Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Melhorar o sector da Pesca

02 Março 2016

Campanha para evitar acidentes de trabalho e reduzir situações de doença lançada hoje na APDL.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) lançou hoje uma campanha para a melhoria das condições de trabalho na pesca, em virtude do elevado número de acidentes de trabalho e da grande incidência de doenças profissionais.

Embarcações sem manutenção adequada, longos períodos de trabalho sem pausas, espaços de trabalho reduzidos e com obstáculos, más condições meteorológicas, presença de maquinaria perigosa, consumo de álcool e drogas, falta de formação são alguns fatores que aumentam o risco de acidentes. A utilização de equipamentos de proteção individual, o levantamento dos perigos existentes, a avaliação dos ricos, a aplicação de medidas de prevenção e de proteção são algumas das medidas a serem tomadas.

A apresentação decorreu no auditório da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em Leça da Palmeira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, do inspetor geral da ACT, Pedro Pimenta Braz, do Diretor Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Miguel Sequeira, do Vogal da APDL, Alberto Santos, do Subdiretor- Geral Contra Almirante da Autoridade Marítima Nacional, Miguel Sequeira.

Guilherme Pinto salientou as dificuldades de adaptação a algumas medidas de segurança em outras situações, dando o exemplo da utilização de cintos de segurança em veículos e de capacetes pelos motociclistas, que obrigaram a uma profunda mudança de hábitos, mas sobretudo de mentalidades. Assim sendo, apelou ao bom senso para que os acidentes de trabalho sejam evitados.

Ao longo da tarde foram ainda abordadas questões como a segurança e saúde face à especificidade do sector da pesca.