Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

03 Julho 2024

Este é um fim de semana que ficará marcado por imperdíveis eventos, como o Open House Porto, o Festival Matosinhos em Jazz, entre muitos outros. Veja aqui as sugestões para passar um excelente fim de semana em Matosinhos.

OPEN HOUSE PORTO – MAIA, MATOSINHOS, PORTO E VILA NOVA DE GAIA

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a 9ª edição do Open House Porto terá como tema “50 Anos a Construir a Liberdade”.

Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura em parceria com os Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o evento irá decorrer nos dias 6 e 7 de julho nas quatro cidades.

Com curadoria das arquitetas Teresa Novais e Margarida Quintã, o Open House Porto 2024 irá propor visitas a espaços de iniciativa pública, municipal, ou cooperativa, construídos nas últimas cinco décadas, que retratam as transformações operadas nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

O roteiro é acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Todas as visitas e atividades são de participação gratuita.

Quando: 6 e 7 de julho

Onde: Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia

not_open_house_porto_1_2000_2000

 


 

MATOSINHOS EM JAZZ – PARQUE BASÍLIO TELES E PRAÇA GUILHERMINA SUGGIA

Com espetáculos agendados para o Parque Basílio Teles e Praça Guilhermina Suggia, o festival arrancou no dia 1 de julho, no Parque Basílio Teles, com a exposição que desafia artistas a reinterpretarem capas icónicas de álbuns de Jazz. Os convidados da edição de 2024 são Dino D'Santiago, Cláudia Guerreiro, Mariana A Miserável, Raquel Belli e Francisco Fonseca. As obras ficam disponíveis ao público durante todo o mês de julho, com acesso gratuito.

Anunciado fica também o último fim-de-semana da edição de 2024 do Matosinhos em Jazz. Os dois últimos espetáculos decorrem na Praça Guilhermina Suggia. A saber: A 25 de julho (quinta-feira), a Orquestra Jazz De Matosinhos & Nick Marchione (trompetista americano), numa homenagem a Thad Jones, e a Orquestra Sinfónica Do Porto Casa Da Música & Dj Switch, a 26 de julho (sexta-feira). A direção musical deste espetáculo é de Taavi Oramo que comanda um exercício de uma sinfonietta pensada como um código informático e contaminada pelo hip-hop, grime e electro.

Já confirmados no festival estão Mário Costa (6 julho) e Nout Trio (7 julho), Moses Boyd (13 julho) e Jasmine Myra (14 julho), Ego Ella May (20 julho) e Eduardo Cardinho (21 julho). Todos os fins-de-semana de julho, às 18h, no Parque Basílio Teles, em Matosinhos. A entrada é gratuita.

Programa: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/matosinhos-em-jazz-84 

Quando: 1 a 31 de julho, 18h00

Onde: Parque Basílio Teles e Praça Guilhermina Suggia

evento_mts_jazz_1_2000_2000

 


 

GUIÃO PARA UM PAÍS POSSÍVEL – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

"Espetáculo inserido no ciclo da revolução - a programação do Teatro Municipal dedicada aos 50 anos do 25 de abril.

No parlamento português, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe uma secretária onde trabalham duas funcionárias que transcrevem tudo o que ali é dito. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos. “Guião para um país possível” é um espetáculo criado a partir destes registos, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia.”

Criação e encenação: Sara Barros Leitão

Interpretação: João Melo e Margarida Carvalho

Duração: 1h40

Classificação etária: M/12 anos

Mais informações e bilhetes em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/138060-guiao_para_um_pais_possivel-teatro_municipal_constantino_nery/Sessoes 

Quando: 6 de julho, 21h30 e 7 de julho, 16h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

evento_guiao_pais_possivel_1_2000_2000


 

"MARATONA DE LEITURA DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA" - BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai receber nos seus jardins, no próximo dia 6 de julho, a Maratona de Leitura da Constituição da República Portuguesa comentada pela jurista e advogada Joana Neto, numa sessão presencial do Clube de Leitura Feminista «Heróides», promovido por Sara Barros Leitão e a estrutura artística Cassandra.

O cinquentenário do 25 de Abril e da conquista da Liberdade é mais um mote para associar a Constituição da República Portuguesa, redigida pela primeira vez pela Assembleia Constituinte eleita na sequência das primeiras eleições gerais livres no país, em 25 de Abril de 1975. Este marco maior do Portugal republicano, consagra os direitos, liberdades e garantias do povo português, os princípios essenciais por que se rege o Estado e a sua forma de organização política. O texto final da Constituição de 1976 é o resultado da conjunção de vontades, ideais e lutas, negociações e cedências, com fé inabalável no futuro onde todos passaram a contar. Rememorar e partilhar com o público estes momentos será a homenagem merecida a todos os que deram o seu contributo para que os portugueses pudessem ter direito a um futuro.

Participação sujeita a inscrição presencial, ou através do e-mail bmfe@cm-matosinhos.pt , ou do telefone 22 939 0950.

Quando: 6 de julho, 14h00-19h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_maratona_leitura_1_2000_2000


 

DANCEM TODOS VERÃO 2024 – ESCADARIA DA CASA DO DESIGN, MATOSINHOS

O som e ritmo da Dança chega novamente a Matosinhos.

Dias 5 e 6 de julho, pelas 21h30, serão nove as escolas a apresentar os seus trabalhos na Escadaria da Casa do Design de Matosinhos.

O projeto da Autarquia em parceria com as escolas de dança do Concelho de Matosinhos “Dancem Todos”, que teve início em 2006, traz nova edição de verão ao centro de Matosinhos. Oportunidade única de aplaudir o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas escolas: ADM – Academia de Dança de Matosinhos, Ballet Art, Escola de Dança Attitude, INDANCE, Prestige Dance Center, Just Dance School, Le Petit Pas, Dance4U e Sabor Latino. A cortina está prestes a abrir para duas noites de muito movimento, luz e ritmo. O verão é sinónimo de Dancem Todos! Entrada Livre!

Quando: 5 e 6 de julho, 21h30

Onde: Escadaria da Casa do Design, Matosinhos

evento_dancem_todos_verao_1_2000_2000


 

CONCERTO QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS

Dia 7 de julho, pelas 17h00, no Museu da Quinta de Santiago, irá ter lugar o concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, com o seguinte programa:

Encomenda - Telmo Marques (1963), ca 10'

Encomenda - Eurico Carrapatoso (1962), ca 10'

Quarteto de cordas em Fá Maior nº2, Op.41 (1842), Robert Schumann (1810-1856) - ca 23'

Quando: 7 de julho, 17h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

evento_munica_classica_6jun_1_2000_2000


 

“NORTADA GARDENZ – OPEN AIR” – JARDIM DO SENHOR DO PADRÃO

O “Nortada Gardenz – Open Air” é um evento de entretenimento que decorre no Jardim do Senhor do Padrão até ao dia 14 de julho. O evento tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência única, onde a gastronomia, música, animação e a transmissão do Jogos do Europeu de futebol 2024 se unem num único cenário.

O Jardim do Senhor do Padrão é um espaço público e de fácil acesso que oferece áreas verdes, sombras refrescantes e espaços abertos, criando um ambiente agradável.

A animação está garantida com apresentações musicais ao vivo: Bandas e artistas locais serão convidados a subir ao palco apostado na diversidade de estilos musicais. Além disso, o evento oferecerá uma programação com entretenimento de rua, stand-up, espetáculo de magia, dança, malabarismo e transmissão dos jogos do Europeu 2024.

A pensar nas famílias com crianças, foi criada uma área de jogos com diversas atividades, entre elas, pinturas faciais, bolinhas de sabão, tapete de brinquedos, jenga, matrecos e beer pong.

A entrada é livre.

Quando: até 14 de julho

Onde: Jardim do Senhor do Padrão

 


 

SENSATIONS MARKET – O MERCADO DOS SENTIDOS – PRAÇA GUILHERME PINTO

O Sensations Market, o mercado dos sentidos, está de regresso à Praça Guilherme Pinto, trazendo a Matosinhos propostas de moda e vestuário, joias e bijuteria, acessórios, artigos para crianças, arte, vinhos, gourmet e doçaria.

Quando: 7 de julho, 11h00 - 19h00

Onde: Praça Guilherme Pinto

 


 

"COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL SEM SACOS PLÁSTICOS" – PRAIA DA MEMÓRIA

No próximo domingo, 7 de julho, no Praia da Memória, realizar-se-á a Oficina Experimental: "Pequenos detetives de Microplástico.

Público-alvo: Famílias

Requer inscrição através do email: ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt 

Quando: 7 de julho, das 10h00 às 13h00

Onde: Praia da Memória

 


 

LET’S SWAP – MERCADO DE TROCAS

Troque as peças que não usa mais por algo especial e renove o seu guarda-roupa no Mercado de Trocas da Let's Swap! Junte-se a nós para um dia de moda sustentável e consciente. Menos desperdício, mais estilo!

Como funcionam os nossos mercados:

1. Pode trazer até 5 peças de roupa que já não usa, limpas e em bom estado. Não são aceites calçados, roupa promocional e roupa interior.

2. Entregue as suas peças no Check-in, nós registamos na nossa aplicação e convertemos as suas peças em pontos. Estes pontos serão usados como moeda de troca.

3. Utilize esses pontos para se divertir a escolher roupa que quer levar.

4. No final, dirija-se à zona de Check-out. Aqui vamos apontar o que leva consigo e subtrair aos pontos iniciais. Os pontos que sobrarem ficam guardados para as próximas edições.

A entrada neste mercado implica um donativo de 1€ para a associação Let's Swap.

Quando: 6 de julho, 14h00

Onde: Parque junto à Estação do Metro

evento_let_s_swap_1_2000_2000


 

MATOSINHOS URBAN RACE NOTURNO

Dia 6 de julho realiza-se mais uma edição da Matosinhos Urban Race, uma prova em circuito fechado, no centro urbano da Matosinhos, com cerca de 5km.

Organização de Cabreira Solutions / Apoio Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport

Mais informações: https://www.facebook.com/matosinhosurbanrace 

Inscrições: https://cabreirasolutions.com/event/matosinhos-urban-race/ 

Quando: 6 de julho, 20h00

Onde: centro urbano de Matosinhos

evento_urban_race_1_2000_2000


 

VELA: REGATA PASSEIO CRUZEIROS

No âmbito do 64. º Aniversário do Clube Naval de Leça, realizar-se-á uma regata passeio de cruzeiros, no dia 6 de julho, pelas 11h00, na Marina Porto Atlântico de Leixões.

Mais informações e inscrições: https://navaldeleca.com/regatapasseioaniversario/ 

Quando: 6 de julho, 11h00

Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões

 


 

CIRCUITO NACIONAL DE STREET BASKET 3X3

“Matosinhos recebe, dias 6 e 7 de julho, uma vez mais o Circuito Nacional de Street Basket 3x3”.

Uma organização de Federação Portuguesa de Basquetebol / Apoio Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport

Quando: 6 e 7 de julho

Onde: Matosinhos

evento_circuito_3x3_1_2000_2000


 

1.º BEACH GALA VOLLEY

Na sua estreia, o Beach Gala Volley pretende marcar a diferença com a organização de Torneios de Voleibol de Praia em Duplas e Quadras, abrangendo as categorias Feminina, Masculina e Mista. Este evento promete não só trazer uma competição aguerrida e emocionante, mas também contribuir significativamente para a promoção de importantes causas sociais.

Durante os três torneios, o Beach Gala Volley destacará a importância da inclusão e do respeito no Desporto, associando-se a causas como o “Desporto sem Bullying” e o “Desporto para Todos” - Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Essas ações reforçam o compromisso do evento em criar um ambiente acolhedor e justo para todos os participantes, independentemente de suas origens ou habilidades.

Com a organização do Leixões Sport Club e em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport, estaremos perante um espetáculo desportivo imperdível em plena Praia de Matosinhos.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9xftQc0A2VaO1cJbnWTchZXFqAVO8EPB7w0ZAwcMsLz3sJg/viewform 

Quando: 3 a 26 de julho

Onde: Praia de Matosinhos

evento_beach_gala_volley_1_2000_2000


 

PÕE-TE A MEXER ®

O “Põe-te a mexer ®” está de regresso de 3 de julho a 1 de setembro!

Às quartas-feiras, a partir de 3 de julho, temos o "by night" na marginal de Matosinhos com 2 aulas de zumba (20h30 e 21h30).

Os sábados, a partir de 6 de julho, são na marginal de Leça da Palmeira, às 17h00 e 18h00, com aulas de localizada e zumba.

Os domingos, a partir de 7 de julho, são na marginal de Matosinhos, às 10h30 e 11h30, com aulas de localizada e zumba e também no Parque do Carriçal, na Senhora da Hora no mesmo horário, com TRX / treino funcional e yôga/pilates.

São 2 aulas gratuitas de fitness por cada sessão, e em que todos e todas, sem qualquer inscrição, podem participar.

A organização é da Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e das Uniões de Freguesia do Concelho.

Quando e onde:

Quartas-feiras: “Põe-te a Mexer!® - By night”

Marginal de Matosinhos: Zumba (20h30 e 21h30)

Sábados: “Põe-te a Mexer!®”

Marginal de Leça da Palmeira: Localizada (17h00) . Zumba (18h00)

Domingos: “Põe-te a Mexer!®”

Marginal de Matosinhos: Localizada (10h30) . Zumba (11h30)

Parque do Carriçal na Sra. da Hora: TRX/Treino Funcional (10h30) . Yôga/Pilates (11h30)

Nota: Qualquer atividade poderá ser alterada ou cancelada se não estiverem reunidas as condições mínimas para a sua realização.

evento_poe_te_a_mexer_by_night_1_2000_2000


 

APRENDE A...

De 1 de julho a 6 de setembro, o “Aprende a…”, programa de desporto informal, gratuito para todos e para todas, vai voltar a estar presente em diversos locais do Concelho.

Aprender, conhecer ou reavivar a prática de várias modalidades, com ajuda de técnicos de desporto, treinadores e atletas, é uma oportunidade que não pode perder.

Este programa municipal foi implementado em 2020, com os “Aprende a” patinagem e andar de bicicleta, a que se mais tarde se juntaram o andar de skate, a jogar ténis e a prática de orientação (em 2021).

Já em 2022 juntamos as modalidades de areia, como o futebol, o voleibol e o andebol de praia, e em 2023 o basquetebol, desenvolvido nas quadras de 3x3.

A grande novidade deste ano, sempre numa perspetiva de crescimento do programa e numa altura em que estamos a dinamizar várias atividades no estádio de praia, são as modalidades de rugby e ténis de praia.

Todas estas atividades são desenvolvidas pela Matosinhos Sport e Autarquia de Matosinhos, em parceria com os técnicos e atletas de várias entidades desportivas do Concelho, nomeadamente a Associação Académica de S. Mamede, Associação de Ténis de Matosinhos, Clube de Areia de Matosinhos, Clube de BTT de Matosinhos, GRD Leça “Os Gordos”, Grupo Desportivo Basquete de Leça, Guifões Sport Clube, Leixões Sport Clube, Rolar de Matosinhos e a Skate Destruidor - Associação de Skate.

Quando e onde:

2ª feira / 18h30 – 20h00

Praia de Leça da Palmeira / Aprende a jogar andebol de praia

Campo 3x3 da Agudela / Aprende a jogar basquetebol

3ª feira / 18h30 – 20h00

Campo 3x3 Aldeia Nova / Aprende a jogar basquetebol

Praia de Leça da Palmeira / Aprende a jogar andebol de praia

4ª feira / 18h30 – 20h00

Praia de Matosinhos Aprende a jogar ténis de praia / voleibol de praia /futebol de praia

Marginal de Matosinhos Aprende a patinar / Aprende a pedalar

5ª feira / 18h30 – 20h00

Campo de Ténis de Sta. Cruz Bispo / Aprende a jogar ténis

6ª feira / 18h30 – 20h00

Campo de Areia de S. Mamede / Aprende a jogar andebol de praia

Campo 3x3. Físicos / Aprende a jogar basquetebol

Sábado / 10h30- 12h00

Campo de Areia de S. Mamede / Aprende a jogar voleibol de praia

Campo de Ténis de Sta. Cruz Bispo / Aprende a jogar ténis

Praça Guilherme Pinto / Aprende a andar de skate

Domingo / 10h30- 12h00

Campo 3x3 dos Físicos / Aprende a jogar basquetebol

Praia de Matosinhos Aprende a jogar ténis de praia / Aprende a jogar rugby de praia

Marginal de Matosinhos Aprende a patinar / Aprende a pedalar

evento_aprende_a_1_2000_2000


 

GIRA-PRAIA 2024 - ESTÁDIO DE PRAIA DE MATOSINHOS

Está a decorrer mais uma competição de voleibol na praia de Matosinhos. A 1.ª etapa destina-se aos escalões sub14 femininos, para as atletas nascidas em 2011/2012.

Com esta iniciativa a Associação de Voleibol do Porto (AVP) e a Câmara Municipal de Matosinhos pretendem não só aumentar o quadro competitivo de voleibol ao longo da época, mas também proporcionar a prática na vertente de praia durante as férias escolares, através da estimulação dos hábitos dos estilos de vida ativos e saudáveis.

Uma organização da Associação de Voleibol do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 18 de junho a 16 de agosto

Onde: Estádio de Praia de Matosinhos

evento_gira_praia_1_2000_2000


 

ACADEMIA DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

Até 31 de agosto, na Praia de Matosinhos, realizar-se-ão jogos de voleibol de praia. Uma organização do Leixões Sport Clube, da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 1 de junho a 31 de agosto

Onde: Praia de Matosinhos

 


 

EURO2024 EM ECRÃ GIGANTE – MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA

O Euro 2024, que decorre na Alemanha, já começou. Até 14 de julho poderá assistir aos jogos de Portugal e das restantes equipas no Largo do Castelo, em Leça da Palmeira, e no Estádio de Praia, em Matosinhos.

Os espaços são disponibilizados pela Matosinhos Sport, União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, com apoio da Câmara de Matosinhos.

A entrada é livre.

Quando: 18 de junho a 14 de julho

Onde: Matosinhos e Leça da Palmeira

evento_euro_2024_1_2000_2000


 

ESTÁDIO DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

Até 8 de setembro, a praia de Matosinhos, junto ao Lais de Guia, volta a ter um espaço dedicado às modalidades de areia.

O Estádio de Praia receberá várias competições e torneios de várias modalidades desportivas, nomeadamente andebol, futebol, rugby e ténis de praia.

Paralelamente, decorrerão outras atividades como jogos de praia, música, animação e ainda um ecrã gigante para transmissão dos jogos do Euro 2024.

A entrada é livre e a programação poderá ser acompanhada em https://www.matosinhosport.pt/estadio-de-praia 

Uma organização da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 20 de junho a 8 de setembro

Onde: Praia de Matosinhos

evento_estadio_praia_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Dando continuidade à programação expositiva da Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer", de Conceição Abreu, apresenta um conjunto de trabalhos cuja temática explora a proximidade entre as práticas inerentes à atividade piscatória, - o fazer, o tecer as redes - e a prática artística.

A exposição tem curadoria de Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição de Conceição Abreu, apresentada em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos, é também uma celebração de identidade, uma valorização das gentes e cultura de Matosinhos, a ser vivenciada e explorada Entres as Linhas de Pescar e de Tecer.

Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “FOGO QUE ARDE PARA SE VER” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Abriu a 18 de maio a exposição temporária do Museu da Memória de Matosinhos, inserida no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e assinalando o Dia Internacional dos Museus, celebrado neste dia.

Na exposição “Fogo que arde para se ver” o público descobre os principais segredos do célebre e quase centenário “Fogo dos bonecos” do Senhor de Matosinhos, único vestígio desta tradição popular que se realiza em Portugal, bem como da arte da pirotecnia.

A exposição centra-se na arte efémera do fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos, tradição que sempre fascinou e encantou gerações de miúdos e graúdos na Romaria do Bom Jesus de Matosinhos, graças ao movimento dos seus bonecos, bem como ao jogo de cores e sons estridentes, combinação que não deixa ninguém indiferente.

O público poderá contemplar imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas, essenciais para a sua fabricação, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outras materialidades, parte delas cedidas pela empresa Macedos Pirotecnia, unidade com quase 100 anos de existência e com uma ligação umbilical às Festas de Matosinhos.

A mostra estará patente ao público até 11 de agosto.

Quando: até 11 de agosto de 2024 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h / das 15h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 15h às 18h; encerra às segundas.

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “LAURA COSTA BELA ADORMECIDA” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

A Casa do Design de Matosinhos acolhe, até 15 de setembro, a exposição Laura Costa - A Bela Adormecida, uma mostra com a curadoria de Jorge Silva dedicada à obra da ilustradora portuense, que marcou de forma peculiar a ficção para crianças, os manuais escolares, os postais ilustrados e as ilustrações para jornais ao longo do século XX.

Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, mas as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.

É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que se encontra o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças e nos manuais escolares. As suas temáticas preferidas, crianças e costumes tradicionais, e a abundância de ilustrações ligadas à religião católica poderiam fazer dela uma propagandista do Estado Novo, mas a sensualidade (e mesmo sexualidade) das suas personagens nunca foi vista com bons olhos pela propaganda do regime e pela “Política do Espírito” de António Ferro. É por isso que fica de fora das grandes encomendas oficiais do regime, que também a prejudica pela sua condição de mulher e pelo facto de viver no Porto.

Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e uma miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas, mas ilustrações riquíssimas.

Quando: 16 de maio a 15 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

 


 

"CIDADE, CASA E CORPO - OS MAPAS E A LINGUAGEM" – CASA DA ARQUITECTURA

"Cidade, Casa e Corpo - Os Mapas e a Linguagem" é o título da exposição que inaugurou no dia 25 de maio na Galeria da Casa da Arquitectura.

A exposição resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.

A mostra estará aberta até 29 de setembro 2024.

Quando: 25 de maio a 29 de setembro de 2024

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.

A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.

Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.

Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

evento_conversa_4jul_basta_ser_livro_1_2000_2000


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

O MUSEU É + VELHO DO QUE EU – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversário destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou à Cascata Gigante e a realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: sábados, das 10h00-13h00 ou 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA.

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt 
Max. 20 inscrição.

Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.

De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

 


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Quando: até dezembro de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

VERÃO CULTURAL 2024 – PARQUE DAS VARAS - LEÇA DO BALIO

Com a chegada do Verão, inicia-se mais um Verão Cultural com as Festas dos Santos Populares. No Parque das Varas, as tasquinhas do movimento associativo e a animação musical vão estar alta até ao dia 14 de julho.

Mais informações e programa completo em https://www.facebook.com/uniaodasfreguesiascustoiaslecadobalioguifoes/?locale=pt_PT 

Quando: até 14 de julho

Onde: Parque das Varas, Leça do Balio

 


 

MERCADO DE VERÃO DA SETE BICAS – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

No Parque das Sete Bicas, na Senhora da Hora, terá lugar, de 5 a 7 de julho, o Mercado de Verão da Sete Bicas – Associação Cultural, com música, artesanato e animação.

Mais informações e programação nas redes sociais da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora

Quando: 5 a 7 de julho

Onde: Parque das Sete Bicas, Senhora da Hora

 


 

MUSICATE’SI – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA

O Musacate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das duas cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos até dezembro, complementos com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.

Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/

Quando: até dezembro de 2024

Onde: rua das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora

 


 

𝐗𝐕𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐙𝐞́𝐬 𝐏𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 – Praça da Cidadania, São Mamede de Infesta

𝐗𝐕𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐙𝐞́𝐬 𝐏𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬, organizado pela 𝐀.𝐃.𝐑 𝐀́𝐠𝐮𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐦𝐞𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐟𝐞𝐬𝐭𝐚 realizar-se-á, de 5 a 7 de julho, na Praça da Cidadania em São Mamede de Infesta.

Mais informações e programação nas redes sociais da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora

Quando: 5 a 7 de julho de 2024

Onde: Praça da Cidadania, São Mamede de Infesta

 


 

FESTAS DE SÃO MARTINHO DE GUIFÕES – GUIFÕES

De 29 de junho a 7 de julho, têm lugar as Festas de São Martinho de Guifões.

Mais informações e programação nas redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Quando: 29 de junho a 7 de julho

Onde: Guifões

 


 

XXVI FESTIVAL DE FOLCLORE – JARDIM DO SENHOR DO PADRÃO

No próximo dia 6 de julho, o Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos levará a cabo o XXVI Festival de Folclore, no Jardim do Senhor do Padrão.

Pelas 21h15, junte-se à celebração das nossas tradições e costumes.

Com o apoio da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira

Quando: 6 de julho, 21h15

Onde: Jardim do Senhor do Padrão

 


 

CAFÉ LITERÁRIO DA ARAL – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

É já na próxima sexta-feira, 5 de julho, que acontece mais uma sessão do Café Literário no espaço do Aurora da Liberdade. Aqui, os frequentadores são convidados a desfrutar de uma experiência única: enquanto o café é pago, a literatura é oferecida de forma gratuita. E se tudo correr conforme planeado, a literatura não só será gratuita, mas também trará sorrisos, pois o prato principal será o humor presente na literatura portuguesa ao longo dos tempos, desde os tempos medievais até aos dias de hoje.

Venha fazer parte deste encontro mensal, onde o aroma do café se mistura com as histórias e as gargalhadas ecoam pelos corredores.

Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/ 

Quando: 5 de julho, 21h30-22h30 (segunda sexta-feira de cada mês)

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos