Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

12 Agosto 2020

Passe um fim de semana cheio de música e muito mais, na terra do melhor peixe do mundo – Matosinhos!
Veja aqui as nossas sugestões.

Animar Matosinhos - Concertos aos sábados e performances aos domingos

Sair de casa e divertir-se, com toda a segurança, usufruindo de um espaço único como é a envolvente ao Monumento Senhor do Padrão, é o desafio lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos para este mês de agosto no âmbito do seu programa de animação de verão” Animar Matosinhos”.

O próximo fim de semana continua com música, performances e poesia pensadas para quem procura momentos de descontração antes de ir jantar aos nossos restaurantes para experimentar o melhor peixe do mundo.

No sábado, 15 de agosto, pelas 19h00, os jardins do Senhor da Padrão receberão os No Smoking on Board, e no domingo, 16 de agosto, Anymamundy com sessões às 16h00 e às 18h00.

Do cartaz fazem ainda parte as atuações Jimi and the Carpets, Teatro em Caixa, Fool Moon Cool, Mastro Chinês e Ricardo Paz.

Além da música, há sessões da “Poesia Mal_dita”, uma iniciativa criada pela autarquia e integrada no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, com o objetivo de abranger novos públicos, em locais tradicionais e em outros mais improváveis, como o Mercado Municipal de Matosinhos ou o átrio da Igreja do Bom Jesus.
Assim, nos dias 15, 22 e 29 de agosto, entre as 18h00 e as 19h00, Isaque Ferreira, João Rios, Renato Filipe Cardoso e Rui Spranger irão declamar no jardim do Monumento Senhor do Padrão textos literários de autores de língua portuguesa.

Consulte o programa e os horários. A entrada é livre, mas a lotação é limitada em virtude das orientações da Direção-Geral da Saúde para o combate à pandemia por COVID- 19. Se pretende assistir, terá de levantar o convite (máximo 2 convites por pessoa) na Câmara Municipal ou no Posto de Turismo de Matosinhos três dias antes de espetáculo.
Programação: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/animar-matosinhos-em-agosto 
Quando: Fins de semana de agosto
Onde: jardins do Senhor do Padrão

Animar Matosinhos – Museu da Quinta de Santiago

A Câmara Municipal de Matosinhos criou uma programação especial, centrada no Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, para todas as idades.
Quem quiser evitar a confusão das praias nesta altura do ano, saiba que há uma alternativa, de entrada livre, durante os meses de agosto e setembro, que proporciona música, observação de estrelas, palestras, atividades ao ar livre e teatro.
A programação arrancou no dia 8 de agosto com a realização do Mucéu, um evento anual dedicado à Ciência e Astronomia promovido em parceria com a FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Em agosto, o “Salvé a Língua de Camões” regressa ao Museu Quinta de Santiago. No dia 14, pelas 21h30, haverá a leitura dos textos “Tudojunto Sepa rado” e “Vem a mim”, de Lisa Reis (Cabo Verde).
No dia 28, também às 21h30, será a vez da apresentação de “Os Dias de Birgitt”, da autoria de Mário Lúcio de Sousa (Cabo Verde).
Entre as duas leituras encenadas, haverá, no dia 20 de agosto, pelas 21h30, uma visita dramatizada, com a cozinheira Maria das Dores, uma das personagens que habitou a Casa dos Santiago (atual Museu Quinta de Santiago), entre finais do século XIX e princípios do XX.

No dia 22, um concerto do Grupo “Mocho”, pelas 17h00, com entrada livre, mas lotação limitada ao espaço existente de acordo com o cumprimento das orientações da DGS (Direção Geral de Saúde) e mediante a apresentação de bilhete, que deverá ser levantado no Museu da Quinta de Santiago 3 dias antes da realização do espetáculo (máximo 2 por pessoa).

O mês de agosto encerra com um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, agendado para o dia 29, pelas 18h00. Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é uma formação musical que tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa, interpretando obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos.

Em setembro, a companhia Radar 360º regressa com mais um espetáculo de teatro-circo “Histórias suspensas” para todas as idades, no dia 20, com sessão dupla às 16h00 e 18h00.
A entrada para todos os eventos é livre, mas a lotação é limitada em virtude das orientações da Direção-Geral da Saúde para o combate à pandemia por COVID- 19.
É necessária inscrição prévia através do e-mail casadobosque@cm-matosinhos.pt ou pelo número 229392410.
No caso concreto do concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, caso pretenda assistir, terá de levantar o convite (máximo 2 convites por pessoa) no Museu Quinta de Santiago três dias antes de espetáculo.
Programação: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/animar-matosinhos-na-quinta-de-santiago 
Quando: agosto e setembro
Onde: Museu da Quinta de Santiago

Feira de artesanato - Parque de estacionamento em frente à PSP de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos e a ANDARTE- Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato juntaram-se, à semelhança de outras épocas festivas, para dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e apoiar os artesãos numa altura difícil e atípica como aquela que atravessamos.
Desta vez, a tradicional Feira de Artesanato de Matosinhos chega em agosto numa edição especial e com novas regras, dando, assim, cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde face à pandemia por COVID- 19. Haverá limitação nas entradas, obrigatoriedade de uso de máscaras e gel desinfetante na entrada e em todos os stands. As regras a cumprir estarão afixadas à entrada do espaço.
Cerca de 30 artesãos estarão presentes na Feira de Artesanato de Matosinhos, que decorrerá de 1 a 31 de agosto, no parque de estacionamento em frente à PSP de Matosinhos.
Os stands estarão abertos diariamente entre as 14h00 e as 23h00. A entrada é livre.
Aproveite esta oportunidade para fazer compras no comércio local e tradicional e levar uma recordação original de Portugal caso resida no estrangeiro.
Quando: de 1 a 30 de agosto | Horário: 14h00 – 23h00
Onde: Parque de estacionamento em frente à PSP de Matosinhos

Noite de Fados, pela Associação Amigos do Fado - Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

A 14ª edição da Noite da Fados resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Associação Amigos do Fado de Matosinhos. Uma iniciativa que visa celebrar e promover este estilo musical, tão tipicamente português, elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO em 2011.
Quando: 14 de agosto, pelas 22h00
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Leituras Encenadas - Salvé Língua de Camões “TUDOJUNTO SEPA RADO” e “VEM A MIM – Lisa Reis (Cabo Verde)

O “Salvé a Língua de Camões” está de regresso ao Museu Quinta de Santiago. No dia 14 de agosto, pelas 21h30, haverá a leitura dos textos “Tudojunto Sepa rado” e “Vem a mim”, de Lisa Reis (Cabo Verde).
"Sinopse:
TUDOJUNTO SEPA RADO conta-nos a história de uma jovem mulher vítima de xenofobia e racismo. De uma Drag queen vítima de violência e de uma criança vítima de homofobia. Um texto duro e necessário nos tempos que correm.
VEM A MIM foi editado no número 0 da revista Sénika, dedicada ao teatro cabo-verdiano, pela associação Mindelact, responsável por um dos festivais mais importantes de teatro do mundo, realizado no Mindelo. O texto narra o embate entre um mendigo e uma criança, com visões de mundo que se confrontam e mudanças de ângulo na narrativa que surpreendem o espectador."
Iniciativa gratuita.
Reservas: ( casadobosque@cm-matosinhos.pt ) até às 17h00 do dia da atividade
Limite máximo de participantes: 20
Quando: 14 de agosto, pelas 21h30
Onde: "Museu Quinta de Santiago – Espaço Irene Vilar e Jardins (ao ar livre, sujeito as condições climáticas)

Atividades Desportivas - Matosinhos em Forma – freguesias do concelho de Matosinhos

Com o objetivo de promover a atividade física e o bem-estar junto da população, a Matosinhos Sport lançou o programa “Matosinhos em Forma” que durante todo o verão irá percorrer as freguesias do concelho com diferentes atividades ao ar livre.

E serão várias as atividades no âmbito deste programa. Já no próximo fim-de-semana, no dia 16 de agosto, no Parque do Carriçal, Senhora da Hora haverá aulas gratuitas de fitness.

Quando e Onde:
Aulas gratuitas de fitness, com vagas limitadas (máx. 20 pessoas – normas COVID).
Domingo, 16 de agosto, no Parque do Carriçal, Sra da Hora
10h30 – aula de Localizada
11h30 – aula de Zumba
Organização da Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da União de Freguesias Freguesia de Matosinhos - Leça da Palmeira.

Cycle by Night é mais uma aposta deste “Matosinhos em Forma”. Todas as quartas-feiras de agosto, a marginal de Matosinhos recebe aulas gratuitas de cycle. Às 20h30 e 21h30, 14 bicicletas estáticas permitem um início de noite mais agitado e animado. Vagas limitadas também (máx. 14 pessoas. aceites por ordem de chegada) e obrigatoriedade de calçado adequado (sapatilhas).
Quando: Semana e Fins de semana de agosto
Onde: freguesias do concelho de Matosinhos

Matosinhos em Forma Running – Marginais de Leça e de Matosinhos

Matosinhos em Forma Running é um novo programa organizado pela Matosinhos Sport e pela Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio técnico da RunPorto, e que consiste na realização de treinos cronometrados de 5 km (para todas as idades) e 10km (para maiores de 18 anos), onde são respeitadas todas as recomendações da DGS e é dado apoio de treinadores especializados.
De 1 de agosto a 30 de setembro, às segundas, quartas e sábados nas Marginais de Leça da Palmeira e de Matosinhos.
Estes treinos estão limitados a um máximo de 20 pessoas por distância, sendo que as inscrições são efetuadas individualmente para cada dia/treino.
A participação é gratuita e destina-se exclusivamente a residentes no concelho de Matosinhos.
Inscrições em: www.runporto.com/pt/eventos/matosinhos-em-forma/matosinhos-em-forma-2020/inscricoes/ 
Quando e Onde:
Segunda-Feira (Marginal de Leça da Palmeira) 10 km - 18h30m / 5 km - 19h00
Quarta-Feira (Marginal de Matosinhos) 10 km - 18h30m / 5 km - 19h00
Sábado (Marginal de Leça da Palmeira) 10 km - 9h30m / 5 km - 10h00

Fragmentos da História de Matosinhos

Desde o estabelecimento, neste território, das primeiras comunidades humanas até aos nossos dias, Matosinhos construiu um rico e complexo percurso histórico. As sucessivas gerações de pessoas que viveram e trabalharam no espaço que atualmente abrange o município de Matosinhos legaram-nos um diversificado património constituído por peças arqueológicas, documentos históricos, obras de arte e mesmo grandes monumentos, que nos dão retratos das pessoas que os fabricaram e do tempo em que viveram. Serão alguns desses fragmentos que serão divulgados neste espaço.
Uma viagem pela história através de lugares, monumentos e figuras de vulto do concelho.
Quando: sábados
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( www.facebook.com/museuquintasantiago ; www.instagram.com/museuquintadesantiago ; www.twitter.com/MuseuQSantiago )

O que se passa na Casa de Santiago?

Os criados e outras personagens da Casa de Santiago dão notícias sobre o seu quotidiano!
A iniciativa pretende dar a conhecer as "personagens que outrora habitaram a Casa", como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiando o utilizador e partilhando momentos da época.
Quando: domingos
Onde: Redes sociais do Museu da Quinta de Santiago ( www.facebook.com/museuquintasantiago  ; www.instagram.com/museuquintadesantiago ; www.twitter.com/MuseuQSantiago )

Exposição “Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV” – Casa do Design

A Casa do Design apresenta Tempos Modernos — Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras — Coleção AM-JMV, a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional, da primeira metade do século XX, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
São serviços de mesa, candeeiros, floreiras, caixas e figuras, peças da Fábrica de Sacavém, Vista Alegre, Aleluia, Massarelos ou Porcelanas de Coimbra, entre outras. Uma larga amostra de cerâmicas portuguesas provenientes de manufaturas representativas do tecido industrial português, no período entre guerras, um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
Maioritariamente constituída por uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, esta exposição procura evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras. Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país.
A exposição Tempos Modernos tem curadoria de Rita Gomes Ferrão.
Mais informações em: https://casa-design.pt/pt/exhibitions/tempos-modernos-ceramica-industrial-portuguesa-entre-guerras-colecao-am-jmv 
Quando: data de encerramento a definir
Onde: Casa do Design de Matosinhos (no Edifício Paços do Concelho); 2ªF A 6ªF:
09H00 – 12H30/ 14H-17H30. SÁB, DOM E FERIADOS: 15H18H

Cascata Gigante em Miniatura - Museu da Quinta de Santiago/ Espaço Irene Vilar

Doada ao Museu em maio de 2010, a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, é uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira ""o mais velho cascateiro de Leça, localidade em que está ainda muito arreigada a tradição da montagem de grandes cascatas leceiras. Dominam as representações de pormenores, monumentos, tradições e episódios históricos de Leça da Palmeira."
Quando: Visitas: segundas-feiras 17, 24, 31 de agosto
Onde: Museu da Quinta de Santiago / Espaço Irene Vilar

Exposição do III Concurso de Fotografia – Associação Passado Futuro ‘A ÁGUA’

3ª edição do Concurso de fotografia organizado pela Associação de Matosinhos-do passado ao futuro, numa parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, sobre o tema ‘A Água’.
Quando: de 18 de julho a 19 de setembro | Horário: Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

"O Tempo das Mulheres" - Exposição de Alfredo Cunha - Museu da Quinta de Santiago

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, foi inaugurada a exposição fotográfica de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”, no Museu da Quinta de Santiago.
A mostra, que estará patente até ao dia 30 de julho, resulta de uma seleção cuidada, especificamente destinada a habitar os interiores do Museu, do álbum fotográfico com o mesmo título, em que mais de 400 fotografias a preto e branco são acompanhadas com textos da incontornável defensora da causa feminina, Maria Antónia Palla.
“Uma homenagem às mulheres” é talvez a síntese mais apropriada desta publicação e também da exposição, referida pelo fotojornalista que comemora desta forma 50 anos de carreira.
Ao longo da exposição será possível encontrar imagens de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade, um pouco por todo o mundo. Nos textos, encontramos também referências às diferentes etapas da vida da mulher, nas sábias palavras da ativista, que nos remetem para o longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino.
Quando: data de encerramento a definir, horário: Terça a domingo 10h-13h e 15h-18h | 1€ (entrada no Museu);
Onde: Museu da Quinta de Santiago, Leça da Palmeira

Exposição “Da Luz e das Sombra” do designer gráfico Manuel Lapa – Casa do Design

Nome cimeiro da história visual portuguesa contemporânea, Manuel Lapa (1914-1979) exerceu uma atividade prolífica e marcante entre as décadas de 1940 e 70, tendo-se destacado na produção de trabalhos icónicos ao serviço da propaganda do Estado Novo, de que a direção de arte da Exposição do Mundo Português (1940) é o expoente máximo. O seu trabalho, no entanto, não se limitou à colaboração com o regime, tendo sido vasto e diversificado nas áreas da ilustração e design editorial ou até da hagiografia e do figurinismo para cinema.
A exposição 'Da Luz e das Sombras', com curadoria de Jorge Silva, organizada em parceria pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, apresenta 34 originais de Manuel Lapa, entre desenhos e maquetes; 66 impressões digitais em papel, a partir de ilustrações de livros; 56 peças impressas, entre cartazes, livros e revistas; e ainda três ilustrações em vinil recortado, de grandes dimensões. Um total de 156 peças em exposição.
Tendo sido apresentada ao público pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, 'Da Luz e das Sombras' está patente na Casa do Design Matosinhos desde janeiro. A entrada é livre.
O catálogo da exposição — Manuel Lapa – Ilustração, Arranha-Céus Editora —, com edição de Jorge Silva, apresenta cerca de 300 peças.
Quando: data de encerramento a definir | Horário : "2ªF A 6ªF: 09H00 – 12H30/ 14H-17H30 ; SÁB, DOM E FERIADOS: 15H-18H
Onde: Casa do Design

Habitar a Obra - Exposição de Helena Almeida - Galeria Municipal

Como é habitual em resultado da colaboração mantida com Serralves, a Galeria Municipal acolhe uma exposição itinerante da coleção da Fundação de Serralves. Este ano a exposição será sobre a obra de Helena Almeida.
Helena Almeida produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central — que regista, ocupa e define o espaço — e o seu encontro performativo com o mundo. As primeiras telas abstratas da artista abordavam de forma crítica os limites do espaço pictórico e as condições literais da pintura. Esse interesse estendeu-se nos anos 1970 à fotografia, onde o inconfundível espaço do ateliê da artista e o corpo feminino, fragmentado ou parcialmente obscurecido, se tornaram presenças recorrentes. É o caso da obra Sem título, de 1994-95, que integra esta exposição: uma sequência fotográfica de vinte elementos onde a artista se fez fotografar a distâncias várias e onde a escala e o número de elementos que a constituem, associados à dimensão espacial que sobressai do percurso/performance da artista pelo espaço fotografado, revelam uma abordagem inovadora à relação do corpo com o espaço.
Apesar de trabalhar em meios vários, a artista delineia meticulosamente esta coreografia e a composição de muitas das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e o poder psicológico do corpo humano.
Quando: 7 de março a 6 de setembro| horário: 2ªf a 6ªf - 09H00 – 13H00
Onde: Galeria Municipal

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS” – Casa da Arquitectura

“A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura tem patente a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” até 6 setembro de 2020.
Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura oferece uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio 2019, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.
Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou omissão.
Um vasto programa de atividades paralelas, com curadoria de Nuno Sampaio, Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, complementa a exposição. Inclui ciclos de conferências e debate com algumas das mais relevantes figuras nacionais e internacionais da arquitetura e outras disciplinas, concertos e um conjunto de visitas guiadas, onde o visitante pode vivenciar a obra na sua plenitude”. In casadaarquitectura.pt
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/ 
Quando: até 7 de março de 2021
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

ECO-MERCADO - Feira de produtos biológicos – Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado 
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

109408813_3456417824391130_1162510004856760027_n
animar_matosinhos___instagram_1_2500_2500
cycle_by_night_5_e_12_1_2500_2500
evento_tudojunto_vem_a_mim_1_2500_2500
convite_restaurantes___jn
running_1_2500_2500
dsc_4698_1_2500_2500
dsc_4742_1_2500_2500
dsc_4771_1_2500_2500
dsc_4943_1_2500_2500
dsc_4965_1_2500_2500
dsc_5052a_1_2500_2500
dsc_5062a_1_2500_2500