Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

11 Janeiro 2023

São diversas as sugestões para que passe agradáveis momentos em Matosinhos. Consulte aqui a programação para o próximo fim de semana.

 

Do Mercado para o Prato! - Showcooking no Mercado Municipal de Matosinhos

Já estão abertas as inscrições para o showcooking do próximo sábado com o Chef Luis Américo, chef de famosos e carismáticos restaurantes do Porto como o Cantina 32, Puro 4050, Lapa Lapa e Fado em Macau. É reconhecidamente um dos chefes que melhor trabalha a cozinha portuguesa contemporânea. Fruto de muitos anos de prática que o tornam uma verdadeira enciclopédia de pequenos truques.

As inscrições estão oficialmente abertas no link https://www.workshops-popup.com/workshop/chefluisamerico/ 

Este workshop é gratuito, presencial, limitado a 2 inscrições por pessoa e a um total de 15 participantes. Sujeito a confirmação. Ainda assim, todos os showcookings serão transmitidos em live streaming nas páginas oficiais de Facebook e Instagram dos Mercados Municipais de Matosinhos.

Esta iniciativa conta com organização da Câmara Municipal de Matosinhos e produção da Workshops Pop Up. Projeto desenvolvido no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Quando: 14 de janeiro, 10h30-12h30

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

  


 

Criança traz adulto – Domingo de Famílias – "Eu, natureza!"

Nesta oficina tu serás a própria natureza: juntos seremos água, vento, sol, raios e trovões, num convívio próximo com a atual exposição “Linhas de Vento”, onde é possível ficar a conhecer o que é a Land Art! Vamos transformar-nos em natureza e fundir-nos com ela, através de desejos de início de ano! Para que os possamos perpetuar (e se possível concretizar!), construiremos, a partir também de elementos da natureza, um “Mensageiro do Vento” (ou espanta espíritos, como é geralmente conhecido) que, a cada sopro ou telintar, nos fará recordar das mensagens felizes que ao longo do novo ano nos irão acompanhar!

ATIVIDADE GRATUITA, direcionada a famílias com crianças dos 4 aos 12 anos, com inscrição antecipada até 48h antes (até 6ª feira dia 13 janeiro pelas 15h).

+ INFO e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt  ou 229 390 900

Quando: 15 de janeiro, 15h00-17h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

Concurso Saltos Nacional – B - Centro Hípico do Porto e Matosinhos

O Centro Hípico do Porto e Matosinhos volta a receber, já a partir da próxima sexta-feira, mais uma prova de hipismo. O Concurso de Saltos Nacional – B – Provas de Escolas decorre de 13 a 15 de janeiro e conta com a organização do Centro Hípico do Porto e Matosinhos e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 13 a 15 de janeiro

Onde: Centro Hípico do Porto e Matosinhos

 


 

Regata Copa dos Reis - Marina e Bacia de Leixões

O Clube de Vela Atlântico organiza no fim de semana de 14 e 15 de janeiro a já emblemática regata da Copa dos Reis.

A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Inscrições em: https://proregatta.com/clubs/clube-de-vela-atlantico/events/255/ 

Quando: 14 e 15 de janeiro, 9h30

Onde: Marina e Bacia de Leixões

 


 

Caminhada Solidária dos Reis | Junqueira F. C. – Santa Cruz do Bispo

Inicialmente prevista para o primeiro fim de semana de janeiro, a Caminhada Solidária dos Reis organizada pelo Junqueira Futebol Clube com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport foi adiada para o dia 15 de janeiro devido às condições climatéricas.

A iniciativa tem um cariz solidário e terá início pelas 09h00 com uma aula de zumba na sede do Junqueira F.C, local que será também o de partida e chegada da caminhada solidária.

Os bens alimentares recolhidos terão como destino a Associação Vicentina de Santa Cruz do Bispo.

Quando: 15 de janeiro, a partir das 09h00

Onde: sede do Junqueira F.C – Santa Cruz do Bispo

 


 

Exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha.

Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: de 25 de novembro a 23 de abril de 2023 | Horário da Galeria: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

Exposição temporária “Romagem à saudade” – Museu da Memória de Matosinhos

Inserida na iniciativa “Mar de Luz” que assinalou ao longo de três dias os 75 anos do Naufrágio de 1947, a exposição “Romagem de Saudade” abriu as portas ao público a 2 de dezembro de 2022 e ficará patente até 19 de março de 2023 no MuMMa – Museu da memória de Matosinhos.

Esta exposição visa homenagear os pescadores que pereceram no mar, assim como as suas famílias. A mostra centra-se nas memórias vivenciais, documentais e nas materialidades alusivas ao Naufrágio de 1947.

Para além de acervo da Câmara de Matosinhos, diversas entidades, como a Faculdade de Belas-artes do Porto, o NAPESMATE – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, a APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, ou o Rancho dos Pescadores de Matosinhos, colaboraram ativamente neste projeto, através da cedência de inúmeros objetos e documentos, na sua maioria exibidos pela primeira vez.

Em terra a tragédia do desespero das mulheres, sem notícias dos maridos e filhos, as preces rezadas e os gritos de aflição tornavam a noite ainda mais tenebrosa. Esta tragédia impressionou o pintor matosinhense Augusto Gomes que, em várias das suas obras, retratou a dor e o desespero dessas mulheres, impotentes perante a fúria do mar.

Outra obra icónica do artista matosinhense relacionada com o Naufrágio de 1947 é a imponente e perturbante tela “Sem Título”, mais conhecida por “A Família”. Augusto Gomes homenageou as vítimas e seus familiares, aparentemente a pedido da Junta de Matosinhos. O quadro esteve durante vários anos na antiga Lota de Matosinhos, com uma caixa de esmolas a seu lado. O óleo de grandes dimensões, em tons cinza, retrata uma família de pescadores em desespero. A composição triangular em primeiro plano sobre o vazio que envolve as figuras reforça a carga dramática de todo o quadro. Pai, mãe e filhos são representados encarnando e sacralizando uma dor universal.

João Martins da Costa, pintor natural de Coimbra, um ano após este triste episódio apresenta como obra final de curso nas Belas Artes do Porto a tela “O Mar Sagrado – Tragédia marítima de 2 de dezembro”. O tema está imbuído de um simbolismo dramático, seguindo as representações de carácter religioso das “Lamentações sobre o Cristo Morto” (também designadas por Pietá), mas com as figuras das famílias dos pescadores ocupando o lugar das personagens sagradas.

Para além de obras de arte, a mostra integra ainda maquetes das 4 traineiras naufragadas, assim como uma panóplia de objetos que revelam o quotidiano e a religiosidade dos pescadores da época, cédulas marítimas e jornais da época.

Quando: até 19 de março de 2023

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos

 


 

Exposição JOÃO CARLOS - Casa do Design, Matosinhos

A exposição retrospetiva “João Carlos” foi a última exposição de 2022 a inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

Dedicada a João Carlos Celestino Gomes, cuja atividade de ilustrador e designer se desenvolveu desde os anos vinte até à sua morte, em 1961, a exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 111 peças que abrangem impressões em painéis e vitrines, livros, revistas e folhetos.

Quando: até 12 de fevereiro de 2023| Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos

 


 

Exposição “António Carneiro. O poeta com pincéis” – Museu da Quinta de Santiago

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.

A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023.

São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.

António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: 29 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023 | horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

Exposição “Matosinhos, Lugar e Memória" – Museu da Memória de Matosinhos

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos.

Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente.

Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária

Quando: até março 2023 | Horário: 3ª a 6ª das 10h-13h e 15h-18h. abril a setembro: Sábado, domingo e feriados das 10h-13h e 15h-18h

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

Exposição “Natividade” – Casa de Corim

A Exposição de Presépios "Natividade” do artista Cristóvam Dias, cedida pela Câmara Municipal de Matosinhos à Lipor, resulta duma parceria entre as duas instituições.

A mostra de presépios integra a programação de Natal desenvolvida pela Lipor e permanecerá na Casa do Corim, na Maia, até 27 de janeiro.

Nesta exposição, a arte presepista é a protagonista, num esforço de preservação de uma arte muito típica como é a olaria. A coleção pessoal de Cristóvam Dias, cedida após a morte do artista à autarquia de Matosinhos perpetua a tradição do presépio.

"Natividade” está aberta ao público e grupos organizados todos os dias úteis entre as 9h30 e as 16h30 até 27 de janeiro deste ano.

Mais informações em: https://www.lipor.pt/pt/formar/casa-do-corim/ 

Quando: até 27 de janeiro de 2023

Onde: Casa do Corim - Maia

 


 

Exposição Flashback | Carrilho da Graça - Casa da Arquitectura – Nave Expositiva

Está aberta ao público a exposição “Flashback / Carrilho da Graça”. A mostra, com curadoria de Marta Sequeira, tem como base o acervo relativo a mais de 40 anos de trabalho depositado na Casa da Arquitectura.

“Flashback / Carrilho da Graça” permite reviver o momento da elaboração de vários projetos representados através de desenhos, filmes, maquetas e fotografias, a que se somam diversas referências externas à sua obra provenientes de museus e coleções privadas nacionais e internacionais, convidando à exploração do processo criativo do arquiteto.

Esta exposição permite ao visitante reviver o momento da elaboração de dez projetos — numa seleção que vai do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (2010-2018) à Casa Fonte Fria (1985-1988). Estes projetos são aqui representados através de desenhos, maquetas e fotografias pertencentes ao Acervo Carrilho da Graça, recentemente depositado na Casa da Arquitectura, mas também por um conjunto de filmes, expressamente elaborados para esta exposição por André Cepeda e Catarina Mourão, a que se junta um filme de Salomé Lamas, que retratam as obras construídas.

Quando: 8 de abril a 29 de janeiro de 2023

Onde: Casa da Arquitectura – Nave Expositiva

 


 

Contamos contigo! – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos - Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles