Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Evento montanha russa 1 1250 2500 1 980 2500
16 Setembro 2020

São diversas as sugestões que temos para o seu fim, na terra do melhor peixe do mundo - Matosinhos!

Montanha Russa - Teatro Municipal Constantino Nery

"Montanha-Russa é um espetáculo da dupla Miguel Fragata e Inês Barahona, à qual se junta a dupla Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo. Um espetáculo em que o teatro e a música disputam o palco, desafiando as convenções do ""teatro musical”, como quem desafia as leis da gravidade num loop.
Montanha-Russa mergulha vertiginosamente na adolescência. Retira-a do lugar dos lugares-comuns e procura aproximá-la da dimensão da intimidade. Uma dimensão secreta, privada, interior, mas que vive no desejo de ganhar um palco onde se possa exibir.
Montanha-Russa é o diário deixado em cima da mesa, o diário destilado nas redes sociais, ou o diário perigosamente transportado para o liceu: uma intimidade a gritar ""leiam-me!”, uma geração a querer fazer-se ouvir, ao som da música."
Quando: 19 de setembro, pelas 21h30
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

 

Cultura na Rua – diversos locais do concelho de Matosinhos

Até 15 de outubro, o evento “Cultura na Rua” animará locais como a zona envolvente ao Mercado de Angeiras, a Praça da Cidadania de S. Mamede de Infesta, a Praça das Sete Bicas na Senhora da Hora, o Largo do Souto em Custóias, o Largo do Castelo em Leça da Palmeira, o Largo da Igreja de Guifões e os parques de estacionamentos da Igreja Paroquial de Lavra e de Perafita.
- 19 de setembro, pelas 17h30 - Parque de estacionamento do Centro Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto em Perafita - Projecto 65 - Grupo de jovens músicos de Leça da Palmeira. Interpretam num registo acústico covers e originais com influências pop/jazz/blues.
- 19 de setembro, pelas 17h30 – Largo Padre Joaquim Pereira dos Santos em Guifões; - Os Andarilhos - É uma banda de música folk que produz músicas originais com base nos ritmos e melodias tradicionais do Douro, que apresentam um espetáculo de palco alegre e dinâmico.
Consulte o programa e os horários dos espetáculos em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/cultura-na-rua 
A entrada é livre, mas a lotação é limitada em virtude das orientações da Direção-Geral da Saúde para o combate à pandemia por COVID- 19. Se pretende assistir, terá de levantar o convite (máximo 2 convites por pessoa) na Câmara Municipal, no Posto de Turismo de Matosinhos ou nas juntas de freguesia locais três dias antes de espetáculo.
Quando: 19 de setembro
Onde: Parque de estacionamento do Centro Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto em Perafita e Largo Padre Joaquim Pereira dos Santos em Guifões

 

Orquestra Jazz de Matosinhos + Kurt Rosenwinkel

A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) celebra o 2.º aniversário na Real Vinícola com um concerto com Kurt Rosenwinkel.
A OJM reencontra-se com um amigo de longa data para celebrar, também, 10 anos da edição do álbum em conjunto, “Our Secret World”, num concerto patrocinado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Têm sido vários os encontros em palco entre a big band e o guitarrista norte-americano, seja em Portugal, em Espanha ou nos EUA.
Referência do jazz moderno, Kurt Rosenwinkel tem um timbre singular que o distingue em todo o mundo. Com 30 anos de percurso, tem mais de 10 discos editados como líder e inúmeras participações com músicos como Brad Mehldau, Brian Blade, Joshua Redman, Chris Potter, Joe Henderson, Paul Motian e Gary Burton.
Ao longo dos anos, a colaboração entre a OJM e Kurt Rosenwinkel tem sido enriquecida com novos arranjos a músicas do guitarrista que farão parte deste concerto, nomeadamente: “Flute”, com arranjo de Ohad Talmor, “Song of our Sea” arranjo de Pedro Guedes, e “Cycle Five” arranjo de Carlos Azevedo.

A entrada para o concerto na Real Vinícola é de acesso livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da Direção-Geral de Saúde. Os interessados podem levantar a pulseira, sexta-feira, dia 18, a partir das 14h00, na Câmara de Matosinhos, no Posto de Turismo de Matosinhos e na Casa da Arquitectura. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.

Quando: 20 de setembro, pelas 19h00 
Onde: Real Vinícola

 

 

PML 2020 - Expresso Poesia

Oficina de performance poética ministrada por Isaque Ferreira, Rui Spranger, os formandos tomaram contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade. Os trabalhos desenvolvidos nesta sessão serão apresentados no sábado seguinte, em formato vídeo, nas redes sociais.
Máximo 15 participantes.
Quando: 19 de setembro, pelas 10h00 até às 13h00
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

Animar Matosinhos – Histórias Suspensas – Museu da Quinta de Santiago

Histórias Suspensas – Radar 360º
Imaginamos três narradores de histórias. O corpo e a voz saltam para dentro das histórias, agindo e reagindo através de voos, voltas e reviravoltas. Criam-se desvios que nos levam a outras pequenas histórias. A ideia de suspensão acontece na ação e no enredo, que surpreende a cada momento. O Tempo nas histórias, ou para ou passa muito rápido… aqui suspende-se no olhar de quem assiste e partilha esta aventura! O que vem a seguir?! O projeto Histórias Suspensas, criou um volume, que às vezes se confunde com uma casa ou um armário. Aqui guardam-se segredos. As portas vão-se abrindo e fechando, expondo e ocultando, personagens e situações. Neste armário de fabricar sonhos, as possibilidades são infinitas, e o limite é a própria imaginação!
Quando: 20 de setembro | duas apresentações: 16h00 e 18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago

 

Festival de Cinema Aventura - Mercado de Matosinhos

Ao longo de três noites o mercado de Matosinhos abre as suas portas e transforma-se numa sala de cinema.
Durante o dia junta-te a nós para uma programação com conversas, festas, workshops e muito mais.
Se a noite é dedicada às exibições dos filmes, os dias são passados num ambiente de encontro e partilha entre viajantes e exploradores.
Mais informações em https://www.festivalcinemaaventura.org/ 
Quando: 17 e 20 de setembro
Onde: Mercado de Matosinhos

 

Matosinhos em Forma Running - Marginal de Leça da Palmeira

Matosinhos em Forma Running é um novo programa organizado pela Matosinhos Sport e pela Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico da RunPorto, e que consiste na realização de treinos cronometrados de 5 km (para todas as idades) e 10km (para maiores de 18 anos), onde são respeitadas todas as recomendações da DGS e é dado apoio de treinadores especializados.
Estes treinos estão limitados a um máximo de 20 pessoas por distância, sendo que as inscrições são efetuadas individualmente para cada dia/treino.
A participação é gratuita e destina-se exclusivamente a residentes no concelho de Matosinhos.
Inscrições em: www.runporto.com/pt/eventos/matosinhos-em-forma/matosinhos-em-forma-2020/inscricoes/ 
Quando: 12 de setembro, 9h30/10h00
Onde: Marginal de Leça da Palmeira

 


Exposição ‘A Cor dos Sonhos’ – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Exposição de projeto desenvolvidos pelos alunos de Pintura da Universidade Sénior Florbela Espanca.
Inauguração: 12 de setembro, pelas 16h00
Quando: de 12 de setembro a 4 de outubro
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

Fragmentos da História de Matosinhos

"Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico.
As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram.
Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço."
Quando: sábados
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

Aprende a patinar! – Marginal de Matosinhos

Aprende a Patinar!
Não sabe andar de patins?
A Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto e a Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico do Rolar Matosinhos, levam a cabo um programa gratuito, destinado a todas as idades, que permitirá pôr em prática esse seu objetivo.
Na Marginal de Matosinhos, às quartas-feiras das 18h às 20h e aos domingos das 10h30 às 12h30.
Não necessita de levar patins, a Matosinhos Sport disponibiliza patins e todo o material necessário gratuitamente. As inscrições são efetuadas por ordem de chegada.
Nunca é tarde para (re)aprender a andar de patins!
Venha fazê-lo connosco!
Quando: 13 de setembro
Onde: Marginal de Matosinhos

 

O que se passa na casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra, que estará patente até março 2021, resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
O dia da abertura da exposição “O Tempo as Mulheres” ficou, ainda, marcado pela apresentação do livro com o mesmo nome.
Inscrições via: casadobosque@cm-matosinhos.pt 
Quando: até março de 2021, horário: Terça a domingo 10h-13h e 15h-18h | 1€ (entrada no Museu);

 

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão e estará patente na Casa do Design.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5331 
Quando: até 25 de outubro de 2020
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho)

 

Exposição “Da Luz e das Sombra” do designer gráfico Manuel Lapa – Casa do Design

Nome cimeiro da história visual portuguesa contemporânea, Manuel Lapa (1914-1979) exerceu uma atividade prolífica e marcante entre as décadas de 1940 e 70, tendo-se destacado na produção de trabalhos icónicos ao serviço da propaganda do Estado Novo, de que a direção de arte da Exposição do Mundo Português (1940) é o expoente máximo. O seu trabalho, no entanto, não se limitou à colaboração com o regime, tendo sido vasto e diversificado nas áreas da ilustração e design editorial ou até da hagiografia e do figurinismo para cinema.
A exposição 'Da Luz e das Sombras', com curadoria de Jorge Silva, organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, apresenta 34 originais de Manuel Lapa, entre desenhos e maquetes; 66 impressões digitais em papel, a partir de ilustrações de livros; 56 peças impressas, entre cartazes, livros e revistas; e ainda três ilustrações em vinil recortado, de grandes dimensões. Um total de 156 peças em exposição.
Tendo sido apresentada ao público pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, 'Da Luz e das Sombras' está patente na Casa do Design Matosinhos desde janeiro. A entrada é livre.
O catálogo da exposição — Manuel Lapa – Ilustração, Arranha-Céus Editora —, com edição de Jorge Silva, apresenta cerca de 300 peças.
Quando: data de encerramento a definir | Horário: "2ªF A 6ªF: 09H00 – 12H30/ 14H-17H30 ; SÁB, DOM E FERIADOS: 15H-18H
Onde: Casa do Design

 

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 7 de março de 2021.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/

Quando: até 7 de março de 2021
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

 

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado
Quando: 12 de setembro das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles