Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

17 Janeiro 2024

Exposições, visitas guiadas, showcookings, eventos desportivos, são algumas das sugestões para o próximo fim de semana, em Matosinhos. Consulte aqui toda a programação.

 

AS RAZÕES DO MUNDO NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE EUGÉNIO DE ANDRADE - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A cidade de Matosinhos, através da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, vai prestar homenagem a Eugénio de Andrade, com um programa abrangente, fechando as comemorações do centenário do nascimento do poeta.

Amanhã será inaugurada a exposição “AS RAZÕES DO MUNDO no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”, uma mostra composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi coevo e amigo de Eugénio de Andrade. A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 24 de fevereiro.

No sábado, 20 de janeiro, realiza-se o laboratório poético Expresso Poesia, com Isaque Ferreira e Rui Spranger, com uma sessão dedicada à poesia de Eugénio de Andrade. Também no dia 20 de janeiro, pelas 15h00, realiza-se uma visita comentada à exposição AS RAZÕES DO MUNDO com os formandos do laboratório.

Todos as atividades são de entrada gratuita, sendo apenas necessária inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.

Quando: 18 de janeiro a 24 de fevereiro de 2024 | Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00; Sábados das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

100 ANOS EUGENIO ANDRADE_instagram


 

V+ VISITA D’ARQUEOLOGIA – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Uma viagem no tempo para conhecer a evolução do território de Matosinhos, através de objetos arqueológicos que fazem parte do acervo do Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa). É este o mote da iniciativa “V+ Visita d’Arqueologia”, agendada para sexta-feira, 19 de janeiro.

Entre as peças expostas na exposição permanente do MuMMa estão objetos de uso quotidiano, que revelam o modo de vida de homens e mulheres que povoaram o território há milhares de anos, como um vaso em cerâmica pintada proveniente do Castro de Guifões (século I). Outros estão relacionados com a atividade comercial marítima proporcionada pelo estuário do rio Leça e pela sua proximidade do mar, como uma ânfora (contentor cerâmico para transporte de produtos líquidos por via marítima, do século I) recolhida no mar ou um dolium (recipiente de armazenamento proveniente do Castro de Guifões (século IV).

A visita, marcada para as 21h30, será conduzida pelo arqueólogo José Varela e tem um custo de três euros por pessoa. A inscrição deverá ser feita por e-mail ( mumma@cm-matosinhos.pt ) ou por telefone (22 939 0967) até às 17h00 do dia da atividade.

Visita não recomendada a menores de 8 anos.

Quando: 19 de janeiro, 21h30

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_v_arqueologia_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO FRANCISCO LARANJO - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

“Perpétua Transparência” é a exposição de Francisco Laranjo, que inaugura já no próximo sábado, 20 de janeiro, pelas 16h00, na Galeria Municipal de Matosinhos.

Exposição pensada e desejada em vida, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem ao artista depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022, refere o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Na exposição vão estar patentes 21 obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.

Francisco Laranjo nasceu em Lamego, em 1955. Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expôs individual e coletivamente em galerias e museus em Portugal e em vários continentes desde 1978, tendo sido conferencista em instituições tais como a École nationale supérieure des Beaux-Arts (França), Winthrop University (EUA), Ottawa University e Alberta College of Art and Design (Canadá), Marmara University (Turquia), Sheffield Hallam University (Reino Unido), Universidade de São Paulo (Brasil), Facultad de Bellas Artes – Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), National Academy of Art Sofia (Bulgaria), Dresden Academy of Fine Arts (Alemanha), entre outras. Está representado nas coleções da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea (Portugal), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Museu de Arte de Porto Alegre (Brasil), Museu de Arte Contemporânea KNU (Coreia do Sul), Museu ASP (Polónia), Museu Amadeo de Souza Cardoso (Portugal), Colecção do Ministério das Finanças (Portugal), Fundação Portuguesa das Comunicações (Portugal), Colecção Benetton (Espanha), Institute of Contemporary Arts Kunsan (Coreia do Sul), Museu de Tomar (Portugal), entre outros. Recebeu medalha de mérito, grau ouro, pelo município do Porto, em 2009 e medalha de mérito, grau ouro e prémio de mérito cultural, pelo município de Lamego, em 2013. Foi ainda agraciado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, 2015.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 28 de março, no seguinte horário: segunda a sexta-feira: 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados, domingos e feriados: 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/perpetua-transparencia 

Quando: 20 de janeiro a 28 de março de 2024

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

evento_larajo_1_1250_2500


 

DO MERCADO PARA O PRATO! - SHOWCOOKING NO MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

Com o Chef Diogo Coimbra | Mercado Municipal de Matosinhos

Formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, nos últimos 9 anos, o Chef Diogo Coimbra, passou por diversos restaurantes e hotéis em várias partes do país. No próximo sábado, é a vez do Mercado de Matosinhos o receber, para uma viagem, da banca para o prato, que se promete cheia de sabor.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui > https://www.workshops-popup.com/workshop/diogocoimbra/ 

Todos os showcookings são transmitidos em live streaming nas páginas oficiais de Facebook e Instagram dos Mercados Municipais de Matosinhos.

Quando: 20 de janeiro, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

showcooking 20 janeiro


 

CICLO DE MÚSICA - "CANTAR NO MERCADO" – BOAS-VINDAS AO ANO NOVO! / PERFORMANCE MUSICAL PELO QUARTETO DE CORDAS ADLIBSTRINGS - MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O quarteto Adlibstrings assume-se como um quarteto clássico com um twist pop e contemporâneo cujo objetivo é levar a música a todo o lado através da captação de público de todas as idades e origens.

Com 10 anos de percurso já atuaram na Casa da Música, Coliseu do Porto, Coliseu dos Recreios, Centro Cultural de Belém, Palácio de Queluz, Palácio Biester, entre muitos outros. Em outubro de 2022, o Adlibstrings fez a estreia internacional com um concerto na Casa de Portugal em Paris para assinalar a temporada das cruzadas Franco – Portuguesas, com apoio da Direção Geral das Artes.

Alinhamento: Flowers, Miley Cirus / Dance the night, Dua Lipa / This Girl, Kungs

Quando: 20 de janeiro, 12h00

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

PML 2023 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

No dia 20 de janeiro, entre as 10h00 e as 13h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, recebe mais um Expresso Poesia.

De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade, com o objetivo de fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.

Atividade gratuita. Máximo de 20 participantes, inscrição obrigatória através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt 

Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade.

Quando: 20 de janeiro, 10h00-13h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

expresso poesia 20 janeiro


 

CONCERTO DA MURIEL BOSTDORP – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe no próximo domingo, 21 de janeiro, pelas 19h00, o concerto de Piano de Muriel Bostdorp.

Muriel Bostdorp é uma pianista e compositora neerlandesa que desde muito cedo se apercebeu de um facto importante: conseguia tocar músicas no seu teclado de ouvido.

Apenas aos 16 anos começou a ter lições de piano e com sucesso, tendo em conta que apenas dois anos mais tarde participou no Princess Christina Concours. Agora com 33 anos de idade, tem no seu catálogo 3 álbuns e 4 eps. O mais recente álbum Resilient saiu em setembro de 2023.

Compra de bilhetes em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/134854-muriel_bostdorp-t_m_constantino_nery/ 

Duração: Aproximadamente 60’

Estacionamento: A aquisição de um bilhete para o Concerto no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.

Quando: 21 de janeiro, pelas 19h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

MURIEL BOSTDORP_instagram


 

4ª EDIÇÃO DO MADEIRO DE SANTA CRUZ DO BISPO - LARGO DA VISCONDESSA

O Madeiro voltará a acender-se no Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo.

Este evento vem sendo dinamizado pela União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, e pretende reunir a família e amigos, à volta de um madeiro comunitário, onde se cantam as janeiras e se partilha alegria.

Este evento contará com a participação e ajuda à organização dos Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, dos Escuteiros de Perafita. Contará ainda com a participação dos ranchos das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

O madeiro tem origem nas celebrações do solstício de inverno. A tradição era marcada por uma recolha de madeira pela população, que a transportava até aos centros das localidades, e aí acendiam uma grande fogueira, para aquecer a noite em que se cantavam as Janeiras.

Quando: 20 de janeiro, 21h30

Onde: Largo da Viscondessa

evento_madeiro_1_1250_2500


 

FINAL ABP – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

É no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (CDC), habitual palco no verão de Campeonatos de Europa de escalões jovens, e no Pavilhão Municipal de Guifões, que nos dias 18, 20 e 21 de janeiro será realizada a Final ABP - Clínica Trust, momento competitivo no qual serão decididos os títulos distritais de sub-18 de basquetebol, a categoria suprema de âmbito regional.

As finais terão lugar no dia 21, domingo, no CDC, às 15h00 (feminino) e 17h15 (masculino).

Uma organização da Associação de Basquetebol do Porto, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/final-abp 

Quando: 18, 20 e 21 de janeiro de 2024

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e Pavilhão Municipal de Guifões

evento_final_abp_1_1250_2500


 

SQUASH EUROPEAN MASTER 2024 - SÃO MAMEDE DE INFESTA

De 19 a 21 de janeiro Matosinhos irá receber os melhores jogadores europeus Masters de Squash para o SQUASH EUROPEAN MASTER 2024.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/squash-oporto-masters-grand-prix-80 

Quando: 19 a 21 de janeiro

Onde: Proracket Squash e Padel, São Mamede de Infesta

squash_european_master_2024_1_1250_2500


 

3ª PAR NORTE – MARINA DE LEIXÕES

O Clube de Vela Atlântico organiza, no próximo fim de semana a 3ª PAR para a classe Optimist.

A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Informações e inscrições em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/3-par-norte 

Quando: 20 e 21 de janeiro de 2024

Onde: Marina de Leixões

evento_3a_par_norte_1_1250_2500


 

OPEN DE ESCALADA DE BLOCO - SÃO MAMEDE DE INFESTA

O "Open The North Wall - FPME" é uma competição de Escalada de Bloco do calendário oficial da Federação Portuguesa de Escalada de Competição e integrada na Liga de Open's 2024.

A competição está aberta à participação de todos os/as atletas, nacionais ou estrangeiros, federados ou não.

Informações: https://fpme.org/webpu/index.php/lista-todos-eventos/298-open-fpme-north-wall 

Inscrições: https://fpme.org/webpu/index.php/lista-todos-eventos/298-open-fpme-north-wall/inscricao 

Quando: 20 de janeiro

Onde: The North Wall - Rua do Tronco 375 Núcleo Empresarial SARCOL Espaço W0.5, São Mamede de Infesta, Portugal

evento_escalada_1_1250_2500


 

FORMAÇÃO IPDJ – PAVILHÃO DA BATARIA, LEÇA DA PALMEIRA

No dia 20 de janeiro, no Pavilhão da Bataria, decorrerá uma formação em Desporto de Contacto, Defesa Pessoal e Primeiros Socorro, ministradas pelo Mestre Fernando Carvalho e Nuno Fonseca.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/formacao-ipdj 

Quando: 20 de janeiro, 10h30-12h30 e 15h00-18h00

Onde: Pavilhão da Bataria, Leça da Palmeira

evento_formacao_1_1250_2500


 

OPEN DAY SOLIDÁRIO – CENTRO CULTURAL DA SENHORA DA HORA

Com o objetivo de angariação de fundos, decorre no próximo domingo pelas 10h30, no Centro Cultural da Senhora da Hora, um conjunto de atividades, como Tai Chi, Capoeira, Defesa Pessoal, FitDance.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/open-day-solidario 

Quando: 21 de janeiro, 10h30

Onde: Centro Cultural da Senhora da Hora

evento_open_day_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PETRICHOR, O CHEIRO DA CHUVA" - PORTO DESIGN BIENNALE - CASA DO DESIGN, MATOSINHOS

Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.

A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.

Curador: Fernando Brízio

Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ 

Quando: até 16 de março de 2024

Onde: Casa do Design, Matosinhos

post_petrichor_pt_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO "PAULO: PARA ALÉM DO DESENHO - CONVERSANDO COM PAULO MENDES DA ROCHA" - CASA DA ARQUITECTURA

“Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.

Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 23 de fevereiro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

ENTRADA GRATUITA NA CASA DA ARQUITECTURA

Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita.

Quando: Todos os domingos de cada mês

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO PÁDUA RAMOS – CASA DO DESIGN

A Casa do Design inaugurou no final de 2023 a exposição "Pádua Ramos: da Arquitetura ao Design", organizada pela esad—idea. Uma retrospetiva dedicada ao arquiteto Luís Pádua Ramos (1931 - 2005), cujas obras mais representativas expressam a procura de uma dimensão simbólica e semântica da arquitetura, contaminada pela Arte Nova, Art Déco e Arte Popular, mas também pela Pop Art e pelos movimentos radicais e pós-modernos que naqueles anos atravessavam a Europa e os Estados Unidos: do grupo Archigram aos grupos Superstudio e Archizoom, do grupo Memphis a Michael Graves e James Stirling, Robert Venturi e Charles Moore.

Quando: até 5 de maio de 2024 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design

evento_padua_ramos_1_1_1250_2500


 

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DAS ESCOLAS DO PALACETE” – MUMMA

“Memórias das Escolas do Palacete” é a exposição temporária do MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. É uma homenagem da Autarquia aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, hoje museu municipal, entre as décadas de 50 e 80. Nesse período, o edifício foi o centro das atenções de inúmeras gerações de jovens matosinhenses, que aqui estudaram, brincaram e sonharam em ter um futuro melhor. Esta mostra recorda a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.

Parte das peças e documentos patentes na exposição resultam de uma parceria com dois núcleos museológicos da Rede de Museus de Matosinhos - Museu da História da Escola Secundária Gonçalves Zarco e Museu da Escola de Lavra. O papel dos colecionadores privados, como Acúrcio Moniz e Armando Dourado, assim como de ex-alunos e professores foi também fundamental neste projeto.

Entrada : 1€

Quando: até 28 de abril 2024. Horário: terça a domingo: das 10h-13h e das 15h-18h

Onde: MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “INFERNO – A VIAGEM DE DANTES” – LIONESA BUSINESS HUB

A exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” pode ser vista até 30 de março de 2024 no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

A mostra traz a público um trabalho gráfico de 42 desenhos traçados pelo artista português entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.

A viagem num grande barco começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a jornada em direção ao destino final.

Composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento, a exposição “Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – @Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.

A entrada é gratuita.

Quando: até 30 de março de 2024

Onde: Lionesa Business Hub, em Leça do Balio

 


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Hora do Conto está de regresso à Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email bmfe@cm-matosinhos.pt  (máximo 25 participantes).

Quando: sábado às 11h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles