Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Universo Olivetti

As minhas visitas

Chart?chst=d map spin&chld=0
imagem_casa_do_design
Datas
26.11.21 a 23.01.22

Comunidade como utopia concreta

Adriano Olivetti: empresário, empreendedor, intelectual, político
O LEGADO DE OLIVETTI EM EXPOSIÇÃO NA CASA DO DESIGN

Nos anos 50, Olivetti rodeou-se das mentes mais brilhantes de Itália para conduzirem a empresa em passos pioneiros no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais, tecnologia que a NASA utilizaria em 1969 para levar o Homem à lua. A experiência de Olivetti é agora apresentada na Casa do Design, numa exposição sobre uma das figuras mais poliédricas e extraordinárias na história da indústria italiana e mundial do século XX.

Empresário, industrial, editor, intelectual e político, inovador social e precursor da
urbanística, Olivetti soube conjugar processo produtivo, responsabilidade social e atenção ao território urbano, criando, entre 1930 e 1960, um modelo de empresa único, inovador e vanguardista, que revolucionou a cultura empresarial do século XX, sendo, ainda hoje, reconhecido como um dos exemplos mais atuais e avançados de sustentabilidade.

No universo da Olivetti, a fábrica era a força central de um projeto de reforma: Adriano construiu a sua comunidade, rodeando-se das mentes mais brilhantes da Itália do pós-guerra, arquitetos, filósofos, designers, intelectuais e engenheiros, aqueles que, em meados dos anos 50, levaram a empresa a definir um estilo Olivetti e que deram passos pioneiros no desenvolvimento da eletrónica e das ciências computacionais, tecnologia que a NASA utilizaria em 1969 para levar o Homem à lua.

A recente inclusão de Ivrea – cidade industrial do século XX na Lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO revela a importância e a modernidade do legado da Olivetti. Agora, a exposição Universo Olivetti: Comunidade como Utopia Concreta, com curadoria de Pippo Ciorra (MAXXI), Francesca Limana e Matilde Trevisani (Fondazione Adriano Olivetti), permite-nos compreender como, entre os anos 1930 e 1960, em Ivrea (Turim, Itália), Adriano Olivetti realizou o sonho de uma paisagem visionária, criando novos padrões sustentáveis de relacionamento entre a cidade, o território, a política, as pessoas e as formas de produção. Através de fotografias, vídeos, documentos e desenhos originais ficamos a conhecer o universo da Olivetti, cujo exemplo permanece na vanguarda do design e da indústria mundiais.

A itinerância da exposição em Portugal é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pelo Istituto Italiano di Cultura e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, com curadoria de Maria Milano (ESAD), sob a égide da Embaixada de Itália em Portugal, e promovida pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale Italiano, em colaboração com o MAXXI e a Fondazione Adriano Olivetti.

UNIVERSO OLIVETTI: COMUNIDADE COMO UTOPIA CONCRETA
26.11.2021 — 23.01.2022
Casa do Design, Matosinhos
[entrada livre]

Organização
Câmara Municipal de Matosinhos
Istituto Italiano di Cultura
esad—idea, Investigação em Design e Arte

Curadoria
Pippo Ciorra (MAXXI)
Francesca Limana e Matilde Trevisani (Fondazione Adriano Olivetti)

Curadoria Itinerância Portuguesa
Maria Milano (ESAD / esad–idea)

Sob a égide de
Embaixada de Itália em Portugal

Promovido por
Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale Italiano
MAXXI
Fondazione Adriano Olivetti

+ INFO
https://casa-design.pt/pt/exhibitions/universo-olivetti-comunidade-como-utopia-concreta 

evento olivetti 1

evento olivetti 2

evento olivetti 3

Morada
Rua de Alfredo Cunha 23, 4450-009 Matosinhos, Portugal
Coordenadas
Latitude
41.183599826290596
Longitude
-8.683227896690369
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
82 visualizações

Próximos

Sugestões