Chegamos ao ponto alto das Festas da Cidade.
Venha festejar connosco. Concertos, fogo de artifício, a tradicional entrada no arraial, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos com os seus altares sobejamente decorados, deixamos aqui algumas sugestões para os próximos dias. Visite-nos.
Festas da cidade - Senhor de Matosinhos - área envolvente da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
O ponto alto das Festa do Senhor de Matosinhos está aí. Os próximos dias ficarão marcados por uma série de iniciativas das quais se destacam, já amanhã, a visita guiada em torno das histórias e lendas do concelho de Matosinhos pela mão do historiador Joel Cleto, os concertos de José Cid e de Jimmy P nos Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelas 22h00, nos dias 1 e 2 de junho, respetivamente, mas também o tradicional fogo de artifício, no dia 3 de junho. De salientar que estão prometidos vinte minutos ininterruptos de fogo e emoção, com acompanhamento musical e a ajuda de quatro drones que largarão uma torrente de fogo prateado, somando-se aos restantes efeitos pirotécnicos para produzir um momento único e inesquecível.
Para além disso, a tradicional entrada no Arraial está marcada para as 10h de dia 4 de junho, domingo, e a eucaristia solene acontecerá pelas 11h de terça-feira, 6 de junho, dia do feriado municipal do Senhor de Matosinhos e do Fogo-de-Bonecos (19h), único no país.
Ara além disto, a habitual feira da loiça, a FAMA – Feira de artesanato, ao carroceis, as barraquinhas com iguarias variadas, os doces, a sardinha assada, aos altares floridos da Igreja Matriz de onde sairá a célebre procissão, e muito mais, são cerca de quatro semanas de grande animação que enchem de gente as ruas de Matosinhos.
Venha e junte-se à festa! Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4794
Quando: de 12 de maio a 11 de junho
Onde: área envolvente da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
FaMa – Feira de Artesanato de Matosinhos - Avenida Dom Afonso Henriques
Na sua 11ª edição a FaMa é já uma presença assídua nas festividades e de que não se abre mão. Na edição deste ano voltamos a contar com a presença dos mais diversos tipos de artesanato e gastronomia, entre os quais, acessórios em cortiça, vidro, figuras de cerâmica da região de Barcelos, trabalhos em couro, esculturas em madeira, arte sacra e os tradicionais brinquedos em madeira. De salientar ainda a presença de dezenas de artesãos de todo o país, a trabalhar ao vivo.
Quando: até 11 de junho. Horário: De segunda a sexta, das 16h às 24h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 24h.
Onde: Avenida Dom Afonso Henriques (do início da rua até ao cruzamento com a rua Dr. Filipe Coelho)
Põe-te a Mexer… nas Marginais – Marginal de Matosinhos
No dia 4 de junho, pelas 10h30, na marginal de Matosinhos, realizar-se-á mais um “Põe-te a Mexer… nas Marginais”, com muita energia e boa-disposição. A participação é gratuita. Aproveite esta oportunidade para se se divertir, enquanto pratica exercício ao ar livre!
Quando: 4 de junho, pelas 10h30 até às 12h00
Onde: Marginal de Matosinhos
Regata Senhor de Matosinhos - Matosinhos
No âmbito do Matosinhos, Mar de Desporto decorre nos dias 3 e 4 de junho, em Matosinhos, a Regata Senhor de Matosinhos. Vela ligeira Classes Optimist, Laser, Vaurien, Snipe, 420 e Cruzeiros com vela ligeira serão as classes em competição.
Quando: 3 e 4 de junho, pelas 11h
Onde: Matosinhos – Leixões
Corrida de Perafita – Perafita
A corrida de Perafita, com um percurso de 10 km, decorre no próximo sábado, pelas 10h30, com ponto de encontro marcado na sede da Juventude das Ribeiras.
A iniciativa conta ainda com uma corrida kids, pelas 09h30, e a opção de caminhada de 5 km, pelas 10h30.
Mais informações e inscrições em www.juventudedasribeiras.com/corridadeperafita
Quando: 4 de junho, pelas 10h30
Onde: Perafita – Sede da Juventude das Ribeiras
Exposição OMDesign – Foco de excelência desde 1998– Museu da Quinta de Santiago
Até 9 de julho, poderá visitar, no Museu da Quinta de Santiago, a exposição “OMDesign – Foco de excelência desde 1998”, que consiste numa mostra de design e prémios internacionais ganhos recentemente pela empresa de Leça da Palmeira. A inauguração está agendada para dia 2 de junho, pelas 19h00.
Quando: até 9 de julho
Onde: Museu da Quinta de Santiago
Mercado Solidário – Mercados Municipais de Matosinhos e de Angeiras
Nos primeiros sábados e domingos de cada mês, no Mercado Municipal de Matosinhos e de Angeiras respetivamente, realiza-se uma recolha de alimentos por parte de instituições sociais do concelho para distribuição junto de famílias carenciadas.
Quando e Onde:
Mercado Municipal de Matosinhos – 3 de junho, pelas 13h30
Mercado Municipal de Angeiras – 4 de junho, pelas 13h30
Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles
Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles
Tesouros para “Re-contar”: Hora do conto, Oficina de criatividade e visita guiada– Biblioteca Municipal Florbela Espanca e instituições do concelho
No dia 3 de junho, pelas 11h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e instituições do concelho, realizar-se-á a hora do conto, oficina de criatividade e visita guiada - Tesouros para “Re-contar”, dirigida a crianças dos 4 aos 12 anos. Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Seguir-se-á uma oficina de criatividade inspirada nas obras trabalhadas. No próximo sábado, a história a trabalhar será “Monstro, não me comas!”, de Carl Norac. Após a Hora do conto, os participantes serão convidados a pintar e fazer desenhos relacionados com as personagens da história.
É necessário fazer inscrição prévia, pelo 229390950 ou presencialmente.
Quando: 3 de junho, pelas 11h30
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias” – Teatro Municipal Constantino Nery
Está patente, no Teatro Constantino Nery, a Exposição “Coleção de olaria de Cristóvam Dias”, composta por uma seleção de obras que integra a vasta coleção de olaria reunida pelo fotógrafo Cristóvam Dias e doada em 2015 à Autarquia. A exposição incluiu peças de figurado imaginário de artistas de nomeada como Júlia Ramalho, Rosa Ramalho, Manuel Macedo, Júlia Côta, Sérgio Amaral, Irmãos Mistério, entre outros.
Quando: até 23 de julho
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery
Exposição de pintura "Fogo no Paiol" de Alberto Péssimo– Galeria Municipal de Matosinhos
Até 17 de junho está patente, na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição de pintura "Fogo no Paiol" de Alberto Péssimo, composta pelas suas obras mais recentes.
Quando: até 17 de junho | Horário: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados das 15h00 às 18h00. Encerra aos domingos
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
Exposição “O Oriente em Viagem”, de Ricardo Fonseca – Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
“O Oriente em Viagem”, exposição que apresenta o trabalho fotográfico de Ricardo Fonseca está patente até 8 de junho, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Quando: de 13 de maio a 8 de junho | Horário: Segunda a Sexta: 9h30 – 19h; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Exposição documental “Correspondência Irmã Lúcia-G.Thedim” - Sala-Museu G. Thedim
A correspondência inédita trocada entre Guilherme Thedim e a irmã Lúcia, da qual resultou a imagem cultuada em Fátima, estará no centro de uma exposição documental que inaugurou no dia 18 de maio, na Sala-Museu Guilherme Thedim, em Santa Cruz do Bispo.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, a mostra ficará parente até ao final do ano e dá conta da relação de amizade que o escultor estabeleceu com a alegada vidente e das indicações que permitiram a Thedim criar a imagem de Fátima.
Guilherme Ferreira Thedim foi, ao longo do século XX, autor das imagens sacras que decoram inúmeros altares da Europa, Ásia, Africa, Oceânia e América. A criação, em 2009, de um espaço museológico na terra onde residiu e trabalhou durante cerca de 50 anos tem permitido à Câmara Municipal de Matosinhos preservar e divulgar o espólio doado à autarquia pelos herdeiros do escultor.
Quando: de 18 de maio até ao final do ano
Onde: Sala-Museu G. Thedim, Largo da Viscondessa, 4455-860 Santa Cruz do Bispo, Horário: 2ª a 6ª feira: 09h00 – 12h30/ 14h00 – 17h30
Informações e marcações: muma@cm-matosinhos.pt / 939799008
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” – Casa do Design de Matosinhos
A exposição “Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” inaugurou no dia 4 de maio e estará patente até 12 de junho, na Casa do Design de Matosinhos, mostrando a história da editora discográfica criada no Porto, em 1956, por Arnaldo Trindade, responsável também por um dos mais singulares percursos de uma instituição cultural portuguesa.
Com curadoria de José Bártolo, a exposição dá continuidade à aposta da Casa do Design de Matosinhos na investigação e divulgação da história do design português.
“Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” concederá natural destaque ao trabalho gráfico das capas de discos, nas quais se destacam designers como José Santa-Bárbara, Fernando Aroso, José Brandão, José Luís Tinoco ou Alberto Lopes, e à importância de fotógrafos como Fernando Aroso, Eduardo Gageiro, Álvaro João, Nick Boothman, João Paulo Sotto Mayor ou Patrick Ullmann.
A par da exposição decorrerá ainda uma programação paralela, com datas a anunciar, que juntará diversos artistas Orfeu, colecionadores e musicólogos
Quando: de 4 de maio a 12 de junho de 2017 | de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 | sábados e feriados das 15h às 18h | encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho
Almanaque - Design Português em Revista – Casa do Design de Matosinhos
Está patente, na Casa do Design de Matosinhos, a exposição “Almanaque – Design Português” com curadoria de José Bártolo. A exposição é constituída por revistas da coleção de José Bártolo, que permite recompor cerca de 150 anos de história do design gráfico, da ilustração e da tipografia em Portugal. Mais informações em: http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4602
Quando: exposição permanente. Horário: de segunda a sexta: 9h00 - 12h30 | 14h - 17h30 |sábados e feriados das 15h às 18h |encerra aos domingos.
Onde: Casa do Design de Matosinhos – edifício dos Paços do Concelho
Dia Mundial da Criança 2017– Mar Shopping
De 1 a 4 de junho, o Mar Shopping celebra o Dia Mundial da Criança, com jogos, atividades e o teatro musical “O Planeta Feliz do Filipe Pinto”, no fim do qual serão oferecido 250 livros (1 por criança). Mais informações e programa completo em: https://www.marshopping.com/pt-pt/events/event-folder/dia-da-crianca-2017
Quando: de 1 a 4 de junho
Onde: Mar Shopping.
Sessões grátis de cinema infantil: “Cantar” – Mar Shopping
O Mar Shopping promove, no primeiro sábado de cada mês, sessões de cinema infantil com entrada gratuita. Este sábado, dia 3 de junho, o filme de animação escolhido é “Cantar”. Estas sessões de cinema destinam-se a crianças entre os 3 e os 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas por um adulto, e iniciam às 10h30. A entrada é gratuita, os bilhetes são limitados a um total de 450 lugares e podem ser levantados no Balcão de Informações do MAR Shopping (piso 0), ao longo da semana anterior à exibição do filme, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 24h00.
Quando: 3 de junho, pelas 10h30
Onde: Cinemas NOS - Mar Shopping.
Dominguinhos: Atelier lúdico - Pinturas faciais: Dia Mundial da Criança - Mar Shopping
Os Dominguinhos voltaram em 2017 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Este domingo será dedicado ao atelier lúdico, onde os mais pequenos poderão fazer pinturas faciais. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Quando: 4 de junho, domingo, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping.
