Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

16 Outubro 2020

Este fim de semana aproveite para degustar o melhor peixe do mundo e usufrua da programação diversificada que Matosinhos tem para si!

 

8ª edição do Rally Fish – Matosinhos

A 8ª edição do Rally Fish está a decorrer em Matosinhos e desta feita conta com 70 espaços aderentes, atingindo um número recorde!
Dos restaurantes tradicionais aos mais modernos, passando por restaurantes vegetarianos e de cozinhas do Mundo, os participantes do Rally Fish poderão experimentar petiscos tão diversos como caril do mar, cavala fumada em serrim, tacos de peixe ou croquetas de choco.
Como habitualmente, durante o decorrer da Rota Gastronómica, poderá degustar um delicioso petisco e um copo de vinho, nos vários restaurantes aderentes, por apenas 3 Euros.
Entre os dias 1 e 18 de outubro, venha percorrer este circuito em que o prémio é entregue em cada estabelecimento aderente: uma experiência memorável!
Descubra os petiscos da 8º edição do Rally Fish no site da Câmara Municipal de Matosinhos e na plataforma digital da Zomato, que mantém a parceria estabelecida com o Município desde a primeira edição.
Aproveite ainda para partilhar fotos das iguarias que provar nesta edição do Rally Fish nas redes sociais, usando os hashtags #zomatorallyfish, #rallyfish, #matosinhoswbf, #matosinhos e #zomatopt
Finda a rota e o rally pelos diversos restaurantes aderentes, não se esqueça de votar no seu petisco preferido!
Contamos consigo! Venha degustar o melhor peixe do Mundo!
Quando: 1 a 18 de outubro
Onde: restaurantes aderentes de Matosinhos

 

Troubles – FIMP – Teatro Municipal Constantino Nery

Eles tinham planeado tudo…
Nova Iorque, por volta da meia-noite, entre o fumo do cigarro e uma bruma noturna, um casal recém-casado, embarca numa longa noite de casamento que sonham perfeita, à Hollywood.
Mas o mundo cor-de-rosa torna-se cinzento quando um lobo de olhos vermelhos se senta à sua mesa, levando-os do sublime ao abismo.
Nesta vertigem em que o medo se torna quase engraçado, eles tentam, o melhor que podem reencontrar o seu equilíbrio, para o melhor e para o pior. À distância, uma tempestade ribomba."
Consulte toda a programação do festival em https://2020.fimp.pt/pt/programa#/ 
Quando: 16 e 17 de outubro, pelas 21h30
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery – sala principal

 

Masterclass Agnès Limbos – FIMP – Teatro Municipal Constantino Nery

"Neste encontro com Agnès Limbos, os participantes terão a oportunidade de conhecer o percurso desta artista incontornável do teatro de objetos. Ficaremos a compreender melhor as suas práticas artísticas, as suas inquietações éticas e poéticas assim como alguns aspetos fundamentais do seu trabalho singular."
Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição através do email teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt
Consulte toda a programação do festival em https://2020.fimp.pt/pt/programa#/ 
Quando: 17 de outubro, pelas 15h00
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery – sala de ensaio

 

Teatro Dom Roberto – FIMP – Teatro Municipal Constantino Nery

No FIMP há sempre lugar para a revisitação do património popular da marioneta portuguesa. Pelas mãos experientes do marionetista Raúl Constante Pereira poderemos, nesta edição, ver ou rever duas das mais emblemáticas peças do repertório tradicional: A Tourada e O Barbeiro. Depurado ao longo dos anos e de sucessivas gerações de bonecreiros o Teatro Dom Roberto é simultaneamente intemporal e um produto do seu tempo. Enérgico e violento, tão corajoso quanto matreiro, divertido e assustador - é assim o elemento português da grande família de fantoches europeus que tem parentes tão ilustres como o britânico Mister Punch ou italiano Polichinelo."
Consulte toda a programação do festival em https://2020.fimp.pt/pt/programa#/ 
Quando: 18 de outubro, pelas 15h00
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery – Café Concerto

 

FIMPALITOS – Oficina de marionetas para toda a família

Os Fimpalitos estão de volta!
A reutilização é a palavra de ordem deste atelier em que todos podem participar. A madeira de que são construídos os corpos dos Fimpalitos é proveniente de sobras de cenografias de várias estruturas de teatro da cidade (Teatro Nacional de São João, Assédio, Teatro de Marionetas do Porto, Ensemble, Teatro de Ferro, FITEI, são alguns dos “dadores”).
Compete a cada construtor / autor, a partir de materiais criteriosamente recolhidos. selecionados (e higienizados), desenvolver e personalizar o seu Fimpalito. Com o apoio da equipa do festival, todos os participantes podem construir e manipular uma marioneta.
O festival fornece a cada participante os materiais e ferramentas necessárias e, no final, todos os participantes-construtores irão para casa acompanhados por esta nossa mascote-mutante coletiva!
Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição através do email teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt
Consulte toda a programação do festival em https://2020.fimp.pt/pt/programa#/ 
Quando: 18 de outubro, pelas 15h30
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery – sala de ensaio

 

Comemoração do dia Mundial da Alimentação - Oficina "Produção de cogumelos em borras de café"

Esta oficina tem como objetivos proporcionar aos participantes conhecimentos teórico práticos sobre:
•O que é um cogumelo e qual o seu papel na natureza;
•Como vivem, se reproduzem e se alimentam os fungos;
•Como produzir cogumelos de modo caseiro, utilizando como principal substrato as borras de café.
Público em geral a partir dos 8 anos
Requer inscrição através do email: cmia@cm-matosinhos.pt 
Formador: Marco Ferraz (técnico de micologia)
Quando: 17 de outubro, 14h30-17h30
Onde: CMIA Matosinhos

 

PML 2020 - Expresso Poesia

Oficina de performance poética ministrada por Isaque Ferreira, Rui Spranger, os formandos tomaram contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade. Os trabalhos desenvolvidos nesta sessão serão apresentados no sábado seguinte, em formato vídeo, nas redes sociais.
Máximo 15 participantes.
Quando: 17 outubro, pelas 10h00 -13h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

Fragmentos da História de Matosinhos

"Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico.
As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram.
Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço."
Quando: sábados
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( http://facebook.com/museuquintasantiago ; http://instagram.com/museuquintadesantiago ; http://twitter.com/MuseuQSantiago )

 

O que se passa na casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( http://facebook.com/museuquintasantiago ; http://instagram.com/museuquintadesantiago ; http://twitter.com/MuseuQSantiago )

 

PortoCartoon - Prémio Especial de Caricatura Chico Buarque – Matosinhos

Uma centena de caricaturas sobre Chico Buarque está em exposição no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, desde o dia 3 de outubro.
A exposição, relativa ao Prémio Especial de Caricatura Chico Buarque, está integrada no 22º PortoCartoon World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e reúne trabalhos de caricaturistas de vinte e três países como a Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Finlândia, Índia, Indonésia, Irlanda, Montenegro, entre outros.
Em destaque na mostra estão os trabalhos vencedores: o 1º prémio do artista brasileiro Dálcio Machado, com significativa alusão à "opera do malandro"; o segundo prémio, atribuído a Matias Montedoro, da Argentina; e o terceiro, uma escultura, do português Paulo Pinto.
Esta mostra é acompanhada de discos em vinil e livros de Chico Buarque, vencedor do Prémio Camões 2019.
A exposição, comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, é resultante de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, e ficará patente até 1 de novembro.
Quando: de 3 de outubro a 1 de novembro; terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

 

Exposição “Século Monstro” de Agostinho Santos – Galeria Municipal de Matosinhos

São mais de 150 obras entre pintura, objetos, esculturas e livros de artista, que estão agora em exposição na Galeria da Câmara Municipal de Matosinhos. “Século Monstro”, de Agostinho Santos, faz uma “viagem pelos medos do Homem”, mostrando, inclusive, o “rosto do coronavírus”.
“Interessa-me muito explorar esta faceta da dimensão humana, que tem que ver com as nossas angústias, os nossos medos, as nossas ansiedades, por considerar que são as dimensões que verdadeiramente nos unem, no sentido de que todos, em algum momento, experimentamos este tipo de sentimentos”, sublinhou Agostinho Santos, citado no comunicado enviado pelo município.
Dez das obras expostas são alusivas ao “monstro Coronavírus” e resultam de um exercício ilustrativo numa tentativa de encontrar o “bicho” e o “rosto do monstro”. De acordo com a autarquia, a exposição revisita os medos do Homem, reconhece-os e deixa-os bem impressos nas telas de grandes dimensões que cobrem as paredes da galeria.
Com curadoria do artista Albuquerque Mendes e do escritor Valter Hugo Mãe, “Século Monstro” pode ser visitado até 24 de janeiro de 2021. “Durante estes dias, percorrer o espaço da Galeria Municipal, é embarcar numa viagem pela vida e obra do artista, apreendendo diferentes formas de sentir o medo e a esperança e ponderar sobre a força da dor e da superação”, assinalam os curadores.
Pintor, curador independente, escritor e jornalista, Agostinho Santos detém no seu curriculum mais de cerca de seiscentas exposições individuais e coletivas, a nível nacional e de projeção internacional, e a conceção de numerosos livros de desenho e pintura, conquistando diversos prémios de jornalismo e das artes.
Para além da inauguração, decorreu no dia 24 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a apresentação do livro de Agostinho Santos, que contou ainda com uma conversa entre os curadores e o artista.
Quando: de 26 de setembro até 24 de janeiro de 2021 | Horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão e estará patente na Casa do Design.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5331 
Quando: até 25 de outubro de 2020; 2ªf a 6ªf: 09h00 – 12h30/ 14h-17h30; sáb, dom e feriados: 15h18h
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho)

 

Cascata Gigante em Miniatura - Museu da Quinta de Santiago/ Espaço Irene Vilar

Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
Visitas: Terça a sexta 10h-13h e 15h-18h. Sábados, domingos e feriados 15h-18h. Encerra às segundas.
Atividade: terça a sexta das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

 

Festas de aniversário no museu: “O museu é mais velho do que eu!” – Museu da Quinta de Santiago

O Museu da Quinta de Santiago promove festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos. As festas infantis incluem uma visita especial ao museu ou á cascata gigante e a realização de uma oficina. Os preços dependem do número de participantes: até 15 crianças: 5€ cada e a partir de 16 participantes: 4,50€, com um mínimo de 10 e máximo de 25 crianças. Para mais informações contatar casadobosque@cm-matosinhos.pt ou pelo telefone 229 392 410
Quando: sábados, das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00.
Onde: Museu da Quinta de Santiago | Espaço Irene Vilar

 

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra, que estará patente até ao dia 30 de julho, resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
O dia da abertura da exposição “O Tempo as Mulheres” ficou, ainda, marcado pela apresentação do livro com o mesmo nome.
Inscrições via: casadobosque@cm-matosinhos.pt 
Quando: até março de 2021, horário: Terça a sexta 10h-13h e 15h-18h. Sábados, domingos e feriados 15h-18h. Encerra às segundas. Entrada gratuita

 

Exposição “Da Luz e das Sombra” do designer gráfico Manuel Lapa – Casa do Design

Nome cimeiro da história visual portuguesa contemporânea, Manuel Lapa (1914-1979) exerceu uma atividade prolífica e marcante entre as décadas de 1940 e 70, tendo-se destacado na produção de trabalhos icónicos ao serviço da propaganda do Estado Novo, de que a direção de arte da Exposição do Mundo Português (1940) é o expoente máximo. O seu trabalho, no entanto, não se limitou à colaboração com o regime, tendo sido vasto e diversificado nas áreas da ilustração e design editorial ou até da hagiografia e do figurinismo para cinema.
A exposição 'Da Luz e das Sombras', com curadoria de Jorge Silva, organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, apresenta 34 originais de Manuel Lapa, entre desenhos e maquetes; 66 impressões digitais em papel, a partir de ilustrações de livros; 56 peças impressas, entre cartazes, livros e revistas; e ainda três ilustrações em vinil recortado, de grandes dimensões. Um total de 156 peças em exposição.
Tendo sido apresentada ao público pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, 'Da Luz e das Sombras' está patente na Casa do Design Matosinhos desde janeiro. A entrada é livre.
O catálogo da exposição — Manuel Lapa – Ilustração, Arranha-Céus Editora —, com edição de Jorge Silva, apresenta cerca de 300 peças.
Quando: data de encerramento a definir | Horário: 2ªf a 6ªf: 09h00 – 12h30/ 14h-17h30; sáb, dom e feriados: 15h-18h
Onde: Casa do Design

 

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 7 de março de 2021.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: até 7 de março de 2021
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

 

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles