O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
Gastronomia, exposições, concertos, iniciativas culturais, atividades lúdicas e eventos desportivos, são algumas das sugestões para o último fim de semana do mês. Conheça aqui a programação para o próximo fim de semana, em Matosinhos.
‘Empregos MODERNOS’ – Teatro Meia Volta e depois à esquerda quando eu disser – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Na próxima sexta-feira, 27 de fevereiro, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, terá lugar o espetáculo ‘Empregos Modernos’ - Teatro Meia Volta e depois à esquerda quando eu disser.
Na peça, o conceito de trabalho é um dos mais estruturantes na forma como nos organizamos enquanto coletivo. Condiciona como, onde e com quem passamos a maior parte do nosso tempo, determina a nossa condição social, modela os nossos valores. O trabalho alavanca as economias, produz riqueza, atribui consideração social, mas, transformado ele próprio em mercadoria, é também o centro de tensões e desigualdades sociais. ‘Empregos Modernos’ pretende problematizar o conceito de trabalho e as formas contemporâneas que assume, as quais determinam condições materiais de existência, posicionamento e mobilidade sociais e relações de poder específicas e distintas entre cidadãos. Um coro de trabalhadores – reminiscência do coro brechtiano – dá corpo ao texto de Chris Thorpe, um lindíssimo exercício poético que constrói um retrato frágil e denso da nossa contemporaneidade. A aparentemente imparável e muitas vezes desajustada máquina económica gera externalidades que apenas se percecionam através do discurso pessoal e íntimo de cada um.
Ficha Artística
Direção artística – Alfredo Martins
Texto – Chris Thorpe
Tradução – Joana Frazão
Criação e interpretação – Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas, Duarte Guimarães e Sara Duarte
Desenho de luz – Joana Mário
Música e desenho de som – João Bento
Figurinos – Ainhoa Vidal
Cenografia – F. Ribeiro
Produção executiva – Daniela Rosado
Design gráfico – Luís Cepa
Produção – teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser
Coprodução – Festival de Teatro do Seixal, Teatro Viriato, São Luiz Teatro Municipal, Teatro-Cine de Pombal, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Apoio - Polo Cultural Gaivotas Boavista, Avenidas – Um teatro em cada bairro
Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt
Quando: 27 de fevereiro, 21h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
![]()
Concerto de Inês Marques Lucas – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
No próximo dia 28 de fevereiro, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, realizar-se-á o concerto de Inês Marques Lucas.
Inês Marques Lucas tem um registo ímpar na música nacional. Musicalmente próxima do universo indie pop, a cantora, compositora e instrumentista apresenta o seu talento em canções de refrões marcantes aliadas a um gosto estético bem vincado, que advém de outro talento criativo: design.
Em 2023, editou "Horas Mortas", o seu disco de estreia, de onde se destacam temas como “Sofá”, “Do Avesso” e “Não Restou Nada”, que rapidamente conquistaram destaque nas rádios nacionais. No ano seguinte (2024), deu a conhecer o single “Curto Circuito”, e em 2025, participou no Festival da Canção com a música “Quantos Queres?”, reforçando a sua presença no panorama musical nacional e surpreendendo o público.
Em outubro de 2025 lança o EP “Trinta”, com 7 novos temas que são uma reflexão das aprendizagens da artista nos seus 30 anos de vida. Canções que vivem entre o pop e eletrónica feitas com verdade e essência.
Ao vivo, com o seu formato banda, continua a conquistar novos públicos com atuações em diversos palcos, destacando a enchente no Coreto NOS Alive, Cooljazz e o ciclo Novas Quintas no Teatro Aveirense.
Ficha Artística
Inês Marques Lucas
Francisco Santos Bateria
Miguel Choro Baixista
Bilhetes à venda em: https://constantinonery.bol.pt
Quando: 27 de fevereiro, 22h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
![]()
6.ª Edição - Degustar Matosinhos - Edição Marisco
Em fevereiro, Matosinhos volta a afirmar-se como destino de excelência para os amantes da boa mesa com mais uma edição do Degustar Matosinhos – Edição Marisco.
Na sua 6.ª edição, o evento consolida o seu crescimento e reúne 35 restaurantes, que celebram o melhor marisco, sempre fresco, numa verdadeira homenagem à identidade gastronómica do concelho e ao talento dos seus chefs.
Ao longo de todas as quintas-feiras de fevereiro, ao almoço e ao jantar, os participantes poderão desfrutar de uma travessa de marisco para duas pessoas pelo valor de 70 euros, numa experiência pensada para partilhar e saborear com tempo.
A edição de 2026 ganha especial destaque com a integração de Matosinhos na Rede das Cidades Criativas da UNESCO da Gastronomia, reforçando o papel da restauração enquanto elemento central da identidade cultural do concelho.
Mais informações e restaurantes aderentes em https://www.matosinhoswbf.pt/p/menudegustarmatosinhosmarisco
Quando: 26 de fevereiro (quintas-feiras de fevereiro ao almoço e ao jantar)
Onde: estabelecimentos de restauração aderentes
Contamos CONTIGO – Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca
No dia 28 de fevereiro, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca, terá lugar a hora do conto “Querido Dragão" de Emma Yarlett, seguida de uma oficina criativa.
“O Alex encontra um Dragão em sua casa e não sabe o que fazer. Então, começa a escrever cartas para pedir ajuda. Para quem vai enviar as cartas? Vamos descobrir? E escrever as nossas?”
Vem descobrir esta história cheia de surpresas e participa na nossa oficina criativa, onde a imaginação ganha vida!
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, através do formulário https://forms.gle/PfeJNbWW8MGP3rv29
Famílias com crianças maiores de 3 anos. Máximo 25 participantes.
Quando: 28 de fevereiro, 11h00
Onde: Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca
Apresentação do livro "Antão, no início era o medo"– Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe, no próximo sábado, 28 de fevereiro, a autora Cidália Fernandes para a apresentação do seu livro ‘𝐴𝑛𝑡𝑎̃𝑜, 𝑛𝑜 𝑖𝑛𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑒𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑒𝑑𝑜’.
Natural de Vieiro, no concelho de Vila-Flor, nasceu em 1961. Frequentou o ensino primário em Pinhal do Norte e em Carrazeda de Ansiães, tendo concluído os estudos secundários na cidade de Bragança, no Liceu Nacional. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Português e Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o grau de Mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Atualmente, é professora de português na Escola Secundária de Penafiel. É Vice-Presidente da ANTO – Associação dos Amigos de António Nobre, com sede em Vila Meã.
Sinopse:
“… eram levados para a casa da Relação, onde eram lavradas novas sentenças que os condenavam à morte pelo fogo. Em Lisboa eram executados frente ao Terreiro do Trigo, em Coimbra, junto à ponte de Santa Clara, em Évora, no Rossio, perto da Igreja de S. Brás.»
O primeiro auto-de-fé teve lugar em setembro de 1540, em Lisboa, no qual foram condenados à morte relaxados em carne; o último auto-de-fé teve lugar em 1766.
Entrada livre.
Quando: 28 de fevereiro, 15h00
Onde: auditório da Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca
![]()
DAR ASAS AOS LIVROS - CLUBE DE LEITURA - BIBLIOTECA DE SÃO MAMEDE INFESTA
O “Dar Asas aos Livros” está de regresso à Biblioteca Municipal de São Mamede de Infesta. Junta-te a nós na próxima sexta-feira, para novas partilhas e boas conversas.
Durante os encontros, os participantes são convidados a apresentar e debater uma obra que tenha marcado a sua vida. O objetivo é partilhar com o grupo a sua interpretação do texto, promovendo a reflexão sobre como esta é influenciada pela nossa mundividência.
Entrada livre e gratuita.
Quando: 27 de fevereiro, 17h00-19h00
Onde: Biblioteca de São Mamede de Infesta
![]()
Oficina Domingo Constrói: Pensar a cidade – Casa da Arquitectura - Espaço Caleidoscópio
O Espaço Caleidoscópio abre-se a esta oficina que convida todos os participantes a pensar a cidade. Partindo da exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” desafiamos os participantes a pensar como se cria uma cidade e os seus espaços. Juntem-se a nós para uma manhã de construção de novos imaginários urbanos em família.
Mais informações em https://casadaarquitectura.pt/pt/servico-educativo/visitas-escolares/oficinas-para-familias-primeiro-domingo-de-cada-mes-2030-04-20/
Quando: 1 de março, 10h00-12h00
Onde: Casa da Arquitectura - Espaço Caleidoscópio
![]()
Oficina para Famílias ‘De um Ponto Nasce o Mundo’ – Galeria Municipal de Matosinhos
De um ponto nasce o mundo, uma linha, uma nota, um fonema. Neste workshop vão ser explorados mecanismos de tradução entre imagem e som, investigando a relação entre o abstrato e o concreto, entre o gesto e a escuta. Partindo do universo formal e conceptual de Jorge Pinheiro e Pedro Tudela, propõe-se uma reflexão prática sobre as ligações entre geometria, desenho, música e som. Através de experiências visuais e sonoras, cada participante será convidado a desenhar com o ouvido e a escutar com os olhos.
Inscrições até 27 fevereiro, às 17h: galeria.municipal@cm-matosinhos.pt
6 aos 12 anos. Atividade gratuita. Lotação: 25 participantes
Quando: 1 de março, 10h00-12h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
![]()
“Vamos limpar a praia” - Praia Fuzelhas
A poluição marinha constituiu um problema ambiental significativo, cuja mitigação requer o contributo de todos. As ações de limpeza de praias representam não apenas uma medida eficaz ara reduzir este tipo de poluição, mas também uma oportunidade para sensibilizar os participantes quanto à dimensão do problema. Além disso, estas iniciativas promovem o envolvimento ativo dos cidadãos na proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres.
Atividade gratuita, mas de inscrição obrigatória: cmia@cm-matosinhos.pt
Quando: 28 de fevereiro, 10h00
Onde: Praia Fuzelhas
Inprojecta - Gift Paper – Exponor - Feira Internacional do Porto
A Inprojecta é um evento profissional dirigido ao setor Mobiliário, Hotel e Design de interiores, que pode ser visitado de 26 a 28 de fevereiro, na Exponor, em Leça da Palmeira.
Público-alvo: Profissionais do setor e público geral
Mais informações: https://exponor.pt/inprojecta/
Quando: 26 a 28 de fevereiro, 10h00 - 19h00 / 10h00 - 18h00
Onde: Exponor – Feira Internacional do Porto
Aqua Cross Challenge – Piscina Municipal de São Mamede de Infesta
2.º Desafio de Aqua Cross, uma experiência dinâmica e diferente que envolve equipas de alunos em diversos exercícios sistematizados dentro de água num treino desenvolvido com intensidade.
Mais informações na receção da piscina municipal.
Quando: 27 de fevereiro, 20h00
Onde: Piscina Municipal de São Mamede de Infesta
![]()
PSA Proracket Squash Open'26- Proracket Squash e Padel, São Mamede de Infesta
No próximo fim de semana, decorrerá o PSA Proracket Squash Open'26.
Categorias em competição:
- Femininos
- M1 · M2 · M3 · M4
- Júniores Feminino & Masculino
Quando: 27 de fevereiro a 1 de março
Onde: Proracket Squash e Padel, São Mamede de Infesta
![]()
IV Festival Natação Junior – Piscina Municipal de Perafita
No dia 28 de fevereiro, na Piscina Municipal de Perafita, vai decorrer uma demonstração dos conteúdos apreendidos pelos alunos da Escola de Natação.
Público-alvo: alunos inscritos nas aulas de natação entre o nível 0 e 3.
Quando: 28 de fevereiro, 15h30
Onde: Piscina Municipal de Perafita
XVII Benção das Bicicletas – Leça da Palmeira
No próximo domingo, 1 de março, terá lugar a XVII Benção das Bicicletas, presidida pelo Revº Padre Francisco Andrade.
Após a cerimónia seguir-se-á um passeio de bicicleta por algumas artérias do concelho, com saída pelas 10h15 do adro da Igreja de Leça da Palmeira e chegada ao mesmo local por volta das 12h00.
Um Organização da Associação Desportiva Os Titãs de Cicloturismo de Leça da Palmeira.
Mais informações: www.jf-lecadapalmeira.pt
Quando: 1 de março
Onde: Leça da Palmeira
![]()
Exposição “ORIGEM e Inocência: Uma Jornada pela memória” de Filipe Rodrigues – Museu da Memória de Matosinhos
O Museu da Memória de Matosinhos encerra o programa anual de exposições temporárias com a apresentação de “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória”, uma exposição de pintura e desenho da autoria de Filipe Rodrigues, concebida em exclusivo para este espaço cultural.
Inspirando-se na história do edifício que hoje acolhe o Museu – o Palacete Visconde de Trevões – no seu primeiro proprietário, na arquitetura singular, no mobiliário que atravessou épocas, bem como nas múltiplas funções que o imóvel desempenhou ao longo do tempo, o artista desenvolveu um conjunto de cerca de trinta obras, entre telas e desenhos. A ligação histórica e simbólica de Matosinhos ao mar surge igualmente como fio condutor desta mostra.
No livro que acompanha a exposição, Filipe Rodrigues sublinha: “a exposição Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória no Museu da Memória de Matosinhos constrói-se com origem no meu processo artístico individual, contextualizado entre o acervo e em circunstâncias históricas, críticas e estéticas do Museu da Memória de Matosinhos”.
A exposição “Origem e Inocência: Uma Jornada pela Memória” constitui, assim, uma oportunidade única para o público conhecer a mais recente criação do artista, em diálogo íntimo com a memória coletiva e a identidade cultural de Matosinhos.
Quando: até 1 de março | Horários: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00-18h00
Onde: Museu da Memória de Matosinhos
![]()
Exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia” - Casa da Arquitectura
A Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura acolhe até 8 de março a exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, dedicada a um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura contemporânea mundial. A mostra resulta de uma coprodução e coorganização entre a CA e o gabinete do arquiteto japonês Kengo Kuma, prometendo uma experiência imersiva que atravessa os sentidos e os continentes.
A arquitetura é feita de formas, espaços, silêncios — mas também de sons.
Mais informações em https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/eventos/exposicao-kengo-kuma-onomatopeia-patente-ate-8-de-marco-de-2026-2026-04-06/
Quando: até 8 de março
Onde: Casa da Arquitectura
Exposição “DIVERSIDADE é FORÇA” – Espaço Irene Vilar, Museu da Quinta de Santiago
“Diversidade é força. Não à discriminação racial” apresenta retratos de alunos do 12.º ano de Artes
O Espaço Irene Vilar apresenta a sua primeira exposição do ano com um projeto desenvolvido no âmbito do Curso de Artes da Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira. A inauguração acontece no dia 31 de janeiro, às 16 horas, abrindo as portas do espaço para exibir um conjunto de retratos realizados por alunos do 12.º ano, a partir de um exercício artístico e pedagógico centrado na diversidade humana.
Sob orientação da professora Anabela Paiva, os estudantes foram desafiados a interpretar imagens de partida — fotografias de Steve McCurry e imagens geradas por inteligência artificial — que representam pessoas de diferentes grupos étnicos, utilizando a técnica de pastel seco sobre papel cenário. A iniciativa surgiu no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, assinalado a 21 de março, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1966.
Este projeto afirma-se como um espaço de encontro entre a criação da comunidade escolar e o público do Museu Quinta de Santiago, propondo uma reflexão sensível sobre identidade, diferença e convivência. A mostra fica patente até ao dia 15 de março.
Entrada gratuita.
Quando: 31 de janeiro a 15 de março| Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; sábados e domingos: 15h00-18h00
Onde: Espaço Irene Vilar, Museu da Quinta de Santiago
![]()
Exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” - PORTO DESIGN BIENNALE – PORTO E MATOSINHOS – Casa do Design, Matosinhos.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum”, patente, na Casa do Design, em Matosinhos, integra a 4.ª edição da Porto Design Biennale 2025, uma iniciativa promovida em colaboração entre os municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, esta edição, com curadoria das designers italianas Angela Rui e Matilde Losi e, a nível local, de Eleonora Fedi.
A exposição reúne mais de 60 autores e projetos nacionais e internacionais, parcialmente selecionados através de open call, que exploram novas formas de imaginar e praticar o design no quotidiano. Organizada em torno das emoções como fator comum participativo, a mostra propõe uma reflexão sobre o design enquanto prática viva, relacional e transformadora — capaz de gerar novas formas de cooperação, cuidado e imaginação coletiva.
Entre os nomes em destaque contam-se Francis Alÿs, Didier Fiúza Faustino, matali crasset, raumlaborberlin e Andrea Branzi, bem como estúdios, coletivos e jovens designers emergentes, incluindo a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A exposição “O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum” pode ser visitada até março, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 18h00, na Casa do Design, em Matosinhos.
Mais informações e programação completa da Porto Design Biennale 2025 em https://www.portodesignbiennale.pt/
Quando: até 29 de março
Onde: Porto e Matosinhos
Exposição "Jorge Pinheiro e Pedro Tudela" – Galeria Municipal de Matosinhos
Até 29 de março, na Galeria Municipal de Matosinhos, estará patente a exposição “Jorge Pinheiro e Pedro Tudela”.
Integrada no Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, esta exposição reúne obras de pintura, desenho, escultura e instalação sonora de Jorge Pinheiro (Coimbra, 1931) e Pedro Tudela (Viseu, 1962), dois artistas com linguagens plásticas muito distintas, mas que se tocam em pontos-chave, através daqueles que são os elementos centrais das suas práticas artísticas: estruturas compositivas baseadas em padrões, modulações, ritmo e serialidade.
Quando: até 29 de março | Horário: terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
![]()
Exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” – Galeria da Casa da Arquitectura
Está patente, na Casa da Arquitectura, uma exposição inteiramente dedicada ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea. A mostra tem por base o vasto acervo doado à instituição em novembro de 2022 e propõe um retrato profundo de mais de 60 anos de atividade, revelando também as múltiplas dimensões da sua vida pessoal e cívica.
Intitulada “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, a exposição conta com curadoria e projeto expositivo de Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, e convida o público a uma viagem multifacetada pelo percurso de um arquiteto cuja prática transcendeu largamente os limites do ateliê.
Mais informações: https://casadaarquitectura.pt
Quando: até 26 de abril | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-18h00; fim de semana e feriados: 10h00-19h00
Onde: Galeria da Casa da Arquitectura
Projeto Ricochete – Antiga Fábrica Vasco da Gama
A Antiga Fábrica Vasco da Gama expõe a instalação artística Ricochete, resultante do diálogo que os músicos António Rafael, Luís Fernandes, Miguel Pedro e o artista plástico Miguel C. Tavares estabeleceram com a equipa multidisciplinar responsável pelo desmantelamento da refinaria da Petrogal. Após diversas visitas exploratórias, os tanques de armazenamento de combustível e matérias-primas destacaram-se pela sua riqueza acústica e visual.
Ricochete construiu-se a partir da recolha de material sonoro, desde a amplificação do som provocada pela estrutura física dos tanques, à excitação sonora dos mesmos, com recurso a sintetizadores e outros instrumentos eletrónicos. Aos sons que reverberam no território em desconstrução, acresce a recolha de uma quantidade significativa de material visual que reflete as especificidades arquitetónicas da paisagem composta pela refinaria. Ricochete não se limita a resgatar a memória acústica e visual associada à atividade daquele lugar: amplia e reinterpreta os ecos e ruídos que dele restam, transformando-os em matéria artística.
Na Antiga Fábrica Vasco da Gama é possível encontrar um legado sonoro que, mesmo após o desmantelamento da refinaria, continua a ecoar. A apresentação de Ricochete neste espaço de referência da tradição conserveira portuguesa é um convite à reflexão sobre a memória coletiva daquele território e a reintegração de paisagens que, no passado, serviram a atividade industrial.
Quando: até 3 de maio | Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–18h00; Sábado e feriados: 15h00–18h00; encerra ao domingo e segunda-feira
Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Av. Meneres
![]()
Exposição AGOSTINHO SALGADO: 120 ANOS DO SEU NASCIMENTO – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"Onde a luz demora: Pintura, ofício e memória" celebra os 120 anos do nascimento do pintor Agostinho Salgado.
Ao percorrer os grandes temas da produção artística de Agostinho Salgado, assinalamos os 120 anos do nascimento do pintor criando diálogos entre esboços, desenhos, fotografias, cartas e pinturas. Para além da coleção municipal, a exposição integra obras de instituições parceiras, revelando a figura de um criador atento, rigoroso e incansável, cuja prática conjuga disciplina e técnica com uma permanente vontade de experimentação
A exposição estará patente ao público até 3 de maio.
Entrada: 1€ (gratuito ao domingo)
Quando: até 3 de maio | Horário: terça a sexta-feira: 10h00-13h00 e 15h00-18h00; sábados e domingos: 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago
![]()
Exposição “People In Motion” – Mosteiro de Leça do Balio
Com curadoria de Roberto Cremascoli, a mostra apresenta uma reflexão sobre migrações de pessoas, sementes e ideias, reunindo obras em áreas como escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance.
O percurso expositivo integra o espaço do Mosteiro numa narrativa visual e sensorial. Entre os participantes encontram-se Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica, entre outros.
Inserido nos Caminhos de Santiago e nas Rotas da Arte Contemporânea, dos Mosteiros e dos Escritores a Norte, o Mosteiro de Leça do Balio será o palco desta programação cultural.
A exposição poderá ser visitada até 31 de maio, de quarta-feira a domingo, entre as 10h e as 18h30.
Mais informações em: https://fundacaolivrarialello.pt/pt/o-mosteiro-de-leca-do-balio-abre-portas-a-exposicao-people-in-motion
Quando: até 31 de maio | Horários: quarta-feira a domingo, 10h00-18h30
Onde: Mosteiro de Leça do Balio
![]()
Feira do fumeiro – Custóias
Os sabores que nos ligam à terra, às memórias e às pessoas estão de volta a Custóias.
A Feira do Fumeiro é mais do que gastronomia é tradição, encontro e identidade partilhada, no coração da freguesia. Sabores tradicionais, animação e produtos regionais.
Entrada gratuita
Mais informações em https://www.facebook.com/photo?fbid=122125352139124781&set=a.122093262345124781
Quando: 27, 28 de fevereiro e 1 de março
Onde: Largo do Souto
![]()
Fado e Memórias – Cooperativa de Habitação Económica Água Viva de Matosinhos
O projeto “Fado & Memórias”, organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos, enquadra-se na área da ação social e do envelhecimento ativo. Esta iniciativa visa a realização de sessões de fado em diferentes entidades do território, com o propósito de promover o convívio, estimular memórias e emoções, valorizar a identidade cultural e reforçar os laços entre a comunidade. Através da música, pretende-se criar momentos de bem-estar, partilha e proximidade, contribuindo para o combate ao isolamento e para o incentivo à participação ativa da população sénior.
A primeira sessão terá lugar na C.H.E. Água Viva, dia 26 de fevereiro às 15h00.
A Junta de Freguesia reafirma, assim, o seu compromisso com projetos que cuidam, aproximam e valorizam as pessoas.
Quando: 26 de fevereiro, 15h00
Onde: C.H.E. Água Viva Matosinhos
![]()
III Mostra de Teatro – Salão Paroquial da Igreja de Guifões e Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões
Durante o mês de fevereiro, a freguesia de Guifões acolhe a III Mostra de Arte e Teatro, uma iniciativa cultural que reúne dança, música, teatro, arte urbana e fado, com a participação de vários grupos e artistas.
Consulte o cartaz para conhecer todas as datas e horários, disponível em https://www.cm-matosinhos.pt/cmmatosinhos_wbf/uploads/writer_file/document/17505/iii_mat.html
Entrada livre.
Quando: 6 e 28 de fevereiro
Onde: Salão Paroquial da Igreja de Guifões e Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões
![]()
