O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos
Este fim de semana o desporto volta a estar mais uma vez em destaque em Matosinhos. Na marginal de Matosinhos decorrerá um grande evento de celebração da época desportiva de verão, o “Mar de Desporto”. Piscinas exteriores de água doce, espaço fitness, insufláveis, e atividades radicais são algumas das atividades que poderá encontrar. Veja aqui esta e outras sugestões para o próximo fim de semana.
MAR DE DESPORTO – MARGINAL DE MATOSINHOS
A edição de 2024 do “Mar de Desporto” chega à marginal de Matosinhos nos próximos dias 7 e 8 de setembro.
Este evento gratuito e para todos marca o final dos vários programas desportivos desenvolvidos pela Câmara de Matosinhos e Matosinhos Sport para este verão, como os que passaram pelo Estádio de Praia, o “Põe-te a Mexer®” e o “Aprende a…” que, de julho a setembro estiveram presentes, diária e gratuitamente, em vários locais do concelho, chegando a milhares de munícipes.
Por outro lado, esta iniciativa pretende chamar a atenção para o início da nova época das piscinas e ginásios municipais, dos serviços gratuitos de prescrição de exercício e apoio nutricional ao munícipe e da atividade desportiva regular em Matosinhos, que envolve dezenas de modalidades e instituições e milhares de atletas apoiados pelo associativismo desportivo municipal.
O evento decorrerá como habitualmente na marginal de Matosinhos, e disponibilizará 2 piscinas exteriores de água doce, um espaço fitness, insufláveis juvenis, aparelhos de atividades radicais, entre outras atrações, além de diversas modalidades individuais e coletivas que todos os cidadãos poderão conhecer ou experimentar durante dois dias, com o apoio técnico de dezenas de clubes do Concelho.
A organização é da Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e das instituições desportivas do Concelho.
Quando: 7 e 8 de setembro
Onde: marginal de Matosinhos
“AS COISAS FALAM UMAS COM AS OUTRAS” – OFICINA PARA FAMÍLIAS – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
Encontrar novas formas de abordar as obras de Jorge Molder expostas, desde 26 de julho, na Galeria Municipal de Matosinhos, é o que propõe a oficina para famílias “As coisas falam umas com as outras”, que irá decorrer no próximo dia 7 de setembro, a partir das 15h30.
O acesso é gratuito, mas requer inscrição prévia até às 17h00 do dia 6 de setembro, através do e-mail galeria.municipal@cm-matosinhos.pt, uma vez que a lotação está limitada a 25 pessoas.
Esta oficina é uma das atividades paralelas da exposição “Jorge Molder: Obras da Coleção de Serralves”, uma produção da Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, que integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Com curadoria de Isabel Braga, a mostra reúne uma seleção de obras de Jorge Molder (Lisboa, 1947) feita a partir de um conjunto mais vasto existente no acervo de Serralves. O trabalho de Molder é conhecido sobretudo pelas suas fotografias a preto e branco, em que o artista se autofotografa (apenas o rosto, corpo inteiro ou as mãos) vestindo habitualmente fato escuro e camisa branca, ideia que é contrariada pelas duas séries mais recentes.
As referências provenientes da literatura, do cinema, da música ou da história da arte, bem como o quotidiano, vida e a sua natureza incerta e imprevisível, são fundamentais na sua obra, na medida em que podem constituir o ponto a partir do qual se pode derivar e construir algo. Neste sentido, a mostra é complementada com um conjunto de referências bibliográficas importantes para o artista e a apresentação de alguns dos seus livros e catálogos de exposições.
A exposição de Jorge Molder pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até 22 de setembro, às terças e sextas, entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00. A entrada é livre.
Quando: 7 de setembro, 17h30
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “PAISAGENS: INTERIORES. ENSAIOS FOTO-POÉTICOS” – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
A exposição “Paisagens: Interiores. Ensaios foto-poéticos” reúne fotografias de Elsa Margarida Rodrigues e poemas de João Maria André e pode ser vista a partir de 7 de setembro, no Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
A mostra abrirá ao público com a primeira sessão do programa “Caminhadas Exploratório”. Organizado pela @esad—idea, este ciclo convida personalidades de diversas áreas que, através de uma “conversa-caminhada”, farão uma ligação entre lugares, experiências e temas. Nesta primeira sessão, o convidado será João Maria André, professor, filósofo, encenador, escritor e o autor dos poemas que acompanham a exposição “Paisagens: Interiores. Ensaios foto-poéticos”
A mostra estará patente de 7 a 29 de setembro, no Museu Quinta de Santiago, de terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h00. A entrada tem o valor de 1 euro, sendo que, ao domingo, o acesso é gratuito.
Inauguração: 7 de setembro
Quando: 7 a 29 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago
CHORO NO NERY – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY
O Clube do Choro Porto foi idealizado com intuito de dar a conhecer uma prática musical tipicamente brasileira, a “roda de choro”. Em 2018, o músico e chorão Chico Bastos, recém-chegado do Brasil, juntou-se aos músicos Saulo Giovannini, Felipe Bastos e Henrique Neto para tocar choro. Desse encontro surgiu a ideia de uma roda de choro, onde, para além de tocar choro, os músicos poderiam apresentar o género musical para as pessoas interessadas. Nascia então o Clube do Choro – Porto e logo outros chorões se juntaram a roda, promovendo a pretendida interação cultural Brasil/Portugal, através da música.
Pedro Aragão, Yuri Reis, Carlos Cesar Motta, Ivo Pinho, Helena Sarmento, Marcelo Castilha, Marcelo Amazonas e Reppolho foram alguns dos músicos que lá estiveram. Atualmente o grupo opta por atuar com formações distintas: ora em quarteto, quinteto ou sexteto, constituído por Flauta/Cavaco - Chico Bastos, Bandolim – Pedro Aragão, Trombone – Klênio Barros, Vibrafone – Saulo Giovannini, Guitarra de 7 cordas – Yuri Reis e percussão – Felipe Bastos.
Os músicos apresentam um repertório de arranjos originais, interpretando os principais compositores de choro, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Radame´s Gnattali, entre outros.
Ficha Artística:
Parceria projeto: Clube de Choro Porto
Público-alvo: maiores de 6 anos
Bilhetes para sessão de 8 de setembro: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/143633-choro_no_nery_roda_de_choro-t_m_constantino_nery/
Bilhetes para sessão de 18 de setembro: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/143638-choro_no_nery_roda_de_choro-teatro_municipal_constantino_nery/
Quando: 8 e 18 de setembro, 19h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Café-Concerto
CO ( R ) PO METROPOLITANO - ESPETÁCULO ABRIL, EM SETEMBRO - COLISEU AGEAS – PORTO
Inserida no programa Mater17, iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP), a 8 de setembro será apresentado o resultado final da quarta edição do projeto “Cor(p)o Metropolitano”. Já em 2021, o projeto Cor(p)o Metropolitano levou a cabo 17 residências artísticas, que culminaram com a apresentação de 17 espetáculos únicos. Em 2022, o Cor(p)o Metropolitano apresentou-se pela primeira vez de forma conjunta na Praça Progresso em Espinho, e, em 2023, no Pavilhão Multiusos em Paredes a 11 de novembro.
O concerto do próximo domingo, 8 de setembro, será dedicado à Liberdade. Em palco, são esperadas mais de 500 vozes, dos 7 aos 89 anos, de grupos amadores dos 17 municípios da AMP.
A entrada é gratuita.
Quando: 8 de setembro, 17h00
Onde: Coliseu AGEAS – PORTO
BIOMARATONA - MONITORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE COSTEIRA – PRAIA ANGEIRAS SUL
No próximo sábado, 7 de setembro, decorrerá na praia Angeiras Sul a BioMaratona, uma saída de campo para identificação e bio-registo das espécies que ocorrem na zona entremarés. Esta atividade está inserida num evento maior, a bioMARatona Norte, que pretende incentivar os cidadãos a partilhar as suas observações de biodiversidade e assim contribuir ativamente para o projeto ANERIS – um projeto científico europeu que recolhe observações de biodiversidade por toda a Europa.
Inscrição obrigatória: cmia@cm-matosinhos.pt
Quando: 7 de setembro, 10h00-11h30
Onde: Praia Angeiras Sul
V LEÇAFOLK – LEÇA DA PALMEIRA
Nos dias 6 e 7 de setembro, no Largo do Castelo, em Leça da Palmeira, terá lugar o Festival folclore realizado peço Grupo Etnográfico Os Pescadores do Castelo (Associação). A entrada é livre.
Quando: 6 e 7 de setembro, 21h30 às 24h00
Onde: Largo do Castelo - Leça da Palmeira
PROGRAMA PARALELO PAULO MENDES DA ROCHA – CASA DA ARQUITECTURA
No próximo sábado, 7 de setembro, na Casa da Arquitectura, está agendado um programa paralelo à exposição de Paulo Mendes da Rocha com várias inciativas:
15h00 - Visita Curadoria Exposição
16h30 - Exibição filme
18h30/19h - Conversa
Mais detalhes em breve em www.casadaarquitectura.pt
Quando: 7 de setembro
Onde: Casa da Arquitectura
9.ª CORRIDA DO PORTO DE LEIXÕES - PORTO DE LEIXÕES
É já no próximo domingo, 8 de setembro, a 9ª edição da Corrida do Porto de Leixões. A prova decorre dentro das instalações do Porto de Leixões, com partida e chegada no Terminal de Cruzeiros, e inclui uma corrida de 10 Km e uma caminhada de 5 Km, a última sem carácter competitivo.
A organização é da Event Sport e da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Mais informações: https://www.corridaportodeleixoes.pt/
Quando: 8 de setembro, 9h00
Onde: Porto de Leixões
TORNEIO PRÉ-ÉPOCA CUSTÓIAS F.C. - CUSTÓIAS
Como forma de preparação da época desportiva que se avizinha, decorrerá nos dias 7 e 14 de setembro, decorrerá o Torneio Pré-Época Custóias F.C. sub7 / sub8 / sub9 / sub10 / sub11.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/torneio-pre-epoca
Quando: 7 e 14 de setembro de 2024
Onde: Custóias
CHAMPION SERIES 2024 - 1ª ETAPA - KARTÓDROMO CABO DO MUNDO
No próximo sábado, 7 de setembro, terá lugar, no Kartódromo Cabo do Mundo, a primeira etapa do Champion Series 2024.
Mais informações: https://www.instagram.com/trofeuchampionseries/
Quando: 7 de setembro
Onde: Kartódromo Cabo do Mundo
APRENDE A... - VÁRIOS LOCAIS DO CONCELHO
Até 6 de setembro, o “Aprende a…”, programa de desporto informal, gratuito para todos e para todas, está presente em diversos locais do concelho.
Todas estas atividades são desenvolvidas pela Matosinhos Sport e Câmara de Matosinhos, em parceria com os técnicos e atletas de várias entidades desportivas do concelho, nomeadamente a Associação Académica de S. Mamede, Associação de Ténis de Matosinhos, Clube de Areia de Matosinhos, Clube de BTT de Matosinhos, GRD Leça “Os Gordos”, Grupo Desportivo Basquete de Leça, Guifões Sport Clube, Leixões Sport Clube, Rolar de Matosinhos e a Skate Destruidor - Associação de Skate.
Quando e onde:
4ª feira / 18h30 – 20h00
Praia de Matosinhos Aprende a jogar ténis de praia / voleibol de praia /futebol de praia
Marginal de Matosinhos Aprende a patinar / Aprende a pedalar
5ª feira / 18h30 – 20h00
Campo de Ténis de Sta. Cruz Bispo / Aprende a jogar ténis
6ª feira / 18h30 – 20h00
Campo de Areia de S. Mamede / Aprende a jogar andebol de praia
Campo 3x3. Físicos / Aprende a jogar basquetebol
GUIFÕES CAPITAL DO BASQUETEBOL - PAVILHÃO MUNICIPAL DE GUIFÕES E PAVILHÃO ANTÓNIO MAIA
Os Pavilhões António Maia e Municipal de Guifões recebem o Torneio de basquetebol, de 31 de agosto a 29 de setembro.
Uma organização de Guifões Sport Clube, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: 31 de agosto a 29 de setembro de 2024
Onde: Pavilhão municipal de Guifões e pavilhão António Maia
ESTÁDIO DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS
Até 8 de setembro, a praia de Matosinhos, junto ao Lais de Guia, tem um espaço dedicado às modalidades de areia.
O Estádio de Praia recebe várias competições e torneios de várias modalidades desportivas, nomeadamente andebol, futebol, rugby e ténis de praia. Paralelamente, decorrem outras atividades como jogos de praia, música e animação.
A entrada é livre e a programação poderá ser acompanhada em https://www.matosinhosport.pt/estadio-de-praia
Uma organização da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.
Quando: até 8 de setembro
Onde: Praia de Matosinhos
EXPOSIÇÃO "SÃO CORPOS, SENHOR, SÃO CORPOS" DE RICARDO LADEIRA – GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
“São Corpos, Senhor, São Corpos” é o tema da exposição de pintura de Ricardo Ladeira que poderá visitar até 7 de setembro, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Segundo o autor, a exposição tem como objetivo “abordar, comentar, questionar sobre a forma como a sociedade vê/sente o conceito de corpo, de intimidade e de desejo sexual”.
Ricardo Ladeira nasceu no Porto em 1992. Começou a sua atividade como ilustrador e artista plástico na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde se licenciou em Arte e Design.
Colaborou com várias entidades como Casa Pia, Revista Sábado, Licor Beirão, Renault, Jornal de Notícias, Casa da Esquina, Trincheira Teatro, ArDemente, Casa da Animação, Fnac ou Leya. É o ilustrador vencedor da 3ª Edição Prémio Literatura Infantil do Pingo Doce. Foi vencedor do concurso Lusófono da Trofa 2020, do Prémio Jovem Aveiro Criador 2021, da Bienal de Ilustração do Eixo Atlântico 2021, do prémio Novos Talentos Fnac 2022 e do Prémio SPA para Melhor Livro para Infância e Juventude. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas, e tem vários livros publicados.
A entrada é livre.
Quando: até 7 de setembro de 2024 | Horário: segunda a sexta-feira: 09h30 – 19h00 e Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA
A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.
Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
Mais informações em:
Quando: até 8 de setembro de 2024
Onde: Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “LAURA COSTA BELA ADORMECIDA” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
A Casa do Design de Matosinhos acolhe, até 15 de setembro, a exposição Laura Costa - A Bela Adormecida, uma mostra com a curadoria de Jorge Silva dedicada à obra da ilustradora portuense, que marcou de forma peculiar a ficção para crianças, os manuais escolares, os postais ilustrados e as ilustrações para jornais ao longo do século XX.
Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, mas as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.
É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que se encontra o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças e nos manuais escolares. As suas temáticas preferidas, crianças e costumes tradicionais, e a abundância de ilustrações ligadas à religião católica poderiam fazer dela uma propagandista do Estado Novo, mas a sensualidade (e mesmo sexualidade) das suas personagens nunca foi vista com bons olhos pela propaganda do regime e pela “Política do Espírito” de António Ferro. É por isso que fica de fora das grandes encomendas oficiais do regime, que também a prejudica pela sua condição de mulher e pelo facto de viver no Porto.
Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e uma miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas, mas ilustrações riquíssimas.
Quando: até 15 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
"CIDADE, CASA E CORPO - OS MAPAS E A LINGUAGEM" – CASA DA ARQUITECTURA
"Cidade, Casa e Corpo - Os Mapas e a Linguagem" é o título da exposição patente na Galeria da Casa da Arquitectura até 29 de setembro.
A exposição resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.
Quando: até 29 de setembro de 2024
Onde: Galeria da Casa da Arquitectura
EXPOSIÇÃO “JORGE MOLDER – OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES” – GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS
A mostra reúne uma seleção de obras de Jorge Molder (Lisboa, 1947) a partir de um conjunto mais vasto existente no acervo da Fundação de Serralves. O trabalho de Molder é conhecido sobretudo pelas suas fotografias a preto e branco, em que o artista se autofotografa (apenas o rosto, corpo inteiro ou as mãos) vestindo habitualmente fato escuro e camisa branca, ideia que é contrariada pelas duas séries mais recentes.
As referências provenientes da literatura, do cinema, da música ou da história da arte, bem como do quotidiano, da vida e da sua natureza incerta e imprevisível, são fundamentais na sua obra, na medida em que podem constituir o ponto a partir do qual se pode derivar e construir algo. Neste sentido, a mostra é complementada com um conjunto de referências bibliográficas importantes para o artista e a apresentação de alguns dos seus livros e catálogos de exposições.
Esta exposição, com curadoria de Isabel Braga, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
Esta produção da Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, pode ser visitada, na Galeria Municipal de Matosinhos, até 22 de setembro, às terças e sextas, entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.
A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.serralves.pt/ciclo-serralves/jorge-molder_matosinhosjul/
Quando: até 22 de setembro de 2024 | Horário: 3.ª a 6.ª: 10H00 – 13h00 / 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS
"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.
A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.
Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.
Quando: até 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00
Onde: Casa do Design de Matosinhos
CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE
Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.
A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Mais informações em:
https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira
Entrada: 1€
Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque
O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar
CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA.
Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt
Max. 20 inscrição.
Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.
De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES
Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado
Quando: sábados, das 8h30 às 13h00
Onde: Jardim Basílio Teles
MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS
A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.
Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.
Quando: até dezembro de 2024
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos
MUSICATE’SI – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA
O Musicate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das duas cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos até dezembro, complementados com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.
Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/
Quando: até dezembro de 2024
Onde: ruas das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
FESTA SENHOR JESUS DO PADRÃO DA LÉGUA 2024
De 5 a 8 de setembro, decorrerá a Festa Senhor Jesus do Padrão da Légua 2024, com muita música, animação e tradição.
Mais informação e programação nas redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões em
https://www.facebook.com/uniaodasfreguesiascustoiaslecadobalioguifoes
Quando: 5 a 8 de setembro, 14h00-24h00
Onde: Largo da Travessa Elaine Sanceau - Átrio da Igreja Paroquial do Padrão da Légua