Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

Postos de turismo preparados para o Xacobeo

Img 0530 1 980 2500
26 Junho 2021

Muitas novidades para os peregrinos que passam pelo concelho de Matosinhos.

Em 2021 celebra-se o Xacobeo, também conhecido como Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, que movimenta milhares de peregrinos nos caminhos de Santiago de Compostela.

A ocasião celebra-se quando o dia do Apóstolo Santiago, a 25 de julho, coincide com um domingo. A última vez que tal se verificou foi há 11 anos.

Matosinhos tornou-se num ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português, registando crescimentos contínuos a cada ano.

Em 2020, este segmento de mercado, embora fortemente afetado pela pandemia de COVID-19, foi o que mais se destacou na retoma turística, representando cerca um terço dos atendimentos assinalados nos Postos de Turismo de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Para assinalar o Xacobeo, a Câmara Municipal de Matosinhos colocou sinalética direcional no traçado alternativo ao caminho pela Orla Costeira. Os postos de turismo foram decorados com imagens de vieiras, que associam o nosso território a Santiago de Compostela graças à lenda de Cayo Carpo. Os peregrinos que por ali passam para carimbar as suas credenciais também recebem autocolantes holográficos.

Recorde-se que está a decorrer o processo de Certificação do Caminho Português de Santiago e do Caminho Português da Costa, ambos com passagem no concelho de Matosinhos.

Um dos projetos em desenvolvimento é a criação um novo Posto de Atendimento ao Peregrino, num edifício na Praia do Marreco, mas com a função de acolhimento, apoio e informação complementar aos Postos de Turismo de Matosinhos e Leça da Palmeira, com especial foco no produto dos Caminhos de Santiago.