de março de 2024

Onde: Casa do Design, Matosinhos

post_petrichor_pt_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada: 1€

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 14 de abril de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA

Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.

Quando: Todos os domingos de cada mês

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “INFERNO – A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB

A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.

Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A entrada é gratuita.

Quando: até 30 de março de 2024

Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt  (máximo 25 participantes).

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2