Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos.

14 Fevereiro 2024

Aproveite o último fim de semana da Festa do Chocolate, mas também as outras atividades organizadas pela autarquia a pensar em si. Visitas teatralizadas, oficinas lúdicas e ambientais, showcookings, apresentações de livros, desporto, exposições e muito mais. Veja aqui as nossas sugestões para o próximo fim de semana.

 

FESTA DO CHOCOLATE – JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Até ao dia 18 de fevereiro, uma tenda climatizada localizada na Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos, próximo da Câmara Municipal, acolhe dezenas de expositores que vão dar a conhecer as mais diversas iguarias que vão ter como elo comum o chocolate.

Crepes, waffles, bombocas, tabletes, espetadas de frutas com chocolate, bombons, cascatas de chocolate, chocolate quente, há opções para todos os gostos.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o evento tem também animação paralela com workshops e showcookings.

Os workshops infantis decorrem todos os sábados e domingos pelas 11h30. Inscrições obrigatórias em andarte2008@gmail.com com o nome da criança e o dia em que se pretende inscrever. Inscrições limitadas a 10 crianças por sessão.

A entrada é gratuita.

Quando: até 18 de fevereiro de 2024 | horário: de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00, às sextas-feiras, das 12h00 às 24h00, aos sábados, das 11h00 às 24h00 e aos domingos das 11h00 às 23h00.

Onde: Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos

evento_feira_do_chocolate_2024_1_1250_2500


 

V + ANTÓNIO NOBRE – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Visita realizada por António Nobre, personalidade que outrora habitou o Palacete. Guia o visitante e partilha momentos da época.

Inscrições por e-mail ( mumma@cm-matosinhos.pt ) ou por telefone (22 939 0967), até às 17h00 do dia da atividade.

Entrada: 3€. Visita não indicada a menores de 8 anos.

Quando: 16 de fevereiro, 21h30

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_v__16fev_1_1250_2500


 

SARAU SOLIDÁRIO – ASSOCIAÇÃO DE MATOSINHOS DO PASSADO AO FUTURO – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

No dia 17 de fevereiro, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá o Sarau Solidário - Associação de Matosinhos do Passado ao futuro.

Trata-se de um espetáculo de variedades de caráter solidário. Os bens recolhidos revertem a favor da ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual.

Quando: 17 de fevereiro, 21h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

 


 

DO MERCADO PARA O PRATO! SHOWCOOKING COM A CHEF ANGÉLICA SALVADOR – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

No próximo sábado, Matosinhos volta a transformar-se num espaço de laboratório onde, da banca para o prato, experimentamos os melhores produtos que os nossos Mercados têm para oferecer.

Desta vez, receberemos a Chef Angélica Salvador. Responsável pelo restaurante IN Diferente, aqui, a chef reinterpreta e mescla a cozinha portuguesa com nuances das suas origens brasileiras - numa abordagem distintiva, que tem cativado os clientes. O restaurante tornou-se um destino obrigatório para aqueles que desejam explorar uma cozinha vibrante, num ambiente confortável e distinto.

Inscrições gratuitas abertas a partir de amanhã pelas 14h50, através do link > https://workshops-popup.com.pt/workshop/angelicasalvador/ 

Todos os showcookings são transmitidos em live streaming nas páginas oficiais de Facebook e Instagram dos Mercados Municipais de Matosinhos.

Quando: 17 de fevereiro, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

Showcooking


 

LANÇAMENTO DO LIVRO “LAÇOS E REDES. A SAGA DOS TORRÃO E DOS ESQUECIDOS” – SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO

No próximo dia 17 de fevereiro, pelas 15h00, o Salão Nobre da Câmara de Matosinhos será palco do lançamento de um livro inédito que une as gentes do mar de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim e nos remete para as memórias familiares.

“Laços e Redes” é a longa saga de duas famílias de grandes lobos do mar poveiros, caxineiros e matosinhenses – os Torrão e os “Esquecidos”, enredadas em laços matrimoniais que, nalguns casos, remontam ao século XVI.

Trata-se do relato de muitas gerações de pescadores que labutaram no nosso mar e de quem se aventurou na faina maior, nos mares gelados e perigosos da Gronelândia para trazerem às nossas mesas o melhor peixe do mundo, mas é também a história de uma vertiginosa ascensão social nas mais recentes gerações.

A publicação será apresentada pelo jornalista e investigador caxineiro Abel Coentrão.

A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

+INFO através de mumma@cm-matosinhos.pt  /229390967

Quando: 17 de fevereiro, 15h00

Onde: Salão Nobre dos Paços do Concelho

 


 

COMUNIDADE DE LEITORES "25 DE ABRIL - UM PRESENTE EM SETE PASSADOS. CICLO DE CONVERSAS COM NUNO CAMARNEIRO" UM IMENSO PORTUGAL - VINTE E ZINCO, MIA COUTO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai realizar uma edição da Comunidade Leitores "25 de Abril - Um Presente em Sete Passos. Ciclo de conversas". Esta iniciativa pretende assinalar uma efeméride marcante da história portuguesa – A celebração dos 50 anos do 25 de abril. Em sete momentos desafiamos todos os leitores a explorar sete livros em sete momentos que refletem temas fundamentais que contribuíram para a construção do Portugal contemporâneo em que vivemos.

Quando: 17 de fevereiro, 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

“O Amigo do Sr. Governador Civil” - Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos

O Festival de Teatro Amador do Aurora da Liberdade apre4senta já no próximo sábado a peça “O Amigo do Sr. Governador Civil”.

O Teatro Olimpo, apresenta uma farsa construída a partir de “O Doido e a Morte”. Uma peça publicada pela primeira vez em 1923, da autoria de Raúl Brandão, cujo enredo gira em torno de um Governador Civil, símbolo do poder balofo e burocrático que, afinal, nada governa, frontalmente ridicularizado pelas restantes personagens.

Assim, num rotineiro dia que até poderia ser igual a tantos outros, quando está a tentar escrever mais uma das suas fastidiosas poesias, criadas durante o horário de expediente, o Governador Civil recebe a visita de um genial cientista, portador de uma poderosa bomba, capaz de destruir tudo e todos, arrastando o político/poeta para uma verdadeira espiral de loucura…

Reservas em: Telf: 22 938 1561 (custo de chamada rede fixa nacional); Telm: 938 984 560 (custo de chamada para móvel nacional); Email: aral.reservas@gmail.com

Quando: 17 de fevereiro, 21h30

Onde: Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos

evento_governador_civil_1_1250_2500


 

Pelas Margens do Leça – Ponte da Pedra

A União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões e a Architectours Porto promovem uma iniciativa de conhecimento e exploração das margens do rio Leça.

Assim, num percurso orientado, vai ser partilhado como o Corredor Verde do Leça surgiu, mas, também ir mais além, falar como o próprio rio modelou todo o território que cruza, que segredos conta (há um tesouro nasoniano à espera!) e como tudo isto é apenas um início de algo maior e mais ambicioso. Ainda assim, este pretende ser um passeio descontraído e com alguma informalidade, daí que também teremos todo o gosto de escutar as vossas vivências e memórias e também preocupações e expectativas.

Língua do Passeio: Português / Preço: grátis (porém, sujeito a inscrição)

Inscrições: o número de lugares é limitado por razões não só de segurança, mas também de conforto.
Deve ser enviada uma mensagem através email architectoursporto@gmail.com  ou através de SMS/Whatsapp pelo +351910430259

Quando: 17 de fevereiro, 14h30 – 17h30

Onde: Ponto de encontro: Ponte da Pedra/Distância: 5km (em piso sólido, finaliza próximo do ponto de partida, recomendável para animais de companhia)

426322604_860540739414164_722688822835019756_n

 


 

OFICINA MEDRONHO - 2ª FASE – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

Conhecer as condições edafoclimáticas necessárias ao desenvolvimento da cultura, o ciclo vegetativo e as caraterísticas das cultivares, Indicar o sistema de condução e de formação da planta, entender as necessidades hídricas e nutritivas da cultura, identificar as principais operações culturais ao longo do ano, assim como inimigos da cultura e meios de luta a utilizar e reconhecer os parâmetros de qualidade exigidos pelo mercado na cultura do medronho são os principais objetivos desta oficina.

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 18 de fevereiro, 10h00-14h00

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 


 

CARNAVAL DE LEÇA DA PALMEIRA

O "Carnaval Escolar de Leça da Palmeira", organizado pelo Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira e que conta com o apoio desta autarquia, realiza-se no próximo dia 16 de fevereiro, de forma que todos/as os/as alunos/as possam comemorar o Carnaval com grande folia e animação!

Quando: 16 de fevereiro

Onde: Leça da Palmeira

 


 

CARNAVAL DE LAVRA 2024

Aquele que é um dos maiores carnavais de Matosinhos, vai percorrer as ruas da freguesia de Lavra com um corso Carnavalesco onde anualmente participam mais de 1000 figurantes distribuídos por vários grupos, e que levam animação à população local e aos inúmeros visitantes que se deslocam até à freguesia de Lavra.

Este ano os reis do Carnaval serão Júlio Oliveira e Carol Branco.

Mais informação: www.carnavaldelavra.pt 

Quando: 18 de fevereiro, 14h30

Onde: Lavra

carnaval lavra 18-02


 

CONCURSO NACIONAL DE SALTOS - B - CENTRO HÍPICO DO PORTO E MATOSINHOS

De 16 a 18 de fevereiro, decorrerão no Centro de Hípico do Porto e Matosinhos, as provas de escolas e o Concurso Nacional de Saltos - B.

Uma organização do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 16 a 18 de fevereiro de 2024

Onde: Centro Hípico do Porto e Matosinhos

evento_hipismo_16_18fev_1_1250_2500


 

CIRCUITO NACIONAL DE MERGULHO EM APNEIA – PISCINA MUNICIPAL DE LEÇA DO BALIO

O Clube Naval de Leça vai organizar a 2ª Etapa do Circuito Nacional de Mergulho em Apneia nos dias 17 e 18 de fevereiro, competição que terá lugar na Piscina Municipal de Leça do Balio.

A prova terá transmissão em direto nos meios de comunicação do CNL (Clube Naval de Leça) e FPAS (Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas).

Organização do Clube Naval de Leça / Apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/mergulho-em-apneia 

Quando: 17 e 18 de fevereiro de 2024

Onde: Piscina Municipal de Leça do Balio

evento_apneia_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “AS RAZÕES DO MUNDO NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE EUGÉNIO DE ANDRADE” - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara de Matosinhos promove um conjunto de atividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca dedicadas ao poeta.

A programação arrancou a 18 de janeiro, na Galeria da Biblioteca Municipal, com a abertura da exposição “As razões do mundo no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”.

A mostra, comissariada por Isaque Ferreira e António Gonçalves, é composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi amigo de Eugénio de Andrade.

A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 24 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30, estando ao domingo encerrada.

As comemorações do centenário terminam no dia 24 de fevereiro, com uma sessão do “Expresso Poesia”, pelas 10h00, e uma visita comentada à exposição, pelas 15h00, com a presença dos formandos do laboratório de leituras poéticas.

Todos as atividades são de entrada gratuita sendo, no entanto, necessária a inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.

Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/exposicao-as-razoes-do-mundo 

Quando: 18 de janeiro a 24 de fevereiro

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_eugenio_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo patente na Galeria Municipal de Matosinhos.

Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Na exposição estão patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.

Francisco Laranjo nasceu em Lamego, em 1955. Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expôs individual e coletivamente em galerias e museus em Portugal e em vários continentes desde 1978, tendo sido conferencista em instituições tais como a École nationale supérieure des Beaux-Arts (França), Winthrop University (EUA), Ottawa University e Alberta College of Art and Design (Canadá), Marmara University (Turquia), Sheffield Hallam University (Reino Unido), Universidade de São Paulo (Brasil), Facultad de Bellas Artes – Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), National Academy of Art Sofia (Bulgaria), Dresden Academy of Fine Arts (Alemanha), entre outras. Está representado nas coleções da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea (Portugal), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Museu de Arte de Porto Alegre (Brasil), Museu de Arte Contemporânea KNU (Coreia do Sul), Museu ASP (Polónia), Museu Amadeo de Souza Cardoso (Portugal), Colecção do Ministério das Finanças (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Benetton (Espanha), Institute of Contemporary Arts Kunsan (Coreia do Sul), Museu de Tomar (Portugal), entre outros. Recebeu medalha de mérito, grau ouro, pelo município do Porto, em 2009 e medalha de mérito, grau ouro e prémio de mérito cultural, pelo município de Lamego, em 2013. Foi ainda agraciado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, 2015.

A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia 

Quando: 20 de janeiro a 28 de março de 2024 | horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_larajo_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PETRICHOR, O CHEIRO DA CHUVA" - PORTO DESIGN BIENNALE - CASA DO DESIGN, MATOSINHOS

Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.

A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.

Curador: Fernando Brízio

Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: até 16 de março de 2024

Onde: Casa do Design, Matosinhos

post_petrichor_pt_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada : 1€

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

mumm_2aniversario_cartaz_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA

Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.

Quando: Todos os domingos de cada mês

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “INFERNO – A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB

A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.

Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A entrada é gratuita.

Quando: até 30 de março de 2024

Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt  (máximo 25 participantes).

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2