Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

05 Junho 2024

Este fim de semana venha até Matosinhos e usufrua das várias iniciativas preparadas a pensar em si e na sua família. Consulte aqui as sugestões para os próximos dias.

BAILE FINAL DE ANO – CENTRO DE DESPORTOS E CONGRESSOS DE MATOSINHOS

As inscrições para o Baile de Final de Ano do secundário continuam abertas. Se és estudante do ensino secundário em Matosinhos este evento é para ti.

Na próxima sexta-feira, 7 de junho, entre as 21h30 e as 4h00, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos abrirá as suas portas para receber os alunos do 10º, 11º e 12º anos de Matosinhos para mais um Baile de Final de Ano com catering, concerto, DJ, muita animação e diversão.

A entrada é gratuita, mas tem inscrição obrigatória, que pode ser feita através do link https://linktr.ee/matosinhosjovem.

Se tiveres 18 anos ou mais, basta preencheres a ficha de inscrição e enviar para o email juventudematosinhos@cm-matosinhos.pt. Se fores menor, a ficha de inscrição tem de ser assinada pelo encarregado de educação.

As pulseiras de acesso serão entregues no dia e à entrada do recinto.

Mais informações em: juventudematosinhos@cm-matosinhos.pt 

Projeto cofinanciado pelo #PPR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

Quando: 7 de junho, 21h30 – 4h00

Onde: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

evento_baile_final_ano_1_2000_2000

 


 

PROGRAMAÇÃO PARALELA À EXPOSIÇÃO DELAYED-DEPARTURE - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

No âmbito da exposição “Delayed-Departure, no dia 8 de junho, pelas 15h00, o artista, David Marques, promove um workshop de fotografia direcionado para as técnicas de manipulação de imagem, utilizadas para a conceção desta exposição.

No dia 22 de junho, também pelas 15h00, mais um workshop promovido por David Marques, desta vez de sound-design - ou sonoplastia - onde se explora a criação de ambientes acústicos inspiradas nas fotografias da exposição.

Estas atividades são da responsabilidade do coletivo Devity Studio. Mais informações e pagamento: contact@devitystudio.com 

Quando: 8 e 22 de junho, 15h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago

 


 

TARDE DE FADOS - JARDIM BASÍLIO TELES

O Jardim Basílio Teles, no espaço junto ao coreto, será animado por mais uma tarde de fados, que terá lugar no dia 10 de junho, pelas 15h00, com a participação da Associação Amigos do Fado de Matosinhos.

A entrada é livre.

Quando: 10 de junho, 15h00

Onde: Jardim Basílio Teles

 


 

MURAL DE ILUSTRAÇÃO “NO ALTO DA MINHA CABEÇA MORA A LIBERDADE!” – MERCADO MUNICIPAL DE MATOSINHOS

A pretexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril este mural propõe a celebração da “Liberdade” nas suas mais variadas manifestações destacando a “liberdade de pensamento” como a mais importante.

Com autoria da escritora Adélia Carvalho e das ilustradoras Ana Seixas e Cátia Vidinhas, o conceito do mural parte do recurso visual dos chapéus e dos lenços, dois objetos relacionados com indumentárias mais formais e de uniformização quer social, quer de género, retirando-os das cabeças das personagens num gesto representativo da liberdade individual de pensar e ser conquistada em abril e que importa preservar.

Quando: até dezembro de 2024

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 


 

AON TITAN TROPHIES 2024 - PRAIA DE LEÇA DA PALMEIRA

A segunda etapa inserida no “Aon Titan Trophies 2024” será dedicada aos Super Groms, nas categorias de S14, S16, S18 e S18F, nas modalidades de Bodyboard e Surf´e decorrerá nos dias 8 e 9 de junho na Praia de Leça da Palmeira.

Quando: 8 e 9 de junho

Onde: Praia de Leça da Palmeira

 


 

55.º ANIVERSÁRIO DA ARCD JUNQUEIRA FC - PAVILHÃO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO BISPO

No âmbito do 55.º aniversário da ARCD Junqueira FC, vão decorrer no próximo sábado e domingo vários eventos desportivos, entre eles, o 9.º Campeonato de Danças Urbanas, o 18.º Encontro de Dança e a Mega Aula de Zumba Solidária

Mais informações e programação em: https://www.cm-matosinhos.pt/evento/55-aniversario-da-arcd-junqueira-fc 

Uma organização de ARCD Junqueira FC, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 8 e 9 de julho de 2024

Onde: Pavilhão Municipal de Santa Cruz do Bispo

 


 

VI FÓRUM INTERNACIONAL – ONLINE E SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

O VI Fórum Internacional da Quarentena da Bola decorre já esta semana, entre os dias 6 e 8 de junho com a participação de Abel Ferreira, Carlos Carvalhal, Vítor Pereira, Pedro Caixinha, Pepa, Renato Paiva & Nuno Campos, Ricardo Soares, Fernando Valente, Vítor Matos, Pedro Gonçalves, entre outras individualidades.

Nos dias 6 e 7 de junho a iniciativa terá um formato online, e no dia 8, sábado, decorrerá no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos.

Preçário, programa, e todas as informações no formulário de inscrição.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdg8A-4vLHh1TJdq6oPUD9Pkl9QQxv_5Zi6TFp1Lj1ixMPb1Q/viewform 

Quando: 6 a 8 de junho de 2024

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

 


 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAPOEIRA – VÁRIOS LOCAIS

Entre os dias 7 e 9 de junho, realizar-se-á o Festival Internacional de Capoeira, com workshops, troca de graduações, festival cultural e batizado.

Uma organização de Jogo Negro, com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 7 a 9 de junho

Onde: Auditório Efanor/ Pavilhão Municipal de Biquinha/Centro Cultural da Senhora da Hora

evento_fic_1_2000_2000


 

DIA DO MINI VOLEIBOL – ZONA DESPORTIVA DE LEÇA DA PALMEIRA

No âmbito da comemoração do Dia do Minivoleibol, de 8 a 10 de junho vai decorrer o torneio de voleibol, organizado pela Associação de Voleibol do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Quando: 8 a 10 de junho de 2024

Onde: Zona Desportiva de Leça da Palmeira

 


 

GALA ASCENÇÃO FUTEBOL CLUBE – AUDITÓRIO DE LAVRA

“Uma festa aberta a toda a comunidade lavrense, com muitos convidados e muitas surpresas reservadas. “

Mais informações: https://geralafc.wixsite.com/ascencaofc 

Quando: 9 de junho, 21h30

Onde: Auditório de Lavra

 


 

CABO DO MUNDO CUP - KARTÓDROMO DO CABO DO MUNDO

Até ao dia 6 de julho, no Kartódromo do Cabo do Mundo, decorre a competição pelo Troféu de Kart Amador.

Mais informações e calendário das provas em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/cabo-do-mundo-cup 

Próximas provas:

R6 – 6 de julho

Quando: 13 de janeiro a 6 de julho de 2024

Onde: Kartódromo do Cabo do Mundo

 


 

ACADEMIA DE PRAIA – PRAIA DE MATOSINHOS

De 1 de junho a 31 de agosto, na Praia de Matosinhos, realizar-se-ão jogos de voleibol de praia. Uma organização do Leixões Sport Clube, da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 1 de junho a 31 de agosto

Onde: Praia de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO ‘ENTRE AS LINHAS DE PESCAR E DE TECER’, DE CONCEIÇÃO ABREU - GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

Integrada na programação das Festas do Sr. de Matosinhos, e dando continuidade à programação expositiva da Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer", de Conceição Abreu, apresenta um conjunto de trabalhos cuja temática explora a proximidade entre as práticas inerentes à atividade piscatória, - o fazer, o tecer as redes - e a prática artística.

A exposição tem curadoria de Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição de Conceição Abreu, apresentada em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos, é também uma celebração de identidade, uma valorização das gentes e cultura de Matosinhos, a ser vivenciada e explorada Entres as Linhas de Pescar e de Tecer.

Quando: 11 de maio a 13 de julho | Horário: 2ª a 6ªf: 09H00 – 19h00; Sábados: 09h30 – 12h30/ 13h30 – 17h30

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

evento_expo_ca_1_2000_2000


 

EXPOSIÇÃO DE ALFREDO CUNHA "25 DE ABRIL DE 1974, QUINTA-FEIRA" - GALERIA MUNICIPAL DE MATOSINHOS

"25 de Abril de 1974, quinta-feira" foi o nome dado à exposição de Alfredo Cunha, o fotógrafo que acompanhou os acontecimentos do 25 de abril de 1974, e registou, através da sua lente, os momentos mais emblemáticos da Revolução de Abril.

Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Matosinhos, a exposição abriu ao público, a 20 de abril, na Galeria Municipal de Matosinhos, e apresenta uma seleção dos registos fotográficos captados pelo fotógrafo Alfredo Cunha, testemunhando não só o dia, como os vários acontecimentos que antecederam e sucederam a Revolução.

É uma exposição onde se destacam também gravuras criadas pelo artista visual Vhils sobre algumas das fotografias e a projeção multimédia que reúne uma composição de originais fotográficos de Alfredo Cunha, com banda sonora do músico e compositor Rodrigo Leão.

A exposição pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 14 de julho. A entrada é livre.

Quando: 20 de abril a 14 de julho | horário: terça a sexta, das 10h às 13h00 e das 15h00 às 18h00; sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “MANIFESTHABITAÇÃO” – ANTIGA FÁBRICA VASCO DA GAMA

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação, a exposição ManifestHabitação nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER), e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o Direito à Habitação em Matosinhos, Construir bairro é construir cidade ou a Estratégia Local de Habitação:2020-2030. É também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

A ManifestHabitação vai estar patente na Antiga fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho no seguinte horário: terça: 14h-18h; quarta a domingo: 10h-18h

Mais informação: www.manifesthabitacao.pt  / www.cm-matosinhos.pt  / www.matosinhoshabit.pt 

Quando: até 30 de junho de 2024 | Horário: Terça das 14h às 18h; Quarta a domingo das 10h às 18h.

Onde: Antiga Fábrica Vasco da Gama, Matosinhos

 


 

EXPOSIÇÃO “UMA LENDA ILUSTRADA” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, foi inaugurada a 18 de maio a exposição “Uma Lenda Ilustrada”, um projeto da EB de Perafita com trabalhos dos alunos da escola a partir da Lenda "Montedouro e as suas mouras encantadas".

A mesma ficará patente até 30 de junho no Museu da Memória de Matosinhos, de terça a sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 18h.

Quando: 18 de maio a 30 de junho de 2024

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

 


 

"DELAYED – DEPARTURE" – MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

A exposição "DELAYED – DEPARTURE" representa uma incursão destemida na experimentação visual, uma tentativa de transcender convenções e desafiar os limites entre tecnologia e expressão artística. A metodologia empregada procura capturar a natureza efémera da realidade digital, convidando à contemplação das infinitas possibilidades de representação na interseção entre tecnologia em movimento e expressão visual.

“Nesta série atual de fotografias abstratas, intitulada DELAYED - DEPARTURE, mergulhei destemidamente no cerne da fotografia experimental. Este projeto visa consolidar uma metodologia de representação que transcende a mera captura de imagens, explorando as intricadas inconsistências da câmara em movimento e ao longo do tempo e espaço.

A metodologia explorada desdobra-se em quatro vetores distintos, cada um contribuindo para a singularidade desta jornada visual.” David Marques

A exposição, de entrada livre estará patente até 30 de junho no horário do museu, apresentando também a programação paralela:

No dia 8 de junho (15h), o artista, David Marques, promove um workshop de fotografia direcionado para as técnicas de manipulação de imagem, utilizadas para a conceção desta exposição.

No dia 22 de junho (15h), também pelo artista, um workshop de sound-design - ou sonoplastia - onde se explora a criação de ambientes acústicos inspiradas nas fotografias da exposição.

Estas atividades são da responsabilidade do coletivo Devity Studio e para mais informações e pagamento: contact@devitystudio.com 

Quando: 29 de maio a 30 de junho. Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h

Onde: Espaço Irene Vilar, no Museu Quinta de Santiago.

evento_delayed_departure_1_1_2500_2500


 

EXPOSIÇÃO “FOGO QUE ARDE PARA SE VER” – MUSEU DA MEMÓRIA DE MATOSINHOS

Abriu a 18 de maio a nova exposição temporária do Museu da Memória de Matosinhos, inserida no programa das Festas do Senhor de Matosinhos e assinalando o Dia Internacional dos Museus, celebrado neste dia.

Na exposição “Fogo que arde para se ver” o público irá descobrir os principais segredos do célebre e quase centenário “Fogo dos bonecos” do Senhor de Matosinhos, único vestígio desta tradição popular que se realiza em Portugal, bem como da arte da pirotecnia.

A exposição centra-se na arte efémera do fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos, tradição que sempre fascinou e encantou gerações de miúdos e graúdos na Romaria do Bom Jesus de Matosinhos, graças ao movimento dos seus bonecos, bem como ao jogo de cores e sons estridentes, combinação que não deixa ninguém indiferente.

O público poderá contemplar imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas, essenciais para a sua fabricação, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outras materialidades, parte delas cedidas pela empresa Macedos Pirotecnia, unidade com quase 100 anos de existência e com uma ligação umbilical às Festas de Matosinhos.

A mostra estará patente ao público até 11 de agosto.

Quando: até 11 de agosto de 2024 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h / das 15h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 15h às 18h; encerra às segundas.

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

evento_expo_fogo_bonecos_1_2000_2000

 


 

EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS CONSTRUÍDAS: PAULO MENDES DA ROCHA” - CASA DA ARQUITECTURA

A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.

Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.

Mais informações em:

https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ 

Quando: até 8 de setembro de 2024

Onde: Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “LAURA COSTA BELA ADORMECIDA” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

A Casa do Design de Matosinhos acolhe, até 15 de setembro, a exposição Laura Costa - A Bela Adormecida, uma mostra com a curadoria de Jorge Silva dedicada à obra da ilustradora portuense, que marcou de forma peculiar a ficção para crianças, os manuais escolares, os postais ilustrados e as ilustrações para jornais ao longo do século XX.

Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, mas as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.

É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que se encontra o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças e nos manuais escolares. As suas temáticas preferidas, crianças e costumes tradicionais, e a abundância de ilustrações ligadas à religião católica poderiam fazer dela uma propagandista do Estado Novo, mas a sensualidade (e mesmo sexualidade) das suas personagens nunca foi vista com bons olhos pela propaganda do regime e pela “Política do Espírito” de António Ferro. É por isso que fica de fora das grandes encomendas oficiais do regime, que também a prejudica pela sua condição de mulher e pelo facto de viver no Porto.

Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e uma miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas, mas ilustrações riquíssimas.

Quando: 16 de maio a 15 de setembro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

 


 

"CIDADE, CASA E CORPO - OS MAPAS E A LINGUAGEM" – CASA DA ARQUITECTURA

"Cidade, Casa e Corpo - Os Mapas e a Linguagem" é o título da exposição que inaugurou no dia 25 de maio na Galeria da Casa da Arquitectura.

A exposição resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.

A mostra estará aberta até 29 de setembro 2024.

Quando: 25 de maio a 29 de setembro de 2024

Onde: Galeria da Casa da Arquitectura

 


 

EXPOSIÇÃO “PARA SER ETERNO BASTA SER UM LIVRO” – CASA DO DESIGN DE MATOSINHOS

"Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro" convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.

A paixão pelos livros levou os curadores da exposição a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.

Curadoria de José Bártolo e Jorge Silva.

Quando: 4 de maio a 27 de outubro de 2024 | Horário: terça a sexta: 10h00 – 13h00/ 15h00-18h00; sábado, domingo e feriados: 15h00 às 18h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos


 

CASCATA GIGANTE EM MINIATURA - MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO/ CASA DO BOSQUE

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações em:

https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira 

Entrada: 1€

Quando: exposição permanente/ Horário: Terça a sexta-feira: 10h00–13h00 / 15h00–18h00; Fim de semana e feriados: 15h00–18h00; Encerra à segunda-feira

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque


 

CONTAMOS CONTIGO! – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA.

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar!

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, presencialmente, por telefone: 229 390 950, ou através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt. Max. 20 inscrição.

Quando: Sábados, às 11h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos.

De terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Público-alvo: escolar.

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 


 

ECO-MERCADO – FEIRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - JARDIM BASÍLIO TELES

Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 

Quando: sábados, das 8h30 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

link_ecomercado_2


 

CURSO LIVRE “A POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA NOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL" (DE JOSÉ GOMES FERREIRA A MANUEL GUSMÃO), COM ANTÓNIO CARLOS CORTEZ – BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca iniciou no dia 25 de maio, o curso Livre “A poesia portuguesa contemporânea nos 50 anos do 25 de Abril" (de José Gomes Ferreira a Manuel Gusmão), ministrado por António Carlos Cortez. É mais uma iniciativa que pretende assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e homenagear alguns dos poetas cuja ação e obras marcaram a resistência e vontade de renovação. O discurso poético permanece atual na interpretação nos desafios coletivos e na procura de respostas que transcendam o presente e alimentem a esperança no futuro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, presencialmente, por telefone 229 390 950 ou por email (bmfe@cm-matosinhos.pt). (As inscrições já estão esgotadas)

Quando: sábados de 25 de maio a 29 de junho, 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


 

BREAKUP 2024 – FESTIVAL DE ARTE URBANA – PARQUE INFANTIL FLORBELA ESPANCA

No próximo sábado, 8 de junho, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira promove o evento BREAKUP! – um festival de arte urbana que combina música, dança, graffiti, desporto e workshops criativos

No programa deste ano, a tarde será preenchida por um showcase de música ao vivo pela editora HYPERION, que incluirá atuações dos artistas CARAVANA, CAÇA, SHIT´Z, JAY ROZZY, NEXO E PUTTO.

A dança estará também em destaque com performances que acontecerão ao longo de todo o dia a cargo da Academia de Dança de Matosinhos, Escola Dança Attitude, Just Dance School e Associação 3 Marias.

Serão ainda promovidos workshops de pintura em t-shirts pela Associação Humanizarte.

Mais informações no Facebook da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira https://www.facebook.com/matosinhosleca 

Quando: 8 de junho 

Onde: Parque Infantil Florbela Espanca, Leça da Palmeira


 

CONCERTO 25 DE ABRIL - 50 ANOS: BANDA MUSICAL DE AVINTES - CUSTÓIAS

No próximo sábado, 8 de junho no Largo do Souto, em Custóias terá lugar um concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril pela Banda Musical de Avintes com o tenor Gabriel Santos e a Soprano Vera Mesquita. Um momento cultural a não perder.

Nota: este concerto estava inicialmente previsto para o Largo do Mosteiro, em Leça do Balio, mas por razões logísticas foi mudado o local.

Mais informações: https://www.jf-custoias-lecabalio-guifoes.pt  e redes sociais da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Quando: 8 de junho, 21h30

Onde: Largo do Souto, Custóias


 

MARCHAS SANJOANINAS 2024 - UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PERAFITA, LAVRA E SANTA CRUZ DO BISPO

As Marchas Populares de São João estão de volta a Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. As marchas recordam, além de tradições do São João, o amor dos marchantes, em viver os Santos Populares, com uma explosão de felicidade e integra a coreografia apresentada.

Quando e onde:

15 de junho, 21h00 – Campo de jogos da Guarda (Perafita)

22 de junho, 21h00 – Largo da Viscondessa (Santa Cruz do Bispo)


 

MUSICATE’SI – UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA

O Musacate’Si consiste na dinamização de momentos musicais nas ruas das duas cidades, com atuações de aproximadamente 60 minutos, em pontos estratégicos como praças, jardins, mercados e conjuntos habitacionais vulneráveis. Realizar-se-ão concertos acústicos até dezembro, complementos com workshops sobre arte de rua (dança, música, pintura, entre outros) destinados à população adulta.

Mais informações e programa: https://www.uf-smish.pt/musicate-si/ 

Quando: até dezembro de 2024

Onde: rua das cidades de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora


 

CAFÉ LITERÁRIO DA ARAL – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

É já na próxima sexta-feira, 7 de junho, que acontece mais uma sessão do Café Literário no espaço do Aurora da Liberdade. Os frequentadores serão convidados a desfrutar de uma experiência única: enquanto o café é pago, a literatura é oferecida de forma gratuita. E se tudo correr conforme planeado, a literatura não só será gratuita, mas também trará sorrisos, pois o prato principal será o humor presente na literatura portuguesa ao longo dos tempos, desde os tempos medievais até aos dias de hoje.

Venha fazer parte deste encontro mensal, onde o aroma do café se mistura com as histórias e as gargalhadas ecoam pelos corredores.

Mais informações: https://auroradaliberdade.com/evento/ 

Quando: 7 de junho, 21h30-22h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

evento_cafe_literario_1_2000_2000

evento_cafe_literario_1_2000_2000


 

UMA BOMBA CHAMADA ETELVINA – ASSOCIAÇÃO RECREATIVA AURORA DA LIBERDADE

No 8 de junho, às 21h30, o Corpo Cénico da ARAL apresentará a comédia "Uma Bomba Chamada Etelvina" no palco da Associação Recreativa Aurora da Liberdade. Esta comédia em três atos, escrita por Henrique Santana, promete uma noite cheia de risadas e diversão.

Encenação: Cristina Parafita | Direção Artística: João Lourival | Produção: ARAL

Mais informações e reservas: https://auroradaliberdade.com/evento/ 

Quando: 8 de junho, 21h30

Onde: Associação Recreativa Aurora da Liberdade, rua do Godinho 445 – Matosinhos

evento_bomba_etelvina_1_2000_2000