Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim-de-semana em Matosinhos

Captura de ecra 2020 07 09  as 10 12 28 1 980 2500
09 Julho 2020

Da literatura à arquitetura, do lazer à gastronomia, existem diversas sugestões para o seu fim-de-semana, na terra do melhor peixe do mundo – Matosinhos!

7ª Edição do Rally Fish - Rota Gastronómica de Matosinhos

À semelhança das edições anteriores, nesta 7ª edição do Rally Fish, os restaurantes aderentes brindam os seus clientes com uma experiência gastronómica que inclui a degustação de um petisco e de um copo de vinho pelo valor de 3€. A maioria dos petiscos apresenta o peixe e o marisco como principais protagonistas, mas existem também opções vegetarianas e veganas para saborear.
Todos os petiscos desta edição prometem surpreender não só os adeptos desta rota gastronómica, mas também os seus novos seguidores, com entradas tão diversas como o famoso creme de marisco, a sopa de pescador ou as pataniscas e os crepes de bacalhau, bem como o espadarte marinado em molho de vinagrete, os mexilhões ao vapor e a tão apreciada petinga. Estes são apenas alguns dos pitéus que poderá degustar!
O Rally Fish é, este ano, a primeira iniciativa gastronómica a realizar-se no concelho após o período de pandemia nacional e todos os estabelecimentos aderentes estão ansiosos por o receber.
Recorde-se que os restaurantes locais reabriram portas a 18 de maio, assegurando todas as condições de segurança e higiene para receberem novamente os seus clientes.
Por isso, aproveite a iniciativa para revisitar espaços, conhecer novos e deliciar-se com os seus petiscos, enquanto aproveita o verão numa mesa de esplanada.
Para descobrir todos os petiscos da 7º edição do Rally Fish, poderá consultar a plataforma digital da Zomato, que mantém a parceria estabelecida com o Município e se apresenta novamente como o guia oficial do Rally Fish.
Aproveite ainda para partilhar fotos das iguarias que provar nesta edição do Rally Fish nas redes sociais, usando os hashtags #zomatorallyfish #rallyfish #matosinhoswbf #matosinhos e #zomatopt
Finda a rota, e o rally pelos diversos restaurantes aderentes, não se esqueça de votar no seu petisco preferido!
Poderá consultar todos os menus desta edição do Rally Fish no website do Turismo de Matosinhos ( www.matosinhoswbf.pt ) e na plataforma digital da Zomato ( https://www.zomato.com/pt/porto/rally-fish ).
Quando: de 9 a 26 de julho, no horário de funcionamento dos restaurantes aderentes
Onde: restaurantes aderentes, em Matosinhos

PML 2020 - Comunidade de Leitores: O Futuro é um País Estrangeiro – Distopias Literárias – com Nuno Camareiro

A Comunidade de Leitores do PML 2020 apresenta mais uma edição dinamizada pelo autor Nuno Camarneiro, subordinada ao tema "O Futuro é um País Estrangeiro – Distopias Literárias", ao longo de cinco sessões.
A 4ª sessão da Comunidade de Leitores decorre já no próximo dia 10 de julho, pelas 21h00 e versará sobre o livro “Um Piano Para Cavalos Altos", de Sérgio William Junkeira. Convidamos, assim, os nossos leitores a participar via Zoom, inscrevendo-se no formulário:
https://forms.gle/2U6ubGJoX3dyiGz17 
Para participar ativamente na atividade, necessita de um computador/tablet ou telemóvel, com câmara e microfone, acesso à internet e é necessário instalar o programa ZOOM. A sessão da Comunidade de Leitores será transmitida em direto no Facebook da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
O utilizador, após permissão de acesso (dada pelo dinamizador) pode assistir à sessão sem estar “visível”; pode estar visível e participar ativamente e colocar questões após a abertura do debate.
Quando: 10 de julho, pelas 21h00
Onde: Streaming -Página do Facebook da BMFE

Concerto Orquestra Jazz de Matosinhos com Marta Ren – Real Vinícola

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam o ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola” todos os sábados de julho.
Dia 11, às 19h00, é a vez de Marta Ren voltar a partilhar o palco com a OJM. O álbum de estreia da cantora, "Stop, Look, Listen", serve de ponto de partida embora também haja espaço para alguns dos seus clássicos favoritos.
A entrada para estes concertos, na praça exterior da Real Vinícola, é de acesso livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS.
Os interessados poderão levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, no Posto de Turismo de Matosinhos e na Casa da Arquitetura, nos três dias que antecedem cada concerto. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.
Mais informação sobre este e os próximos concertos em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/jazz-na-real-vinicola 
Quando: 11 de julho pelas 19h00
Onde: Real Vinícola, Matosinhos

 

Matosinhos em Forma – freguesias do concelho de Matosinhos

A Marginal de Matosinhos vai ter aulas noturnas de cycle. Com o objetivo de promover a atividade física e o bem-estar junto da população, a Matosinhos Sport acaba de lançar o programa “Matosinhos em Forma” que durante todo o verão irá percorrer as freguesias do concelho com diferentes atividades ao ar livre.
No sábado, dia 11 de julho, é a vez do Parque das 7 Bicas, também na Senhora da Hora, receber estas aulas gratuitas, sendo que o domingo, dia 12, fica reservado para o Parque das Varas, em Leça do Balio.
Cada atividade pode ter no máximo 20 inscritos e serão observadas todas as medidas de prevenção do contágio da Covid-19 impostas pela DGS.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Matosinhos e das Uniões de freguesia, vai acontecer todos os fins-de-semana de julho.
Também ao fim-de-semana, a Matosinhos Sport propõe uma Volta a Matosinhos em Cycle, que já começou no primeiro fim de semana de julho, na marginal da praia a Agudela. A Volta continua no dia 11 no Largo do Souto, em Custóias, e a quarta etapa cumpre-se no dia seguinte, no Cabo do Mundo, Perafita. As vagas são limitadas a 14 pessoas que serão admitidas por ordem de chegada e deverão trazer calçado adequado para a prática desportiva.
Cycle by Night é outras das novidades deste “Matosinhos em Forma”. Todas as quartas-feiras de julho, a marginal de Matosinhos vai receber aulas gratuitas de cycle. Às 21h30, 14 bicicletas estáticas vão permitir um início de noite mais agitado e animado.
Quando: Fins de semana de julho
Onde: freguesias do concelho de Matosinhos

Sábados na Quinta da Conceição

As atividades aquáticas na Piscina da Quinta da Conceição vão marcar as manhãs de sábado, também durante o mês de julho. Sempre pelas 11h30, todos os sábados haverá aulas diferentes. Depois da Hidro bike do passado sábado, o próximo, a 11 de julho, presenteará os participantes com uma atividade de Aqua Pole. Aqua Pilates, no dia 18 de julho, e Aqua Fitness, no dia 25, são modalidades que pode já marcar na sua agenda para os próximos sábados. As aulas são gratuitas, com vagas limitadas, mas exclusivas para clientes da piscina.
As tardes serão preenchidas com aulas de zumba/ritmos (16h00) e pilates (17h00), a decorrer nos jardins da Quinta da Conceição e abertas a todos os interessados, num máximo de 20 participantes.
Quando: sábados de julho
Onde: Quinta da Conceição

Contamos Contigo! (aos sábados e domingos) – Facebook da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Realização da atividade Hora do conto, todos os sábado e domingos, dedicada aos mais novos, em formato vídeo publicado nas redes sociais.
Atividade gratuita.
Quando: sábados e domingos de julho, pelas 10h00 e 18h00
Onde: Facebook da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Fragmentos da História de Matosinhos

Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico. As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram. Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço.
Uma viagem pela história através de lugares, monumentos e figuras de vulto do concelho.
Quando: sábados 11, 18, 25 de julho
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( www.facebook.com/museuquintasantiago  www.instagram.com/museuquintadesantiago  www.twitter.com/MuseuQSantiago )

O que se passa na Casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos 12, 19 e 26 de julho
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( www.facebook.com/museuquintasantiago  www.instagram.com/museuquintadesantiago www.twitter.com/MuseuQSantiago )

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5331 
Quando: data de encerramento a definir
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho); 2ªF A 6ªF:
09H00 – 12H30/ 14H-17H30. SÁB, DOM E FERIADOS: 15H18H

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra, que estará patente até ao dia 30 de julho, resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
Quando: até 31 de julho, horário: Terça a domingo 10h-13h e 15h-18h | 1€ (entrada no Museu);
Onde: Museu da Quinta de Santiago, Leça da Palmeira

Exposição “Da Luz e das Sombra” do designer gráfico Manuel Lapa – Casa do Design

Nome cimeiro da história visual portuguesa contemporânea, Manuel Lapa (1914-1979) exerceu uma atividade prolífica e marcante entre as décadas de 1940 e 70, tendo-se destacado na produção de trabalhos icónicos ao serviço da propaganda do Estado Novo, de que a direção de arte da Exposição do Mundo Português (1940) é o expoente máximo. O seu trabalho, no entanto, não se limitou à colaboração com o regime, tendo sido vasto e diversificado nas áreas da ilustração e design editorial ou até da hagiografia e do figurinismo para cinema.
A exposição 'Da Luz e das Sombras', com curadoria de Jorge Silva, organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, apresenta 34 originais de Manuel Lapa, entre desenhos e maquetes; 66 impressões digitais em papel, a partir de ilustrações de livros; 56 peças impressas, entre cartazes, livros e revistas; e ainda três ilustrações em vinil recortado, de grandes dimensões. Um total de 156 peças em exposição.
Tendo sido apresentada ao público pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, 'Da Luz e das Sombras' está patente na Casa do Design Matosinhos desde janeiro deste ano. A entrada é livre.
O catálogo da exposição — Manuel Lapa – Ilustração, Arranha-Céus Editora —, com edição de Jorge Silva, apresenta cerca de 300 peças.
Quando: data de encerramento a definir
Onde: Casa do Design. Horário: "2ªF A 6ªF: 09H00 – 12H30/ 14H-17H30 ; SÁB, DOM E FERIADOS: 15H-18H

Habitar a Obra - Exposição de Helena Almeida - Galeria Municipal

Como é habitual em resultado da colaboração mantida com Serralves, a Galeria Municipal acolhe uma exposição itinerante da coleção da Fundação de Serralves. Este ano a exposição é sobre a obra de Helena Almeida.
Helena Almeida produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central — que regista, ocupa e define o espaço — e o seu encontro performativo com o mundo. As primeiras telas abstratas da artista abordavam de forma crítica os limites do espaço pictórico e as condições literais da pintura. Esse interesse estendeu-se nos anos 1970 à fotografia, onde o inconfundível espaço do ateliê da artista e o corpo feminino, fragmentado ou parcialmente obscurecido, se tornaram presenças recorrentes. É o caso da obra Sem título, de 1994-95, que integra esta exposição: uma sequência fotográfica de vinte elementos onde a artista se fez fotografar a distâncias várias e onde a escala e o número de elementos que a constituem, associados à dimensão espacial que sobressai do percurso/performance da artista pelo espaço fotografado, revelam uma abordagem inovadora à relação do corpo com o espaço.
Apesar de trabalhar em meios vários, a artista delineia meticulosamente esta coreografia e a composição de muitas das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e o poder psicológico do corpo humano.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5329 
Quando: 7 de março a 6 de setembro| horário: 2ªf a 6ªf - 09H00 – 13H00
Onde: Galeria Municipal

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 6 setembro de 2020.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: até 6 de setembro de 2020
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles