Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

10 Setembro 2020

Este fim de semana, várias iniciativas esperam por si, na terra do melhor peixe do mundo - Matosinhos tem para lhe oferecer! Aqui ficam as nossas sugestões.

 

D. Fernando nos Caminhos de Santiago – Leça do Balio

Mosteiro de Leça do Balio. Velho erudito de paredes fortes e alicerçadas numa história épica de tradição e cultura. Palco de Reis, Rainhas, poderosos e desafortunados. Casa dos Hospitalários. Porto seguro daqueles que peregrinavam a Caminho de Santiago.
O Mosteiro ganha vida e transfigura-se num imenso palco-casa daqueles que por ali cruzaram. Peregrinos, Hospitalários, Reis apaixonados e o povo.
Das memórias do Mosteiro nascem os personagens que fizeram dele casa ou abrigo e revelam as mais profundas emoções que ali viveram. Um espetáculo multidisciplinar que conjuga história, dança, música e fortes momentos bélicos. Uma ode ao Mosteiro e aos nossos antepassados.
Informações importantes: ENTRADA LIVRE
Mediante apresentação de bilhete a levantar na Câmara Municipal de Matosinhos, Posto de Turismo de Matosinhos ou junta de freguesia de Leça do Balio, 3 dias antes do espetáculo – máx. 2/pessoa. Lotação limitada no cumprimento das orientações da DGS.
Quando: 11, 12 e 13 de setembro, pelas 21h30
Onde: junto ao Mosteiro de Leça da Palmeira

 

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: 12 de setembro das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

 

Matosinhos em Forma Running - Marginal de Leça da Palmeira

Treinos cronometrados de 5 km e 10km com apoio de treinadores especializados.
Vagas limitadas.
Quando: 12 de setembro, 9h30/10h00
Onde: Marginal de Leça da Palmeira

 

Exposição ‘A Cor dos Sonhos’ – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Exposição de projeto desenvolvidos pelos alunos de Pintura da Universidade Sénior Florbela Espanca.
Inauguração: 12 de setembro, pelas 16h00
Quando: de 12 de setembro a 4 de outubro
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

Fragmentos da História de Matosinhos

"Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico.
As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram.
Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço."
Quando: sábados
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

Aprende a patinar! – Marginal de Matosinhos

Aprende a Patinar!
Não sabe andar de patins?
A Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto e a Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico do Rolar Matosinhos, levam a cabo um programa gratuito, destinado a todas as idades, que permitirá pôr em prática esse seu objetivo.
Na Marginal de Matosinhos, às quartas-feiras das 18h às 20h e aos domingos das 10h30 às 12h30.
Não necessita de levar patins, a Matosinhos Sport disponibiliza patins e todo o material necessário gratuitamente. As inscrições são efetuadas por ordem de chegada.
Nunca é tarde para (re)aprender a andar de patins!
Venha fazê-lo connosco!
Quando: 13 de setembro
Onde: Marginal de Matosinhos

 

O que se passa na casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago (facebook.com/museuquintasantiago; instagram.com/museuquintadesantiago; twitter.com/MuseuQSantiago)

 

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra, que estará patente até março 2021, resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
O dia da abertura da exposição “O Tempo as Mulheres” ficou, ainda, marcado pela apresentação do livro com o mesmo nome.
Inscrições via: casadobosque@cm-matosinhos.pt
Quando: até março de 2021, horário: Terça a domingo 10h-13h e 15h-18h | 1€ (entrada no Museu);

 

Exposição do III Concurso de Fotografia – Associação Passado Futuro ‘A ÁGUA’

3ª edição do Concurso de fotografia organizado pela Associação de Matosinhos-do passado ao futuro, numa parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, sobre o tema ‘A Água’.
Quando: até 19 de setembro | Horário: Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

 

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão e estará patente na Casa do Design.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5331 
Quando: até 25 de outubro de 2020
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho)

 

Exposição “Da Luz e das Sombra” do designer gráfico Manuel Lapa – Casa do Design

Nome cimeiro da história visual portuguesa contemporânea, Manuel Lapa (1914-1979) exerceu uma atividade prolífica e marcante entre as décadas de 1940 e 70, tendo-se destacado na produção de trabalhos icónicos ao serviço da propaganda do Estado Novo, de que a direção de arte da Exposição do Mundo Português (1940) é o expoente máximo. O seu trabalho, no entanto, não se limitou à colaboração com o regime, tendo sido vasto e diversificado nas áreas da ilustração e design editorial ou até da hagiografia e do figurinismo para cinema.
A exposição 'Da Luz e das Sombras', com curadoria de Jorge Silva, organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, apresenta 34 originais de Manuel Lapa, entre desenhos e maquetes; 66 impressões digitais em papel, a partir de ilustrações de livros; 56 peças impressas, entre cartazes, livros e revistas; e ainda três ilustrações em vinil recortado, de grandes dimensões. Um total de 156 peças em exposição.
Tendo sido apresentada ao público pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, 'Da Luz e das Sombras' está patente na Casa do Design Matosinhos desde janeiro. A entrada é livre.
O catálogo da exposição — Manuel Lapa – Ilustração, Arranha-Céus Editora —, com edição de Jorge Silva, apresenta cerca de 300 peças.
Quando: data de encerramento a definir | Horário: "2ªF A 6ªF: 09H00 – 12H30/ 14H-17H30 ; SÁB, DOM E FERIADOS: 15H-18H
Onde: Casa do Design

 

Monitorizar o Mar para prevenir o risco - Exposição Itinerante

A exposição “Monitorizar o Mar para prevenir o risco” pretende sensibilizar para a importância da monitorização costeira, marítima e oceânica, com relevância social elevada, desde a avaliação de poluentes marinhos, à dispersão de potentes toxinas que se podem acumular no pescado e marisco, até à erosão da costa e o impacto nas populações costeiras.
A exposição refere, também, o futuro da monitorização oceânica nas diferentes áreas, e ainda, que a Educação Ambiental pode dar um contributo significativo para a conservação dos Oceanos, principalmente em relação às alterações climáticas e à poluição por plásticos.
Entrada livre.
Mais informações em: http://www.cmia-matosinhos.net 
Quando: até 16 de setembro | horário: segunda e sexta 9h30-12h30 e 14h00-17h30
Onde: CMIA Matosinhos, rua Alfredo Cunha (sob a Biblioteca Municipal Florbela Espanca)

 

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 7 de março de 2021.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: até 7 de março de 2021
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola