Passar para o Conteúdo Principal
o que fazer
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

As minhas visitas

Chart?chst=d map spin&chld=0
Mosteiro

Situado no lugar de Recarei, junto ao Rio Leça e a pouca distância da antiga estrada romana que, cruzando o Rio Leça na Ponte da Pedra, unia o Porto a Braga, o Mosteiro de Leça do Balio já existia no séc. X.

Templo do séc. XII, de estilo gótico primitivo, com uma torre de traça românica, que mede 27 metros de altura. Foi nesta Igreja que o Rei D. Fernando casou com D. Leonor Teles e nela se sediou o mosteiro da Ordem Militar do Hospital.
Aqui, podem ser admirados o túmulo de Frei João Coelho (Grão-Mestre da Ordem), da autoria de Diogo Pires, "O Moço" e a arca tumular de Frei Vasques Pimentel, onde existe uma inscrição latina com dados biográficos deste guerreiro.
É, igualmente, de apreciar a Pia Batismal, de 1514, e a rosácea da frontaria da Igreja.
Já no exterior, o Cruzeiro, de 1513, é obra que deve ser contemplada.

NOS CAMINHOS DE SANTIAGO

Embora as suas origens remontem ao séc. X, é nos inícios do XII que este mosteiro ganha celebridade ao tornar-se na primeira sede, em Portugal, da Ordem religiosa-militar dos cavaleiros “Hospitalários” (atual Ordem de Malta) e ao converter-se num importante apoio aos peregrinos que rumavam para Compostela e Braga. Nos inícios do séc. XIV a igreja é totalmente reconstruida e torna-se numa das primeiras grandes construções góticas do norte do país. Palco de relevantes acontecimentos históricos (como o casamento, em 1372, do rei D. Fernando com Dona Leonor Teles, no que terá sido o primeiro enlace verdadeiramente de amor de um rei português), o mosteiro guarda valiosas relíquias históricas, com destaque para a lâmina sepulcral em bronze de Frei Vasques Pimentel e para o sarcófago do “Santo Homem Bem Cheiroso”.

Morada

Rua do Mosteiro

4465-703 Leça do Balio

Coordenadas
Latitude
41.20967142149543
Longitude
-8.623291254043579
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
4144 visualizações

Próximos

Sugestões