Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

07 Fevereiro 2024

Venha celebrar o Carnaval a Matosinhos, onde a programação para o próximo fim de semana é alusiva à época, como eventos e atividades para toda a família, desde desfiles, teatro, oficinas, desporto e muitas outras. Consulte aqui todas as sugestões.

 

4.ª EDIÇÃO - DEGUSTAR MATOSINHOS - EDIÇÃO MARISCO

Está já a decorrer a quarta edição do Menu “Degustar Matosinhos - Edição Marisco”, uma iniciativa gastronómica lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos.

À sua espera estão 26 restaurantes que disponibilizam uma travessa composta por uma variedade de marisco, para duas pessoas, com o preço fixo de 60 euros.

A iniciativa realiza-se todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, concretamente nos dias 8, 15, 22 e 29 de fevereiro, ao almoço e jantar.

Mais informações e restaurantes aderentes em:

https://www.matosinhoswbf.pt/pages/608 

Quando: 8, 15, 22 e 29 de fevereiro (Todas as quintas-feiras do mês ao almoço e ao jantar)

Onde: Estabelecimentos de restauração aderentes

evento_degustar_matosinhos_marisco_1_1250_2500


 

FESTA DO CHOCOLATE – JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Até ao dia 18 de fevereiro, uma tenda climatizada localizada na Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos, próximo da Câmara Municipal, acolhe dezenas de expositores que vão dar a conhecer as mais diversas iguarias que vão ter como elo comum o chocolate.

Crepes, waffles, bombocas, tabletes, espetadas de frutas com chocolate, bombons, cascatas de chocolate, chocolate quente, há opções para todos os gostos.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o evento tem também animação paralela com workshops e showcookings.

Os workshops infantis vão decorrer todos os sábados e domingos pelas 11h30. Inscrições obrigatórias em andarte2008@gmail.com com o nome da criança e o dia em que se pretende inscrever. Inscrições limitadas a 10 crianças por sessão.

A entrada é gratuita.

Quando: 3 a 18 de fevereiro de 2024 | horário: de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00, às sextas-feiras, das 12h00 às 24h00, aos sábados, das 11h00 às 24h00 e aos domingos das 11h00 às 23h00.

Onde: Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos

evento_feira_do_chocolate_2024_1_1250_2500


 

AURORA – MONÓLOGO DE UMA MULHER CHAMADA MARIA COM A SUA PATROA - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá a peça” Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo. Parte-se da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança. É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.

Classificação etária: Maiores de 12 anos

Duração espetáculo: 100 minutos

Bilhetes em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/135567-monologo_de_uma_mulher_chamada_maria_com_a_sua_patroa-t_m_constantino_nery/  ou na bilheteira do Teatro Municipal de Matosinhos (aberto no dia 8 de fevereiro das 10h00 às 18h00)

Sessão para público escolar e geral (8 de fevereiro): Inscrição obrigatória; Entrada gratuita para alunos de escolas públicas do concelho; outros estabelecimentos de ensino: 5€/aluno

Quando: 8 de fevereiro, 14h30 (público escolar e geral); 9 de fevereiro, 21h30 (público geral)

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

aurora_1080x1920_quiosque_digital_1_1250_2500


 

MÁSCARAS TERRÍVEIS!!! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Leitura encenada da obra “Os três terríveis porquinhos”, de Liz Pichon e oficina criativa que consistirá na construção de máscaras de Carnaval, alusivas às personagens da história.

Atividade gratuita, com inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt . Máximo 25 participantes.

Quando: 8 de fevereiro, 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

NEW MARKET – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O New Market está de regresso ao Mercado Municipal de Matosinhos com uma edição especial de Carnaval e Dia dos Namorados, com propostas de vestuário e artigos para bebé, bijuteria, acessórios de modo, produtos artesanais e muitas outras propostas com condições especiais para todos os clientes dos mercados de Matosinhos. No sábado, os mais novos podem juntar-se à brincadeira e ao espírito de carnaval com a oferta de pinturas oficiais integrada no New Market.

Marcas presentes: Mummy Cloud / Sonhos de agulha e linha / Butterfly / Bf Mel / Maria e Cocas / Glimpse / Ôxe Stores / Vita / Dise Jewelry / Angel’s Clinic / Moks

Quando: 9 e 10 de fevereiro | Horário: sexta: 09h00-18h00 e sábado: 09h00-16h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "NÃO SE FOGE À NOITE QUE CAI" DA AUTORIA DE ANTÓNIO SOUTO – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Pelas 15h00 do dia 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca decorre a apresentação do livro "Não se Foge à Noite Que Cai" da autoria de António Souto.

Raul Cordeiro é um fotógrafo de renome mundial, que mora em Londres. De regresso à terra natal, uma vila de Trás-os-Montes, o seu destino é a Pensão Nordeste, que pertence à família há quase um século. É o início de uma peregrinação pela memória, aos difíceis tempos da infância, à súbita morte do pai, ao primeiro e marcante amor. No presente, o conteúdo de um cofre acaba por enredá-lo numa espiral crimes, traições e mentiras.

Anos depois, um prisioneiro regista as suas últimas 12 horas de vida num caderno. O ambiente prisional está em polvorosa: um dos reclusos foi encontrado morto na cela. O mistério adensa-se, porque o prisioneiro que escreve nunca revela o seu nome. Qual é a sua identidade? Que crime o conduziu à prisão?

Duas histórias vertiginosas que apenas no final se cruzam, revelando-se duas faces da mesma moeda. Neste drama psicológico, tenso e viciante, cheio de reviravoltas, o autor volta a mostrar o seu toque humano e sensível ao retratar os grandes desafios da vida. E o epicentro de tudo é o Verão Quente de 1975, com a sociedade portuguesa dividida e à beira da guerra civil.

Quando: 10 de fevereiro, 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

livro antónio souto


 

CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO VALE DO LEÇA – AÇÃO DE SEMENTEIRA – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS

No próximo sábado, 10 de fevereiro, o Parque de Ecológico de S. Brás realiza uma ação de sementeira de espécies autóctone.

A atividade é limitada às vagas existentes.

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 10 de fevereiro, 10h00-13h00

Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás

 


 

CARNAVAL DE LAVRA 2024

Aquele que é um dos maiores carnavais de Matosinhos, vai percorrer as ruas da freguesia de Lavra com um corso Carnavalesco onde anualmente participam mais de 1000 figurantes distribuídos por vários grupos, e que levam animação à população local e aos inúmeros visitantes que se deslocam até à freguesia de Lavra.

Este ano os reis do Carnaval serão Júlio Oliveira e Carol Branco.

Mais informação: www.carnavaldelavra.pt 

Quando: 11 de fevereiro, 14h30

Onde: Lavra

evento_carnaval_lavra_1_1250_2500


 

AULA ESPECIAL DE CARNAVAL FITDANCE - SENHORA DA HORA

O Grupo Capoeira Jogo de Negro traz mais uma atividade aberta á população.

Vem dançar e deixa-te contagiar pela energia da dança! Traz um amigo e junta-te a nós! Informações através do 919534900.

Quando: 10 de fevereiro, 16h00

Onde: Av. António Domingues dos Santos, 88 4460-236 Senhora da Hora

 


 

IV EDIÇÃO DO CARNAVAL DA SENHORA DA HORA

A tradição está de volta à União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos. Em pleno espírito carnavalesco, a Senhora da Hora prepara-se para um desfile que promete encantar miúdos e graúdos.

O ponto de encontro é na Praça das Sete Bicas, a partir das 15h00. Uma tarde repleta de diversão está garantida! O desfile seguirá o seu percurso, culminando com a chegada à Escola Quinta de S. Gens às 18h00.

Tragam as vossas máscaras mais originais, vistam-se a rigor e deixem-se contagiar pelo espírito contagiante do Carnaval.

Sejam parte ativa desta festa ou simplesmente aproveitem para apreciar o espetáculo.

O evento estará sujeito à captação de imagens fotográficas e videográficas, com o objetivo de divulgação institucional. Estas imagens poderão ser utilizadas, especialmente, no website e nas redes sociais relacionadas ao evento, com a finalidade de promoção e registo do mesmo.

Quando: 11 de fevereiro, 15h00

Onde: Praça das Sete Bicas (ponto de partida), Senhora da Hora

evento_cortejo_carnaval_sra_hora_1_1250_2500


 

XXVIII CORTEJO DE CARNAVAL DE SÃO MAMEDE DE INFESTA

A tradição está de volta à União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos. Em São Mamede de Infesta, o colorido e a alegria vão invadir as ruas com um desfile que promete animar toda a comunidade.

O ponto de encontro é no Largo da Capela do Telheiro, a partir das 15h00. O desfile segue o seu percurso, culminando com a chegada à Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta, pelas 18h00.

Venham vestidos a rigor, tragam as vossas máscaras mais criativas e deixem-se envolver pela magia do Carnaval.

O evento estará sujeito à captação de imagens fotográficas e videográficas, com o objetivo de divulgação institucional. Estas imagens poderão ser utilizadas, especialmente, no website e nas redes sociais relacionadas ao evento, com a finalidade de promoção e registo do mesmo.

Quando: 13 de fevereiro, 15h00

Onde: Largo da Capela do Telheiro (ponto de partida), São Mamede de Infesta

evento_cortejo_carnaval_smi_1_1250_2500


 

𝗛𝗜𝗗𝗥𝗢 𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗩𝗔𝗟 DOCE - PISCINA MUNICIPAL DE GUIFÕES

A piscina municipal de Guifões vai ter já amanhã uma Mega-aula de hidroginástica de carnaval.

Mais informações nos serviços de atendimento da piscina.

Quando: 8 de fevereiro, 20h00

Onde: Piscina Municipal de Guifões

carnaval doce - Matosinhos sport


 

CAMPEONATO NACIONAL DE GOALBALL – PAVILHÃO MUNICIPAL DE GUIFÕES

O Pavilhão Municipal de Guifões recebe no dia 10 de fevereiro, um jogo do Campeonato Nacional de Goalball.

Uma organização da ANDDVIS com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 10 de fevereiro de 2024

Onde: Pavilhão Municipal de Guifões

goalball_1_1_2500_2500


 

SQUASH SERIES – PRORACKET, SQUASH & PADEL - SÃO MAMEDE DE INFESTA

No dia 10 de fevereiro, no Proracket, Squash & Pade, terá lugar mais uma competição de Squash Series.

Uma organização de Proracket, Squash & Padel com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Mais informações em: https://linktr.ee/proracket 

Quando: 10 de fevereiro

Onde: Proracket, Squash & Padel, São Mamede de Infesta

evento_squash_1_1250_2500


 

NEXT GENERATION HANDBALL CUP - PAVILHÃO MUNICIPAL DE LEÇA DA PALMEIRA

A 6ª edição do torneio decorrerá de 10 a 13 de fevereiro, feminino, masculino, minis, Sub-14 e Sub-16.

Uma organização do Clube de Andebol de Leça da Palmeira com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Quando: 10 a 13 de fevereiro

Onde: Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira

evento_handleca_1_1250_2500


 

ESTÁGIO DE INVERNO CNKD - ESCOLA SECUNDÁRIA DA SENHORA DA HORA

O Estágio de Inverno CNKD terá lugar dia 10 de fevereiro, das 10h00 às 18h00, na Escola Secundária da Senhora da Hora.

Mais informações e programa em: https://www.matosinhosport.pt/eventos/evento/estagio-de-inverno-cnkd 

Quando: 10 de fevereiro, 10h00-18h00

Onde: Escola Secundária da Senhora da Hora

evento_karate_cnkd_1_1250_2500


 

ACADÉMICA HANDBALL CUP BY MULTIOPTICAS S. MAMEDE DE INFESTA

De 11 a 13 de fevereiro, a Associação Académica de S. Mamede de Infesta organiza mais uma competição nos escalões sub 14, sub 16 e sub 18 num ambiente de pura paixão pelo andebol. Vai haver ainda um mini torneio de minis e muita diversão.

Venham apoiar os nossos jovens e desfrutar de três dias intensos de competição desportiva.

Mais informações em: https://www.aasm.pt/andebol.html 

Quando: 11 a 13 de fevereiro

Onde: Associação Académica de S. Mamede de Infesta

handball_cup_1_2500_2500


 

CARNAVAL EM PATINS – LAVRA

Convívio e boa disposição aberta a todos os jogadores de hóquei em patins, com jogos, brincadeiras e minitorneios de hóquei. Prémios para as melhores fantasias!

Inscrições através do email agencianhp21@gmail.com 

Uma organização do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra / Apoio Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport

Quando: 13 de fevereiro, 13h30-17h00

Onde: Pavilhão CRPL Lavra

evento_carnaval_em_patins_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “AS RAZÕES DO MUNDO NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE EUGÉNIO DE ANDRADE” - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara de Matosinhos promove um conjunto de atividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca dedicadas ao poeta.

A programação arrancou a 18 de janeiro, na Galeria da Biblioteca Municipal, com a abertura da exposição “As razões do mundo no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”.

A mostra, comissariada por Isaque Ferreira e António Gonçalves, é composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi amigo de Eugénio de Andrade.

A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 24 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30, estando ao domingo encerrada.

As comemorações do centenário terminam no dia 24 de fevereiro, com uma sessão do “Expresso Poesia”, pelas 10h00, e uma visita comentada à exposição, pelas 15h00, com a presença dos formandos do laboratório de leituras poéticas.

Todos as atividades são de entrada gratuita sendo, no entanto, necessária a inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.

Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/exposicao-as-razoes-do-mundo 

Quando: 18 de janeiro a 24 de fevereiro

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_eugenio_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo patente na Galeria Municipal de Matosinhos.

Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Na exposição estão patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.

Francisco Laranjo nasceu em Lamego, em 1955. Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expôs individual e coletivamente em galerias e museus em Portugal e em vários continentes desde 1978, tendo sido conferencista em instituições tais como a École nationale supérieure des Beaux-Arts (França), Winthrop University (EUA), Ottawa University e Alberta College of Art and Design (Canadá), Marmara University (Turquia), Sheffield Hallam University (Reino Unido), Universidade de São Paulo (Brasil), Facultad de Bellas Artes – Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), National Academy of Art Sofia (Bulgaria), Dresden Academy of Fine Arts (Alemanha), entre outras. Está representado nas coleções da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea (Portugal), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Museu de Arte de Porto Alegre (Brasil), Museu de Arte Contemporânea KNU (Coreia do Sul), Museu ASP (Polónia), Museu Amadeo de Souza Cardoso (Portugal), Colecção do Ministério das Finanças (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Benetton (Espanha), Institute of Contemporary Arts Kunsan (Coreia do Sul), Museu de Tomar (Portugal), entre outros. Recebeu medalha de mérito, grau ouro, pelo município do Porto, em 2009 e medalha de mérito, grau ouro e prémio de mérito cultural, pelo município de Lamego, em 2013. Foi ainda agraciado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, 2015.

A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia 

Quando: 20 de janeiro a 28 de março de 2024 | horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_larajo_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PETRICHOR, O CHEIRO DA CHUVA" - PORTO DESIGN BIENNALE - CASA DO DESIGN, MATOSINHOS

Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.

A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.

Curador: Fernando Brízio

Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: até 16 de março de 2024

Onde: Casa do Design, Matosinhos

post_petrichor_pt_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design, Matosinhos

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada : 1€

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

mumm_2aniversario_cartaz_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

evento_manifesthabitacao_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA

Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.

Quando: Todos os domingos de cada mês

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “INFERNO – A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB

A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.

Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A entrada é gratuita.

Quando: até 30 de março de 2024

Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt (máximo 25 participantes).

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2