O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
O primeiro fim de semana de fevereiro ficará marcado pelo arranque de mais uma edição do Degustar Matosinhos - edição marisco e da Festa do Chocolate, para além de outros eventos como teatro, concertos, oficinas ambientais, provas desportivas, exposições e muito mais. Conheça aqui toda a programação para os próximos dias.
4.ª EDIÇÃO - DEGUSTAR MATOSINHOS - EDIÇÃO MARISCO
É já a partir de amanhã, 1 de fevereiro, que regressa o Menu “Degustar Matosinhos - Edição Marisco”, uma iniciativa gastronómica lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos que vai já na sua quarta edição.
À sua espera terá 26 restaurantes que disponibilizam uma travessa composta por uma variedade de marisco, para duas pessoas, com o preço fixo de 60 euros.
A iniciativa começa na próxima quinta-feira e vai realizar-se todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, concretamente nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de fevereiro, ao almoço e jantar.
Mais informações e restaurantes aderentes em:
https://www.matosinhoswbf.pt/pages/608
Quando: 1, 8, 15, 22 e 29 de fevereiro (Todas as quintas-feiras do mês ao almoço e ao jantar)
Onde: Estabelecimentos de restauração aderentes
FESTA DO CHOCOLATE – JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
De 3 a 18 de fevereiro, uma tenda climatizada localizada na Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos, próximo da Câmara Municipal, acolhe dezenas de expositores que vão dar a conhecer as mais diversas iguarias que vão ter como elo comum o chocolate.
Crepes, waffles, bombocas, tabletes, espetadas de frutas com chocolate, bombons, cascatas de chocolate, chocolate quente, há opções para todos os gostos.
Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o evento tem também animação paralela com workshops e showcookings.
Os workshops infantis vão decorrer todos os sábados e domingos pelas 11h30. Inscrições obrigatórias em andarte2008@gmail.com com o nome da criança e o dia em que se pretende inscrever. Inscrições limitadas a 10 crianças por sessão.
A entrada é gratuita.
Quando: 3 a 18 de fevereiro de 2024 | horário: de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00, às sextas-feiras, das 12h00 às 24h00, aos sábados, das 11h00 às 24h00 e aos domingos das 11h00 às 23h00.
Onde: Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos
CONCERTO DE PIANO COM CLÉMENS CHRISTIAN POETZSCH - TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
No próximo sábado, 4 de fevereiro, pelas 19h00, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá um concerto de piano com Clémens Christian Poetzsch.
Clémens Christian Poetzsch é um pianista e compositor alemão que estudou música no Conservatório Heinrich Schütz e piano na Hochschule für Musik Carl Maria von Weber Dresden. Para além de ter participado em orquestras, criou em conjunto com músicos libaneses o grupo ‘Masaa’ que fundia o classicismo com a música do mundo. A solo, editou até aos dias de hoje 5 álbuns (2016 - People and Places, 2019 - Remember Tomorrow, 2020 - Clemens Christian Poetzsch plays Sven Helbig, 2021 - The Soul of Things, 2022 - Chasing Eisenberg) e uma série de singles e EP’s.
https://neue-meister-music.com/en/artists/clemens-christian-poetzsch-2/
Bilhetes em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/135318-clemens_christian_poetzsch-t_m_constantino_nery/
Quando: 4 de fevereiro, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
AGRICULTURA BIOLÓGICA – OFICINA “ECO-ARTE” – PARQUE ECOLÓGICO DO MONTE DE S. BRÁS
Durante o ano de 2024, cada mês será trabalhada uma ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) diferente.
No próximo domingo, pelas 10h00, terá lugar, no Parque Ecológico do Monte de S. Brás, uma oficina de reutilização de materiais para construir um disfarce de Carnaval.
A oficina tem como objetivos sensibilizar para a redução da produção de resíduos e transformar resíduos em recursos.
Atividade dedicada às famílias, tendo inscrições limitadas às vagas existentes.
Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt
Quando: 4 de fevereiro, 10h00-12h30
Onde: Parque Ecológico do Monte de S. Brás
FUTSAL: PORTUGAL VS JAPÃO – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS
A Seleção Nacional de Futsal inicia em Matosinhos a preparação para o Mundial 2024. A venda de bilhetes decorre na receção do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e está disponível todos os dias, das 10h00 às 19h00.
Cada bilhete tem o custo de 5€ e podem ser adquiridos na recepção do pavilhão.
Mais informações em: https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/43302
Quando: 3 e 5 de fevereiro de 2024, 20h00
Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
FESTIVAL DE TEATRO AMADOR DA ARAL – O LEITINHO DO NENÉ?
O Festival de Teatro Amador “Aurora da Liberdade – Matosinhos” leva ao palco do auditório da ARAL “Deu a louca no convento”, uma peça para maiores de 10 anos.
Mais informações e reservas em: https://auroradaliberdade.com/evento/festival-de-teatro-amador-da-aral-o-leitinho-do-nene/
Quando: 3 de fevereiro, 21h30
Onde: Teatro Aurora da Liberdade, Matosinhos.
EXPOSIÇÃO “AS RAZÕES DO MUNDO NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE EUGÉNIO DE ANDRADE” - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara de Matosinhos promove um conjunto de atividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca dedicadas ao poeta.
A programação arrancou a 18 de janeiro, na Galeria da Biblioteca Municipal, com a abertura da exposição “As razões do mundo no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”.
A mostra, comissariada por Isaque Ferreira e António Gonçalves, é composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi amigo de Eugénio de Andrade.
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 24 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30, estando ao domingo encerrada.
As comemorações do centenário terminam no dia 24 de fevereiro, com uma sessão do “Expresso Poesia”, pelas 10h00, e uma visita comentada à exposição, pelas 15h00, com a presença dos formandos do laboratório de leituras poéticas.
Todos as atividades são de entrada gratuita sendo, no entanto, necessária a inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.
Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/exposicao-as-razoes-do-mundo
Quando: 18 de janeiro a 24 de fevereiro
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo patente na Galeria Municipal de Matosinhos.
Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.
Na exposição estão patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.
Francisco Laranjo nasceu em Lamego, em 1955. Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expôs individual e coletivamente em galerias e museus em Portugal e em vários continentes desde 1978, tendo sido conferencista em instituições tais como a École nationale supérieure des Beaux-Arts (França), Winthrop University (EUA), Ottawa University e Alberta College of Art and Design (Canadá), Marmara University (Turquia), Sheffield Hallam University (Reino Unido), Universidade de São Paulo (Brasil), Facultad de Bellas Artes – Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), National Academy of Art Sofia (Bulgaria), Dresden Academy of Fine Arts (Alemanha), entre outras. Está representado nas coleções da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea (Portugal), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Museu de Arte de Porto Alegre (Brasil), Museu de Arte Contemporânea KNU (Coreia do Sul), Museu ASP (Polónia), Museu Amadeo de Souza Cardoso (Portugal), Colecção do Ministério das Finanças (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Benetton (Espanha), Institute of Contemporary Arts Kunsan (Coreia do Sul), Museu de Tomar (Portugal), entre outros. Recebeu medalha de mérito, grau ouro, pelo município do Porto, em 2009 e medalha de mérito, grau ouro e prémio de mérito cultural, pelo município de Lamego, em 2013. Foi ainda agraciado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, 2015.
A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.
A entrada é livre.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia
Quando: 20 de janeiro a 28 de março de 2024 | horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO "PETRICHOR, O CHEIRO DA CHUVA" - PORTO DESIGN BIENNALE - CASA DO DESIGN, MATOSINHOS
Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.
A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.
Curador: Fernando Brízio
Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/
Quando: até 16 de março de 2024
Onde: Casa do Design, Matosinhos
EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN
A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.
Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design, Matosinhos
EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA
“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.
Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.
Entrada : 1€
Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h
Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA
Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.
Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.
A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h
Mais informação: www.manifesthabitacao.pt / www.cm-matosinhos.pt / www.matosinhoshabit.pt
Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.
Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos
EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA
“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.
Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.
Mais informações em:
https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/
Quando: até 23 de fevereiro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA
A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.
Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
Mais informações em:
Quando: até 23 de fevereiro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA
Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.
Quando: Todos os domingos de cada mês
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “INFERNO – A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB
A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.
A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.
A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.
Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.
A entrada é gratuita.
Quando: até 30 de março de 2024
Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Mais informações em:
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira
Entrada: 1€
Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.
A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt (máximo 25 participantes).
Quando: sábado às 11h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles