Passar para o Conteúdo Principal
world best fish
logo world's best fish
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Máx C
Mín C
Instagram

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Valas 1 980 2500
11 Dezembro 2019


Os festejos de Natal continuam muito animados, aqui, em Matosinhos! Junte-se a este fantástico espírito e participe nos vários eventos e atividades que lhe preparamos para este fim de semana em Matosinhos.

Animação de Natal - concelho de Matosinhos

Até 6 de janeiro de 2020, são vários os eventos e atividades que preparamos para si de forma a abrilhantar ainda mais esta época natalícia, bem como para a dinamizar a economia e o comércio tradicional do nosso concelho.
Consulte a programação completa em: https://www.cm-matosinhos.pt/cmmatosinhos/uploads/writer_file/document/22496/natal_em_matosinhos___programa.pdf
Quando: durante o mês de dezembro, até 6 de janeiro de 2020
Onde: concelho de Matosinhos

 

FAMA – Feira de artesanato de Matosinhos

De 29 de novembro e até 23 de dezembro, o Parque Basílio Teles é palco de mais uma edição da FAMA - Feira de Artesanato de Matosinhos. Esta é uma excelente oportunidade para quem quiser fazer as suas compras de Natal, optando pelo que de melhor se faz em Portugal ao nível do artesanato. Além de presentes originais e únicos, pode aproveitar para assistir ao trabalho ao vivo dos artesãos e experimentar algumas das iguarias gastronómicas de diversas regiões do país.
Quando: de 29 de novembro até 23 de dezembro
Onde: Jardim Basílio Teles

 

Associação Bicas da Senhora da Hora

Danças e Música
Quando: 13 de dezembro, 20h00
Onde: Cripta da Igreja Matriz da Senhora da Hora

 

Concerto com Ensemble Vocal Pro Música

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebe a estreia em Portugal da obra “Jubilate Deo” do compositor norte-americano Dan Forrest, centrado no texto do Salmo 100.
A interpretação da obra é da responsabilidade do Ensemble Vocal Pro Musica, um coro jovem fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por 100 elementos ativos e dedica-se à interpretação vocal de um repertório muito alargado que abrange o jazz, o pop, a música sacra e também coral sinfónica.
O concerto de Natal terá início pelas 21h30. A entrada é livre.
Quando: 13 de dezembro, 21h30
Onde: Igreja de Matosinhos

 

“O Natal do AEAS- Agrupamento de Escolas Abel Salazar”

Danças e Música
Quando: 13 de dezembro, 21h30
Onde: Adro da Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

 

Mercado Doce Mercado - Oficina de contos e cozinha criativa por Saphir Cristal

"Sessão de contos, contados, interpretados e, posteriormente, cozinhados pela Contadora de Histórias Saphir Cristal, a partir dos desenhos inspirados na história contada. Depois de contadas e desenhadas, as histórias serão cozinhadas ao vivo pela Saphir e pelo Chef Ivo e, desta forma, transformadas em doces e fumegantes panquecas prontas a serem decoradas e devoradas pelos participantes.
As histórias contadas serão alvo de uma recolha e de uma escolha prévia de histórias de infância dos vendedores do Mercado, num convite para ficar a saber mais sobre estes vendedores tão especiais deste mercado tão cheio de história e de histórias. "
Atividade de acesso gratuito, aconselhando-se inscrição prévia: economialocal@cm-matosinhos.pt I Acesso gratuito (inscrição prévia de 20 pax/sessão).
Quando: 14, 21, 28 de dezembro e 4 de janeiro 2020, 10h00/13h00
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 

Parada de Natal

As Paradas de Natal, que tanto sucesso fizeram nos dois anos anteriores, estão de volta às ruas de Matosinhos.
Aos sábados, um conjunto de figuras alusivas à quadra natalícia desfilam desde o edifício da Câmara Municipal de Matosinhos até ao Mercado Municipal, passando pela Rua de Brito Capelo.
E a iniciativa não se vai ficar por aqui. Até ao Natal, em todos os sábados de dezembro, pelas 11h00, será feito o mesmo trajeto por este teatro de rua.
Quando: 14 de dezembro, 11h00
Onde: Câmara Municipal, Rua de Brito Capelo, Mercado Municipal de Matosinhos

 

Exposição de fotografia “Apenas um pouco tarde” de Jorge Irasagarra

Para quem aprecia fotografia, no sábado, pelas 16h00, será inaugurada a exposição “Apenas Um Pouco Tarde” de Jorge Irasagarra. Jorge Irasagarra nasceu no Porto em 1971 e tem publicado em diversos jornais e revistas, tendo anteriormente mostrado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas em Portugal e Cabo Verde. Foi este ano finalista do Mira Mobile Prize B&W.
A mostra, patente na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, até ao dia 14 de janeiro, apresenta 24 fotografias a preto e branco captadas, ao longo de 30 anos, em Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e Cabo Verde.
Quando: 14 de dezembro a 14 de janeiro
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

 

DIA&NOITE - INSTALAÇÃO PERFORMATIVA DE ESTÁTUAS VIVAS

No sábado, das 16h00 às 19h00, a Rua de Brito Capelo será “decorada” por um conjunto de 15 estátuas vivas representativas de profissões tradicionalmente ligadas a Matosinhos e ao seu comércio de proximidade. Figuras como o pescador, a varina, o ourives, a florista, o cliente, o empregado de mesa, o sapateiro, o vendedor de Lotaria, o ardina, o feirante, o barbeiro, o “grelhador” de peixe, o alfaiate, o armeiro ou o taberneiro, prometem contagiar quem passar pela artéria comercial mais emblemática do concelho.
A instalação performativa de estátuas vivas repete-se no dia 21 dezembro, no mesmo horário.
Quando: 14 e 21 de dezembro, das 16h00 às 19h00
Quando: rua Brito Capelo

 

Concerto com Valas

Também no sábado, mas pelas 18h00, o salão nobre, irá “dançar” ao som do hip hop de Valas. O jovem rapper português deverá apresentar alguns dos seus trabalhos mais conhecidos de álbuns como “Sementes de Pedra” (2014), “Raízes de pedra” (2016) e “Check in” (2018), nomeadamente sucessos como “As Coisas”, “Acordar Assim”, “Alma Velha”, “Preciso”, “Presente” e “Estradas no Céu”. Este último tema fez parte da banda sonora da novela da SIC “Alma e Coração” e conta com a surpreendente colaboração da fadista Raquel Tavares, tendo obtido um grande sucesso na rádio, televisão e na internet. Já este ano, Valas lançou o single “Kilimanjaro”. Na sua ainda curta carreira, destaque para a atuação em importantes festivais do país como o Vodafone Mexefest, Sumol Summer Fest ou MEO Sudoeste e para a parceria com figuras nacionais de referência do hip hop como o produtor Lhast, os rappers Slow J e ProfJam, DJ Ride, entre outras.
Quando: 14 de dezembro, pelas 18h00
Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

 

Concurso Novos Criadores

A 2.ª edição de 2019 do Concurso Novos Criadores Portuguese Fashion News, uma iniciativa da Selectiva Moda, é apresentada no Mercado Municipal de Matosinhos, com organização da ESAD e o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Sob o mote Manipulation, são 20 os estudantes que representam 14 escolas de moda nacionais, com os materiais de 20 produtores têxteis portugueses. O júri, composto por 5 profissionais de destaque do meio da moda, vai escolher quais os estudantes que melhor trabalharam os tecidos dos fabricantes nacionais. Cada coordenado será avaliado com base em critérios de originalidade, criatividade técnica, artística e inovação, assim como combinação e utilização de novos materiais.
A ESAD apresenta também um desfile dos finalistas de Design de Moda, Fabiana Pereira e Marcelo Almiscarado, com as coleções Post-its, uma nostálgica reflexão sobre a existência, como foco nas sobreposições representativas da acumulação de vivências, e Torto, que traduz com assimetrias e materiais técnicos, as deformações físicas causadas por uma deficiência motora.
Quando: 13 de dezembro, pelas 18h30
Onde: Mercado Municipal de Matosinhos

 

Dancem Todos Inverno

De 14 a 21 de dezembro, o Dancem Todos Inverno vai trazer ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery oito escolas de dança com performances que vão contribuir para abrilhantar ainda mais este Natal.
BILHETEIRA ONLINE: https://constantinonery.bol.pt/
Quando: de 14 a 21 de dezembro, pelas 21h30; dia 15 pelas 18h00
Dia 14 – Escola de Ballet de Leça da Palmeira
Dia 15 – Dance4U (pelas 18h00)
Dia 16 – Double Dance School
Dia 17 – Just Dance School
Dia 18 – Escola de Dança Attitude
Dia 19 – Ballet Art
Dia 20 – Academia de Dança de Matosinhos
Dia 21 – Academia de Dança Le Petit Pas
Onde: Teatro Municipal Constantino Nery

 

Art Five

S. Mamede de Infesta
Quando: 14 de dezembro, 21h30
Onde: Auditório do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta

 

Concerto dos Coros Sol Maior e Clavezinhas de Sol

Quando: 14 de dezembro, 21h30
Onde: Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

 

Soldadinhos de Chumbo

No domingo, pelas 15h00, o espetáculo “Os Soldadinhos de Chumbo” percorrerá Leça da Palmeira, entre a Avenida Dr. Fernando Aroso e a Rua Hintze Ribeiro. Esta fanfarra, inspirada nas formaturas militares, promete contagiar os transeuntes com música e muita “palhaçada”.
Os Soldadinhos de Chumbo não sabem muito bem o que fazem. No entanto têm um líder. Um Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas que os comanda e os põe na linha. Apesar do seu mau-feitio e das confusões constantes, no fundo, bem no fundo dos corações destes soldados músicos, há um pequeno espaço de amor para esse Coronel-Comandante-Maestro-de-Cinco-Estrelas. No entanto, esta ternura só se verá porque... Pantomina chegará a Matosinhos!
Ao longo da apresentação, esta fanfarra militar interagirá com o público oferecendo o substantivo "cordialidade". O resultado é uma fusão entre a seriedade e o riso, fazendo os transeuntes viajar até ao imaginário-maravilha dos campos de batalha da amizade. A fanfarra apresenta-se num espetáculo com música, clown e mímica (ou o que lhe quiserem chamar). O seu repertório inspira-se nas formaturas militares, no burlesco e no pitoresco sem descurar uma boa palhaçada.
Quando: 15 de dezembro pelas 15h00
Onde: Leça da Palmeira entre a Avenida Dr. Fernando Aroso e Rua Hintze Ribeiro

 

Orfeão do Porto

Cânticos e encenação
Quando: 15 de dezembro pelas 21h30
Onde: Igreja Matriz de S. Mamede de Infesta

 

Concerto de Coros

Grupo Coral da Senhora da Hora e Grupo Coral da Universidade Sénior Ser +
Quando: 15 de dezembro pelas 21h30
Onde: Igreja Matriz da Senhora da Hora

 

Iluminações de Natal - várias ruas do concelho, com presença em todas as freguesias

Iluminação enquadrada no espírito e na estética da quadra natalícia, com recurso a elementos maioritariamente figurativos, elegendo o dourado e o branco como cores dominantes conjugadas com tons mais quentes e alegres, em sintonia com a estratégia de animação, que visa tornar o espaço público ainda mais acolhedor nesta época festiva. Na definição dos pontos a iluminar foram privilegiados os locais mais emblemáticos ligados à tradição, cultura, fluxos turísticos e economia local, com especial destaque para as zonas de maior concentração do comércio tradicional, mercados municipais, igrejas, praças e jardins.
Pretende-se com esta iniciativa, promover o comércio local de rua e o concelho enquanto espaço de lazer e compras.
Mesmo em frente ao edifício dos Paços do Concelho, está montada uma estrutura inovadora de iluminação natalícia, dinâmica, que proporciona grandes espetáculos de luz, cor e som, com cerca de 200 mil pontos luminosos. Um momento imperdível que voltará a repetir-se todos os dias pelas 17h30, 18h30, 19h30 e 21h30. Às sextas e sábados haverá também às 22h30.
Quando: até 6 de janeiro de 2020 | Horários das iluminações em geral: Domingo a quinta-feira: das 17h30 às 00h00 horas; Sextas-feiras, sábados, Noite de Natal e véspera de Dia de Reis: das 17h30 às 02:00; Noite de Passagem de Ano: das 17h30 às 04:00/06:00 .
Onde: várias ruas do concelho, com presença em todas as freguesias

 

Animação de Natal - Viagem à terra do pai natal! – viagem virtual em trenó | Concurso de Montras de Natal |Campanha de prémios para clientes

Brito Capelo será este natal o ponto de partida e de chegada de uma divertida viagem virtual à terra do Pai Natal. Uma experiência aberta a todas as idades, ideal para ser vivida em família e com amigos, numas das mais tradicionais artérias de comércio de Matosinhos! O espaço será instalado numa loja do edifício da "Antiga Câmara".
A iniciativa surge no âmbito da promoção do comércio local de rua e do concelho enquanto espaço de lazer e compras.
À semelhança do ano passado, mas estendendo-se, pela primeira vez, a todo o concelho, o comércio tradicional vai atribuir prémios aos seus clientes mais fiéis, uma campanha que decorre de 7 de dezembro a 6 de janeiro, com vários sorteios e 25 vales de compras nas lojas aderentes, com prémios entre os 50€ e os 500€.
As melhores montras dos estabelecimentos comerciais do município vão também ser premiadas no Concurso “Montras de Natal”, de 14 de dezembro a 6 de janeiro, uma iniciativa que este ano também está, pela primeira vez, aberta aos espaços comerciais de todo o município que se inscreverem.
Onde e quando:
- VIAGEM À TERRA DO PAI NATAL - Edifício “Antiga Câmara”, Rua Brito Capelo, 223 - até 6 de janeiro de 2020 | horário: aberto todos os dias, encerrando apenas a 24 (de tarde), 25 (todo o dia) e 31 (de tarde) de dezembro e a 1 de janeiro (todo o dia).
- CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL – município de Matosinhos - de 14 de dezembro a 6 de janeiro
- PRÉMIOS PARA CLIENTES – comércio tradicional do município de Matosinhos - de 7 de dezembro a 6 de janeiro

 

Mercadinhos de Natal - São Mamede de Infesta e Senhora da Hora

Até 22 de dezembro, poderá fazer encontrar maravilhosos para oferecer e os mais variados produtos relacionados com a época natalícia, nos Mercadinhos de Natal instalados na rua da Antiga Junta, em São Mamede de Infesta e, no Parque das Sete Bicas, na Senhora da hora.
Quando: de 1 a 22 de dezembro | horário: Segunda-Feira a Quinta-Feira - 17h00 às 22h00; Sexta-Feira - 17h00 às 24h00; Sábado - 10h00 às 24h00; Domingo - 10h00 às 23h00.
Onde: rua da Antiga Junta, em São Mamede de Infesta e, Parque das Sete Bicas, na Senhora da Hora

 

Orquestra Flor de Infesta

São Mamede de Infesta 
Quando: 14 de dezembro pelas 21h30
Onde: São Mamede de Infesta - Auditório do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta

 

Feira do Livro Municipal – Museu da Quinta de Santiago e Galeria Municipal
Desde 22 de novembro que a Feira do Livro Municipal está a decorrer no Museu da Quinta de Santiago e Galeria Municipal.
Este evento constitui uma magnífica oportunidade para o público adquirir, a preços imbatíveis, mais de uma centena de publicações e coedições da Autarquia sobre temáticas como história local, património, artes plásticas, literatura portuguesa e infantil, etc.
A Feira conta também com um programa complementar que inclui apresentações de livros, entre outras atividades.
A entrada é gratuita.
Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=6645
tel: (+351) 229392410; e-mail: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt
Quando: de 22 de novembro a 29 de dezembro
Onde: Museu da Quinta de Santiago

 

Feira de produtos biológicos

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.
Quando: sábados das 9h00 às 14h00
Onde: Jardim Basílio Teles

 

"Y, Desenhar Portugal” da PDB (Porto Design Bienal)

A exposição Y, Desenhar Portugal abre o debate sobre o ensino do design, numa mostra crítica do que se fez nos últimos três anos, ilustrando as preocupações da 'Geração Y'. De 35 instituições contactadas, estão em exposição as propostas de 26 escolas, num total de 142 trabalhos submetidos e 60 projetos selecionados.
Mais informação em: https://portodesignbiennale.pt/pt/events/y-desenhar-portugal
Quando: de 22 de novembro a 23 de fevereiro de 2020 | horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00.
Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

 

Exposição “As Famílias de Augusto Gomes”

A exposição “As Famílias de Augusto Gomes” inaugurou a 16 de novembro de 2019, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, com a curadoria de A. Cunha e Silva.
Augusto Gomes, consciente da mescla heterogénea de pescadores que sazonalmente habitam na terra e navegam no mar de Matosinhos, retirou dessa vivência um universo iconográfico: do lugar, do gesto e da dor. Aos olhos do pintor, esta mancha humana, multicolor, também estética, diversificada e rica, mostrava-se nos seus apetrechos de pesca, modos de vestir, expressões de sentir e de estar.
Entrada: 1€ + 1€ (visita guiada) ou 2€ (visita especial); Domingos, 15h-18h, entrada no Museu gratuita; Portadores de Matosinhos Jovem e Matosinhos Sénior: 50% desconto nas visitas.
Serviço Educativo: por marcação de terça a sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h - casadobosque@cm-matosinhos.pt
Mais informações : tel: (+351) 229392410; e-mail: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt
Quando: de 16 de novembro até 23 de fevereiro de 2020 | Horário: terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h; sábado, domingo e feriados das 15h às 18h; encerra às segundas, dias 24, 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro.
Onde: Museu da Quinta de Santiago

 

EXPOSIÇÃO “SOUTO DE MOURA: MEMÓRIA, PROJECTOS, OBRAS”

Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a exposição Souto de Moura vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.
Mais informações em: http://casadaarquitectura.pt/exposicao-souto-moura-memoria-projectos-obras-inaugura-18-outubro/
Quando: de 18 de outubro de 2019 a 6 de setembro de 2020
Onde: Casa da Arquitectura – edifício da Real Vinícola

 

Dominguinhos

Os Dominguinhos voltaram em 2019 e o Mar Shopping promove atividades lúdicas dedicadas aos mais novos poderão conhecer curiosidades sobre a natureza. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. A entrada é livre.
Mais informações em: https://www.marshopping.com/pt-pt/matosinhos/events/dominguinhos-2019
Quando: domingos, pelas 11 horas.
Onde: Mar Shopping