Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

11 rally fish banner fb 820x312 01 modified copiar 1 980 2500 1 980 2500
06 Outubro 2022

Este fim de semana, está de volta o Rally Fish, onde poderá saborear petiscos à base de peixe e marisco, nos restaurantes aderentes de Matosinhos, para além de diversos eventos e atividades que não vai querer deixar de participar.

Rally Fish – Rota Gastronómica de Matosinhos

O Rally Fish comemora a sua 11ª edição e promete os melhores petiscos de sempre!

De 6 e 23 de outubro venha celebrar a 11ª edição desta rota gastronómica nos espaços aderentes!
A rota gastronómica Rally Fish está de volta para promover a gastronomia matosinhense e incentivar o consumo nos restaurantes locais, num ambiente de convívio e partilha.
Dos tradicionais restaurantes aos mais modernos, vegetarianos e de cozinha do Mundo, os participantes do Rally Fish poderão experimentar petiscos à base de peixe e marisco (ou opções vegetarianas/veganas) acompanhados por um copo de vinho, pelo valor de 3€!
Aproveite para partilhar as suas fotos das visitas Rally Fish nas redes sociais, usando os hashtags #rallyfish, #matosinhoswbf, #matosinhos #ZomatoPT!
Aceite o convite e participe na Rota Gastronómica mais memorável de Matosinhos!
Mais informações disponíveis aqui: https://www.matosinhoswbf.pt/p/rallyfish 
Descarregue aqui a listagem dos restaurantes aderentes e consulte os respetivos menus.
Quando: de 6 a 23 de outubro de 2022
Onde: restaurantes aderentes de Matosinhos

11_rally_fishweb_1_980_2500_modified_copiarsombra_1_980_2500


 

FIMPALITOS – Teatro Municipal Constantino Nery

Reutilização é a palavra de ordem deste atelier em que todos podem participar. A madeira, de que são construídos os corpos dos Fimpalitos é proveniente de sobras de cenografias de várias estruturas de teatro da cidade. Compete a cada construtor / autor, a partir de materiais criteriosamente recolhidos. selecionados (e higienizados), desenvolver e personalizar o seu
Fimpalito. Com o apoio da equipa do festival, todos os participantes podem construir e manipular uma marioneta.
M/3
Gratuito
Quando: 8 de outubro, 15h00
Onde: Sala de Ensaios do Teatro Municipal Constantino Nery


 

“Teatro Dom Roberto” – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Sinopse

Um barbeiro às dez pancadas, um toureiro assustado, um vírus arrependido e uns piratas ternurentos, perfazem as histórias do Teatro Dom Roberto pela vumteatro, companhia de marionetas sediada na ilha Terceira, Açores. São dois textos da tradição para dois da nova vindima (mas com os cestos antigos).
Gratuito
Quando: 8 de outubro, 17h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


 

SONS NO PATRIMÓNIO: CONCERTO “LAVOISIER + Carlos Bica

Lavoisier é formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas, que nasce com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível.

Levados por fortes ligações emocionais, fizeram parte deste novo álbum [Aí, 2022] o quase extinto grupo de cantares polifónicos Cantadeiras de São João do Campo do Gerês; o músico, compositor e ícone-vivo angolano Vum-Vum Kamusasadi; a nova música de São Paulo nas palavras da compositora e cineasta Ava Rocha e as linhas do contrabaixo de um dos mais importantes músicos do jazz nacional, Carlos Bica.
Quando: 7 de outubro, 19h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos, varandim

Sons Patrimonio Story

 


 

Supertaça de Basquetebol em Cadeira de Rodas – Centro de Desportos e Congressos
Divulgação e jogos da modalidade mais profissionalizada e popular do panorama paralímpico.
Organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, com o a poio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport
Quando: 8 de outubro, 15h00
Onde: Centro de Desportos e Congressos

Basketball Story



Matosinhos Tech Market Editions - Mercado Municipal de Matosinhos

Encontro da comunidade de tecnologia de Matosinhos

Vão decorrer conferências sobre tecnologia desenvolvida em Matosinhos e uma pequena feira de tecnologia.
Neste domingo vamos transformar o Mercado Municipal de Matosinhos e as suas bancas! Onde normalmente se vende peixe vão poder ser vistas as melhores tecnologias e oportunidades para o talento que existem na região. Não perca esta experiência!
Evento organizado pela Matosinhos.Tech
Mais informações disponíveis aqui. https://www.eventbrite.com/e/matosinhostech-market-edition-tickets-417443553907 
Quando: 9 de outubro, 12h00
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

“Portugal Pop - A Moda em Português. 1970-2020” – Casa do Design

Está patente na Casa do Design, em Matosinhos, a exposição “Portugal Pop - A Moda em Português. 1970-2020”.

Com curadoria de Bárbara Coutinho, a exposição dá a conhecer os últimos 50 anos da história da moda portuguesa e fomenta a reflexão sobre a sua identidade e o seu valor cultural, económico e social.
Da música ao espetáculo, dos ofícios tradicionais à sustentabilidade, a seleção de cerca de 200 peças inclui peças vestidas por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osíris ou Cláudia Pascoal.
Em exposição estão propostas de cerca de 40 designers de diferentes gerações, percursos e linguagens, como Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso, Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre outros.
“Portugal Pop- A Moda em Português. 1970-2020” resulta de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad–idea, Investigação em Design e Arte e a Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, no âmbito do programa MUDE FORA DE PORTAS.
Quando: de 19 de março a 13 de novembro de 2022 | Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.
Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos

POP Story copiar

 


 

Exposição “Matosinhos, Lugar e Memória"- Museu da Memória de Matosinhos

A nova mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada dia 26 de agosto, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos.

Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente.
Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.
Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária
Quando: até março 2023 | Horário: 3ª a 6ª das 10h-13h e 15h-18h. abril a setembro: Sábado, domingo e feriados das 10h-13h e 15h-18h
Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

Porto Cartoon - Prémio Especial de Caricatura: GRETA THUNBERG - Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Prémio Internacional de Caricatura, no âmbito do Festival Internacional Porto Cartoon – World Festival, iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa desde 1998, e este ano dedicada Greta Thunberg que ficou mundialmente conhecida, depois de fazer greve, apenas com 15 anos de idade, diante do Parlamento sueco em 2018 em defesa do clima.

Quando: 3 de setembro a 8 de outubro de 2022 | Horário: segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00 ; Sábado 9h30/ 12h30 13h30/17h30 ; Encerra ao domingo
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

PortoCartoonStory

 


 

Exposição Aurélia de Souza. Do que vejo… - Museu da Quinta de Santiago

A exposição “Aurélia de Souza. Do que vejo…” está inserida na evocação do 1º centenário da morte da artista que envolve sete entidades parceiras, culminando com o lançamento do tão esperado Catálogo Raisonné no próximo ano de 2023.

Os municípios de Matosinhos, do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Universidade do Porto, a Universidade Católica, o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, congregaram esforços, recursos humanos e técnicos, conforme comunicado no passado dia 1 de abril, para assim repor a relevância e o prestígio de Aurélia de Souza no panorama cultural nacional, mas, também, internacional.
A participação desta autarquia na evocação contempla a exposição que agora inaugura, programas educativos, visitas orientadas especiais, organização do Congresso Internacional “Mulheres Artistas de 1900” e a colaboração no Catálogo Raisonné.
A conceção da exposição, com curadoria conjunta de Cláudia Almeida – coordenadora do museu e Filipa Lowndes Vicente – investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, parte do acervo da autarquia, uma série de 21 obras da artista que abarcam as várias temáticas desenvolvidas no decorrer da sua atividade artística, para, junto de coleções particulares e públicas, completar o seu universo estético e visual. O discurso expositivo desenvolve-se em quatro núcleos, quatro quartos de uma também casa hoje transformada em museu : Frente a frente, dedicada ao retrato, género que a artista cultivou ao longo da sua carreira; Diários da Casa, onde se exploram os interiores e exteriores da Casa – Quinta da China – lugar de intimidade e marcadamente feminino; Pintar perto e longe de Casa, onde se conjugam planos pintados, não apenas de paisagens puras, mas também de paisagens habitadas, cenas de quotidiano, rurais ou urbanos; e, finalmente, Sobre a mesa, as naturezas-mortas que Aurélia astutamente valorizou e soube executar, bem adaptadas às condições de vida feminina, sem ameaçar as expectativas da feminilidade, como fonte de rendimento profissional.
Quando: de 9 de junho a 16 de outubro de 2022 | Horário: Terça a domingo e feriados das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

Gesto sem Fronteiras - Galeria Municipal

Exposição coletiva de Valter Hugo Mãe, Luís Pedro Silva, Álvaro Domingues. Exposição de pintura, fotografia e desenho inaugurou a 4 de junho na Galeria Municipal.

No espaço da Galeria Municipal coabitam, numa mesma exposição, três espaços de trabalho e criatividade… três visões da realidade e do Mundo… três formas de expressar e viver a arte.   Valter Hugo Mãe, Luís Pedro Silva e Álvaro Domingues expõem em três salas distintas da Galeria Municipal de Matosinhos: “Exposição a meia-haste”, do escritor Valter Hugo Mãe; “Entre nós”, do geógrafo Álvaro Domingues e a “Exposição (quase total) com cenas, que também pode conter desenho”, do arquiteto Luís Pedro Silva.
Quando: 4 de junho a 30 de outubro de 2022 | Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ; Sábado, domingo e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal

story2

 


 

Exposição Flashback | Carrilho da Graça - Casa da Arquitectura – Nave Expositiva

Abriu ao público no dia 8 de abril a Exposição “Flashback / Carrilho da Graça”. A mostra, com curadoria de Marta Sequeira, tem como base o acervo relativo a mais de 40 anos de trabalho depositado na Casa da Arquitectura.

“Flashback / Carrilho da Graça” permite reviver o momento da elaboração de vários projetos representados através de desenhos, filmes, maquetas e fotografias, a que se somam diversas referências externas à sua obra provenientes de museus e coleções privadas nacionais e internacionais, convidando à exploração do processo criativo do arquiteto.
Esta exposição permite ao visitante reviver o momento da elaboração de dez projetos — numa seleção que vai do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (2010-2018) à Casa Fonte Fria (1985-1988). Estes projetos são aqui representados através de desenhos, maquetas e fotografias pertencentes ao Acervo Carrilho da Graça, recentemente depositado na Casa da Arquitectura, mas também por um conjunto de filmes, expressamente elaborados para esta exposição por André Cepeda e Catarina Mourão, a que se junta um filme de Salomé Lamas, que retratam as obras construídas.
Quando: 8 de abril a 29 de janeiro de 2023
Onde: Casa da Arquitectura – Nave Expositiva

Carrilho Story copiar

 


 

70 anos do Mercado Municipal de Matosinhos

A 1 de agosto de 1952, o Mercado Municipal de Matosinhos abriu as portas para receber os seus primeiros clientes.

70 anos volvidos, a Câmara Municipal de Matosinhos quer dar a conhecer melhor a história deste espaço, de vendedores e fregueses, sem esquecer a vizinhança que o rodeia.
A programação assenta em sete pilares - Gentes, Natureza, Gastronomia, Arte, Ofícios, Vida saudável e Comunidade.
No dia 1 de agosto foi apresentado o resultado da residência artística “Mercado de Brincar” do artesão de brinquedos Simão Bolivar. Trata-se de uma” Banca de Brincar”, feita a partir de materiais recuperados dos resíduos que todos os dias são gerados durante o normal funcionamento do mercado e que desta forma ganharam uma nova vida e prometem contar velhas e novas histórias.
Também neste dia foi inaugurada a exposição “Rostos do Mercado”. Com curadoria do ilustrador Tierri Luís, a mostra apresenta imagens de todos os atuais operadores e funcionários dos Mercados de Angeiras e Matosinhos, juntamente com textos da autoria de Adélia Carvalho.
Entre outras iniciativas, foi também lançado o jingle dos mercados municipais “Bons Vizinhos” e desvendada a primeira receita das “Especialidades dos Mercados Municipais de Matosinhos”. Entre muitas outras novidades, foram igualmente disponibilizados toques originais para o telemóvel com os pregões dos operadores dos mercados municipais.
Programa e mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/70-anos-do-mercado-municipal-de-matosinhos?fbclid=IwAR3qcTgstTun-JzwIicky-KpHWV9h6d2Cgu0AkWZNK6JwhqqcGKL1YOZn0M 
Quando: 27 de maio a 27 de dezembro
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


 

Cascata Gigante em Miniatura - Museu da Quinta de Santiago

Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira "o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."

Quando: terça a domingo 10h00-13h00 e 15h00-18h00.
Atividade: terça a sexta-feira: 10h00-12h00 e 15h00-17h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

 


 

O Museu é + velho do que eu - Museu da Quinta de Santiago

"O Museu é + velho do que eu" e uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago


 

Contamos contigo! - Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativos simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos
Quando: Sábado às 11h00 ou 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos - Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles