Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Matosinhos celebra Dia de Santiago

Dia de santiago 1 980 2500
21 Julho 2021

Apresentação das Ações Comemorativas do Ano Xacobeu 2021 decorrerá online, no próximo domingo, pelas 11 horas, no Facebook da Autarquia e contará com a participação de Joel Cleto

É já no próximo domingo, dia 25 de julho, que se assinala o dia do apóstolo Santiago. A coincidência do dia (da semana) e da data, em termos de calendário, faz com que 2021 seja Ano Jacobeu, Xacobeo, Ano Santo ou Ano Jubilar, efeméride que movimenta milhares de peregrinos nos caminhos de Santiago de Compostela.

Matosinhos tornou-se num ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português, registando crescimentos contínuos a cada ano.

Em 2020, este segmento de mercado, embora fortemente afetado pela pandemia de COVID-19, foi o que mais se destacou na retoma turística, representando cerca um terço dos atendimentos assinalados nos Postos de Turismo de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Apesar das circunstâncias e incertezas vividas, a Câmara Municipal de Matosinhos não quis deixar de assinalar o Ano Xacobeu, apostando na realização de diversas iniciativas, em formato digital, com transmissão online na página de Facebook da autarquia nos dias 24 e 25 de julho, como a partilha de testemunhos de Peregrinos em Matosinhos, captados nos Postos de Turismo do concelho.

Do programa fazem também parte a apresentação da decoração alusiva ao Ano Jacobeu dos Postos de Turismo, o lançamento dos QR Codes em calçada portuguesa e dos postes direcionais distribuídos pelo concelho, a divulgação dos carimbos autocolantes holográficos, a exibição de um conjunto de vídeos promocionais das etapas no Caminho da Costa Atlântica e a apresentação do livro infantojuvenil "A Origem da Vieira de Santiago" da autoria do historiador Joel Cleto, disponível também em versão digital.

Consulte o programa em www.cm-matosinhos.pt