Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Conheça as datas das recriações históricas

15 Janeiro 2016

Lenda de Cayo Carpo, Piratas e Hospitalários no Caminho de Santiago estão de volta.

Em 2016 Matosinhos está em festa! Celebramos, ao longo deste ano, a eleição para Capital da Cultura do Eixo Atlântico, através de uma programação especial dedicada à cultura e à criatividade.

As recriações históricas estão de volta e já são conhecidas as datas para a edição 2016. Tome nota na sua agenda!

A recriação da Lenda de Cayo Carpo é a primeira a realizar-se. Entre 3 a 5 de junho, a praia de Matosinhos e a zona envolvente ao Monumento Senhor do Padrão serão “palco” da recriação da “Lenda de Cayo Carpo”, episódio responsável pelo aparecimento do topónimo “Matosinhos” e que explica a conversão das gentes desta terra ao cristianismo.

Esta lenda associa Matosinhos ao culto de Santiago de Compostela, pois explica a origem das conchas/vieiras como um dos símbolos principais dos peregrinos que, todos os anos, percorrem os caminhos de Santiago de Compostela.

Como habitualmente haverá uma feira com diversas atrações da época romana, nomeadamente a recriação do casamento de Cayo Carpo e Claudia Loba.

Em Julho, os Piratas invadem Leça da Palmeira. De 8 a 10 de junho, a zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves regressa ao século XIV, ao universo dos piratas e às pilhagens às embarcações carregadas de ouro. Duelos de sabre e florete, caça ao tesouro, treino de armas, tabernas, saltimbancos, espetáculos de malabares, circo de comediantes, baile de gala, zaragata entre piratas, visitas são alguns dos atrativos a não perder!

Finalmente, em setembro, de 8 a 11 de setembro, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval. Durante anos, acolheu a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, uma ordem religiosa-militar conhecida como “Hospitalários”, que dava abrigo e prestava assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.

O Mosteiro de Leça do Balio é também o cenário para uma das mais rigorosas reconstituições históricas que se fazem em Portugal: a do casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, que ali teve lugar em 1372.

Em 2’16, a Câmara Municipal de Matosinhos mantém a aposta na realização destes três grandes eventos, que atraem milhares de pessoas, e que constituem uma forte atração turística e dinamizadora da economia local.

02
03