Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

19 Junho 2024

Em Matosinhos, a música vai estar em alta no fim de semana que se avizinha. Destaque para o concerto de José Cid, o Jazz na Real Vinícola, o concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, mas também exposições, eventos desportivos e outras iniciativas. Consulte aqui a nossa programação.

 

JAZZ NA REAL VINÍCOLA – 5.ª EDIÇÃO – REAL VINÍCOLA

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam a 5.ª edição do ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola”.

Depois de “Today is the Question! – Compositoras do Nosso Tempo” com a homenagem da OJM a algumas compositoras contemporâneas, a praça da Real Vinícola, em Matosinhos, receberá mais um espetáculo no próximo sábado, pelas 15h00, com a apresentação do disco “Farol: Música de Carlos Azevedo”, gravado pela Orquestra Jazz de Matosinhos & Chris Cheek, sob direção musical de Pedro Guedes. Ao vivo, a big band dará a conhecer as composições de Carlos Azevedo, que irá dirigir o concerto, mas também dois temas de Carlos Bica e Fred Hersch.

O último concerto do “Jazz na Real Vinícola”, “Miles Ahead e Porgy & Bess: OJM & Peter Evans”, decorrerá pelas 18h00 de 29 de junho. Com direção de Pedro Guedes, este concerto é uma homenagem a Miles Davis e a dois dos mais importantes discos da história do Jazz, “Miles Ahead” e “Porgy & Bess”. Em palco, a big band vai contar com o trompetista norte-americano Peter Evans, referência do free jazz que aqui é desafiado a entrar num novo contexto.

Recorde-se que estes espetáculos se realizam na praça da Real Vinícola, em Matosinhos, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço. O acesso é feito uma hora antes do início dos concertos

Quando: 22 de junho, 15h00

Onde: Real Vinícola

evento_jazz_na_real_vinicola_1_2000_2000


 

CONCERTO DE JOSÉ CID – PARQUE DE ESTACIONAMENTO DAS SETE BICAS, SENHORA DA HORA

O concerto de Verão com José Cid conta com a participação especial de Catarina Almada e Mário Mata e decorre já no próximo sábado, pelas 22h00 horas no Parque de Estacionamento das Sete Bicas na Senhora da Hora.

José Cid é um ícone da música portuguesa, conhecido por uma carreira de sucessos que atravessam gerações. Entre as suas canções mais célebres, destacam-se:

José Cid é um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical português e um dos artistas mais conhecidos do público. Uma referência no panorama musical português, contando com mais de meio século de vida a compor e interpretar temas que têm atravessado gerações, como Nasci pra Música, Cabana Junto à Praia, Grande, Grande Amor ou Ontem, Hoje e Amanhã, entre outros.

Em 2019, ano foi agraciado com um Grammy Latino por Excelência Musical e a 4 de fevereiro de 2022, dia em que comemorou o seu 80.º aniversário, José Cid foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Quando: 22 de junho, 22h00

Onde: Parque de Estacionamento das Sete Bicas, Senhora da Hora

evento_jose_cid_1_2000_2000

 


 

CONCERTO QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS – TEMPORADA DE MÚSICA CLÁSSICA 2024 – TEATRO MUNICIPAL DE MATOSINHOS CONSTANTINO NERY

Está de volta mais uma temporada de música clássica. O concerto de sábado realiza-se com Quarteto de Cordas de Matosinhos e Sofia Silva Sousa, violista*, com a seguinte programação:

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)

Quarteto de cordas nº13, em Ré Menor, K.173 (1773)

ANTON BRUCKNER (1824-1896)

Quinteto de cordas em Dó menor, WAB 112 (1878/79, versão 1884)

O Quarteto de Cordas de Matosinhos é amplamente aclamado como um exemplo de excelência no panorama musical português. Criado em 2008, estabeleceu residência na cidade de Matosinhos, onde realiza regularmente uma temporada de concertos. Colabora também com proeminentes músicos nacionais. Recentemente, agraciaram o mundo da música com o álbum Raízes, obra que celebra o rico património cultural português através de composições originais para quarteto de cordas, inspiradas na tradição musical do país.

Músicos:

Jorge Alves, viola

Juan Carlos Maggiorani, violino II

Marco Pereira, violoncelo

Vítor Vieira, violino I

Convidada - Sofia Silva Sousa, viola

Classificação etária: M/6

Duração: 60 minutos

Bilhetes à venda em:

https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/141224-quarteto_de_cordas_de_matosinhos_sofia_silva_sousa-t_m_constantino_nery/ 

Quando: 22 de junho, 21h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

conv_musica_classica_2024___22_junho_v2_1_2000_2000


 

FEIRA DOS GOLFINHOS – JARDIM BASÍLIO TELES

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Jardim de Basílio Teles.

Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt 

Quando: 23 de junho, das 10h00 às 18h00 

Onde: Jardim Basílio Teles

evento_feira_dos_golfinhos___junho_1_2000_2000

 


 

MATOSINHOS E O SEU 1.º CEMITÉRIO, COM FRANCISCO QUEIROZ

Integrada no Cemitérios Históricos do Grande Porto - Ciclo de visitas guiadas com Francisco Queiroz, no dia 22 de junho, pelas 10h00, realizar-se-á uma visita ao 1.º Cemitério de Matosinhos.

Mais informações em: https://www.ph-tacitus.pt/2024/06/05/visita-ao-cemiterio-de-matosinhos-com-francisco-queiroz/ 

Quando: 22 de junho, 10h00

Onde: 1.º Cemitério de Matosinhos

evento_visita_cemiterio_1_2000_2000


 

"DELAYED – DEPARTURE" – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

No âmbito da exposição “DELAYED – DEPARTURE" vai decorrer no próximo sábado, 22 de junho, pelas 15h00, pelo artista David Marques, um workshop de sound-design - ou sonoplastia - onde se explora a criação de ambientes acústicos inspiradas nas fotografias da exposição.

Estas atividades são da responsabilidade do coletivo Devity Studio. Para mais informações e pagamento: contact@devitystudio.com

A exposição, de entrada livre, estará patente até 30 de junho no horário do museu.

Quando: 22 de junho. 15h00-17h30

Onde: Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago.

 


 

PML 2024 - EXPRESSO POESIA – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.

Objetivo: Fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.

Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade

Atividade gratuita inserida na programação do Plano Municipal de Leitura, com inscrições limitadas através do e-mail bmfe@cm-matosinhos.pt ou https://forms.gle/ocXNimA5hxDLMsqV9 

Quando: 22 de junho, 10h00-13h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

VOLTA AO MERCADO - MERCADO MUNICIPAL DE ANGEIRAS

Venha (re)descobrir tudo o que gira à volta dos Mercados Municipais de Matosinhos.

A Volta aos Mercados é uma experiência de aprendizagem da modalidade de orientação ideal para exercitar a mente e o corpo e aberta a participantes de todas as idades.

Participe sozinho, em família ou com amigos!

Atividade de acesso gratuito sujeita a inscrição prévia. Inscreva-se já em https://gd4caminhos.com/matosinhos/ 

Quando: 22 de junho, 10h00-13h00

Onde: Mercado Municipal de Angeiras

evento_volta_aos_mercados_1_1_2500_2500

 


 

II TORNEIO DE FUTSAL SÉRGIO GUERRA - PAVILHÃO DOS FERROVIÁRIOS

Decorrerá nos dias 21, 22, 28, 29 de junho, no Pavilhão dos Ferroviários, o II Torneio de Futsal Sérgio Guerra.

Uma organização de G. D. Mini Águias com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

A entrada gratuita.

Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/ii-torneio-de-futsal-sergio-guerra 

Quando: 21,22, 28 e 29 de junho

Onde: Pavilhão dos Ferroviários


 

FASE FINAL CAMPEONATO NACIONAL DE FUTSAL ADAPTADO - PAVILHÃO MUNICIPAL DE MATOSINHOS E PAVILHÃO EB ÓSCAR LOPES

A Fase Final Campeonato Nacional de Futsal Adaptado – Troféu Prof João Pardal decorre no próximo sábado, 22 de junho, no Pavilhão Municipal de Matosinhos e Pavilhão EB Óscar Lopes.

Quando: 22 de junho

Onde: Pavilhão Municipal de Matosinhos e Pavilhão EB Óscar Lopes


 

CAMPEONATO REGIONAL NORTE – MARINA PORTO ATLÂNTICO DE LEIXÕES

O Yate Club do Porto organiza, no fim de semana de 22 e 23 de junho, o Campeonato Regional Norte para a classe Cruzeiros ORC.

A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.”

Mais informações e inscrições em: https://www.sportvela.org/ 

Quando: 22 e 23 junho de 2024

Onde: Marina Porto Atlântico de Leixões


 

IV TORNEIO DE XADREZ – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

"O jogo é uma componente fundamental do currículo local de Matosinhos, sendo o Xadrez um exemplo claro da aposta que tem sido feita pela Autarquia neste âmbito.

Vai ser realizado o IV Torneio de Xadrez de Matosinhos, dirigido a alunos das escolas do concelho, dia 22 de junho (sábado), das 14h às 18h, no Centro de Desportos e Congressos e contará com a participação de cerca de 240 crianças, a frequentar a AEC Oficina de Xadrez e Xadrez Adaptado."

Quando: 22 de junho, 14h00-18h00

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

 


 

LAVRA FOOT CUP – COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DE LAVRA

De 22 a 30 de junho, no Complexo Desportivo Municipal de Lavra, decorrerá o Torneio Futebol Juvenil Lavra Foot Cup.

Inscrições abertas: 918260230 / coordenadorgeral.udlavrense@sapo.pt

Organização da U.D. Lavrense, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport

Mais informações: https://udlavrense.webnode.page/ 

Quando: 22 a 30 de junho

Onde: Complexo Desportivo Municipal de Lavra

 


 

MATOSINHOS CUP – ESTÁDIO DO MAR E COMPLEXO DESPORTIVO ÓSCAR MARQUES

“Com a chancela organizativa do Leixões Sport Club, o fim-de-semana de 15 e 16 de junho, bem como de 21, 22 e 23 ficarão marcados pela realização da 5.ª Edição do “Matosinhos Cup”, um evento dedicado aos escalões mais jovens da modalidade de Futebol.

O evento que juntará mais de 1000 atletas de vários escalões etários e de diferentes equipas fará novamente a delícia de todos e proporcionará experiências únicas e momentos de competição saudável.

Uma organização do Leixões Sport Club, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Mais informações: https://www.leixoessc.pt/ 

Quando: 15 a 23 de junho de 2024

Onde: Estádio do Mar e Complexo Desportivo Óscar Marques

 


 

ESTÁGIO NACIONAL DE BOXE - CENTRO DE ARTES MARCIAIS E DESPORTOS DE COMBATE DE MATOSINHOS

No próximo sábado, 22 de junho, decorrerá o Estágio nacional de boxe com Francisco "Rikirikito" Gomes, pugilista luso.

Inscrições em arenamatosinhos@gmail.com  Informações através do número 966031154.

Uma organização da Arena Matosinhos, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport .

Quando: 22 de junho, 14h00-18h00

Onde: Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate de Matosinhos

evento_estagio_boxe_1_2000_2000


 

14ª EDIÇÃO DO TORNEIO “A MAGIA DO FUTEBOL DE RUA” - PRAÇA GUILHERME PINTO

A Praça Guilherme Pinto é novamente o palco deste torneio, a “Magia do Futebol de Rua”, que contará uma vez mais com centenas de mini atletas, “Traquinas e Petizes”, em representação das várias equipas participantes, muitas destas do município.

Nesta que será a 14.ª edição da prova pretende-se uma vez mais estimular e enquadrar os jovens segundo outro contexto social e desportivo, o futebol "de outros tempos".

Quando: 22 de junho

Onde: Praça Guilherme Pinto

 


 

FINAL 8 CARAMBOLA - PAVILHÃO MUNICIPAL DA ZONA DESPORTIVA DE LEÇA DA PALMEIRA

As 8 melhores equipas do país irão disputar o título nacional de Bilhar Carambola. Uma organização do Leça Futebol Clube com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 20 a 23 de junho

Onde: Pavilhão Municipal da Zona Desportiva de Leça da Palmeira

 


 

11° SÃO JOÃO SOBRE RODAS - MATOSINHOS

Realiza-se a 23 de junho, mais uma prova de cicloturismo, com concentração à 9h00 na junta de freguesia de Matosinhos.

Uma organização da Associação Desportiva Titãs de Cicloturismo de Leça da Palmeira, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 23 de junho, 9h00

Onde: Matosinhos

evento_sjoao_sobre_rodas_1_2000_2000


 

EURO2024 EM ECRÃ GIGANTE – MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA

O Euro 2024, que decorre na Alemanha, já começou. Até 14 de julho poderá assistir aos jogos de Portugal e das restantes equipas no Largo do Castelo, em Leça da Palmeira, e a partir do dia 22 de junho no Estádio de Praia, em Matosinhos.

Os espaços são disponibilizados pela Matosinhos Sport, União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, com apoio da Câmara de Matosinhos.

A entrada é livre.

Quando: 18 de junho a 14 de julho

Onde: Matosinhos e Leça da Palmeira

evento_euro_2024_1_2000_2000


 

GIRA-PRAIA 2024 - ESTÁDIO DE PRAIA DE MATOSINHOS

A 1º etapa destina-se aos escalões sub14 femininos, para as atletas nascidas em 2011/2012.

Com esta iniciativa a Associação de Voleibol do Porto (AVP) e a Câmara Municipal de Matosinhos pretendem não só aumentar o quadro competitivo de voleibol ao longo da época, mas também proporcionar a prática na vertente de praia durante as férias escolares, através da estimulação dos hábitos dos estilos de vida ativos e saudáveis.

Uma organização da Associação de Voleibol do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 18 de junho a 16 de agosto

Onde: Estádio de Praia de Matosinhos


 

ACADEMIA DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

De 1 de junho a 31 de agosto, na Praia de Matosinhos, realizar-se-ão jogos de voleibol de praia. Uma organização do Leixões Sport Clube, da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 1 de junho a 31 de agosto

Onde: Praia de Matosinhos


 

ESTÁDIO DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

De 20 de junho a 8 de setembro, a praia de Matosinhos, junto ao Lais de Guia, volta a ter um espaço dedicado às modalidades de areia.

O Estádio de Praia receberá várias competições e torneios, como andebol, futebol, rugby e ténis de praia, entre outras modalidades.

Paralelamente haverá lugar para diversas outras atividades como jogos de praia, música, animação e ainda um ecrã gigante para transmissão dos jogos do Euro 2024.

A entrada é livre e a programação poderá ser acompanhada em https://www.matosinhosport.pt/estadio-de-praia 

A organização é da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos

Quando: 20 de junho a 8 de setembro

Onde: Praia de Matosinhos

evento_estadio_praia_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Integrada na programação das Festas do Sr. de Matosinhos, e dando continuidade à programação expositiva da Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer", de Conceição Abreu, apresenta um conjunto de trabalhos cuja temática explora a proximidade entre as práticas inerentes à atividade piscatória, - o fazer, o tecer as redes - e a prática artística.

A exposição tem curadoria de Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição de Conceição Abreu, apresentada em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos, é também uma celebração de identidade, uma valorização das gentes e cultura de Matosinhos, a ser vivenciada e explorada Entres as Linhas de Pescar e de Tecer.

Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO “UMA LENDA ILUSTRADA” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, foi inaugurada a 18 de maio a exposição “Uma Lenda Ilustrada”, um projeto da EB de Perafita com trabalhos dos alunos da escola a partir da Lenda "Montedouro e as suas mouras encantadas".

A mesma ficará patente até 30 de junho no Museu da Memória de Matosinhos, de terça a sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 18h.

Quando: 18 de maio a 30 de junho de 2024

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


 

"DELAYED – DEPARTURE" – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

A exposição "DELAYED – DEPARTURE" representa uma incursão destemida na experimentação visual, uma tentativa de transcender convenções e desafiar os limites entre tecnologia e expressão artística. A metodologia empregada procura capturar a natureza efémera da realidade digital, convidando à contemplação das infinitas possibilidades de representação na interseção entre tecnologia em movimento e expressão visual.

“Nesta série atual de fotografias abstratas, intitulada DELAYED - DEPARTURE, mergulhei destemidamente no cerne da fotografia experimental. Este projeto visa consolidar uma metodologia de representação que transcende a mera captura de imagens, explorando as intricadas inconsistências da câmara em movimento e ao longo do tempo e espaço.

A metodologia explorada desdobra-se em quatro vetores distintos, cada um contribuindo para a singularidade desta jornada visual.” David Marques

A exposição, de entrada livre estará patente até 30 de junho no horário do museu, apresentando também a programação paralela:

No dia 22 de junho, pelas 15h00, o artista promove um workshop de sound-design - ou sonoplastia - onde se explorará a criação de ambientes acústicos inspirados nas fotografias da exposição.

Estas atividades são da responsabilidade do coletivo Devity Studio e para mais informações e pagamento: contact@devitystudio.com 

Quando: 29 de maio a 30 de junho. Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h

Onde: Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago.


 

EXPOSIÇÃO “FOGO QUE ARDE PARA SE VER” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Abriu a 18 de maio a exposição temporária do Museu da Memória de Matosinhos, inserida no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e assinalando o Dia Internacional dos Museus, celebrado neste dia.

Na exposição “Fogo que arde para se ver” o público irá descobrir os principais segredos do célebre e quase centenário “Fogo dos bonecos” do Senhor de Matosinhos, único vestígio desta tradição popular que se realiza em Portugal, bem como da arte da pirotecnia.

A exposição centra-se na arte efémera do fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos, tradição que sempre fascinou e encantou gerações de miúdos e graúdos na Romaria do Bom Jesus de Matosinhos, graças ao movimento dos seus bonecos, bem como ao jogo de cores e sons estridentes, combinação que não deixa ninguém indiferente.

O público poderá contemplar imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas, essenciais para a sua fabricação, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outras materialidades, parte delas cedidas pela empresa Macedos Pirotecnia, unidade com quase 100 anos de existência e com uma ligação umbilical às Festas de Matosinhos.

A mostra estará patente ao público até 11 de agosto.

Quando: até 11 de agosto de 2024 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h / das 15h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 15h às 18h; encerra às segundas.

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura


 

EXPOSIÇÃO “LAURA COSTA BELA ADORMECIDA” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

A Casa do Design de Matosinhos acolhe, até 15 de setembro, a exposição Laura Costa - A Bela Adormecida, uma mostra com a curadoria de Jorge Silva dedicada à obra da ilustradora portuense, que marcou de forma peculiar a ficção para crianças, os manuais escolares, os postais ilustrados e as ilustrações para jornais ao longo do século XX.

Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, mas as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.

É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que se encontra o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças e nos manuais escolares. As suas temáticas preferidas, crianças e costumes tradicionais, e a abundância de ilustrações ligadas à religião católica poderiam fazer dela uma propagandista do Estado Novo, mas a sensualidade (e mesmo sexualidade) das suas personagens nunca foi vista com bons olhos pela propaganda do regime e pela “Política do Espírito” de António Ferro. É por isso que fica de fora das grandes encomendas oficiais do regime, que também a prejudica pela sua condição de mulher e pelo facto de viver no Porto.

Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e uma miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas, mas ilustrações riquíssimas.

Quando: 16 de maio a 15 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos


 

"CIDADE, CASA E CORPO - OS MAPAS E A LINGUAGEM" – CASA DA ARQUITECTURA

"Cidade, Casa e Corpo - Os Mapas e a Linguagem" é o título da exposição que inaugurou no dia 25 de maio na Galeria da Casa da Arquitectura.

A exposição resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.

A mostra estará aberta até 29 de setembro 2024.

Quando: 25 de maio a 29 de setembro de 2024

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.

A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.

Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.

Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

 


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque

 


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA.

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt. Max. 20 inscrição.

Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.

De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

 


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Quando: até dezembro de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

CURSO LIVRE “A POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA NOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL" (DE JOSÉ GOMES FERREIRA A MANUEL GUSMÃO), COM ANTÓNIO CARLOS CORTEZ – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca iniciou no dia 25 de maio, o curso Livre “A poesia portuguesa contemporânea nos 50 anos do 25 de Abril" (de José Gomes Ferreira a Manuel Gusmão), ministrado por António Carlos Cortez. É mais uma iniciativa que pretende assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e homenagear alguns dos poetas cuja ação e obras marcaram a resistência e vontade de renovação. O discurso poético permanece atual na interpretação nos desafios coletivos e na procura de respostas que transcendam o presente e alimentem a esperança no futuro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, presencialmente, por telefone 229 390 950 ou por email (bmfe@cm-matosinhos.pt). (As inscrições já estão esgotadas)

Quando: sábados de 25 de maio a 29 de junho, 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “FLORESTAS & DUNAS” DE EMANUEL RAMALHEIRA - SALÃO NOBRE GUILHERME PINTO

“No âmbito do programa cultural Junt´Aberta, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove, entre os dias 14 e 21 de junho, a exposição de pintura "Florestas & Dunas" da autoria de Emanuel Ramalheira.

Esta exposição tem como pretensão artística despertar a atenção dos visitantes para a necessidade de preservação do meio ambiente, sobretudo, as grandes "manchas verdes" do nosso planeta.”

Quando: 14 a 21 de junho

Onde: Salão Nobre Guilherme Pinto, edifício da junta de freguesia de Matosinhos

 


 

ARRAIAL DE SÃO JOÃO NO LARGO DO CASTELO, LEÇA DA PALMEIRA

No próximo dia 23 de junho, a Junta de Freguesia e O Malhão promovem a segunda edição do Arraial de São João no Largo do Castelo, em Leça da Palmeira.

O Arraial arrancará pelas 17h00 e terá como destaque a atuação do grupo de samba “Bate Até que Samba”. Será um baile de São João com vários artistas em palco.

O evento conta ainda com a colaboração da restauração local, uma ação colaborativa que pretende prestigiar e diferenciar o evento.

A entrada é livre.

Quando: 23 de junho, 17h00

Onde: Largo do Castelo, Leça da Palmeira

 


 

MARCHAS POPULARES 2024 – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CUSTÓIAS, LEÇA DO BALIO E GUIFÕES

As Marchas Populares deste ano realizam-se de 14 de junho a 4 de julho.

Programa: 22 junho (Avilhó - Junto à Piscina Municipal de Custóias), 29 junho (Largo do Araújo em Leça do Balio) e a 4 julho (Guifões - Junto à Junta de Freguesia).

Mais informações: https://www.jf-custoias-lecabalio-guifoes.pt e redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. 

Quando: 14 de junho a 4 de julho, 21h30

Onde: Custóias, Leça do Balio e Guifões

 


 

MARCHAS SANJOANINAS 2024 - UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PERAFITA, LAVRA E SANTA CRUZ DO BISPO

As Marchas Populares de São João estão de volta a Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. As marchas recordam, além de tradições do São João, o amor dos marchantes, em viver os Santos Populares, com uma explosão de felicidade e integra a coreografia apresentada.

Quando e onde:

22 de junho, 21h00 – Largo da Viscondessa (Santa Cruz do Bispo)

 


 

MUSICATE’SI – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA

O Musacate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das duas cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos até dezembro, complementos com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.

Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/ 

Quando: até dezembro de 2024

Onde: rua das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora