Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

25 Janeiro 2023

Há sempre bons motivos para visitar Matosinhos, desde a gastronomia, exposições, eventos culturais, desportivos, entre muitos outros. Veja aqui o que lhe preparamos para o seu fim de semana.

 

Pizza Delivery – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

O teatro está de regresso ao Nery já no próximo fim de semana. Pizza Delivery é uma coprodução da Câmara Municipal de Matosinhos/Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery e Gaivotàjanela Associação Cultural com texto de Joana Guilherme Pinto e direção de Bernardo Gavina.

Chegou a mudança - três amigos instalam-se numa nova casa. As caixas estão no apartamento, as malas nos quartos e os corpos cansados. As palavras na boca, o coração exposto e o fogo na alma. A campainha não toca porque está avariada, já não há controlo nenhum, é deixá-los ir. Pizza delivery.

Duração da peça: 75 minutos

Informação sobre estacionamento: A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.

Bilhetes à venda em:

https://constantinonery.bol.pt/Comprar/Bilhetes/118914-pizza_delivery-teatro_municipal_constantino_nery/Sessoes 

Quando: 27 e 28 de janeiro às 21h30, 29 de janeiro às 16h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


 

Salvé a Língua de Camões "Meu analista quer-me matar” – Museu da Quinta de Santiago

"Meu analista quer me matar” de Anderson Lobo e Lucas Teodoro (Brasil) é o título da leitura encenada do Salvé a Língua de Camões da próxima sexta-feira.

O Dr Clóvis Lakan, um psicanalista já um tanto desiludido com sua profissão, vê-se às voltas com as histórias dos seus pacientes, todos um tanto problemáticos.

Poderá ajudá-los a lidar com seus dilemas existenciais, lapsos de memória ou grilos sexuais? Somente nas sessões o Dr. Clóvis irá nos dizer...

O Ciclo “Salvé a Língua de Camões” tem como objetivo a defesa e difusão da língua portuguesa, através de leituras dramatizadas de autores emergentes e consagrados da literatura lusófona.

Maiores de 14 anos/ Duração: 70 minutos/ Entrada: €1,00

Informações e reservas: casadobosque@cm-matosinhos.pt  / 229392410

Quando: 27 de janeiro, 21h30

Onde: Museu da Quinta de Santiago


 

Exposição Flashback | Carrilho da Graça - Casa da Arquitectura – Nave Expositiva

Está aberta ao público a exposição “Flashback / Carrilho da Graça”. A mostra, com curadoria de Marta Sequeira, tem como base o acervo relativo a mais de 40 anos de trabalho depositado na Casa da Arquitectura.

“Flashback / Carrilho da Graça” permite reviver o momento da elaboração de vários projetos representados através de desenhos, filmes, maquetas e fotografias, a que se somam diversas referências externas à sua obra provenientes de museus e coleções privadas nacionais e internacionais, convidando à exploração do processo criativo do arquiteto.

Esta exposição permite ao visitante reviver o momento da elaboração de dez projetos — numa seleção que vai do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (2010-2018) à Casa Fonte Fria (1985-1988). Estes projetos são aqui representados através de desenhos, maquetas e fotografias pertencentes ao Acervo Carrilho da Graça, recentemente depositado na Casa da Arquitectura, mas também por um conjunto de filmes, expressamente elaborados para esta exposição por André Cepeda e Catarina Mourão, a que se junta um filme de Salomé Lamas, que retratam as obras construídas.

Quando: até 29 de janeiro de 2023

Onde: Casa da Arquitectura – Nave Expositiva


 

Programa Paralelo Flashback Carrilho da Graça - Casa da Arquitectura

Integrada na exposição Flashback Carrilho da Graça, a Casa da Arquitectura apresenta a seguinte programação para o fim de semana:

28 de janeiro

15:00 - Visita orientada à exposição pela curadora, Marta Sequeira

16:00 - Conferência de Alejandro Aravena (em confirmação)

17h30 - Conferência de João Luís Carrilho da Graça

18:30 - Debate com Alejandro Aravena (em confirmação) e João Luís Carrilho da Graça, moderado por Nuno Grande

29 de janeiro

11h00 - Visita guiada à exposição

por João Luís Carrilho da Graça

Quando: 28 e 29 de janeiro

Onde: Casa da Arquitectura


 

Bons vizinhos fazem compras em Matosinhos – Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos continua a sua aposta numa estratégia de dinamização do comércio tradicional de Matosinhos. Nesse sentido, e em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos está a decorrer o concurso “Bons Vizinhos Fazem Compras em Matosinhos”, mais uma campanha lançada com o objetivo de incentivar as compras no comércio tradicional do concelho.

O concurso consiste na atribuição de prémios, mediante sorteio, a todos aqueles que fizerem compras de valor igual ou superior a 20€ nos estabelecimentos aderentes por intermédio da utilização do cartão de cliente “Matosinhos Presente”.

O concurso “Bons Vizinhos Fazem Compras em Matosinhos” decorre até 28 de fevereiro e serão realizados dois sorteios. No 1.º sorteio serão consideradas as compras efetuadas até às 23h59 horas do dia 15 de janeiro 2023 (o sorteio propriamente dito decorrerá no dia 24 de janeiro de 2023, às 16h). No segundo sorteio serão consideradas todas as compras efetuadas até às 23h59 horas do dia 28 de fevereiro 2023, há exceção das participações premiadas no 1º sorteio (o sorteio propriamente dito decorrerá no dia 9 março de 2023, às 16h). Os únicos excluídos do 2º sorteio serão os premiados no primeiro.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/bons-vizinhos-fazem-compras-em-matosinhos e em www.matosinhospresente.pt 

Quando: até 28 de fevereiro

Onde: Matosinhos


 

Exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha.

Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023 | Horário da Galeria: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


 

Exposição temporária “Romagem à saudade” – Museu da Memória de Matosinhos

Inserida na iniciativa “Mar de Luz” que assinalou ao longo de três dias os 75 anos do Naufrágio de 1947, a exposição “Romagem de Saudade” ficará patente até 19 de março de 2023 no MuMMa – Museu da memória de Matosinhos.

Esta exposição visa homenagear os pescadores que pereceram no mar, assim como as suas famílias. A mostra centra-se nas memórias vivenciais, documentais e nas materialidades alusivas ao Naufrágio de 1947.

Para além de acervo da Câmara de Matosinhos, diversas entidades, como a Faculdade de Belas-artes do Porto, o NAPESMATE – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, a APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, ou o Rancho dos Pescadores de Matosinhos, colaboraram ativamente neste projeto, através da cedência de inúmeros objetos e documentos, na sua maioria exibidos pela primeira vez.

Em terra a tragédia do desespero das mulheres, sem notícias dos maridos e filhos, as preces rezadas e os gritos de aflição tornavam a noite ainda mais tenebrosa. Esta tragédia impressionou o pintor matosinhense Augusto Gomes que, em várias das suas obras, retratou a dor e o desespero dessas mulheres, impotentes perante a fúria do mar.

Outra obra icónica do artista matosinhense relacionada com o Naufrágio de 1947 é a imponente e perturbante tela “Sem Título”, mais conhecida por “A Família”. Augusto Gomes homenageou as vítimas e seus familiares, aparentemente a pedido da Junta de Matosinhos. O quadro esteve durante vários anos na antiga Lota de Matosinhos, com uma caixa de esmolas a seu lado. O óleo de grandes dimensões, em tons cinza, retrata uma família de pescadores em desespero. A composição triangular em primeiro plano sobre o vazio que envolve as figuras reforça a carga dramática de todo o quadro. Pai, mãe e filhos são representados encarnando e sacralizando uma dor universal.

João Martins da Costa, pintor natural de Coimbra, um ano após este triste episódio apresenta como obra final de curso nas Belas Artes do Porto a tela “O Mar Sagrado – Tragédia marítima de 2 de dezembro”. O tema está imbuído de um simbolismo dramático, seguindo as representações de carácter religioso das “Lamentações sobre o Cristo Morto” (também designadas por Pietá), mas com as figuras das famílias dos pescadores ocupando o lugar das personagens sagradas.

Para além de obras de arte, a mostra integra ainda maquetes das 4 traineiras naufragadas, assim como uma panóplia de objetos que revelam o quotidiano e a religiosidade dos pescadores da época, cédulas marítimas e jornais da época.

Quando: até 19 de março de 2023

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos


 

Exposição JOÃO CARLOS - Casa do Design, Matosinhos

A exposição retrospetiva “João Carlos” foi a última exposição de 2022 a inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

Dedicada a João Carlos Celestino Gomes, cuja atividade de ilustrador e designer se desenvolveu desde os anos vinte até à sua morte, em 1961, a exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 111 peças que abrangem impressões em painéis e vitrines, livros, revistas e folhetos.

Quando: até 12 de fevereiro de 2023| Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


 

Exposição “António Carneiro. O poeta com pincéis” – Museu da Quinta de Santiago

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.

A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023.

São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.

António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: até 26 de fevereiro de 2023 | horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h

Onde: Museu da Quinta de Santiago


 

Exposição “Matosinhos, Lugar e Memória" – Museu da Memória de Matosinhos

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos.

Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente.

Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária

Quando: até março 2023 | Horário: 3ª a 6ª das 10h-13h e 15h-18h. abril a setembro: Sábado, domingo e feriados das 10h-13h e 15h-18h

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


 

Exposição “Natividade” – Casa de Corim

A Exposição de Presépios "Natividade” do artista Cristóvam Dias, cedida pela Câmara Municipal de Matosinhos à Lipor, resulta duma parceria entre as duas instituições.

A mostra de presépios integra a programação de Natal desenvolvida pela Lipor e permanecerá na Casa do Corim, na Maia, até 27 de janeiro.

Nesta exposição, a arte presepista é a protagonista, num esforço de preservação de uma arte muito típica como é a olaria. A coleção pessoal de Cristóvam Dias, cedida após a morte do artista à autarquia de Matosinhos perpetua a tradição do presépio.

"Natividade” está aberta ao público e grupos organizados todos os dias úteis entre as 9h30 e as 16h30 até 27 de janeiro deste ano.

Mais informações em: https://www.lipor.pt/pt/formar/casa-do-corim/ 

Quando: até 27 de janeiro de 2023

Onde: Casa do Corim - Maia


 

Contamos contigo! – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos - Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles