Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Capital da Cultura do Eixo Atlântico

07 Março 2016

Apresentação da programação decorreu hoje em Braga.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga acolheu hoje a sessão de apresentação da Capital da Cultural do Eixo Atlântico 2016.

Recorde-se que a Capital da Cultura do Eixo Atlântico decorre a cada dois anos. Criada em 2007, tem os objetivos de potenciar as expressões culturais das cidades do Norte de Portugal e da Galiza, consolidar os valores comuns e promover os artistas portugueses e galegos das diferentes áreas.

Vila Nova de Gaia foi Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2009, Viana do Castelo em 2011 e Ourense em 2014.

Pela primeira vez duas cidades- Matosinhos e Vila Real- partilham o título, que tem este ano o tema “Do Douro ao Atlântico”.

A cerimónia de apresentação foi presidida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, na qualidade de presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Presentes estiveram os presidentes da câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, e de Vila Real, Rui Santos, os vereadores da cultura de Matosinhos, Fernando Rocha, e de Vila Real, Eugénia Almeida, e o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao.

O Presidente da Câmara de Matosinhos deu a conhecer a programação do Concelho para a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, enquadrando-a na estratégia adotada pelo seu Executivo já em mandatos anteriores e que se traduz na fórmula “M2C- Mar+Movimento+Cultura”. Guilherme Pinto revelou que a Capital da Cultura do Eixo Atlântico assenta em três dimensões: urbana, estrutural e festival. A vertente urbana diz respeito à requalificação do casco urbano de Matosinhos, incluindo as praças, o memorial a Passos Manuel da autoria de Julião Sarmento, o monumento ao operário da indústria conserveira e uma peça escultórica em homenagem ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A nível estrutural, destaque para os equipamentos como a Casa da Arquitetura, Casa da Memória, Casa do Design, Museu da Aviação e Museu da Diáspora. A dimensão festiva abrange eventos como o Festival Romani, o LEV- Literatura em Viagem, a Festa da Poesia, atuações da Orquestra Jazz de Matosinhos e do Quarteto de Cordas de Matosinhos, a Nova Era Beach Party, as recriações históricas, além de muitas exposições, teatro, conferências, lançamento de livros, música, dança, cinema, moda e atividades de rua.

Consulte a programação de Matosinhos da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016: PROGRAMAÇAO CAPITAL CULTURA MATOSINHOS 2016