Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

06 Novembro 2019

Ainda não tem planos para este fim de semana? Então deixámos-lhe algumas sugestões para que passe agradáveis momentos na terra do melhor peixe do mundo – Matosinhos.

Ouvir Matosinhos
PERAFITA - Debates com a população
Dois anos depois de assumir funções como Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro irá percorrer, ao longo do mês de novembro, as antigas dez freguesias do concelho, ouvindo as preocupações e recolhendo os contributos de todos.
A realização de debates com a população insere-se na estratégia de promoção da cidadania e de proximidade com os munícipes.
Quando: 8 de novembro, pelas 21h30
Onde: Casa da Cultura de Perafita

Versos com Reversos - Sessão de Lançamento do Livro de Celso Cordeiro – Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
No próximo dia 9 de novembro, pelas 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizar-se-á a sessão de lançamento do livro “Versos com Reversos” de Celso Cordeiro.
Quando: 9 de novembro, pelas 15h00
Onde: Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

O Elixir do Amor– Teatro Municipal Constantino Nery
O Elixir do Amor é, porventura, a ópera mais famosa e de maior sucesso de Donizetti. Rica de melodias inspiradas (lembremo-nos de “Una furtiva lagrima”), de cenas cómicas (a famosa cena daembriaguez de Nemorino) de personagens caricatos (o vaidoso Belcore e o exuberante Dulcamara), O Elixir do Amor faz uma união perfeita entre o requinte do belcanto e a melhor teatralidade da ópera buffa do século XIX italiano.
A história é curiosa: Nemorino está perdidamente apaixonado pela sua patroa, Adina. Adina é caprichosa e bela; Nemorino é um simples camponês. Adina tem uma vantagem enorme sobre Nemorino: é letrada. É, inclusive, capaz de ler! Tudo aponta para um caso perdido, para o pobre Nemorino.
A chegada à aldeia de um regimento, piora ainda a situação. A farda militar (que como se sabe faz milagres junto de certa franja feminina) e a elevada auto-estima do sargento Belcore, têm o seu efeito sobre Adina, ansiosa por esferas mais cosmopolitas do que a sua aldeia. Nemorino parece irremediavelmente encostado às cordas.
Mas eis que surge na aldeia um vendedor ambulante que se proclama conhecido “No universo e noutros sítios”. A sua retórica impressiona o aldeão mais pintado (nada de muito diferente dos políticos de hoje), Nemorino fica particularmente impressionado e consegue de Dulcamara aquilo que irá, aparentemente, resolver o seu problema: um Elixir do Amor.
Segundo Dulcamara, bebido aquele Elixir, todas as mulheres cairão aos pés de Nemorino. E o desejo do jovem é de tal ordem que ele acredita piamente no exuberante vendedor, não se apercebendo sequer que este acaba de lhe impingir uma simples garrafa de vinho Bordeaux.
Mas a vida é assim e os americanos têm alguma razão: quando acreditamos muito numa coisa, ela acontece. Como? Logo se verá, assim que comece o 2º acto.
Elenco:
Nemorino: André Lacerda
Adina: Sara Braga Simões
Belcore: Job Tomé
Dulcamara: André Henriques
Giannetta: Paulina Sá Machado
Coro: Moços do Coro
Direcção Musical: António Sérgio
Ensemble instrumental
Encenação: Pedro Ribeiro
Figurinos: Inês Mariana Moitas
Cenografia: Ana Gormicho
Desenho de Luz: Nuno Almeida
Preço dos bilhetes
Preço dos bilhetes 7,50€. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Link Bol
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/81678-o_elixir_do_amor-teatro_municipal_constantino_nery/ 
Quando: 9 de novembro, pelas 21h30
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

“Conversas sob as estrelas” com Joel Cleto – Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio
O Ciclo “Conversas sob as estrelas” está de regresso em novembro para a sua segunda edição.
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, este ciclo de palestras e visitas sobre a História e o Património do território conta com a participação de investigadores e especialistas de diferentes áreas, em conversas moderadas pelo historiador Joel Cleto.
Ao longo do mês de novembro, sempre ao domingo, o Ciclo “Conversas sob as estrelas” irá realizar-se em sítios improváveis e percorrerá lugares, por vezes, inusitados, como é o caso de cemitérios, ruas ou matas no alto de elevações
No dia 10 de novembro, o local será o cemitério de Leça do Balio onde um dos maiores especialistas mundiais de arte e simbologia cemiterial, o historiador Francisco Queiroz, descodificará alguns dos "segredos" e histórias deste cemitério.
A 17 de novembro, será com o arquiteto João Rapagão a conversa em plena Avenida D. Afonso Henriques sobre as primeiras obras significativas de Álvaro Siza Vieira, o mais conhecido e premiado arquiteto português, natural de Matosinhos.
O Ciclo “Conversas sob as estrelas” encerrará no dia 24, com o historiador e professor Catedrático Jubilado Francisco Ribeiro da Silva. A conversa terá lugar no Largo do Ribeirinho e junto à Casa dos Brito e Cunha, e incidirá sobre o papel que Bernardo Brito e Cunha, um dos "Mártires da Pátria", teve na revolta da Belfastada que, em 1828, procurou derrubar o regime absolutista de D. Miguel. O falhanço da revolta levaria à sua execução, decapitação e exibição da sua cabeça neste largo.
Aliás, a última sessão do Ciclo “Conversas sob as estrelas” assinala o arranque de um conjunto de iniciativas que, ao longo do próximo ano, assinalarão os 200 anos da Revolução Liberal de 24 de agosto de 1820 e o papel que Matosinhos possuiu no processo que conduziu à definitiva implantação do liberalismo em Portugal.
A entrada do Ciclo “Conversas sob as estrelas” é livre. Para o efeito, basta inscrever-se através do email gmah@cm-matosinhos.pt
Quando: 10 de novembro, pelas 18h00
Onde: Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio

DESIGNAgorà
Ciclo de Cinema Documental
Projetar o novo milénio (7 /10 nov. - ENTRADA LIVRE)
O que é que nos vem à mente se pensarmos numa imagem que sintetize o conceito de tensão?
Provavelmente a de duas forças que puxam em sentido contrário até quase chegar a um ponto de ruptura.
Poder-se-ia afirmar que esta metáfora visiva de um jogo de forças, é o que caracteriza a sociedade do novo millenium?
Em torno destas questões e temáticas surgiu o projecto “DESIGNAgorà - ciclo de cinema documental”, uma proposta da ASCIP Dante Alighieri, selecionada entre os projetos apresentados para a OPEN CALL Satélites no âmbito da primeira edição da Porto Design Biennale, e que se realiza com a parceira Insitutional da Reitoria da Universidade do Porto e participação à curadoria de Micue Milano Design Film Festival, Do You Mean Architecture (DYMA) de Lisboa e a Universidade IULM de Milão.
De 7 a 10 de novembro, na Casa Comum da Reitoria do Porto (sessão de encerramento no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery), 10 sessões de curtas, medias e longas-metragens que pretendem indagar o papel que o design, como ato de projeto e ferramenta de pensamento, é chamado a ter para estabelecer um renovado e duradouro equilíbrio entre as polaridades divergentes do nosso tempo.
No dia 10 de novembro, a encerrar o evento no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, uma sessão dupla, com os documentários “Enough white teacups” (2018) de Michelle Bauer Carpenter e “Tomorrow” (2015) de Cyril Dion e Mélanie Laurent, que apresentam caminhos possíveis que a disciplina do design pode percorrer para encarar os desafios futuros.
A entrada é livre, mas está sujeita à lotação da sala.
RESERVAS
ascipsegreteria@gmail.com  – 961 954 244.
Todo o programa e mais informações em www.ladante.pt

Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

Porto Design Biennale: QUE FORÇA É ESSA — IMAGENS DE PROTESTO E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA EM PORTUGAL [exposição] – Casa da Arquitectura
“Que Força é Essa – Imagens de Protesto e Participação Democrática em Portugal: Cartazes Artesanais do Arquivo Ephemera” inaugurou hoje à tarde no pavilhão central da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Com curadoria de Helena Sofia Silva, esta é a segunda exposição, inserida na Porto Design Biennale, inaugurada em Matosinhos.
“Que Força é Essa” mostra o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal. A sua inclusão na reflexão abrangente sobre design proposta pela Porto Design Biennale é motivada, não apenas pela qualidade material que revelam, como também pelas circunstâncias de produção e uso que lhes dão significado. Também neles se lê a dimensão política da tensão pós-milénio, as inquietações, interrogações e intensidades que a caracterizam. Das grandes manifestações antiausteridade de 2012 e 2013, que geraram poderosas imagens de mobilização, até à atualidade, “Que Força é Essa” relaciona artefactos gráficos exibidos em manifestações com documentos visuais e audiovisuais e a sua dimensão performativa.
A Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. A primeira edição decorrerá entre setembro e dezembro de 2019 em diversos locais das cidades de Matosinhos e do Porto. Em torno do tema Post Millennium Tension, a programação da PDB’19 propõe uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança. Promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos, é organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.
Quando: de 19 de setembro a 8 de dezembro de 2019
Onde: Casa da Arquitectura

Exposição FRONTIERE – Expressões do Design Contemporâneo – Casa do Design
A exposição Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano. Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.
A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.
De novos materiais e consequentes aplicações, até novos projetos de reciclagem, baseados numa ideia diferente de cultura material, ainda hoje muito ligada à necessidade exacerbada de consumo, estes projetos aspiram uma proposta regenerativa capaz de introduzir mudanças e produzir ações e objetos duráveis.
Quando: 19 de setembro a 8 de dezembro
Onde: Casa do Design

Exposição "a fusão dos opostos: cruzeiro seixas / eurico gonçalves" – Galeria Municipal de Matosinhos
Pela primeira vez, dois dos mais importantes nomes do surrealismo português e europeu surgem juntos numa exposição na Galeria Municipal de Matosinhos.
Com curadoria de Dalila D’Alte Rodrigues, a exposição intitulada “A Fusão dos Opostos: Cruzeiro Seixas / Eurico Gonçalves” dará a conhecer em Matosinhos 76 obras (pintura, desenho e objetos), algumas das quais nunca vistas antes publicamente, que refletem o antagonismo expresso nos seus estilos tão distintos.
Quando: de 28 de setembro a 9 de novembro de 2019 | horário: Segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

“Dominguinhos” - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019 
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping

not_conversas_estrelas__6__1_882_600
__2
__8
__1
__8
__4