Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

4989 1 980 2500
18 Novembro 2021

Iniciativas gastronómicas, concertos, exposições, entre outras atividades, animarão o próximo fim de semana, em Matosinhos.
Consulte já as nossas sugestões.

Concerto Monda Convida Rui Veloso – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe na próxima sexta-feira o concerto dos “Monda”, que tem como convidado especial Rui Veloso.
Os ingredientes de que é feita a inspiração que distingue o coletivo MONDA, estão presentes em cada uma das suas canções. Ao vivo, e com convidado especial RUI VELOSO, muito mais que a celebração do Cante, com novas cores e novos contornos, o concerto de MONDA torna-se numa festa genuína, luminosa e emocionante, que canta fundo para o mundo, as raízes e as canções dum país inteiro.
Bilhetes à venda em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/101671-monda_rui_veloso-t_m_constantino_nery/ 
Classificação Etária: M/6
Quando: 19 de novembro, 22h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

4º Aniversário da Casa da Arquitectura na Real Vinícola – Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura vai comemorar o seu 4º aniversário nas instalações do Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. Serão três dias de programação intensa e de acesso gratuito, de 19 a 21 de novembro, que contarão com 35 eventos a decorrer durante sexta-feira, sábado e domingo.
Vai ser possível participar em visitas orientadas e inclusivas às exposições e espaços da Casa, atividades para crianças e famílias, assistir a performances artísticas e a um conjunto de debates e apresentações. Muitas das atividades vão decorrer na área à volta do Quarteirão da Real Vinícola, onde haverá tendas de Street Food para os visitantes.
Mais informações e programa completo em: http://casadaarquitectura.pt/ 
Quando: 19, 20 e 21 de novembro
Onde: Casa da Arquitectura

Comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – vários locais

A 13ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos vai ser celebrada com vários eventos no país e na Europa sob o tema “Comunidades circulares”.
Em Matosinhos, vão ser realizadas várias iniciativas, como a troca de livros e revistas de 20 a 28 de novembro na Escola Dr. José Domingues, na Rua 1.º maio, na Rua Joaquim Neves Santos, no Parque do Monte de São Brás e na Rua Alfredo Cunha, e no dia 24 de manhã no Centro Social Padre Ramos.
Será criado um livro digital sobre desperdício alimentar em articulação com os estabelecimentos de restauração do concelho, com ideias de receitas com sobras, que podem ser implementadas ou confecionadas por toda a população no seu dia. O livro será publicado em formato digital no site da Câmara, com um formulário que permitirá a toda a população sugerir um melhoramento contínuo do livro e propor novas ações no âmbito do combate ao desperdício alimentar.
O livro “Um Futuro Sem Desperdício Alimentar” será apresentado no Mercado Municipal de Matosinhos a 27 de novembro.
O evento inclui ainda a realização de dois Show Cookings em Livestream, a 24 e 27 de novembro, nos quais se pretende a confeção de um prato com sobras, a partir de uma cozinha móvel, na Avenida Dom Afonso Henriques.
Mais informações em www.cm-matosinhos.pt 
Quando: de 20 a 28 de novembro
Onde: vários locais


Ocean Coast Film Festival – Auditório de Lavra

O Ocean Coast Film Festival regressa este ano a um formato presencial, depois de uma edição virtual, em 2020, devido à pandemia.
A quarta edição do festival vai decorrer no Auditório de Lavra, nos dias 20 e 21 de novembro. Entre as novidades previstas para este ano, destaque para sessões de cinema, que são gratuitas, com o objetivo de trazer as pessoas de volta às salas de cinema.
A programação, além do formato presencial, apresenta uma componente online, com a transmissão de entrevistas com os convidados especiais da edição deste ano. São eles: o realizador e produtor Tim Richardson, o realizador e produtor José Pedro Lopes, as realizadoras e produtoras Lisa Hukker & Chanou van Kalleveen, e o realizador Vasco André dos Santos.
Para mais informações, consulte o site do evento em www.oceancoastfilmfest.com/  ou https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/ocean-coast-film-festival-76 
Quando: 20 e 21 de novembro
Onde: Auditório de Lavra

Boxe 100% feminino 

A Arena de Matosinhos e a sua atleta Nancy Moreira em parceria com a Câmara de Matosinhos e a Matosinhos Sport apresentam o 1° convénio de boxe 100% feminino em Portugal.
Sob o lema " O lugar da mulher é onde ela quiser ", o Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate de Matosinhos está a organizar para o próximo sábado, pelas 14h30, uma mega aula de boxe feminino, aberta a todas as mulheres (com experiência ou não) que queiram fazer parte de um momento que tentará demonstrar que as mulheres podem e devem fazer o desporto que escolherem sem preconceitos e baseado na igualdade de oportunidades.
Nancy Moreira, atleta pré-olímpica, empresária, mãe e esposa demonstra aqui a sua versão mais intimista tanto a nível pessoal como desportista.
A entrada é gratuita.
Quando: 20 de novembro. 14h30
Onde: Centro De Artes Marciais e Desportos de Combate de Matosinhos (Biquinha)

1º Duatlo Jovem de S. Mamede

No próximo sábado, 20 de novembro, a Associação Académica de São Mamede (AASM) organiza com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport, o I Duatlo Jovem de São Mamede, uma prova juvenil de duatlo, incluída nas comemorações dos 75 anos da AASM.
Quando: 20 de novembro, 14h00
Onde: Parque de Picoutos, S. Mamede de Infesta

Matosinhos Surf School Cup – praia do Aterro

O Matosinhos Surf School Cup, promovido pelo Município de Matosinhos, com organização da Associação de Escolas de Surf de Portugal, é composto por 5 provas em diferentes praias do concelho, com a competição a decorrer por equipas, em formato estafeta (tag-team).
A segunda prova realiza-se já no próximo domingo, 21 de novembro, na praia do Aterro. Ao longo do dia decorrerão várias etapas de surf, mas também um conjunto de ações dinamizadas pelos vários parceiros associados ao Campeonato Matosinhos Surf School Cup assentes na premissa da sustentabilidade, inclusão social e na integração da comunidade local na lifestyle do surf.
Pode consultar as atividades do campeonato em: https://www.cm-matosinhos.pt/conhecer/matosinhos-com-praias-mais-limpas-atraves-do-surf 
Quando: 21 de novembro
Onde: praia do Aterro

Degustar Matosinhos - restaurantes aderentes de Matosinhos

O “Degustar Matosinhos”, uma iniciativa gastronómica lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos em maio passado com o objetivo de apoiar o setor da restauração, um dos mais afetados pelas medidas de combate à pandemia, regressou.
Até 30 de novembro, terá a oportunidade de conhecer os novos espaços que abriram no concelho ou de revisitar os seus restaurantes favoritos.
À sua espera estão 61 estabelecimentos com menus de degustação especiais a preços igualmente especiais, que variam entre os 15€ e os 25 €. Os menus são variados, mas incluem entrada, prato principal e sobremesa. Das carnes grelhadas ao peixe assado na brasa, do marisco fresco aos pratos vegetarianos, do sushi ao arroz malandrinho e caldoso, há muito mesmo por onde escolher.
Para usufruir desta experiência com toda a comodidade, lembramos que a reserva é obrigatória. Consulte a informação dos estabelecimentos aderentes disponível em:
https://www.matosinhoswbf.pt/p/menu_degustar_matosinhos 
Quando: até 30 de novembro de 2021
Onde: restaurantes aderentes de Matosinhos

“A Teimosia de uma Paixão” - Museu da Quinta de Santiago

“A Teimosia de uma Paixão”, patente no Museu da Quinta de Santiago até 30 de dezembro, é o mote para uma exposição dedicada à coleção artística de António Cunha e Silva, depositada na Câmara Municipal de Matosinhos em 2004, e que reúne aproximadamente 40 obras de arte, maioritariamente de artistas matosinhenses, com nomes como Alfredo Barros, Augusto Gomes, José Emídio, Branca Ferraz ou Teresa Cunha.

Quando: Até 30 de dezembro. Horário: de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00/ sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00. Entrada gratuita.
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Exposição “Obra de escultura de Isabel e Rodrigo Cabral” – Galeria Municipal de Matosinhos

A obra de escultura de Isabel e Rodrigo Cabral está patente ao público na Galeria Municipal até ao dia 27 de fevereiro de 2022. A exposição é de entrada livre.
Rodrigo Cabral e Isabel Cabral participaram em direções da Cooperativa Árvore, do T.E.P.-Teatro Experimental do Porto e do Cine Clube do Porto. Fizeram parte do Grupo Acão de Graças, 1986. Têm desenvolvido uma carreira multifacetada que engloba a pintura, a escultura, a instalação, a performance e a poesia visual e estão representados em diversas coleções públicas e privadas. Iniciam o "Projecto Comum" em 1987. A sua obra pode agora ser visitada na Galeria Municipal de Matosinhos.
Quando: até 27 de janeiro de 2022/ horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30; sábados, domingos e feriados 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

Exposição permanente + Exposição Temporária “Fontão: 4.000 anos de História” - Museu da Memória de Matosinhos

Localizado no Palacete Visconde de Trevões, o Museu da Memória de Matosinhos é um espaço de encontro entre o passado e o presente de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade, com uma conceção museográfica marcadamente interativa, com recurso às novas tecnologias.
Tem uma exposição permanente assente nas memórias e valências do próprio edifício e do seu primeiro proprietário - Emídio Ló Ferreira, nas memórias do território de Matosinhos, dos seus lugares, das suas gentes e das suas principais atividades.
A exposição permanente vive das materialidades arqueológicas, artísticas e documentais, mas também da multimédia e da interatividade.
Para além da exposição permanente, tem uma sala para exposições temporárias. “Fontão: 4.000 anos de História”, dedicada às mais recentes descobertas arqueológicas ocorridas em escavações que estão a decorrer em Lavra, apresentando alguns fragmentos e vasos cerâmicos do período romano, recolhidos nas sepulturas, entre outros objetos, é exposição patente neste momento
O funcionamento deste espaço museológico projeta-se, idealmente, como um work in progress, um ciclo em contínuo, passível de atualização permanente, pondo em prática uma vocação de abertura à participação da comunidade.
Quando: até 31 de dezembro | Horário: 3ª a 6ª das 10h-13h e 15h-18h. Sábado, domingo e feriados das 15h às 18h
Onde: Museu da Memória de Matosinhos

Visitas Guiadas – Museu da Memória de Matosinhos

Instalado no Palacete Visconde de Trevões, edifício construído em 1909, o MUMMA disponibiliza aos visitantes equipamentos digitais para exploração do museu, tendo a oportunidade de visitar diferentes espaços com recurso a óculos de realidade virtual, a 360º. São já 15 os locais emblemáticos do concelho que podem conhecer e usufruir do bulício da lota, da experiência vivida numa fábrica de conservas, aproveitar a boleia de um rebocador no Porto de Leixões ou até visitar e usufruir de uma experiência na Casa de Chá da Boa Nova, entre outros.
Até ao final do ano é possível marcar visitas guiadas às 11h00 e às 16h00 ao museu através do endereço de email mumma@cm-matosinhos.pt
Quando: até 31 de dezembro | Horário: 3ª a 6ª às 11h00 e 16h00 por marcação
Onde: Museu da Memória de Matosinhos

“D — Coleção em Exposição” – Casa do Design

“D — Coleção em Exposição” é a mostra que a Casa do Design tem aberta ao público desde o final do mês de outubro e que resulta de uma parceria entre Imprensa Nacional, Câmara de Matosinhos e esad- ideia.
A Parte 01 da exposição é dedicada a nove dos quinze designers portugueses com monografias publicadas na Coleção D, lançada pela Imprensa Nacional em 2011, com conceção e direção de Jorge Silva / Silvadesigners.
Posters, capas de livros, revistas e publicidade são alguns exemplos do material gráfico exposto.
Com curadoria de José Bártolo, a exposição explora “o potencial da coleção para funcionar como arquivo, através do qual se podem construir diversas interpretações históricas e leituras críticas sobre o design português”.
Quando: até 23 de janeiro de 2022
Onde: Casa do Design

Exposição e Conferência Internacional What? When? Why Not? Portuguese Architecture – Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra apresentam “What? When? Why not? Portuguese Architecture”, exposição que estará patente na Galeria da Casa até 24 de abril 2022.
Com curadoria e projeto expositivo de Jorge Figueira e Bruno Gil, decorre do projeto de investigação financiado pela FCT, “(EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture”, sediado no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.
O objetivo do projeto, de que a exposição é reflexo público, é identificar, problematizar e disseminar o conceito de “arquitetura portuguesa” no contexto nacional e internacional, confrontando a sua história, ideias e métodos, com um mundo em transformação.
Mais informações em http://casadaarquitectura.pt/exposicao-what-when-why-not-portuguese-architecture-partir-29-outubro-na-galeria-da-casa/ 
Quando: Exposição – até 24 de abril de 2022
Onde: Casa da Arquitectura

Cascata Gigante em Miniatura - Museu da Quinta de Santiago/ Espaço Irene Vilar

Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
Quando: Terça a sexta 10h-13h e 15h-18h. Sábados, domingos e feriados 15h-18h. Encerra às segundas.
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

Contamos contigo! – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos
Quando: Sábado às 11h00 ou 15h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles